14 outubro, 2008

O homem que deu o 1º troféu ao Presidente

Quando Pinto da Costa tomou posse em 1982, como Presidente do FC Porto, muitos desde logo anteveram uma transformação radical, a todos os níveis, no Clube azul e branco. Uma transformação que visava elevar o FC Porto ao lugar da hierarquia máxima no desporto Nacional (e não só no futebol) e a um dos lugares de topo do futebol Mundial.

Hoje penso ser indiscutível que se diga que o FC Porto é claramente o maior Clube Português, ganhador e de alguma forma hegemónico nas principais modalidades.

A partir de 1982, o FC Porto começou então a ganhar troféus de forma muito mais frequente mas, houve uma modalidade (das 4 principais) em que Pinto da Costa demorou 12 anos a conseguir ganhar um troféu. Estamos a falar do Andebol em que apenas em 1994 foi possível ao Presidente festejar um título - a Taça de Portugal 93/94 ganha pelo andebol Portista que na altura era treinado pelo jovem técnico Jorge Rodrigues.

Jorge Rodrigues esteve 3 anos no FC Porto como jogador (de 78 a 81) e 4 como treinador (de 93 a 97) tendo ganho 2 taças de Portugal como jogador (1979 e 80 com o Professor António Cunha a treinador), 1 taça de Portugal e 1 supertaça como treinador (1994). Enquanto jogador foi vice-campeão nessas 3 épocas e como treinador esteve perto do título na 1ª temporada que foi entretanto perdido para o Belenenses (como treinador do Porto conseguiu 3 terceiros e um quinto lugar).

A conquista da Taça em 1993/94 que quebrou o jejum de troféus do andebol do FC Porto (desde 1980), foi a sua maior vitória numa final-four que se disputou em Aveiro e em que o FC Porto venceu na meia final o Belenenses por 27-26 e na final o Benfica por 23-22 com um golo fabuloso de Jesper Degn no segundo final da partida. Na supertaça disputada no inicio da época seguinte (94/95), em Leiria, o FC Porto venceu na semi-final o Benfica por 23-18 e depois na final batemos o Belenenses por 24-23 com um golo de Carlos Resende a 7 segundos do fim (Resende, que foi nestas 4 partidas mencionadas sempre o nosso melhor marcador). Esta foi a 1ª supertaça ganha pelo andebol do FC Porto.

Estas duas conquistas assumem uma importância extraordinária na modalidade pois o FCPorto nessa altura estava a iniciar um processo de reconstrução da equipa após uma fase (ano de 1992) em que o fecho da secção esteve muito próximo de acontecer. Após esses 2 trofeus conquistados em 1994, o FC Porto conseguiu depois em 1999 o título Nacional após 31 anos de jejum, mas já com o treinador José Magalhães.

Voltando a 1994, devo dizer que o nome de Jorge Rodrigues ficou, assim, gravado a letras douradas na história do andebol do FC Porto e por isso é com orgulho e satisfação que apresentamos de seguida mais uma entrevista exclusiva do nosso blog.

ENTREVISTA EXCLUSIVA
Jorge Rodrigues, ex-treinador de andebol do FC Porto

1. Era treinador do FC Porto quando a equipa ganhou aquela Taça de Portugal em 1994 numa final em Aveiro diante do Benfica (as duas fotos do Jorge Rodrigues dizem respeito a este jogo). O FC Porto já não ganhava nenhum troféu no andebol desde 1980 e por isso esse emocionante jogo (o último golo do Porto, de Jesper Degn, foi obtido no último segundo) marcou a sua carreira de treinador. Foi assim?

Exactamente, por várias razões. Porque na época anterior, primeira como treinador nos Seniores tinha perdido a final ao serviço do Sp. Braga numa final com o ABC após prolongamento e que me tinha deixado muito triste pela forma injusta como fomos arredados da vitória. Depois pelos jogadores que acreditaram no projecto e que aceitaram ficar no FC Porto e os que vieram para ajudar, que trabalharam com muito afinco e dedicação para ultrapassarem o que de mau se tinha passado nos tempos recentes no clube e para o clube que finalmente ganhava algo no andebol após 14 anos da conquista precisamente do último trofeu. Motivou-me imenso para as épocas vindouras e que tinha valido a aposta na decisão de regressar àquela casa.

