25 outubro, 2008

Quem ganha aos do Mar… não perde o lugar!

Sabia-se que o inicio de temporada remetia os azuis-e-brancos para um inicio de temporada de fogo, um ciclo infernal com inicio e términus com leões (Supertaça e Alvalade à 5ª jornada), de permeio, visita à Luz e os embates iniciais para a elitista Champions.

Desde logo um aviso, este blog não me compromete com qualquer conduta ou linha editorial, não sou seguidista da SAD Azul, nem tão pouco faço apologia defensiva do técnico que comanda as tropas. Factos são factos, e sem qualquer tipo de redundância ou demagogia barata, a verdade dos mesmos diz-me que por entre as dúvidas que pairam sobre os Dragão, os azuis-e-brancos concluíram em Alvalade esse ciclo inicial, sem distinção, mas líderes!!!

Depois de mil e muitos dias na liderança (1007 mais precisamente), perdida às mãos das gayvotas, e de uma exibição com laivos de provincianismo bacoco e rebuscado que já não usamos, o espectro da debacle psicológica, lançou-nos para traumas, fantasmas antigos, um inferno com expoente máximo em Londres, mas que muitos conotavam como exibições próprias de uma equipa em reconstrução. Os assobios ecoam e no cômputo geral ninguém confere grande margem de aprovação, coroando mesmo esta síntese, como um Dragão intermitente e de arranque soluçante. Diria por fim que se o plantel portista e o seu futebol pudessem ser comparados a uma orquestra, o público pediria que ao tom se subisse uma oitava.

Permitam-me que volte umas linhas atrás, a liderança, não a que parece desvanecida nas mãos de Pinto da Costa, Jesualdo e outros que tais, mas à liderança da Liga Sagres…

A sexta jornada do campeonato nacional trás ao anfiteatro portista o conjunto Leixonense, um dos “culpados” pelo facto de os azuis-e-brancos encabeçarem a tabela classificativa, surpreendentemente distam do topo e inerentemente do seu anfitrião um pontinho. Sábado, o FC Porto procura manter a liderança e se possível cavar a distância para os principais opositores, não descurando nunca que o seu contendor em caso de vitória arrebata por mérito próprio aquilo que deixou às mãos do Dragão na pretérita jornada.

Sobram estórias e factos históricos a rodear estes embates, separados por uma dezena de quilómetros, os vizinhos do outro lado da VCI, só por uma ocasião lograram vencer os da casa a contar para o nacional, em vinte e três confrontos a margem dessa derrota só por mais uma vez levaram pontos, contudo não haverá por certo nenhum adepto das muy nobres cores azuis-e-brancas que não lembre o amargo de boca que foi a derrota em pleno estádio das Antas na final da Taça de Portugal de 60/61.

São ancestrais rivalidades, tamanhas que em tempos idos refutavam terminantemente qualquer hipótese de transferência de jogadores entre os emblemas em questão. Hoje em dia, o cenário é bem menos hostil, e muitos são os que fazem a viagem em sentido inverso (Diogo Valente, Ezequias, Vieirinha, Paulo Machado, etc…), só para relembrar os mais recentes.

Futebolisticamente, este Leixões é hoje bem diferente da equipa que foi bombo da festa no Torneio Cidade de Braga, depois do arranque em falso na Liga, não mais pararam de somar pontos, são um dos conjuntos com melhor registo de vitórias fora, ainda que com parca produtividade ofensiva atestada por uma média de 1,4 golos marcados, ainda que decorridas uma mão cheia de jornadas sejam também das que melhores argumentos futebolísticos apresente.

Comandados por José Mota, um técnico experiente, matreiro e bastante astuto, um dos que estuda bem os adversários, que incute grande rigor táctico e arreganho na disputa de cada metro quadrado do campo, um meticuloso do futebol obreiro que prima na hora de manietar os transportadores de bola dos adversários deixando-os envoltos numa qualquer camisa-de-forças que por vezes só a muito custo conseguem desenvencilhar-se.

Com substanciais mexidas no plantel, os artificies deste surpreendente arranque têm nome, Wesley, Braga, Zé Manuel, Beto e Bruno China, são aqueles que mais sobressaem no esquema de jogo do técnico matosinhense, equipa que vende caro qualquer resultado, que não abdica dos seus princípios e procura discutir o domínio de jogo, o filme do jogo está feito na cabeça de José Mota. O guardião dos “sardinheiros” atirou no pós jogo frente ao emblema benfiquista que “vamos ao Dragão para ganhar” (espero que seja só experiência), fica apesar de tudo dado o mote para o que muitos apelidam de assalto à liderança.

