27 outubro, 2008

Pesadelo?!?! Infelizmente… NÃO!!!

Depois da derrota do FC Porto no Dragão frente ao Dínamo de Kiev, e consequente complicação do apuramento para os 1/8 final da Liga dos Campeões, é realmente tempo de se pôr a mão na consciência e pensar no que falhou para que o FC Porto depois de duas participações nos 1/8 final da Liga dos Campeões, esteja nesta época à beira da eliminação na fase de grupos. É preciso questionar o porquê das pobres exibições que o FC Porto tem feito na Liga Sagres, culminadas com a estrondosa derrota de sábado frente ao Leixões. Até na eliminatória da Taça de Portugal frente ao Sertanense (esse colosso da 3ª divisão), um dos nossos melhores jogadores em campo foi o Nuno...

Olhando para o canto direito deste blog, vemos as equipas campeãs do FC Porto ao longo destes anos. Aquelas que venceram campeonatos, taças de Portugal, Supertaças, Liga dos Campeões, Taça UEFA, etc… reparemos por ex. no seguinte:

  • Da equipa inicial que venceu a Liga dos Campeões em 2004, 3 jogadores, Baía, Jorge Costa e Ricardo Carvalho, saíram da formação do clube, 6 jogadores foram recrutados no mercado interno, nomeadamente, Nuno Valente e Derlei (Leiria), Paulo Ferreira (Setúbal), Deco (Salgueiros), Pedro Mendes (Guimarães), Maniche (Benfica B), e apenas 2 jogadores foram recrutados ao exterior, nomeadamente Costinha e Carlos Alberto.
  • A mesma análise poderia ser feita a outras equipas e a conclusão não seria muito diferente.

Em conclusão, o que quero dizer com isto é que a aposta na formação do clube, e no mercado nacional em que há vários jogadores de qualidade (basta ver que todos os anos saem jogadores de clubes portugueses para boas equipas europeias) e que conhecem a nossa realidade, bem como a inevitável aquisição de 1 ou 2 grandes jogadores no mercado exterior são a única maneira de se poder ter sucesso.

É com doses industriais de argentinos, uruguaios e colombianos comprados às toneladas e sem critério que se vai conseguir ter sucesso? A concentração num único mercado é positiva para o clube? Num mundo tão grande, será a América do Sul o único sítio onde se encontram bons jogadores? E África? E a Europa do Leste?

Ao longo dos 90 minutos do jogo frente ao Leixões, belisquei-me várias vezes a fim de concluir que aquilo que estava a ver não passava de um pesadelo… mas não, parece que foi mesmo verdade… péssima exibição, péssima atitude, péssima actuação do treinador (até na flash-interview)… enfim, correu tudo mal, demasiadamente mal para ser verdade.

Para além disso, o jogo de ontem confirmou algo mais que evidente: não temos laterais… Lino é mau… Benitez é horrível… Sapunaru é fraco… Tomás Costa nem sequer é lateral de origem… o único que talvez não seja assim tão mau é Fucile, mas até este comete asneiras de meter medo.

Em termos de extremos, Rodriguez e Candeia jogaram tão mal, tão mal, que só foram superados por Mariano, outro horrível jogador.

Das exibições de ontem, compreendi perfeitamente as asneiras de uns, o atabalhoamento de outros e a falta de classe de alguns… mas houve um jogador que me chocou profundamente pela fraca exibição: o Sr. Lucho Gonzalez jogou muito mal… errou passes, não foi capaz de organizar o jogo da equipa, nem sequer foi uma voz de comando. É que já não basta a falta de classe intrínseca de alguns jogadores, agora só falta que aqueles realmente bons comecem a jogar mal… assim, não vamos lá.

32 comentários:

  1. Lucho não está em forma e também não é de agora. É verdade que se notou mais neste jogo, mas também não se pode pedir ao argentino, que no meio deste marasmo seja ele a fazer tudo sozinho.

    http://chutodeletra.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. A equipa não é assim tão má...
    Agora, na minha opinião, está é completamente à deriva, sem rumo, sem liderança, sem treinador... Os tempos q se avizinham são negros, muito negros.

