21 outubro, 2008

FC Porto humilha Campeão Francês

Em dia de Champions League no futebol, há outras notícias para dar de outras modalidades com menos projecção, mas com o mesmo amor à camisola, com a mesma dedicação ao clube e com o mesmo orgulho em representar este clube tão especial... e é por isso que aqui neste espaço merecem sempre a nossa atenção. Outros heróis menos conhecidos para alguns, mas a mesma camisola, o mesmo símbolo, a mesma sede de vitórias.

Neste fim de semana não houve andebol e por isso o FC Porto joga apenas esta 4ª feira (amanhã) no Casal Vistoso com o Sporting (21h00) em jogo que se prevê muito disputado e emocionante. Depois, só volta a haver competição no dia 16/11 com a recepção ao Sporting da Horta.

No basquetebol, o próximo jogo é já este sábado (16h00) em Matosinhos diante do Vagos (onde irei estar presente), enquanto no hóquei em patins, o FC Porto joga amanhã (21h00) em Braga e no sábado em Fânzeres (18h00) diante do reforçado Juventude de Viana, em jogo de dificuldade máxima para os 2 conjuntos.

FC Porto com muitas feridas ainda por sarar
(1º Benfica - 8 pts/4 jgs; 2º CAB - 8 pts/4 jgs; 8º FC PORTO - 5 pts/3 jgs)

  • Académica, 82 - FC Porto, 71
Em Coimbra, o Dragão tombou logo ao 2º assalto. Na verdade, este era um Dragão com demasiadas feridas, umas por infelicidade, outras por displicência ou talvez não. A infelicidade advém das lesões de vários jogadores enquanto a displicência poderá advir da falta de visão da SAD por não ter ainda contratado o prometido 3º americano (quando chega?). Essa displicência poderá até ser esquecida se o tal reforço, que tarda em chegar, se revelar mesmo uma mais valia. Já que tarda, que venha ao menos um assim do género do Christian Burns, autor de uma exibição fantástica (34 pontos) neste jogo, remando quase sozinho contra a maré. Marçal, ainda debilitado já deu uma ajuda, enquanto Kevin Martin (na foto) foi excluido demasiado cedo com 5 faltas.

  • FC Porto, 83 - Sangalhos, 68
Em Matosinhos, os pupilos de Júlio Matos venceram o Sangalhos num jogo de fraco nível e em que apenas Christian Burns brilhou a alto nível. 28 pontos, 7 roubos de bola e 7 ressaltos fizeram dele o MVP da partida tal como já tinha acontecido em Coimbra.

O FC Porto voltou a acusar a falta do 3º americano, de João Figueiredo e Paulo Cunha, além das ainda evidentes limitações de Daniel Monteiro e Nuno Marçal. O resultado só no 3º período começou a ficar evidente pois até aí, os forasteiros deram sempre muito que fazer ao vice-campeão Nacional. Vitória justa do FC Porto num jogo pouco interessante.

FC Porto inicia Liga Europeia em grande nível
(1ª jornada da fase de grupos da Liga Europeia)

  • HC Quevert (França), 1 - FC Porto, 11
O hóquei em patins é a única modalidade «amadora» do clube a ter este ano participação numa prova Europeia. O andebol não conseguiu apurar-se, enquanto no basquetebol tem sido norma da SAD do clube, nas últimas épocas, declinar a participação por razões económicas. Por isso é no hóquei (além do futebol, claro) que se centram as nossas esperanças, e elas assentam tão só em repetir as conquistas de 1986 e 1990 (Campeões da Europa).

Assim, nesta 1ª jornada da fase de grupos da Liga Europeia (denominação actual da antiga Taça dos Campeões Europeus), os Dragões deslocaram-se ao "Salle Omnisport Dinan", recinto dos campeões de França, HC Quevert, e golearam por 11-1 numa partida que se tornou fácil para os pupilos de Franklim Pais. O campeão de França foi humilhado depois de no Campeonato do Mundo de Clubes ter vencido o Barcelos e a Oliveirense... Filipe Santos (4), Emanuel Garcia (3), Pedro Moreira (2), Caio e Ricardo Figueira foram os autores dos golos azuis e brancos.

Na outra partida do grupo, o Nóia (Espanha) venceu o Igualada (Espanha) por 6-4. Na próxima ronda (15/11) há um FC Porto - Nóia em Fânzeres, jogo importante, num grupo difícil com 3 candidatos para 2 lugares de apuramento para a final a 8.