2. Logo na época seguinte (94/95), a equipa do FC Porto ganhou a supertaça ao campeão Belenenses (ver foto dos festejos com toda a equipa do FC Porto). O FC Porto tinha feito uma travessia no deserto reconstruindo a equipa desfeita em 1992. Quais os pontos fortes dessa equipa que o Jorge Rodrigues recolocou no caminho do êxito?

Acima de tudo a grande cumplicidade entre todos, pois formamos um grupo muito forte com jogadores jovens de enorme potencial e cheios de ambição e sede de vitórias e de afirmação na modalidade. Também se dedicaram imenso ao treino com grande parte do grupo bi-diáriamente, alguns com bastante sacrifício pois não eram profissionais. Todos evoluíram bastante individualmente tornando um colectivo bastante forte e praticando um andebol bastante agradável que fez crescer o interesse de todos em ver ao vivo ou colaborar no andebol portista.

3. Qual a importância dessas duas vitórias, sabendo-se que foram mesmo os 2 primeiros troféus do andebol ganhos pelo Presidente Pinto da Costa?

Foram um chamariz bastante importante para o trabalho que se fez a seguir nas acções de captação de jovens para o clube o que ajudou bastante na edificação da estrutura da secção do andebol. Era outra vez apetecível ingressar ou colaborar no andebol portista, desde os adeptos aos simpatizantes do andebol havia muita gente que ou queria trazer os seus filhos ou familiares para esta família com um ambiente espectacular. O clube tinha à medida da sua grandeza uma grande dinâmica e com todos os escalões na formação.

4. Como jogador, o Jorge Rodrigues representou o FC Porto em finais da década de 70. Conte-nos um pouco sobre cada uma dessas épocas e cada um dos troféus ganhos pelo FC Porto.

Eu joguei 3 épocas de 1978 a 1981 onde conquistei 2 Taças de Portugal e 3 vice-campeonatos, numa altura que era dificílimo contrariar o poder instalado na capital. Foram tempos maravilhosos em que praticávamos o melhor andebol em Portugal e que era BASTANTE APRECIADO E ELOGIADO também no estrangeiro quando aí nos deslocávamos. Tínhamos uma qualidade de jogo colectiva ímpar mercê do grande espírito solidário e de amizade que reinava na equipa e da carga de treino que nenhuma outra equipa em Portugal igualava.

5. Dos treinadores que teve no FC Porto (enquanto jogador), qual o que mais o marcou? E relativamente a jogadores, qual o melhor de sempre no FC Porto?

Mesmo que o Mestre António Cunha não me tenha escolhido para o seu sete ideal, talvez um lugarzito no banco me tenha reservado, pois passaram pelo clube grandes atletas e óptimos jogadores, presto-lhe a minha homenagem e não só porque me resgatou na altura ao Sporting para me trazer para a sua equipa. Era um treinador avançado uma década no tempo pois tentava proporcionar às suas equipas níveis de competição mais elevados através de constantes idas ao estrangeiro para aprender jogando contra melhores e fortes oponentes de molde a elevar os patamares de qualidade dos seus jogadores. Ele próprio frequentava os melhores eventos de formação de treinadores onde se actualizava e cujos ensinamentos depois, como pessoa de mente ampla e aberta, partilhava com os seus alunos e colegas, mesmo com os de cor diferente e que não tinham as possibilidades de acesso a estas acções, sendo isto ainda hoje raro, pois perdura o egoísmo.

Também uma referência para Manuel Jorge que se revelou um elo importante não só como adjunto mas como um colaborador e apoiante desportiva e socialmente das pessoas que faziam parte da secção e sendo um técnico com grande argúcia e capacidade analítica e um estratega exemplar.