    ResponderEliminar
  3. o que entristece-me nem é o facto de se perder 2/3 jogos, não é o facto de um ano ou assim nada ganhar, pois todos os clubes passam por estas fases e o nosso já passou e sempre recupera...
    não é ver o porto a jogar mal e porcamente, ter um imbecil a treinar..isso custa pa quem adora futebol e pa quem adora sentir o espirito da vitoria, o que custa é abrir os jornais e ler que uma cambada de imbecis que se dizem membros de uma claque, só porque se está numa fase má comecarem cenas de violencia, como se fossem uns Deuses e tudo fossem deles.
    atacarem os jogadores que muitas alegrias nos deram..o LISANDRO????? o lisandro poderia estar um ano a jogar mal que merece sempre o nosso respeito e gratidao...ou já se esqueceram das alegrias que ele nos deu????

    o derlei e companhia deveriam ser recebidos de pé sempre que entrassem no nosso estadio....fosse qual fosse a cor que ele estivesse a representar....já pararam para pensar as alegrias que estes senhores nos deram????? deveriam ser sempre sempre elogiados e bem recebidos por nós...foram eles que nos encheram de alegria e orgulho perante tudo e todos....mas não, uma cambada de ignorantes ditos portistas acham-se os maiores e inteligentes e ao minimo deslize começam a fazer o que melhor sabem violencia...

    já com adriense e assim foi o mesmo e que recordações e imagem levam do nosso clube???
    isto n é ser portista é ser apenas um fdp de um ignorante selvagem que provavelmente tem dificuldades em lidar com a sociedade...
    infelizmente ninguém faz nada, mas o que estes senhores ditos "claque" mereciam era ficar À porta nos jogos para ver se a sua estupidez assentava!!

    é fantastico ir assistir a um jogo e ouvir a claque, a festa que fazem, mas este lado negro realmente cobre por completo qualquer alegria que nos possam dar...
    todos somos portistas e todos somos catalogados com estes actos quando isso não é verdade....

    eu detesto o treinador que temos, o fio de jogo que temos, um ou outro jogador, mas jamais faria algo semelhante...pensar sequer...fases más todos os clubes têm e é nas horas más que se vêm os melhores..e assim não somos...
    Com este episódio merdoso a situação só tende a agravar e assim a tardar em passar...

    hoje sinto-me desiludido por saber que pertence a um enorme clube com gente muito baixa e ignorante que sem olhar a meios faz da lei da selva a sua orientação e sina.

    Provavelmente são estes bestas que em vitoria andam com os jogadores ao colo, e hoje fazem o que fizeram...foi vergonhoso e é somente mais uma machadada na honra e grandeza do nosso clube, da cidade e dos portistas..
    nós não somos assim, deveremos ser diferentes dos demais pela forma de saber estar e viver o clube e assim...é dificil...estas coisas mancham mais que a historia apito dourado,platini, etc etc
    Não admira assim que muitos jogadores mesmo aqueles que são fantásticos e que provavelmente passam por uma fase menos boa queiram sair do clube....eu também queria com coisas dessas...

    como tal se fossem honestos, inteligentes, responsáveis e gente de respeito, deveriam fazer uma faixa gigante capaz de cobrir aquelas caras de vergonha e pedir desculpa pelo acto estupido, miseravel e dispensavel que protagonizaram a quem defende as nossas cores...

    o Tomas Costa não tem culpa que o treinador lhe mande chutar mal recebe a bola ou que vá jogar a defesa esquerdo...nem tudo é farinha do mesmo saco...mas os imbecis têm tendencia a não compreender o compreensível.

    Detestei o que li nos jornais hoje....de haver mais um motivo para se falar mal do clube e para motivar gozo de outros que por vezes passam pelo mesmo...
    pa quem não se identifica com estas bestas ser englobado no mesmo saco...é dose...

    afinal não é só dentro das 4 linhas que o nosso clube precisa de uma limpeza....


    força PORTO , somos dragões, somos campeões...

    ResponderEliminar
  4. Lamentáveis essas atitudes para com os jogadores. O meu ódio vai quase todo para o treinador mas daí a ter estas atitudes reprováveis vai uma grande distância.

