28 outubro, 2008

Vá ver o hóquei, senhor Jesualdo!

PONTO PRÉVIO: Esta crónica dedicada às «outras» modalidades nada tem a ganhar com incursões ao mundo futebolístico porque dessa forma perderei sempre algum espaço que poderia ser aproveitado para enaltecer as grandes vitórias do nosso hóquei em patins, por exemplo. Desta feita, porém, não resisto:

    Entro no Dragão confiante, ou pelo menos, moderadamente confiante. É chegada a altura de esquecer o desaire europeu e defender a liderança da competição interna. O jogo começa mal, a (falta de) atitude defensiva da equipa incomoda-me seriamente. Há um homem no banco que devia ser o nosso líder, que está de braços cruzados em pé, de rosto fechado não escondendo uma postura de quem não sabe o que fazer.

    No regresso ao relvado, os jogadores abraçam-se no túnel, entram com garra e atitude e Lisandro faz explodir a multidão. Começo a cantar e a acreditar num final feliz. No banco, observo a dupla Juju/Zezé falando ao ouvido um do outro. Entra Mariano para defesa esquerdo! A minha alma fica parva e começo a ter suores frios. O Leixões vê «a caixa de pandora» abrir-se, assim de forma descarada, e cria pânico bem antes do decisivo golo. Mas no banco da casa, a escuridão é geral. Estava pouco depois consumada mais uma derrota pela mão do triste e deprimente treinador do Porto. Já não bastava a contribuição decisiva para a derrota Europeia eis que o iluminado Juju assassina mais uma esperança de vitória.

    Acaba o jogo e com as forças que ainda me restam, saio do Estádio conformado. Observo, contudo, a minha gente, triste, revoltada, envergonhada. É isto que mais me doi, é ver o quanto sofre esta gente pelo clube. A nau está prestes a bater no fundo. E anda muita gente a enfiar a cabeça na areia.

    Há situações que já deveriam ter determinado uma decisão radical, este Porto anedótico a nível europeu, este Porto vulgar na competição interna, a equipa que está sempre em construção e sempre a crescer (em golos sofridos, só pode), que perder por 1 ou por 4 é igual, que não morreu ninguém, que nada é trágico, que por pressão dos adeptos se muda um guarda-redes em que se confiou nos últimos 2 anos, que dá o aval para se contratar um Benitez, um Lino, que coloca Tarik a ponta de lança, Mariano a defesa esquerdo, que puxa um jogador da intercalar para titular e vice-versa, criando instabilidade emocional nos jogadores, que assiste impávido e sereno a grupinhos que se criam na equipa e que determinam até que se passe mais a bola a «este» do que a «outro» jogador.

    É tudo muito simples: a incompetência estalou, o rumo perdeu-se e não se sabe o que fazer. E a nau vai-se afundando. Haverá coragem para se inverter tudo isto? Haverá coragem para a mudança?

    Disse em tempos que o Porto ia ser TETRA, apesar de Jesualdo, mas, muito sinceramente, já não sei se isso será possível... respeito a pessoa de Jesualdo, mas como treinador é pouco mais que sofrível. Há matéria prima para chegar ao sucesso, urge encontrar quem dê conta do recado.
Franklim Pais, o nosso treinador de hóquei em patins, tem jogadores lesionados, outros castigados mas o seu discurso só fala em ambição, em sede de vitórias e isso vai passando para dentro do ringue onde a nossa equipa até os «come». Não há discursos a falar de condicionalismos, de equipas em construção, não há discursos deprimentes, derrotistas!!! Este sábado deram 6 a uma Juventude de Viana que se assume candidata ao título. A verdade é que no hóquei temos um líder. E estamos a crescer, sim, mas em vitórias!

Nas camadas jovens do futebol, o FC Porto teve um fim de semana em cheio, ganhando em casa à Académica em juniores e juvenis (3-1 e 3-0), ganhando também nos iniciados (3-0 em Freamunde).