No FCPorto quero salientar apenas dois porque passaram tantos e bons jogadores pelo clube que seria difícil escolher. Zoran um jugoslavo que era uma referencia para mim, pela elegância e fino recorte do seu jogo, pela qualidade com que jogava, fazia jogar e rematava e Leandro Massada, um jogador da mais fine estirpe com a qualidade e espectacularidade das suas acções, era dos que levavam público aos pavilhões e faziam gostar da modalidade, pena a sua curta carreira, foram os que mais me agradaram.

6. Já o cheguei a ver em jogos de andebol em Santo Tirso. Ainda está ligado à modalidade?

Sempre que posso e o jogo promete desloco-me. Agora vai ter que ser à Póvoa, mas sou cliente habitual do Sá Leite onde não só nos Seniores mas também nas camadas jovens me mantenho informado. Estou à espera de uma decisão sobre logística para poder abraçar um projecto em vista para a formação, e profissionalmente só com um projecto estável e sólido com gente séria e honesta.

7. Peço-lhe uma opinião sobre estas pessoas: Pinto da Costa, Júlio Marques, José Magalhães e Carlos Resende.

Pinto da Costa - Um homem e dirigente admiráveis e que tive a honra de conhecer e ao qual estou agradecido por ter avalizado a minha reentrada no clube como técnico. É das pessoas mais odiadas por ser desejada pelos mesmos para líder dos seus clubes, pela obra que conseguiu erguer num clube que colocou na elite mundial e é conhecido e respeitado em todo o lado.

Júlio Marques - Um dirigente com grande responsabilidade na melhoria do andebol portista com grande capacidade de com poucos recursos ter conseguido a aquisição e manutenção de grandes atletas. A classe e o fino trato são qualidades que enriquecem e prestigiam o clube a que se dedica desde a primeira direcção com o presidente Jorge Nuno que continua a contar com ele por ser certamente uma mais valia. A par de António Cunha e Manuel Jorge e respectivas famílias juntamente foram com a amizade para a vida as minhas melhores conquistas no clube.

José Magalhães - Uma pessoa importante no clube pois conseguiu parar o ostracismo de ser campeão e colocar o andebol portista com grande capacidade de formar equipas com elementos de valia internacional e com excelentes resultados. Sabe mexer-se nos meandros da modalidade conseguindo os seus intentos.

Carlos Resende - Grande companheiro, belíssimo jogador e melhor pessoa. Não lhe chamo filho porque ele já tem Pai biológico e pai adoptivo (Donner). Também gosto de brincar. Por alguma razão o Donner gostava de ter um filho assim, porque além de uma pessoa com uma educação e trato exemplares foi sempre um profissional a quem não era necessário fazer qualquer tipo de reparo por comportamento menos próprio. Cada vez mais escasseiam desportistas e seres humanos desta estirpe. Grande amigo.

8. Peço-lhe agora o seu sete ideal da história do clube.

Antes vou fazer o sete do meu tempo pois passaram tantos bons atletas pelo clube que seria injusto deixar alguns de fora, mesmo assim um sete é muito pouco.

guarda-redes: Jorge Amorim
ponta-esquerda: João Manuel
lateral-esquerdo: Jorge Rodrigues
central - Hernâni
lateral-direito: Areias
ponta-direita: Nuno Montenegro
pivot - Abílio Pinho.

Seria injusto não referenciar Monteiro (ponta-esquerda), Remelhe (central) e Zeca Rocha, jogadores tão ou mais utilizados que os referidos nos seus postos específicos e que foram bastante importantes nos anos que ali estiveram.

9. Esta temporada vai dar FC Porto, Benfica, ABC ou Sporting?

Ao que vi, quer ABC ou Porto podem retirar o título ao SLB. Isto com arbitragens sem azares de erros infelizes que possam ser decisivos no resultado, O SCP seja com ou sem Tomaz é sempre um competidor temível até porque tem um rico plantel com jogadores que podem exceder-se e complicar as contas. Quem subestimar o Belenenses poderá ter amargos de boca pois os pastéis têm uma equipa bastante competitiva que poderá derrotar qualquer candidato em dia menos concentrado. Gostava que alguns atletas que têm tido prestações menos conseguidas voltassem a exibir as suas melhores qualidades a fim de subir o nível do jogo desejado para a prova máxima.