    ResponderEliminar
  5. helton e tarik no sporting
    vuk e stoj no Porto
    será?
    Amorim

    ResponderEliminar
  6. espero que estejas enganado....
    mas depois daquele barrete de costinha peixe/rui jorge

    já nada me espanta, mas espero q seja engano, pois a ser verdade é a prova cabal de como a dirigenciado clube está com problemas mentais e precisa rapidamente ir repousar...o helton é somente o melhor guarda redes a actuar aqui e o tarik é talvez dos melhores jogadores que temos...espero mesmo que isso seja engano...mas é certo que o helton nem no banco se tem sentado...a ser verdade...será repugante o que certas pessoas estao a fazer ao nosso clube

    ResponderEliminar
  7. e um post sobre o ataque dos super? sinceramente isso merece-me tanta reflexão como a derrota com o leixões

    ResponderEliminar
  8. 1º - Professor RRRRUUUUUAAAAAA !!!!
    2º - Espero ke seja engano essa informação sobre o Helton e o Tarik.
    3º - Condeno 100% a atitude ke certos arruaceiros tiveram para com os nossos jogadores. Kerem esforço físico venham cá a Guimarães ke trato de algo para esses energúmes.
    4º - O problema não tá nos jogadores, o problema tá em kem os contratou e em kem dispensou outros de valor muito superior.Só falo num nome IBSON..
    SAUDAÇÕES des PORTISTAS

    ResponderEliminar
  9. Acho piada a este post, a equipa não vale nada e os jogadores não teem qualidade nenhuma é só para rir... se me disserem que temos bons jogadores mas que não funcionam como equipa, eu até aceito,e a culpa é do treinador, também aceito, embora acho que todos são culpados.

    Não alinho na politica do vota abaixo a todo o custo, para isso chega os anonomos que de vez em quando aparecem aqui no blog.

    Algo vai mal no reino do Dragão, quem de direito, quem foi mandatado para decidir o futuro do clube que trate do assunto que é para isso que é pago, e que trate o mais depressa possivel antes que saja tarde.

    Força Porto.

    ResponderEliminar
  10. Essa troca seria o caos...
    Trazer dois malucos para cá ...
    Além da qualidade de Helton e Tarik, claro...

    ResponderEliminar
  11. Essa de mais um lamentável desmando dos do costume que já nos afastaram Derlei, Paulo Assunção, etc ...
    Até quando isto vai ser permitido???
    Somos gente de bem, com princípios, ou fanáticos do terceiro mundo ou 2ª circular???
    Assim não...
    E temos que ver que a vida é como os interruptores, umas vezes para cima, outras para baixo e não se pode ganhar sempre.
    Calma, ponderação, detecção dos erros e sua correcção é o remédio e apoiar a equipa nos momentos difíceis pois nos bons é fácil.
    Se não fizermos isto ...

    ResponderEliminar
  12. Meus caros amigos, alguém manda um bitaite e depois alguns comentam o bitaide e espalham o boato. Essa do Helton e do Tarik não faz sentido.
    João Filipe Ferreira, permite que te diga uma coisa: eu há muito tempo que critico o treinador do F.C.Porto e defendi a sua saída - está escrito e pode ser comprovado - no fim da época que fomos Campeões, no último mjogo do campeonato, contra o Aves.
    Mas e cito-te:" ter um imbecil a treinar." É maneira de tratar o treinador do F.C.Porto? E depois achamos estranho determináveis atitudes, que como é óbvio, merecem forte censura.
    No sábado antes do jogo, em conversa com uma pessoa do F.C.Porto, que para além de profissional do clube, é tão portista como eu, ele dizia-me que nos nossos rivais, QUANDO AS COISAS CORREM MAL, eles criam heróis - veja-se o Benfica-Penafiel, empataram 0-0 e só ganharam nos penaltis, mas no dia seguinte a Imprensa passou ao lado disso e criou o herói Moreira, só porque defendeu um penalti - nós até aqueles que são portistas, são os primeiros a mandar bocas, a insinuarem a dizerem mal...
    Ontem deixaram no meu blog um comentário sobre a possibilidade do F.C.Porto acabar esta jornada no quinto lugar, hoje, eu respondi assim:
    "Este blog é de um portista de antes quebrar que torcer. Que está triste, mas que tem a confiança própria, de quem já passou por situações bem piores e viu o seu clube dar a volta por cima.
    Que é isso de ser 4º ou 5º à 6ª jornada, comparado com ter ficado em 9º no fim do campeonato?
    Blue, meu caro, não te preocupes, que a mim não me ofende quem quer, só quem eu deixo.

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  13. penso que o ideal seria organizar uma petição para os portistas assinarem a condenar os super. envergonham o clube e é tempo de os verdadeiros portistas se demarcarem deles.