FC Porto com muito trabalho de casa por fazer
(1º Benfica - 10 pts/5 jgs; 2º CAB - 10 pts/5 jgs; 8º FC PORTO - 6 pts/4 jgs)
  • FC Porto, 74 - AD Vagos, 79
Em Matosinhos, os pupilos de Júlio Matos perderam pela primeira vez em casa. E perderam bem. A equipa acusa a falta de jogadores importantes, há outros limitados a terem que jogar, mas mesmo assim em termos defensivos houve falta de aplicação. Quando 2 jogadores do adversário fazem quase os pontos todos é porque do outro lado andava muita gente a dormir. Gostei dos 2 americanos, Martin (23 pts) e Burns (17 pts), já quanto ao mais recente, Bailey, não deu para ver grande coisa, jogou pouco tempo e ainda tem poucos treinos com a equipa. No final do jogo e à saída do pavilhão, eu e o Amigo Vila Pouca estávamos longe de imaginar que aquele horrível sábado ainda estava agora a começar...

Dois reparos. O primeiro para Marçal (21 pts); é escusada a troca de galhardetes sistemática com o técnico Júlio Matos, só o prejudica em termos de concentração; o 2º reparo para Júlio Matos; não gosto de treinadores sentados no banco o jogo todo, pareceu sempre conformado com o que acabou por suceder. Vamos lá unir o grupo que quando estiverem todos operacionais tudo é possível.

FC Porto arrasa um assumido candidato ao título
(1º FC PORTO - 10 pts/4 jgs; 2º Oliveirense - 10 pts/4 jgs; 3º Benfica - 7 pts/4 jgs )

  • FC Porto, 6 - Juventude de Viana, 1
Em Fânzeres, onde esteve o Estilhaço (ver fotos e vídeo), o FC Porto arrasou com uma Juventude de Viana, esta época uma das principais concorrentes dos Portistas. Caio (2), Jorge Silva, André Azevedo, Ricardo Figueira e Reinaldo Ventura marcaram os golos do FC Porto. Ao intervalo já ganhávamos por 3-1 e até deu para Reinaldo Ventura entrar na parte final ainda muito limitado, mas a tempo de fazer um golo.

Grande jogo, grande espírito de luta desta equipa liderada por Franklim Pais que já não contou com Emanuel Garcia expulso (levou 4 jogos) em Braga na 4ª feira (empate a 4 com golos de E.Garcia-2, Caio e J.Silva).

O FC Porto volta a jogar já amanhã em casa, outra vez (a pedido da Oliveirense) e depois no sábado há um escaldante FC Porto - SL Benfica em Fânzeres (em princípio lá estarei) e com transmissão na RTP2. Este sábado os encarnados escorregaram ao empatarem em Porto Santo a 3 golos.

  • Caio (Ricardo Oliveira)
O hoquista do FC Porto Caio (na foto acima) merece este destaque pelas duas boas exibições em Braga e sábado em Fânzeres com 3 golos no somatório dessas duas partidas além de outras jogadas notáveis de quem respira hóquei da cabeça aos pés. Em grande nível também esteve Edo Bosch e Jorge Silva com aquele seu precioso golo em Braga a 44 segundos do fim.

No andebol, Eduardo Filipe com 13 golos ao Sporting (post de 5ª feira) foi peça fundamental no empate obtido fora de portas, enquanto no basquetebol, Kevin Martin foi o MVP da partida com 23 pts e 12 ressaltos.

Saudações Portistas,
Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

41 comentários:

  1. Não acrescento nada á crónica do Lucho. Ou melhor, acrescento, que já vejo o Basquetebol do F.C.Porto há muitos anos e nunca vi uma equipa tão fraca. Certo que faltam dois jogadores importantes - J.Figueiredo e P.Cunha -, mas mesmo assim era posível fazer mais e melhor. No Andebol, está a falhar qualquer coisa e não é só desta época: como é possivel, adquirir vantagens substanciais - no último jogo contra o Sporting, foram 9 golos já a meio da 2ª parte - e perder o jogo?
    É como diz o Lucho, vão ao Hóquei, inspirem-se no Hóquei, vejam a garra e a alma daquela equipa, quem sabe, não passam a melhorar as prestações.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. A força que fazia a diferença no FCP, está a desaparecer.

    A força mental e psicologica conforme se vê no hoquei não existe nas outras modalidades.
    Franklim viveu os anos oitenta no FCP, que foram os anos de grande afirmação do espírito do Dragão.

    Nas outras modalidades isso não existe, e à primeira contrariadade, as equipas não tem estaleca mental para aguentar, o antes torcer que quebrar.

    Há que deixar um João Pinto, Rui Barros ou Frasco,ou mesmo o Gomes terem algum protagonismo.