A viver dias difíceis, abertas as portas de novo eleante e inegável ciclo de alto calibre competitivo, os azuis-e-brancos socorrem-se uma vez mais do panorama interno para sarar e lamber as feridas abertas pela vaga de frio vinda dos confins da Europa comunista, adensando e carregando ainda mas o rol de dúvidas que pairam sob o Dragão.

A convocatória mostra Nuno de pedra e cal na guarda da baliza, a surpresa fica para nova exclusão de Helton e para Tarik, preterido em detrimento de Candeias, os eleitos mostram ainda o que a ressaca europeia deixava antever, Fucile não recuperou ficando a lateral esquerda entregue a Lino.

Urge reagir ao mau momento. No futebol como em outras tantas situações tempo é coisa que falta, e quando não se ganha esse tempo parece ainda mais efémero, curiosamente ou talvez não Bruno Alves saiu a terreiro e na press release alinhou pelo mesmo diapasão de Pedro Emanuel (capitão) e do timoneiro Jesualdo, de peito oferecido às balas foi dirimindo argumentos, justificando a pobreza das exibições com adaptação e com a dificuldade de percepção por parte dos “novos” do que é jogar à Porto e no Porto.

Ainda que de bom grado dê o beneficio da dúvida a um dos poucos que encarna na perfeição a mística azul e branca, fica difícil perceber porque vivem os onzes apresentados pelo Prof. Jesualdo Ferreira, constantes mutações???

Para hoje, para além da vitória, defesa e consolidação da liderança, limpeza da imagem, põe-se as habituais dúvidas tácticas da estrutura de jogo do Dragão... Mariano ou Tomás Costa???

O primeiro demasiado intermitente apesar da sua abnegação pouco ou nada empresta ao carrossel portista que se quer para o centro do terreno, inconsequente nos duelos individuais, não me admira que o argentino Tommy espreite a titularidade, ele que não sendo a solução milagrosa para o desbloqueio do futebol azul, é a meu ver um jogador que acaba por encher o campo, com influência capital em quase todos os sectores de jogo dos Dragões. Jogando sobre a direita não só protege o verde Sapunaru das investidas adversárias, como consolida o meio campo permitindo movimentos de quatro médios, que a nova dinâmica do 4x3x3 configura. O jogador alvi celeste empresta ao jogo uma energia positiva, oferecendo a Lucho, em nítida decadência física, a muleta para a capacidade de progressão em toques curtos, permitindo ao compatriota alguma poupança de esforços em fase defensiva.

Com a extrema-direita órfã de um desequilibrador, Tommy consegue ainda aparecer com algum preceito e qualidade por essa faixa, arrancando com alguma capacidade e qualidade cruzamentos que fazem perigar os últimos redutos adversários, à falta de melhor ou salvo as contingências propiciadas por Jesualdo e seus devaneios, medos e receios, esta oferece-se-me como a melhor e óbvia opção. A hipótese esta pelo menos desenhada com naturais e visíveis resultados profícuos, merecendo que se equacione tal desiderato.

Com evidentes dificuldades nas laterais, e subsequentes danos colaterais no resto da manobra, já tudo foi dito sobre a quem só resta a possibilidade de melhorar, já todos vimos que aqueles que saíram não foram esquecidos, mas também não me incluam no peditório para profetas da desgraça.

Este não é o FC Porto que me habituei a ver jogar, sobretudo ao nível da qualidade de futebol, mas para os mais esquecidos ou de memória menos afoita, no ano passado por esta mesma altura discutíamos não derrotas, felizmente, mas qualidade de jogo, disfarçada apenas pelos golos de Lisandro. Este ano, as ditas molduras de ferro teimam em minguar o espaço existente na quadratura desenhada pela mesmas, obliterando a que o Dragão volte a sorrir, confinando que as dúvidas sejam tamanhas que se debitem de enxurrada até fazer um mar.

Se o tempo é de maré baza e estes são mares nunca d’antes navegados, ganhar é mesmo o melhor remédio, a terapêutica aconselha que se usem os mesmo que nos fazem sofrer, tal qual uma vacina feita a base de inocular o próprio vírus para que o organismo produza os aconselhados anti-corpos, como tal a excepção da alteração preconizada de argentinos, alvitrada em parágrafos anteriores, os escalonados deverão ser Nuno, Sapunaru, Bruno Alves, Rolando, Lino e Fernando, Meireles, Rodriguez, Lucho, Tommy e Lisandro, porque a visita dos homens do mar, deve ser encarada com a mesma classe, astúcia e argúcia com que nos brindará o Amigo Paulo Pereira no seu esmiuçar das incidências do jogo.

LISTA DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Nuno e Ventura.
Defesas: Sapunaru, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Rolando e Lino.
Médios: Fernando, Guarín, Raul Meireles, Lucho e Tomás Costa.
Avançados: Cristian Rodriguez, Farias, Hulk, Lisandro, Mariano Gonzalez e Candeias.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

36 comentários:

  1. Não compreendo a embirração com o Tarik.Agora também vão dizer que é do Ramadão?

    ResponderEliminar
  2. Não deve haver nenhuma embirraçãom com o Tarik, parece-me.