10. Acha que aquela fabulosa equipa que o FC Porto conseguiu juntar em 2002/03 com Pokrajak a treinador, poderia ter ido longe na Europa se não existisse aquele extremar de posições entre o clube e a Federação?

Certamente que essa equipa tinha todas as condições para singrar a nível europeu mas quando se mistura desporto com política, a maior parte das vezes, para defender interesses pessoais e não as instituições que servem, quem mais perde é quem trabalha diariamente (atletas e técnicos) e vê deitado por terra esse esforço ao lhes cercearem o acesso a tais desideratos.

11. O que significou para si representar o FC Porto? O que sentiu em 1999 quando o Clube foi campeão de andebol, 31 anos depois?

Para mim foi uma grande honra representar este grandioso clube pois proporcionou-me uma vivência social e desportiva muito rica e lançou-me para o estrangeiro onde vivi 5 anos fantásticos. Criei amizades muito sólidas com muita gente e ainda hoje sinto bastante carinho de e pelas pessoas (desde funcionários ao Presidente) que vou encontrando quando visito as instalações portistas ou as encontro por aí.

Em 1999, senti uma grande alegria como se fosse campeão pois tinha muita gente na equipa que tinham ficado ou entrado comigo no clube e por quem sentia grande amizade e respeito reciproco. Pecou por tardio pois já como jogador o merecíamos e como treinador o poderia ter sido se a 2 jogos do final, nas Antas tivéssemos batido Belenenses (derrota por 1, resultado de 18-19 em 93/94) numa tarde de rendimento menos conseguido de alguns atletas e injusto para a temporada fantástica dessa jovem e valiosa equipa.

12. Uma palavra sobre o nosso blog e o acompanhamento que efectuamos sobre as modalidades do FC Porto.

Recomenda-se, sou cliente e bem hajam. Continuem a prestar este bom serviço que não é só dos portistas.

Um abraço,
Jorge Rodrigues.

Relativamente ao fim de semana desportivo, vou de forma resumida destacar os jogos Porto/Belenenses em andebol e Porto/Nortecoope em hóquei. No basquetebol, o nosso jogo em Coimbra é só amanhã às 21h e voltamos a jogar no sábado em casa (16h) diante do Sangalhos. No hóquei há jogo em França, no sábado, para a Liga Europeia (o jogo em Braga para o campeonato é dia 22) enquanto no andebol só voltamos a jogar dia 22 no recinto do Sporting.

Andebol: FC Porto empatou com pastéis encomendados
(1º Benfica-17 pts/6 jgs; 2º FC PORTO - 16 pts/6 jgs; 3º Belenenses - 11 pts/5 jgs)

  • crónica do FC Porto/Belenenses (32-32)

Há jogos que desde muito cedo se percebe estarem inclinados. Foi o que constatei ao vivo na Póvoa. A arbitragem da dupla Nicolau/Caçador «caçou» os pupilos de Resende de todas as formas e feitios. Além dos erros próprios da equipa houve muitas interferências de quem deveria ser isento. Sete metros por assinalar, exclusões só para um lado, jogo passivo, faltas ofensivas, tudo valia para tirarem a liderança ao Porto. Mas este ano a equipa está forte, com mais nervo e raça e mesmo com apenas 3 jogadores de campo (nos últimos minutos excluiram-nos 3) conseguiu empatar e até quase ganhar no último segundo. Eduardo Filipe foi o melhor marcador com 9 golos. Os pastéis de Belém festejaram o empate num jogo em que Adelino Caldeira esteve entre a assistência. Ao Porto resta corrigir os erros e ter menos «azar» com as arbitragens... Um único ponto separa-nos da liderança da prova nesta fase regular e muito há ainda por jogar.