    Se isso fosse possivel, de certeza que voltava a mística que já se foi.

    Jesualdo ...RUA com os discursos de meia tigela. Queremos vencedores e discursos de ambição.

    ResponderEliminar
  3. Só quero dizer que o conteúdo inicial desta crónica foi provocado pelas sistemáticas desilusões dos últimos tempos. Aguentei muito tempo, senhor Jesualdo, contrariado mas aguentei, aguentei-o quase 2 anos e meio. E, se calhar vou levar consigo até ao final da época, ou até lhe renovam o contrato. Se assim for continuarei sempre a sofrer pelo meu Porto mas nunca com aquela confiança que se injectava nos adeptos com outros treinadores. Se assim for, terá sempre aqui uma pessoa a desejar q ganhe os jogos mas com pouca confiança nas suas capacidades.

    ResponderEliminar
  4. Acima de tudo gostava de ver um treinador com convicções fortes. Nesse aspecto admirei muito Adriaanse. Não olhou a nomes para impor as suas ideias.

    ResponderEliminar
  5. A SAD calada ! O acessor de imprensa calado ! Para que raio serve este acessor ? Para levar o professor às conferências de Imprensa ? Para ouvir as cagadas deste gajo ? Pinto da Costa ke se passa ? Eu sei ke só estámos a 2 pontos do 1º lugar, mas porra com esta atitude não vámos a lado nenhum, e quando falo em atitude refiro-me única e exclusivamente às patéticas substituições do professor. Então neste último jogo foi de rir. Já ontem falei aki nas agressões ker sejam físicas ou morais aos nossos jogadores, não devemos tolerar este tipo de atitudes ke demonstram certos "animais" irracionais. Banir com eles. Quanto ao resto é ter fé. Não no professor mas nestes jogadores. O José Mota deu um baile táctico a este pardal. Eu teria vergonha, mas pelos vistos ele não.. Gravei o jogo e revi-o já duas vezes. Há um lance ke me intriga, ke é no 2º golo do PORTO, o pardal no banco vira-se para trás para alguém ke devia tar azucrinar-lhe a mona e arma-se em sabedor (como kem diz eu sei disto), mas no 3º golo do Leixões nem abriu a boca.. Ele percebe tanto de tácticas como eu de lagares de azeite.. Resumindo e concluíndo professor Jesualdo Ferreira e su "compadre" Gomes.. RRRRRRUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAA ..
    Saudações des PORTISTAS ..

    ResponderEliminar
  6. Meus Caros
    Completamente de acordo e não é por ser um lugar comum que quando as coisas correm mal a culpa ser sempre do treinador. Não antes pelo contrario. Este senhor Jesualdo e ainda pior agora com este adjunto nunca me transmitiram confiança com as escolhas e posturas tacticas que escolia. Mas se nos anos anteriores tinhamos uma equipa de lucho que conseguia colmatar as falhas do treinador este anos com um conjunto de jogadores mediocres ainda se afunda mais esse treinador que nem tão pouco consegue fazer deles uma equipa coesa. E isso o que mais me entristece é que não se vislumbra nada de entidades responsaveis superiormente falando a no minimo porem esses senhores em sentido e não brincarem mais nem com os socios e adeptos nem com o grandioso nome do nosso clube. Agradecia por isso que quem de direito chega-se ao balneario e com duas ou tres palavras consegui-se restaurar a união e o espirito de equipa naquela gente. Porque os nossos problemas actuais estão fundamentados no balneario dentro de nos proprios que depois tranparecem para o relvado e esse treinador não tem pulso ( ou não quer ter) para por ordem na casa.
    Espero contudo que a serenidade regresse o mais breve possivel. Espero que essa serenidade seja conseguida se não com o jesualdo pelo menos que o Sr. Pinto da Costa faça jus á sua condição de timoneiro.

    FORÇA PORTO.
    276mqj

    ResponderEliminar
  7. É compreensivel que se estranhe o silêncio do Presidente e da SAD... mas não nos podemos esquecer que o nosso presidente está suspenso por 2 anos...

    É certo que ninguém sabe ao certo o que isso quer dizer, mas nota-se que isso está a estrangular a presença do PdC nestas alturas.

    Como já alguém mencionou noutro post, era nestas alturas que o PdC aparecia para acalmar as hostes, dar um murro na mesa e levantar a moral às tropas. Mas agora tenho sérias dúvidas de que o possa fazer...