    Os indices físicos do marroquino é que ainda não devem ser os melhores. E, depois dos minutos frente ao Dínamo, será bem possível que ele se tenha ressentido de algum esforço. Atendendo a que vem aó novo e exigente ciclo, com 3 deslocações consecutivas, parece-me razoável que Jesualdo o tenha poupado a esforços nesta fase de recuperação do calvário.

    ResponderEliminar
  3. Em realação ao jogo de hoje, o único resultado viável será a vitória. Teremos pela frente um contendor que nos colocará enormes dificuldades, mas jogando no Dragão teremos uma oportunidade soberana de continuar no 1º lugar. E isso será um excelente tónico para ultrapassar a depressão provocada por novo desaire na Champions...

    A única mexida deverá mesmo acontecerno lado direito, com a troca previsível de Mariano por Tomas Costa, inexplicavelmente relegado para o banco de suplentes frente ao Dínamo Kiev.

    O professor poderia, quiçá, ser um bocainho mais atrevido, trocando Fernando por Meireles, bem mais dinâmico na função de pivot defensivo, optando pela entrada de Hulk para a linha da frente, companhia ideal de Lisandro, deixando os flancos entregues a Rodriguez e T.Costa.

    ResponderEliminar
  4. Á partida deve de ser um jogo dificil mas estou confiante na victoria. Espero que o matador da epoca passada apareça já neste jogo, não podemos ccontinuar a falhar tantos golos.

    Força Porto.

    ResponderEliminar
  5. Eu julgo q o Hulk a jogar tem q ser no meio e sozinho pq senão até se estorvam. Lisandro pela direita e Rodriguez pela esquerda. No meio campo meireles, lucho e fernando (ou tomás).

    ResponderEliminar
  6. Jesualdo Ferreira disse:
    «Provavelmente, se estivesse na bancada também assobiava.»

    Se estivesses na bancada, levavas com um barrote nos cornos e acabava-se o pio, quanto mais o assobio. Nem tempo tinhas para soltar um "ai".

    ResponderEliminar
  7. Para mim, o Jesualdo já perdeu a noção do que anda a fazer. Perdeu-se no seu próprio labirinto de contradições. Anda às escuras e às apapaldelas. Não consegue encontrar a saída e como anda perdido, arrasta consigo a equipa. Nesta altura da época, já devíamos ter uma equipa.

    ResponderEliminar
  8. Não tenham dúvidas. Vamos levar com este palhaço do Jesualdo até ao fim da época, a não ser que no campeonato atinjamos o descalabro a ponto de ficarmos irremediavelmente atrasados na tabela - algo que duvido, porque os burros de lisboa também vão perder muitos pontos - e a contestação ao treinador seja tão grande que obrigue o Pinto da Costa a demiti-lo. De outra forma, se as coisas continuarem tal como estão, o "El Presidente" não o vai deixar cair a não ser que a contestação caia toda sobre ele. Aí, o Pinto da Costa, para salvar a própria pele, vai entregar o Jesualdo em sacrifício aos adeptos, tal como fez com o Octávio.

    Não perca os próximos capítulos desta trama, num estádio perto de si. Quem se salvará? Quem vai trair quem? Quem vai ser queimado?

    ResponderEliminar
  9. O meu "medo" é que ainda consigamos, apesar de tudo, ser campeões este ano e assim termos que levar com este prof. sabe-se lá até quando...Continuariamos então, a ter um Porto "amordaçado" e sem nivel europeu, provocando aqui e ali risotas em alguns treinadores nossos adversários.Alguem duvida que este não seria o cenário?( Começo mesmo a acreditar que este Jesualdo foi o melhor treinador que alguma vez podia "cair" na SAD )

    ResponderEliminar
  10. Só gostaria de saber porque o Hulk e Sektioui não jogam?

    ResponderEliminar
  11. Meus caros ...
    vamos ter contenção, parecemos os gajos dos benfas que imolaram o F. Santos logo à primeira contrariedade..
    As chicotadas não são boa ideia, praticamente nada mudam.
    Jesualdo não tem andado bem mas vamos à frente do campeonato e não, não temos gente para a Europa, isso não há que iludir.Culpa de treinador? da sad?... não sei ... nem agora interessa muito.
    Por isso deixem-se de merdas e apoiem a equipa e o treinador, senão nada feito.
    E quero ser tetra este ano com Jesualdo, depois logo se vê.
    Sem medo mas com o desejo de PORTISTA que sou.

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Até há referência a Camões !

    É bom não perder pontos em casa.