Christian Burns

Quem mais mereceria este destaque? Christian Burns é craque, pelo menos pelo que dizem os jornais, porque só no próximo sábado é que terei oportunidade de o ver ao vivo. 34 pontos em Coimbra e mais 28 frente ao Sangalhos deixam indicações muito positivas quanto ao seu real valor. Que venha o tal 3º americano e se possível de valor idêntico a este. Já o Kevin Martin tem números inferiores mas a crítica também tem sido positiva... a ver vamos. No hóquei, Filipe Santos voltou a estar muito eficaz, tal como Emanuel Garcia e Pedro Moreira (recuperado de lesão).

Saudações Portistas,
Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

8 comentários:

  1. Uma palavra de APREÇO para o BLUE BOY autor e responsável pelo novo aspecto gráfico (banners e todo o layout)do post.

    A questão da agenda é um aspecto tb importante e assim todos terão a oportunidade de saber com a devida antecedência os jogos (e horários) de todas as 4 modalidades de maior expressão do Clube(escalão senior) na semana em questão. A agenda surgirá actualizada a cada terça feira. Além desses horários procurarei tb colocar se tem transmissão na tv ou não e por último deixar a indicação da minha presença ao vivo em qualquer um desses desafios.

    ResponderEliminar
  2. Lucho:

    Deixa-te lá mas é de dar música pimba logo ao inicio da manhã, pode ser? :) todo o mérito deste espaço é teu, only teu!!! Tudo o resto, é folclore :)

    No basquetebol, quando soube o resultado em Coimbra, pensei que era uma brincadeira... afinal, era mesmo verdade. Recuperamos logo de seguida com o Sangalhos e prontos, devagar, devagarinho acredito que vamos lá chegar. Quanto ao tal Burns, na imprensa, a critica tem sido muito favorável... a ver vamos se desta vez, teremos mais sorte com os tais a quem muitos chamam de «melões».

    No hóquei, é o habitual soma e segue... que mais há para dizer? é vira o disco e toca o mesmo. Se nada de anormal acontecer, dia 15Nov tamos lá em Fanzeres.

    Por fim, quanto à "tua" ideia para a criação de uma agenda semanal dos jogos do FC Porto nos mais diversos desportos, olha, excelente ideia... pelo menos a mim, vai-me dar um jeitaço do caraças... sempre é mais fácil por aqui perceber onde e como do que propriamente no site do clube que se torna um nada mais complicada essa leitura. Boa ideia, mto boa ideia.

    ResponderEliminar
  3. Estilhaço:
    Se der relato é aqui:

    http://www.antena-minho.pt/

    Podes tb ouvir o relato da Oliveirense (joga à mesma hora) q ao mesmo tempo vai dando o desenrolar do resultado nos outros jogos:

    http://www.azfm.com/

    E já sabes, manda sms tb do jogo com o Viana:)

    ResponderEliminar
  4. tainada? boa ideia:) mas...

    bem...por mim era já uma tainada sábado depois do jogo com o leixões!!!

    ResponderEliminar
  5. Estilhaço:

    Dia 1Nov? tens a certeza? no feriado? nesse tal? ora fosgasse, nem acredito nisto... é de propósito carago... assim, como vou poder ir «cumprimentar» os meus velhos amigos de Marrocos?

    Não consegues mudar isso pó dia 2Nov... na mesma com tainada incluida na ementa?

    Lucho:

    Para este sábado, pela minha parte, estou assim um nada complicado da vida... mas a ver vamos se consigo alterar o meu compromisso que tenho... depois dou noticias.

    ResponderEliminar
  6. Este sábado (logo a seguir ao jogo com o leixões) por mim está óptimo.

    Qt ao dia 1 Nov...quem sabe pode ser q o jogo seja mesmo dia 2...tudo vai depender da transmissão da rtp2 q é bem provável e q pode mesmo adiar o jogo para domingo dia 2...a ver vamos...

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Mais uma Alegria mais uma Vitória !

    Todavia, não estou de acordo com o título.

    O Porto pode ganhar, golear... mas nunca humilhar ! Acho que o Porto é grande demais para saber humilhar !

    Fui ver o site do Quivert. Clube amador. Contrariarmente ao Porto.

    Não conhecia a localidade.

    Acho que o site do clubezinho faz boa propaganda para o hóquei em patins. Há fotos de meninos e meninas jogando hóquei.

    E tem piada que o mesmo site afirma que é um desporto espectacular. Acho que está bem feito dando segurança aos pais, dizendo que as crianças estão protegidas, que não há perigos ( joelhos, cotovelos etc..)

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. O humilhar foi uma força de expressão:)

    ResponderEliminar