    ...e é aí que surge a outra dúvida...

    Então não há mais ninguém na estrutura directiva que diga alguma coisa? Não há ninguém que apoie a equipa ou dê um murro na mesa?
    Vamos ficar 2 anos com o silêncio da direcção, a ouvir o treinador e o Pedro Emanuel?
    Para que temos um acessor de imprensa?

    ResponderEliminar
  8. * Christian Rodriguez foi agredido verbalmente na presença da filha. Eu, enquanto Mãe de duas crianças pequenas acho isso de uma atrocidade medonha. Tenho VERGONHA dos adeptos Portistas que o fizeram :(
    Lamentavelmente, o jogador não apresentou queixa na Polícia :(

    * Lucho, as restantes modalidades do FCP não têm a visibilidade do futebol, mas concordo, Jesualdo teria tanto, mas tanto, a aprender...

    * Temos acessor de imprensa ? Temos ? Quem é ?
    É que se não tivermos, eu assumiria o cargo com todo o gosto.

    ResponderEliminar
  9. Heliantia:
    «Lucho, as restantes modalidades do FCP não têm a visibilidade do futebol»...

    Infelizmente, não têm e também muito por culpa da maior parte dos adeptos do FCPorto que não liga nenhum a todas as outras modalidades. Se um dia decidirem ver um jogo ao vivo do hóquei (por exemplo) conseguirão ver o quanto lutam e suam aquela camisola azul e branca. Não há vedetismos, esses sim é q merecem a nossa dedicação e admiração.

    Espero q com o novo pavilhão os adeptos aparecam e dêm valor a quem realmente merece.

    ResponderEliminar
  10. Heliantia:
    «Lucho, as restantes modalidades do FCP não têm a visibilidade do futebol»...

    Infelizmente, não têm e também muito por culpa da maior parte dos adeptos do FCPorto que não liga nenhum a todas as outras modalidades. Se um dia decidirem ver um jogo ao vivo do hóquei (por exemplo) conseguirão ver o quanto lutam e suam aquela camisola azul e branca. Não há vedetismos, esses sim é q merecem a nossa dedicação e admiração.

    Espero q com o novo pavilhão os adeptos apareçam e dêem valor a quem realmente merece.

    ResponderEliminar
  11. Será mesmo culpa dos adeptos ?
    Ou o clube em si (e agora não estou só a falar do nosso) não fazem promoção às mesmas e são os primeiros a relegar estas modalidades para segundo plano ?

    Mas esperemos que o novo Pavilhão se encha todos os jogos e esses atletas tenham o apoio que merecem.

    ResponderEliminar
  12. Sim, tb há culpa do clube ( o site poderia ser muito melhor), da comunicação social mas nada desculpa o desinteresse total de muitos sócios.

    ResponderEliminar
  13. A questão não é essa Estilhaço.

    Estamos a falar do discurso, do q se passa para a mente dos jogadores. E nisso temos q estar todos de acordo, o discurso do mister deprime toda a gente!!!

    ResponderEliminar
  14. Prozac para o homem, já a ver se ele anima e põe a equipa a jogar como deve ser :)

    Com quem é o nosso próximo jogo?

    ResponderEliminar
  15. é só ver a agenda menina heliantia, no final do post...

    ResponderEliminar
  16. :)

    Porto x Naval ?
    Jogamos outra vez em casa ?

    O que eu queria mesmo era saber quando é que o Porto joga com o Braga... é primeiro em Braga ou no Dragão, e quando é ?

    ResponderEliminar
  17. Na agenda está ao contrário :)
    Obrigada, Estilhaço.

    ResponderEliminar
  18. Vai levar tautau:)
    Na agenda (na tabela) diz lá local: Fig.Foz e no jogo: Naval-FCP, logo não é em casa:)é fora...

    Qt ao Braga:
    15ª ronda (25/1/2009): Braga-FCP

    e 30ª ronda (última): FCP-Braga em 24/5/2009.

    ResponderEliminar
  19. estou a falar da agenda q coloquei no meu post (na tabela com os jogos todos de todas as modalidades) e tu estás a falar da agenda da px jornada q está no canto direito q é da responsabilidade do FCP e q de facto está sempre trocada...anda tudo trocado por aquelas bandas!!