Hóquei em patins: FC Porto volta a golear e segue na liderança
(1º FC PORTO - 6 pts/2 jgs; 2º Oliveirense-6 pts/2 jgs; 3º Viana - 4 pts/2 jgs)

  • crónica do FC Porto/Nortecoope (5-1)

Em Fânzeres onde esteve o Estilhaço (ver as suas fotos e vídeo) o FC Porto conseguiu mais uma vitória clara e indiscutível. Ao intervalo já estava 4-0 e o golo dos Maiatos foi obtido apenas no último minuto. Filipe Santos esteve em destaque bisando enquanto os outros golos foram de Caio, Emanuel Garcia e André Azevedo. Agora segue-se a deslocação a França no sábado para a 1ª jornada da liga europeia onde os Dragões defrontam o Quevert.


DRAGÃO DE OURO: Filipe Santos

O capitão dos nossos hoquistas heptacampeões esteve em destaque ao marcar 2 golos na nossa 2ª vitória, um dos quais de penalty mas, a sua garra, a sua mística são sempre outros factores que qualquer adepto muito aprecia. Quem também esteve bem foi o guarda redes Edo Bosch, quase insuperável e o andebolista Eduardo Filipe que marcou por 9 vezes no empate concedido diante do Belenenses.

Saudações Portistas,
Lucho.


# publicado em simultâneo no portal FC Porto Planeta Portugal

18 comentários:

  1. O vergonhoso estado do Portal dos Dragões:

    ESCRITO PELO ADMINISTRADOR:




    O gozo e o enfado

    olá caumbada! aqui o bosso servo estebes estebe presente na cerimónia de lançamento do novo libro do nosso querido presidente. Chiii cambada...tanto notável. Um deles, o camarada Moreira, estaba meio enfadado, apesar de naquele local estar quase a jogar em "casa".

    Estranhas estas coisas do jéteséte. Este camarada passou semanas a malhar no FCP, na sua administração e nem escapou o último reforço da área cultural - a Filomena Pinto da Costa, e agora estaba ali...que caldeirada...how very awckward, como dizia aquela minha amiga sueca...hein? não? pronto...

    Mas quem sou eue? Se a Filomena estaba bem a marimbar-se...bou eue...ahn? ok ,pronto.

    Mas para quem biu a telebisón, pode ter ficado confuso. É que o bom do Rui apareceu a elogiar o presidente.
    Não fiquem confusos...na cerimónia só falaram 3 pessoas e nenhuma delas foi o Moreira, claro. Atão amigos? é para isso que cá estoue carago, para vos elucidar e para vos dar a táctica.

    Resta saber porque é que a têbê só fala sempre com os mesmos...é "exclusivo", ou os que interessavam mesmo não querem falar. É capaz de ser um pouco das duas coisas. Mas isto assim está fraquito cambada...um dia destes tenho de dar para aqui nova táctica, carago...

    Despeço-me com amizade. Com um agradecimento final ao compadre Nunes, que anda lá fora a lutar pela visa, e a publicar as minhas crónicas em "copy-paste". Que coragem. Ó nunes, filho, publica lá mais esta! Hein? não? pronto.

    Então até para a semana cambada!
    Categoria : Futebol | Postado por : Esteves | Comentários [7]


    LEIAM AGORA OS COMENTARIOS:


    Comentários
    rui moreira
    Por : Fernando @ Hora : 13 Oct 2008 04:48:30 pm : Email : Início
    oh estebes, pá, bocia anda priocupado cu home?

    vergonhosa a campanha deste blog. só mostra que andam preocupadsissimos por ele ser amigo do pinto da costa e da filomena (e ao contrario do que o estebes finge, até apoiou a sua nomeçao num arito que escreveu na bola) mas ao mesmo tempo denunciar o que se passa com o Kaldeira e Cia.
    O que aflige o Zé e o Cerqueira é que JNPC lance o livro no palacio da bolsa, que coloque o Rui moreira ao seu lado, que o Caldeira e o Antero nem apareçam, não é?
    mas vocês acham que anda tudo cego nao percebem que a gente percebe essa vossa campanha? que percebe porque apagam os posts positivos sobre o rui moreira? a gente percebe senhor carvalho, senhor rui kerouac cerqueira, a gente sabe e não esquece.
    isto vai mudar. vai, vai.
    o libro
    Por : portistasdebancada.blogspot.com @ Hora : 13 Oct 2008 04:53:30 pm : Email :
    andaba tudo a pensar que as coisas estabem controladas e que o moreau ia para o pacifico sul quando o presidente se lembrou dele e do seu palacio e foi la dar-lhe um abraço e levou a mulher e a filha para a festa. quem ficou de fora? O ANTERO E O CALDEIRA , CARAGO! oh estebes a coisa está feia lá para o dragon, cheira-me que eles bom é para o hóquei, por já andam de patins, OHOHOH. num é cambada?
    é que chefe quando fica fodido é assim e ao contrario do que dizes quem apoiou a filo foi o moreau os outros ficaram na sueca, OHOHOHO.