    Vou ver se posso ver o jogo !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. Futebol (juniores):

    Porto-3-Ac.Coimbra-1

    Basquetebol (estive lá):

    Porto-74-Vagos-79.

    Mau demais para ser verdade...

    ResponderEliminar
  14. pela rádio:
    a 5 min. do fim

    Porto-5-viana-1 (hóquei)

    é sempre a abrir:)

    ResponderEliminar
  15. agora vou para o dragão:)até logo!

    ResponderEliminar
  16. Dasse...perdemos com o Vagos em basquetebol??????????Em casa??????????

    ResponderEliminar
  17. Este Lino e o Nuno. Nossa senhora!!!

    Min. 4:
    FC Porto 0-1 Leixões

    Parecem bandos de pardais à solta
    Os putos, os putos
    São como índios, capitães da malta
    Os putos, os putos

    ResponderEliminar
  18. O império dos frangos continua a reinar.

    Nuno = Helton II

    Pressão, muita pressão.

    ResponderEliminar
  19. Alguém no Dragão que lembre ao Lino que ele é defesa lateral, e não o buraco do ozono.

    ResponderEliminar
  20. Nem para marcar cantos serve. Irra para o tipo.

    ResponderEliminar
  21. O lado esquerdo do FC Porto parece a Via Verde. O "portageiro" Lino nunca está lá. O Jesua está no banco a fazer o quê?

    ResponderEliminar
  22. Deve estar na bancada a assobiar a si próprio.

    ResponderEliminar
  23. Incrível, a forma como a equipa perde a bola facilmente. Parecem amadores.

    Como diria Lord Vader: «Impressive»

    ResponderEliminar
  24. Min. 29:
    FC Porto 0-2 Leixões

    Está bonito, está.

    As bancadas assobiam e o Jesua também.

    ResponderEliminar
  25. Min. 35:

    FC Porto 1-2 Leixões

    Golo de Lucho (GP)

    A única coisa de jeito que fez até agora.

    ResponderEliminar
  26. Intervalo:

    FC Porto 1-2 Leixões

    Exibição fraca da equipa. Forte pressão nos últimos 25 min., mas sem soluções.

    Esta época vai ser mesmo problemática.

    ResponderEliminar
  27. Ainda bem que eu tinha o «disappointments shield» à prova de de Jesualdo ligado. Está cá dar um jeitaço.

    Percebes agora, Heliantia?

    ResponderEliminar
  28. Min. 60:

    FC Porto 2-2 Leixões

    Golo de Lisandro. Finalmente, começa a manda-las lá para dentro. Bravo.

    E Lucho continua a perder bolas e a alhear-se das jogadas. Que pasa, hombre?!

    Vai entrar Mariano. As coisas só devem piorar.

    ResponderEliminar
  29. Min. 64:

    Finalmente, saiu o Sapunaru. Jogo muito fraco.

    ResponderEliminar
  30. Min. 66:

    Golo mal anulado ao Leixões e grande oportunidade de Lisandro. Jogo frenético nesta altura.

    ResponderEliminar
  31. Min. 74:

    Sai Rodriguez e entra Farias. Rodriguez continua uma nulidade. Ainda não justificou a "pasta" que ganha.

    ResponderEliminar
  32. Min. 78:

    FC Porto 2-3 Leixões

    Cada tiro, cada melro.

    Não há condições.

    Hallo, hallo, Jesualdo. Auf Wiedersehen.

    ResponderEliminar
  33. Min. 88:

    Não sei porquê, mas isto está-me a lembrar a época de 2004/05.

    ResponderEliminar
  34. Min. 90:

    Lembram-se de eu ter dito que com a entrada do Mariano, as coisas só devem piorar? Touché.

    ResponderEliminar
  35. Resultado Final:

    FC Porto 2-3 Leixões

    Vitória merecida do Leixões. Uma exibição do FC Porto inqualificável. É o que temos. A saga continua.

    Permitam-me que vos relembras estas minhas «sôbreas» palavras:

    «Não tenham dúvidas. Vamos levar com este palhaço do Jesualdo até ao fim da época, a não ser que no campeonato atinjamos o descalabro a ponto de ficarmos irremediavelmente atrasados na tabela - algo que duvido, porque os burros de lisboa também vão perder muitos pontos - e a contestação ao treinador seja tão grande que obrigue o Pinto da Costa a demiti-lo. De outra forma, se as coisas continuarem tal como estão, o "El Presidente" não o vai deixar cair a não ser que a contestação caia toda sobre ele. Aí, o Pinto da Costa, para salvar a própria pele, vai entregar o Jesualdo em sacrifício aos adeptos, tal como fez com o Octávio.

    Não perca os próximos capítulos desta trama, num estádio perto de si. Quem se salvará? Quem vai trair quem? Quem vai ser queimado?»

    ResponderEliminar