    ResponderEliminar
  20. mas eu estava a ver a tal trocada :)
    o FCP troca tudo e eu é que fico mal :)
    ainda os processo por danos morais ;)

    ResponderEliminar
  21. GRande Golpe de rins do MST!!Então o "bom" não era o NUNO?

    Diz o hugo: "Nesse aspecto admirei muito Adriaanse. Não olhou a nomes para impor as suas ideias.", pois não! Sabe porquÊ? Porque se tivesse "olhado" para os nomes certamente nunca teriamos ganho!Mesmo assim ainda aguentou o " GRANDE BAÌA" até não ser mais possivel.Antes do "frango" na Amadora, já tinha havido um remate de um tal Robert do meio-campo no campo das galinhas...(Atenção tenho muito respeito pelo BaÍa, provou depois no balneário que é um homem de equipa e grande portista ao contrário do treinador do Olhanense...)
    Alguém aqui disse tbém que o Pinto da costa está "castigado" por 2 anos e que isso se reflecte na equipa e que o impede de intervir.Não creio. Se formos objectivos na análise, á pelo menos 5 anos que o Pinto da costa já não é o mesmo....e temos ganho assim mesmo.

    ResponderEliminar
  22. Como sabem eu vejo regularmente andebol de vários campeonatos de andebol, a liga é feita por equipas parecidas e o andebol e um jogo de grande emoção nota-se o ambiente dos pavilhões , já foram aõ Sá Leite em Braga ? aquilo e muito difícil lá ganhar ..... Temos que dar apoio as nossas equipas de todas as modalidades . Prefiro não falar em nomes de atletas mas temos grandes portistas no andebol , deixo essa parte para o nosso amigo Lucho...... Já agora no hóquei também se perde !!!! Mas o apoio que se dá Au hóquei e superior as outras modalidades. Deixo aqui os meus comprimentos COLETIVO 95 que apoiam o andebol do F C PORTO



    Abraço

    ResponderEliminar
  23. o polvo tem os tentaculos bem grandes e parecem-me que chegam a muito lado:
    "Penhoras ao Sporting e ao Benfica desapareceram As cópias de autos de penhoras efectuadas pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) a vários clubes de futebol, entre os quais o Sporting Clube de Portugal (SCP) e o Sport Lisboa e Benfica (SLB), desapareceram de um envelope selado que se encontrava na gaveta de uma funcionária da administração fiscal e foram substituídas por folhas para reutilizar na impressora. A informação é dada pela própria funcionária da DGCI no âmbito do processo que decorreu no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa no seguimento da queixa do anterior director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, relativa às fugas de informação da DGCI. O desaparecimento dos documentos foi abordado pela primeira vez numa informação enviada em Outubro de 2005 ao então director-geral pelo director distrital de Finanças de Lisboa. Este responsável relata o desaparecimento de autos de penhoras feitas a clubes de futebol e, face à denúncia, Paulo Macedo pede à Judiciária para averiguar a situação. Mais tarde, já no âmbito da investigação do DIAP, é apresentado um ofício do director distrital de Finanças de Lisboa que não é mais do que o relato feito pela funcionária do fisco a quem alegadamente foram roubados os documentos. A funcionária explica que lhe foi entregue um mandado de penhora em nome do executado SCP e que, no seguimento desse mandato, foram executadas diversas penhoras ao clube. A funcionária diz ainda que fez três cópias do documento. Arquivou uma cópia junto ao processo que decorria naquela direcção de finanças; outra no arquivo mensal da equipa a que pertence; e uma outra num envelope onde já se encontravam cópias de outras penhoras a clubes de futebol, nomeadamente ao SLB. A funcionária garante ainda que o envelope se encontrava fechado com fita-cola. Mas o inesperado aconteceu. Foi solicitado à funcionária informação sobre as ditas penhoras efectuadas ao Sporting e ao fazer essa informação tentou juntar a documentação. Mas tal não foi possível, porque o processo estava na sua mala pessoal, que tinha, naquele dia, deixado em casa. E foi então procurar o envelope com as cópias que tinha deixado na sua secretária. O envelope estava onde o deixou, mas toda a documentação que lá tinha deixado tinha sido substituída por um volume de folhas já impressas e que se destinavam a ser reutilizadas. Perante este relato dos acontecimentos, a funcionária foi chamada a depor no DIAP, tendo reafirmado os mesmos factos, acrescentando que não se tinha apercebido que os documentos tivessem sido usados. Disse ainda que não tinha como identificar o autor do roubo porque as suas gavetas estavam abertas e trabalhava num espaço aberto com mais 25 pessoas. O DIAP concluiu que, apesar de poder estar perante um crime de furto, não havia elementos que possibilitassem a identificação do seu autor e arquivou o processo. O director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, pediu à Judiciária uma investigação sobre o caso dos autos."