    ResponderEliminar
  14. dragao vila pouca totalmente de acordo, o imbecil que eu falo é apenas no sentido de treinador e de tactica desportiva e não como pessoa, pois como pessoa é 100 % respeitável e integro, exprimi-me mal, e mostro aqui a minha culpa...talvez pela raiva ao escrever o coment derivado das noticias que li...

    obrigado pelo reparo!!

    ResponderEliminar
  15. Meu caro Vila Pouca:

    Só para te dizer q o último contacto q me forneceste para uma entrevista obteve inteiro sucesso estando já a entrevista finalizada.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Falhamos porque não conseguimos substitutos à altura dos que foram vendidos e que ocupavam lugares cruciais na equipa.
    Sempre fui adepta de que há jogadores inegociáveis! Tem de haver!
    Independentemente do poder de compra dos clubes, há principios a ter em conta.
    E a venderem têm necessáriamente pré-encontrar substituto à altura.
    Os bons que ficaram (Lucho, Lizandro, Raúl e Bruno Alves) não fazem uma equipa :(
    Os que poderão lá chegar (Tarik) ou são preteridos ou veem-se gregos para os acompanhar.
    Os maus atrapalham e anulam os restantes.
    E as declarações de que está tudo bem e que não há cá tragédias irritam-me!
    Caiem-me pior do que uma derrota em casa :(
    "- Ó Nuno, cala-te!"
    Bons tempos em que situações destas eram resolvidas dentro do clube (clube e não SAD).
    A diferença está toda aqui, não está ?

    ResponderEliminar
  17. para o pessoal ler,e ver se concorda ou não.
    eu concordo

    O cantinho do hooligan. Questões gerais.

    Não percebo o ambiente de catástrofe iminente. O campeonato, a falar verdade, não começou inteiramente, cheio de interrupções absurdas – mais ainda as que aí vêm em Dezembro. Mas os meus amigos benfiquistas rejubilam, aceitando por excelente a hipótese de serem campeões de Outubro com um ponto de vantagem sobre o FC Porto. Seja: o FC Porto está a jogar mal. Por dois motivos essenciais (fora os tácticos): não há diálogo entre o treinador e os jogadores; a qualidade estratégica dos novos jogadores é muito inferior às dos que partiram (Bosingwa, Assunção, Quaresma). Coisas que se arranjam com o tempo, se o projectista insistir – no modelo, no sistema, na estratégia, na táctica, no que for.
    Mas, se o FC Porto joga mal (o que não merece discussão), há um aceitável argumento de hooligan para acrescentar: vejam os jogos de ontem em Paços de Ferreira e na Luz. Que rico futebol. De primeira água. De grande categoria – não é?

    Categorias: o cantinho do hooligan

    [ Publicado por FJV ]

    PORTO SEMPRE
    portodocrime

    ResponderEliminar
  18. A mim não me interessa se o futebol praticado nos outros campos é de 1ª ou 2ª categoria. Aliás a mim nem me interessa ke o nosso clube até pratike mau futebol, só kero ke eles sejam dignos profissionais como eu sou no meu emprego e ke se deixem de artimanhas e subterfúgios de meninos mal comportados, mas principescamente remunerados. Agora uma coisa é certa o Mariano não tem culpa de o porem a jogar, O Sapunaru idem aspas, o Lino idem idem aspas. Quando se dispensa um IBSON, um ALAIN, um PITBUL e por ai diante e se põem a jogar Marianos, a culpa é única e exclusivamente do treinador. Tenham paciência. Mas vejam e revejam as substituições deste professor no jogo do Leixões.. Até mete dó.. Ele não percebe nada dakilo.. professor jesualdo RUUUUAAAAAAA ... vá-se pró c.k.o.f. Faz-nos falta um timoneiro tipo JORGE COSTA ke apense no quadro do balneário as capas dos paskins.. Se eu fosse jogador e visse e lesse o ke vem nesses paskins eu "matava-me" a jogar só para eles engolirem em seco.. Saudações des PORTISTAS..

    ResponderEliminar
  19. Faz-nos falta um timoneiro tipo JORGE COSTA...

    Subscrevo, legionário.