    vamos a ber quantos minutos fica este post, tá bem cambada?
    obsessão
    Por : pedrocominramartins @ Hora : 13 Oct 2008 05:31:06 pm : Email :
    de facto, andam obcecados com o rui moreira. o que surpreende é que o pinto da costa continua todo amigo dele, não é. O que aflige muito boa gente. A mim não me aflige nada. JNPC está aí para as curvas. quando não estiver,a gente verá. fazer guerras antes do tempo é a estratégia dos lambe-botas, de facto, a quem rui moreira troca sempre as voltas.

    o pinto da costa é que não quer saber, dá-se bem com o homem, e pelos vistos o homem paga-lhe da mesma moeda, com grandes elogios e abrindo-lhe o palácio. dois grandes senhores, é o que me parece, ao pé dos henriques e caldeirões que se andam a orientar.
    Delirante
    Por : JNorton @ Hora : 13 Oct 2008 08:02:02 pm :
    Artigo de Opiniao MENTIROSO.
    Artigo de Opiniao COBARDE.
    Artigo de Opiniao que demonstra o desespero desse jose carvalho.
    E descansa, nao mudo de passeio....nao tenho os teus habitos...
    JNorton
    ....
    Por : Nortonette buster @ Hora : 13 Oct 2008 11:49:44 pm :
    Artigo VERDADEIRO.
    Baseado em FACTOS observados IN LOCO.
    Quem é que anda desesperado mesmo?
    Ridículo Blogue
    Por : Portista @ Hora : 14 Oct 2008 12:34:08 am :
    Tenho pena que este blogue faça de conta defender as cores do meu clube... Causa-me vergonha!
    Continua a ser motivado por ódios, de quem teme que lhes destapem as "carecas", as caldeiradas e outros que tais.
    Falem é de futebol, e do mal que o meu Porto anda a jogar, nivelado por baixo... Sim porque parece que o vosso Porto é outro.

    Saudações Portistas e a todos os bons que andam por aí a ver os seus comentários apagados (como este será?).
    In Loco
    Por : Luis @ Hora : 14 Oct 2008 12:58:41 am :
    Pois eu tambem estive in loco, e não estou louco.
    Vi uma sessão normal. O Rui Moreira a receber o nosso presidente, a mulher e a filha. ficou ao lado desta, na primeira fila.
    Vi-o cumrpimentar o cumprimentar os nossos representantes, vi-o abraçar o faria de almeida, tirar uma foto abraçado ao reinaldo e ao poncio, e o Dr. Matos Fernandes que faria um lindo discurso por sinal.
    Vi-o comprar o livro e oferecer um ao bispo d manuel martins. vi-o pedir ao presidente um autografo.
    Não falou, é verdade. Falaram o editor, o autor, o dr matos fernandes e o nosso presidente. tambem nao percebo porque é que o homem havia de falar. mas disse o que disse a comunicação social e eu aprovo.

    quanto à questão filomena, fui reler o que ele escreveu na tal cronica da caldeirada, ultimo paragrafo. Está lá_

    Mas, para desviar as atenções da causa do mal-estar, já há manobras internas para promover a discórdia, atacando o Presidente através da inócua e razoável participação da Senhora sua mulher no Conselho Cultural do clube, que nada tem que ver com a SAD. Um sinal de que os ratos andam inquietos e, por antecipação, a conter os danos…



    não vejo onde diz mal do presidente ou da mulher. se dissesse eu até aprovava, porque nao acho bem que se anda e meter onde nao é chamada depois do que já fez.