    ResponderEliminar
  24. É uma semana de ressaca, esperemos pelos proximos capitulos...
    Nas amadoras, sempre o grande hóquei na verdade.
    O basket a desiludir, nunca mais se acerta...
    Estou lacónico mas é o meu estado de espórito esta semana.
    Força Porto...

    ResponderEliminar
  25. Ao ler o "post" do anti lampião dei comigo a meditar que o verdadeiro " sistema " é este, mas seria agora necessário que alguém do nosso clube tive-sse acesso a uma tribuna privilegiada na TV e fize-sse a denúncia rapidamente doutra forma a máquina propagandistico-centralista encarrega-se de "branquear" rapidamente este facto.Aliás como ontem já aconteceu....O facto de ontem foi o Veto presidencial...

    ResponderEliminar
  26. tenha vergonha sr."pouco" lucho e diga a verdade onde vai roubar e copiar a sua crónica......
    sou a tua sombra

    ResponderEliminar
  27. também achas q sou um jornalista da RTP? :)

    ResponderEliminar
  28. Um anónimo vale o que vale, ou seja NADA . Vamos lá por os nomes que isto não custa nada .


    Abraço

    ResponderEliminar
  29. Estes comentários anónimos lançando estes boatos, estas calúnias contra quem aqui escreve têm como único objectivo tentar criar confusão, intriga, desunião, e, acima de tudo, o objectivo principal é provocar desânimo nos colunistas de serviço. Da minha parte podem estar descansados, tudo isto só me motiva ainda mais. Não tenho dúvidas q estamos no caminho certo, a nossa voz já chega a muitos lados, muitos mesmo...Já incomodamos muita gente, meus caros...

    FORÇA PORTO.

    ResponderEliminar
  30. Legionário,

    Assessor de Imprensa? Mas o que é isso? O Porto tem isso?

    Eu sei que anda por lá alguém intitulado com esse cargo. Mas, sinceramente, o Porto é mudo. Afónico. Ou o que lhe quiserem chamar, na imprensa. Não temos voz. Desde há mt tempo, com particular incidência desde o Apito Dourado.
    Volto a afirmar. Algo vai mal pelo reino do Dragão...

    Lucho e Vila Pouca,

    Já tinha deixado as minhas inquietações qd vi o Porto em Ílhavo, em basquetebol. Só Burns não chega. Mas tb é preciso ver que as ausências de peso de Marçal, Cunha e Figueiredo retiram alguma margem de manobra à equipa técnica.

    Por outro lado, gosto destas lições que o destino prega às pessoas. Não gostei nada dos comentários de Julio Matos, sobre a saída de Alberto Babo. Foram mesquinhas. E, pelo que se vê, Babo fez milagres com o que tinha nas mãos...

    Qt a Julio Matos, será provavelmente o nosso Jesualdo da bola ao cesto. Falar muito, até fala. Ganhar jogos é que nem por isso...

    ResponderEliminar
  31. Quando o Pavilhão estiver pronto, vai haver sempre enchente. Era assim no Américo de Sá, vai ser assim aqui...Não podemos esquecer que com a destruição do ex-Pavilhão as equipas das diversas modalidades dispersaram-se por vários locais e isso cria algum desconforto e confusão. Com o Pavilhão novo e até atendendo à lotação disponível haverá sempre um boa casa...Sem qualquer dúvida!
    Mas isso é coisa que nem se põe, se houver jogos ininterruptos no Dragãozinho haverá sempre gente lá a ver, querem apostar? Por exemplo eu estarei lá muitas vezes que o Pavilhão é mais curto e as distâncias são menores já não necessito tanto das "lunetas" como acontece no Futebol, em que os jogadores parecem estar a jogar num campo de lavoura, lá longe e eu sem os piscar em condições! Alguém referiu aqui o castigo aplicado a JNPdC e será acertado pensar que ele não tem a possibilidade de intervir como tinha, o castigo impôe-lhe o silêncio. Falta realmente alguém que o substitua, mas também pode ser estratégia Presidencial...Penso eu de que.