    ResponderEliminar
  20. "Em Janeiro fazem a vontade a muita gente e trazem mais um contentor. Em Agosto de 2009 outro e continuaremos a gastar dinheiro até vir alguém que se preocupe com o FCP e não com a conta bancária de alguns engravatados comissionistas. Isto se não derem cabo do clube primeiro."

    Quem isto escreveu está cheio de razão, e eu permitir-me-ia em chamá-lo BRUXO ?
    Desta vez vamos cair bem fundo.Depois é uma questão de a SAD, através do seu interlocutor (Jesualdo)vir dizer que a culpa é dele.

    A propósito o que é que está a fazer o jornalista da RTP,que foi contratado para a COMUNICAÇÃO ?
    Parece que só serve para levar o Jesualdo pela mão, às conferências de Imprensa.

    É mais uma habilidade.

    Sou sócio desde 1961, estou a 3 anos de receber a roseta d'ouro, espero lá chegar com mais uns campeonatos no bolso, só para encurtar distâncias para aqueles artistas...

    Entretanto é preciso calma e cabeça fria !

    ResponderEliminar
  21. Ando revoltado!
    É a 1ª vez que aqui deixo um comentário, mas como este é um blog que acompanho diariamente e cujos artigos me dão grandeprazer ler, vou fazê-lo hoje.
    O clima é de crise, é certo! Desenganem-se aqueles que acreditam que ainda estamos no inicio do campeonato e nada está perdido. Por muito verdade que seja,não passam de ilusão de competitividade. Estamos jogar mal. Um coisa é ter azar, outra é ser roubado, mas uma OUTRA E FUNDAMENTAL é ver que este Porto não tem fio de jogo, não tem identidade táctica. É um avião sem piloto! Como é que é possível que seja o nosso ponta de lança a ter de vir fazer as tabelas ao meio campo e correr desmesuradamente até à zona de finalização?
    Como é possível ser o tomás Costa a nossa alternativa para lateral esquerdo? Como é possível a baixa de forma dos nossos jogadores com o campeonato a começar? como é possível que seja o raul Meireles o único Herói a limpar e montar o meio campo? vai chegar a dezembro todo roto.. Como é possível o c.rodriguez ser titular indiscutível sem nada ter feito para o merecer? (gostei muito de o termos fanado aos rabetas, mas o facto é que ele ainda não mostrou nada de extraordinário naquele que é o tribunal mais exigente do País). Como é possível que os nossos atacantes nunca recebam a a bola em velocidade e o nosso jogo passe tanto pela tabelinha do 'dá e vai buscar', facilmente anulável por quem vem jogar connosco nitidamente à defesa, como vêm todos? Como é possível as dispensas feitas? Dói-me na alma ver o ibson ser uma das principais estrelas do campeonato brasileiro, o Luis Aguiar (que jeito nos dava um nº10), o Renteria(será tão caro o preço a pagar por falhar de baliza aberta um golo ao SLBosta) não ter hipóteses de mostrar nada, o Alan (que já quase era da casa e sabia o que é ser campeão no FCP)ser posto fora, o Leandro Lima (outro 10, que estranho, pra nós que não temos nenhum)ser emprestado, entre outros casos de clara falta de planeamento.

    Perdoem-me os mais sensíveis, mas ando fodido com esta merda caralho!

    O jesualdo,treinador que soube ganhar pontos e respeito ao aceitar a nossa superioridade enquanto clube e organização, mas que não consegue fazer uma EQUIPA (assim mesmo, com letra grande), tem de ser posto fora, agradecido pelo que nos deu e pelo mérito que teve nesses feitos, mas posto fora. mandem vir alguém de dentro, alguém de quem nem consigamos pensar em falar mal, alguém que meta na cabeça destes mimados destes jogadore que estão no FCPorto, Clube centenário caracterizado por uma enorme garra e vontade de vencer, típicos da cidade Invicta onde têm a honra de ser considerados Heróis. Fodasssse, se eu agum dia me apanhava naquele relvado, de azul e branco às riscas vestido... podiam dizer o que quisessem, culpar-me por falta de talento, mas vontade de vencer não me faltava de certeza! E Honra, sim essa que tanta falta faz aqueles gajos! É uma questão de brio meus amigos portistas! é brio que lhes falta.