    A verdade, caro autor deste texto, é que:

    1.JNPC lança o seu livro no palacio da bolsa.
    2.se o faz, é porque nao tem problemas com rui moreira.
    3. rui moreira está presente como lhe compete.
    4. quem nao aparece é o antero, o caldeira e o fernando gomes.
    5. isto complica a tese a muita gente, porque confirma o que o rui moreira tem dito: que é amigo do presidente e nao tem problema com ele. só com os outros.
    6. confirma, tambem, que o presidente tem estima por ele. e isso aflige muita gente.

    não conheço o rui moreira, não faz sequer o meu género de portista, sou do povo e mais ponciomonteirista. mas prefiro o rui moreira ao caldeira, é claro. quem não prefere?


    agora que este site se preste a isto, a esta campanha, a calúnias como demonstrei acima, é de facto uma vergonha.





    A QUE ESTADO SE CHEGOU!

    ResponderEliminar
  2. Boas Lucho,

    Como sempre, cirúrgicio nesse livre de 7 metros:)

    É sempre bm recordar pedaços da hbistória, ver os feitos de homens comuns que se trascenderam de emblema do Dragão ao peito. Notável reavivar de pormenores, nesses longínquos anos, com os troféus do andebol, por colocarem ponto final num longo jejum, a serem especiais.

    E quem me dera ter visto, ao vivo, essa final four. Dramática, como se pede a uma boa decisão, mas vibrante. Ganhar, no último segundo, dá um gozo brutal.

    Boa entrevista!

    ResponderEliminar
  3. Primeiro quero agradecer a simpatia e disponibilidade do Jorge Rodrigues que também me forneceu estas fotos relacionadas com as tais 2 conquistas históricas.

    Depois agradecer ao Prof. António Cunha que me forneceu o contacto do Jorge Rodrigues, entre outros...

    Por último confidenciar-vos q na altura vivi estas 2 conquistas (1994) com um entusiasmo q ainda hoje me arrepio ao recordar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que tal se estas velhas glórias se juntassem para comemorar os 20 anos de vitória de um campeonato que parece memorável?

      Eliminar
    2. E passado 20 anos porque não se juntam para relembrar esses tempos?

      Eliminar
  4. Uma palavra de felicitação a todos os q trabalham neste blog e tb a todos os q nos visitam, sendo que todos juntos somos responsáveis pela ultrapassagem de mais uma barreira, 400 mil visitantes:)

    ResponderEliminar
  5. Amigo Lucho:

    Sempre em grande, carago!!!

    Desta vez, com os escritos na primeira pessoa, na voz do tão conhecido Jorge Rodrigues, nosso ex-treinador de andebol do FC Porto.

    Esta, é mais uma daquelas entrevistas para se ler com atenção, muita atenção... pq «sumo», é coisa que não falta.

    Tb eu recordo ainda hoje esse regresso aos títulos em 1999, depois de um jejum de 31 anos... que grande final de tarde... que jogo mais intenso e dramático. Foi sublime!!!

    Resta-me agradecer os 5 minutinhos de atenção que o Jorge Rodrigues nos concedeu só para nos «aturar» esta paixão que nos consome a alma... o meu especial OBRIGADO de um modo particular, mas tb em nome do blog!

    ResponderEliminar
  6. Nesse regresso aos títulos, 31 anos depois, q o Blue boy recorda (1999, tb eu estive no pavilhão Américo de Sá) já o FCPorto tinha como treinador José Magalhães que substituira no cargo JoRGE Rodrigues no final da época 96/97.

    As conquistas de Jorge Rodrigues foram 5 anos antes (1994) com a Taça e supertaça.

    ResponderEliminar
  7. Ahhhh, pois então, 400.000 visitas em apenas 873 dias de vida (cerca de 2 anos e meio)... nem é bom, nem é mau... é apenas um número interessante que acredito, a todos, actuais colaboradores, ex-colaboradores e todos os restantes leitores que nos visitam com regularidade ou nem tanto, principalmente aos primeiros, continuará a motivar e muito a seguir em frente com este projecto que se quer sempre como «pessoal» e com uma única colagem em termos de identidade, religião ou politica: sempre e apenas só pelo mágico FC PORTO!!