    Não sou de mandar abaixo, mas a situação é aflitiva. Mandem sair o Jesualdo, mandem vir o Domingos, o Sr. Jorge Costa, o Aloísio.. façam daqui uma equipa técnica que, mesmo que não ganhe puto este ano, ao menos forma uma equipa à Porto pros anos vindouros e nunca deixariam ninguém esquecer o orgulho e a felicidade que deve representar poder um dia ter vestida aquela camisola e entrar no estádio mais bonito do mundo, frente ao público mais exigente da Europa, na melhor equipa nacional e serem aplaudidos de pé por serem a melhor equipa em campo! Este hoje, á excepção de uma mão cheia, não têm noção disso.

    Digo eu, é trocar enquanto vamos a tempo, porque nada está perdido, mas é preciso mexer!!

    abraços

    ResponderEliminar
  22. Alguma coisa tem que ser feita relativamente a esses desmiolados que volta e meia, decidem avançar sobre os jogadores...Não só porque é duma brutalidade tão grande, como também é óbvio que não resolve coisa nenhuma...Com essas atitudes conduziram Paulo Assunção a Madrid e se reincidirem nestas arruaças, vão levar com eles o Lucho e o Lisandro...Isto é de uma parvoíce a toda a prova e convém que os responsáveis das claques ponham travão a esses energúmenos! -Para alguma coisa eles são e assumem-se como responsáveis!...Não adianta de nada pressionar qualquer jogador ou seja quem fôr, dá péssima imagem de quem o faz, da Cidade onde isto ocorre e do Clube onde vegetam tais pessoas...De resto a responsabilidade dos erros tem que ser assumida pelos maiores dirigentes do Clube e não pela massa associativa...Esta só deve contestar dentro das regras e das normas estabelecidas e não com arruaças e argumentos brutais que só denigrem as pessoas que estão ligadas de algum modo ao Clube!...Quem gostar do Clube deve denunciar estes bandidos!...

    ResponderEliminar
  23. "Pessimismo sustentado
    JORGE MAIA

    Por norma, sou um optimista. Ora, a diferença entre um optimista e um pessimista é que o primeiro acredita que vivemos no melhor de todos os mundos possíveis e o segundo teme que isso seja verdade. Pois bem, mesmo eu, que por norma sou um optimista, não consigo evitar uma razoável dose de pessimismo em relação a este FC Porto. O problema é que os últimos jogos tornam mais ou menos inevitável admitir que este FC Porto que perde com o Dínamo de Kiev e com o Leixões no Dragão seja mesmo o melhor de todos os FC Portos possíveis neste momento. O que é uma péssima notícia para os portistas. A verdade é que faltam opções no ataque para a ocasional desinspiração do sempre esforçado Lisandro, faltam alternativas para o cansaço de Lucho no meio-campo, escasseiam opções para as faixas laterais na defesa e nem sequer parece existir um processo de jogo definido, capaz de disfarçar qualquer destes problemas. Entretanto, o calendário reserva mais um par de jogos decisivos ao virar da próxima esquina. Para bem ou para o mal, Kiev e Alvalade vão decidir muito do futuro próximo do FC Porto."

    -Acho que este comentário de Jorge Maia está muito bem enquadrado com a realidade actual do PORTO.Vamos esperar para ver como reagem os elementos da equipa.Naval, Alvalade e Kiev são jogos fulcrais para avaliar em definitivo as capacidades de gestão da Crise.

    ResponderEliminar
  24. Estive a tentar esmiuçar melhor as notícias sobre as alegadas agressões sobre jogadores do Porto...O que consegui foi a certeza que Rodriguez foi realmente molestado com insultos e o seu carro apedrejado por um adepto -notícias do CM e Record- quanto ao Lisandro terá sido também insultado mas ele e outros jogadores, acabaram por sair dos seus carros e estabeleceram dialogo com os adeptos...Rodriguez terá perseguido o adepto que lhe apedrejou a viatura...Isto foi o que consegui obter nos OCS que mencionei e que são normalmente muito cáusticos para nós!...
    Nada disto invalida o que antes afirmei, não podemos aceitar que alguns trogloditas -na maior parte jovens inconscientes- se achem no direito de molestar seja quem fôr...A PSP tem que actuar, este é um nítido caso de Ordem Pública!

    ResponderEliminar
  25. Boas
    Não sei se já verificaram que quêm informa os jogadores do que vão fazer para dentro do terreno, é o Zézé.
    Será que o homem lhes passa bem as indicações?

    Estive a ver novamente o jogo de sábado, e dei conta que o Juju e Zézé, se entretinham nuna amena cavaqueira, antes de tomarem a decisão sábia, de trocar o Tomás da esquerda para a direita.

    Depois disto, percebo agora porque o Azenha foi embora.

    Para mim, o que está a faltar no meio disto tudo é o Azenha.

    Este estava mais perto dos jogadores, e treinava individualmente com estes corrigindo o seu posicionamento/dificuldades. Os jogadores tinham mais carinho e confiança em Azenha.
    Por outro lado, Azenha, estava a ser mais acarinhado pela Sad/Presidente, e Juju, foi-se apagando junto dos jogadores e mesmo de alguns elementos da SAD.

    Resultado,
    Mal o Treinador revogou o seu contracto exigiu ao presidente novo adjunto, de modo a poder assegurar o seu protagonismo. Azar o nosso. Ter alguêm que diz amem, e que sinceramente só fez borradas por locais que passou dá nisto.

    Confusão táctica e confusão na fluência de jogo.

    O mais caricato é verificar o C.Rodrigues encostado à linha tentando fazer de Quaresma, procurando o 1 para 1, ou como foi no Leixões o 1-2. Resultado. Falhou sempre.
    Só quando Tomás, apareceu na esquerda e metia as bolas rápidas para a corrida de C.Rodrigues ou do Lisandro, é que o FCP ganhou aos defesas direitos do Leixões.

    Por isso, e na minha modesta opinião, Jesualdo chegou ao fim da linha por culpa própria ao contractar Zézé.

    Nada disto é novidade, pois aconteceu o mesmo em Braga, quando Jesualdo se afastou de Rui Águas.

    Ter alguêm que nos diz sempre amem, conduz como aconteceu ao outro... " O Rei vai nú, e só ele não o vê"

    PS: Agressões a jogadores ou funcionários do FCP,quaisquer que sejam, deviam ser combatidas pelo FCP até às ultimas consequências.

    ResponderEliminar
  26. Três idéias mais importantes:

    1 - A nossa equipa está realmente a jogar mal! Não há idéias, não se faz pressão, os jogadores parecem estar muito mal fisicamente e o treinador dá a sensação de estar completamente à deriva quer nas escolhas que faz, quer nas soluções tácticas que escolhe quer ainda nas substituições que promove! Ainda no jogo com o Leixões, ao retirar de campo o Sapunaru para meter o Mariano, acabou com a equipa que, naquele momento, parecia melhor e tinha acabado de empatar! Será que é a falta de Carlos Azenha?


    2 - Seja o que for que aconteça na equipa, nada justifica o comportamento selvagem duns idiotas que vão agredir jogadores! Para além de serem selvagens e acharem que a lei da selva é que rege a sociedade, dão mau nome ao clube e à cidade! Não são admissíveis! Mas, e é com grande pena que o digo, ao nível deles estão so dirigentes da SAD do FC Porto que nem uma palavra vieram dizer para condenar esses actos! Inadmissível!

    3- Importa ter muita calma na hora de fazer apreciações sobre jogadores, sobretudo sobre aqueles que chegaram este ano! No passado, muitos juízoz apressados e errados levaram a péssimos negócios e a perder-se excelentes futebolistas! Pior ainda quando se trata de sul americanos que, muitas vezes, só conseguem render no segundo ano! E se quisermos ser honestos, teríamos de perceber que antes de dizer que o Sapunaru, o Tomás Costa e outros não têm categoria para jogar no Porto, teríamos de dizer o mesmo sobre o Lucho Gonzalez e outros que nem parecem saber jogar futebol!

    Saudações portistas!

    ResponderEliminar
  27. Temos de manter a calma porque nestas alturas diz-se de tudo, até parece que os nossos rivais estão na maior pelos jogos de ontem não sei qual o melhor, quanto a rumores vai se dizer coisas bem piores PORTO SEMPRE nas vitorias e nas derrotas
    Abraço

    ResponderEliminar
  28. Temos de manter a calma porque nestas alturas diz-se de tudo, até parece que os nossos rivais estão na maior pelos jogos de ontem não sei qual o melhor, quanto a rumores vai se dizer coisas bem piores PORTO SEMPRE nas vitorias e nas derrotas
    Abraço

    ResponderEliminar
  29. Acabei de vêr o Braga -Estrela

    Dizer que o Luis Aguiar não tinha lugar nesta equipa do FCP, é de rir até não poder mais.