    Obrigado a todos... e vão continuando a passar por cá, já que este espaço, é tanto nosso, como vosso... é de todos aqueles que aqui se sintam bem!!!

    TRIaBrAçOs,

    ResponderEliminar
  8. A outra nem no Conselho Cultural andou e nem foi preciso. Bastou-lhe vestir um casaco de peles e acompanhar o PC para todo lado. Depois, deu no que deu.

    Embalai o berço do menino e depois não digam que a sopa tem formigas. Se o problema fosse só o Conselho Cultural, estávamos todos muito bem, obrigado.

    Estamos a assistir um replay de um filme já gasto, mas a sua eminência continua nas graças do Senhor.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns ao Blue pelas 400 000 visitas. Merecido.

    ResponderEliminar
  10. Há muitos portistas que já adoptaram a atitude do marido cornudo que chega a casa, vê a mulher na cama com outro e vai para a sala ler o jornal, fingindo que não viu nada para não ter que se chatear.

    A vida é bela.

    ResponderEliminar
  11. 400 000 visitas, belo número num excelente espaço de discussão, fervor clubístico e amizade.
    Parabéns ao Blue e a toda a equipa do Blog.

    ResponderEliminar
  12. O novo Conselho de Justiça que vai ser eleito no próximo sábado é composto por 10 elementos (incluindo suplentes) e que vejam lá de onde são:

    - 4 elementos LISBOA

    - 3 elementos COIMBRA

    - 1 elemento AVEIRO

    - 1 elemento TOMAR

    - 1 elemento PORTO

    Fonte: souportistacomorgulho

    E nós continuamos a dormir regalados. Não há problema. Já não vai haver mais sumaríssimos para recorrer, nem quem esteja muito ocupado a jogar bridge, nem, tão pouco, recursos de presidentes acusados de tentativa de corrupção. Durmamos, então, o sono dos justos e dos inocentes.

    Bons sonhos.

    ResponderEliminar
  13. «O FC Porto é actualmente o emblema nacional mais representativo de Portugal no estrangeiro. Atestam-no inúmeros testemunhos provenientes de todos os quadrantes e só a cegueira não admite vê-los.

    Pese embora esse somatório inédito de êxitos quase ininterruptos, abutre famintos, ratos do bueiro, vendedores de palavreados, vendidos sem alma e assalariados do dinheiro ou da cobiça, cansam-se até à exustão na tentativa vã de fazer esquecer...o inesquecível.

    ResponderEliminar
  14. Viva !

    Sempre um semanário de qualidade e que ensina !

    Bravo : Lucho !

    Paulo Pereira : Claro que o golo no último segundo dá gozo que rima com golo. Embora ache que não seja bem a mesma coisa no andebol e no futebol !

    Acho que a força do andebol assenta quase nessa magia da rapidez em relação ao futebol. A bola vai e vem, em perpetuo movimento. Talvez seja por isso que o andebol tenha cada vez mais adeptos. Seria outro assunto.

    No que diz respeito ao número de visitantes: Eu penso que é preciso multiplicá-lo por três. Tal qual como para os diários. Como já disse ou escrevi, neste momento ando sempre a repetir-me, deve ser a idade, um pc aberto é sempre mais lido do que por uma pessoa.

    Eu leio várias vezes artigos deste blog, conjuntamente, com três ou quatro pessoas.

    O essencial é continuar a manter o nível de língua deste blog em defesa, não só do Porto mas também da língua Lusa ( Europa-América-África sem esquecer Timor) / sei do que falo.

    E, também, é essencial continuar a manter o nível gráfico que é muito importante e sedutor.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  15. Hurakatai: e o elemento do CJ que é do Porto, deve ser algum membro da Casa do Benfica!...

    ResponderEliminar
  16. data do jogo da final da taça de portugal foi a 26.06.94


    data da final da supertaça foi a 04.09.94

    ResponderEliminar