    Mais uma do ganda mestre.

    OK! Vamos com calma e serenidade.

    Pode ser que agora que chegou o inverno e as 1ªs chuvas, a coisa vire a 180ª.


    Acima de tudo, FCP sempre.

    ResponderEliminar
  30. As constantes interrupções dos campeonatos também tem permitido que as ditas equipas fracas, tenham mais dias para recuperar os poucos bons jogadores que têm nos seus planteis, e se apresentem com bons indices físicos.

    Caso não houvesse tanta interrupção, o numero de jogadores existentes nos planteis dos 3 grandes já tinham feito efeito à 6 jornada.

    Este campeonato vai ser muito mais renhido devido a esse efeito.
    Se o FCP não souber tirar partido dos seus 25 atletas, está tramado.

    Como Jesualdo joga sempre com os mesmos, vai ser díficil ultrapassar equipas ditas mais frágeis, que não tem jogadores a deslocarem-se a selecções ou competições europeias.

    Ou muda a sua gestão e motiva os jogadores ditos de reserva, ou então está mesmo perdido.

    Nesta altura do campeonato já deveria ter 2 equipas tipo que lhe permitisse utilizar 2 jogadores por cada posição, jogando o que estivesse em melhor condição física.

    Muitos treinadores utilizam as famosas substituições aos 60 minutos de jogo, para poupar alguns dos jogadores que vão ser mais utilizados durante a êpoca.

    Permite que os mesmos tenham ritmo competitivo e não deixando a equipa nos inícios dos jogos sem as suas referências habituais, mas que ao fim de 3 jogos no fundo só tenham feito 2 e meio.

    Jesualdo ao mudar constantemente jogadores a prefazerem várias posições, transporta a desorganização para o sistema, e não consegue estabilizar os jogadores e nem tirar partido dos indices físicos para ganhar jogos.

    Felizmente os outros da 2ª circular estão a fazer o mesmo, o que ainda me deixa com algumas esperanças de ser campeão.

    Quem acordar primeiro para a resolução desta situação ganha o campeonato.

    ResponderEliminar
  31. Como é que é possível que à sexta jornada alguns jogadores já andem cansados? Aí não há desculpas. O problema é da preparação física e do treinador que é o responsável pela equipa técnica.

    Também me parece que deve haver mais calma na apreciação de alguns jogadores como Rolando, Fernando, Sapu e Tommy. Rolando já deveria ter dado lugar à maior experiência de P.Emanuel. Fernando, Sapu e Tommy parecem-me claramente jogadores com grande margem de progressão. Tommy, por exemplo, tem sido o mais sacrificado pelo palhaço do banco pois quase só não jogou a guarda-redes.

    No entanto, há ali jogadores que já perderam o prazo de validade: Benitez, Bolatti, Mariano ou Farias (curiosamente 4 argentinos) são casos completamente perdidos. O Mariano jogou praticamente todos os jogos no ano passado e neste ano e o que se vê é muito mau.

    Se pensarmos que dispensamos sem apelo nem agravo o Ibson (magnífico jogador), o Pitbull (a época passada no Setúbal não merecia uma oportunidade?) e até o Alan, o Vieirinha, o Paulo Machado e o Bruno Moraes. Ainda temos lá o Adriano que foi importantíssimo nos 2 primeiros campeonatos do TRI e agora é um proscrito.

    Para aumentar este desânimo aparecem os energúmenos que se dizem adeptos mas que devem é ser adeptos dos GAYvotas a tentarem aumentar o desespero no Porto.

    Na SAD está tudo calado que nem ratos. Será que estão cá ou estarão a estourar dinheiro do clube em mais observações na Argentina? Para que raio serve um assessor de comunicação se não diz uma palavra nem que fosse para nos alegrar com piadas como as do pateta do Saddam.

    ResponderEliminar
  32. Amigo RCBC,

    Sinceramente, penso que este teu excerto final que aqui transcrevo, diz tudo ou quase tudo do nosso momento actual:

    "... É que já não basta a falta de classe intrínseca de alguns jogadores, agora só falta que aqueles realmente bons comecem a jogar mal..."

    Vamos acreditar que em breve, muito em breve, regressemos à (nossa) normalidade.

    Vamos acreditar!!

    ResponderEliminar