    ResponderEliminar
  32. Paulo Pereira, eu por razões óbvias, não falo sobre o acessor de imprensa ou melhor director de comunicação, por isso remeto para o Blue as explicações.
    Sobre o Basquetebol, o Marçal jogou, ou melhor, discutiu, com o treinador e o treinador com ele.
    Antes no Porto-Leixões encontrei no Velasquez, o Alberto Babo e estivemos a conversar, mas não posso colocar aqui o teor da conversa, que foi interessante, mas não uma surpresa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  33. Viva !

    Não é uma critica. Só uma mera sugestão : Achei pena que o teu grande Semanário não mantivesse a mesma linha. Porquê falar de futebol se é preciso defender as outras modalidades ? E eu continuo a pensar ( sem qualquer ofensa para as outras modalidades ) que o andebol está e é já o desporto de e do amanhã ( com o Rugbi).

    O basquetebol têm demasiadas ligações com os usa. Difícil que pegue na Europa como desporto caseiro. Infelizmente, porque eu gosto de basquetebol.

    Quanto ao hóquei : Penso que é uma modalidade espectacular. Aprendi a ver graças a ti e ao Estilhaço. Só uma critica : Não se entende como o Quevert ( cidadezinha de 3000 almas na Bretanha ) tem um site fantástico para defender a modalidade e o Porto nada tem . Ou seja : Os amadores Bretões fazem mais que os profissionais do Porto no que diz respeito à divulgação da modalidade ?

    Não vou comentar a introdução do texto . Procurar bodes expiatórios ? Acho que é simples.

    Uma coisa é certa : Nunca vi o Porto com tantos golos sofridos em poucas jornadas.

    O que mudou de ontem ( 20 pontos de avanço por mérito próprio) para hoje ?

    Não sei. Mas Portista serei sempre !

    Péssima publicidade para o Porto as agressões ! Se calhar são benfiquistas disfarçados ! São submarinos ? Vergonha ! Já chegou aqui.

    Só me faltava mais esta !

    Por aqui : O diário "L'Equipe" tem sido alvo de vários comentários, essencialmente no "Libération", após a publicação do livro " La face cachée de l'Equipe".

    No fundo, mais um golpe contra o futebol ?

    A greve dos futebolistas Franceses, prevista para breve, foi anulada. Pena !

    Pena porque poderia permitir debate aquém e além fronteiras !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  34. O Marçal é o nosso melhor jogador Português e por isso há todo o interesse em q jogue ao ´nivel da época transacta, a melhor de sempre do Nuno.

    ResponderEliminar
  35. PortoMaravilha:^

    O momento actual do nosso futebol é grave demais para eu poder passar por cima. Tinha mesmo q ser. Foi com um desânimo profundo q sai do dragão no sábado. E para mim não há um bode expiatório, há um principal responsável.~

    O q mudou?~
    Simples, meu caro...a estrutura de adriaanse q foi aproveitada deixou de ser a base de apoio do jesualdo...agora tem q pensar por ele e por isso estamos condenandos...

    Portista, tb serei meu caro, até morrer, mas não tenho medo de dizer o q penso.

    ResponderEliminar
  36. Qt ao site do clube, sem dúvida q no q toca às outras modalidades (sobretudo)deixa mt a desejar...

    ResponderEliminar
  37. Boas,caros Portistas!
    Eu penso que o afastamento que se
    vive em relação ás ditas amadoras irá mudar aquando da inauguração do ´pequeno´ caixa Dragão.
    Em relação ao futebol só digo que
    anda por ali muito nabo!!!E ainda
    por cima esta infelicidade do R.Teles. Falta-nos muita qualidade!
    Adiante!Ainda estou indeciso se irei a Fânzeres ou á Figueira da Foz no sábado.Certeza,certeza é que estarei na Assembleia de 5.f...

    Amo-te PORTO

    ResponderEliminar
  38. Amigo Lucho,

    Quanto à tua introdução, dir-te-ei apenas que assino por baixo a tua visão... tb eu acredito, como sempre, com Jesualdos ou Manéis, sejam eles quais sejam, acredito sempre que temos todas as condições para VENCER... com este não vai ser diferente, quer o aprecie, quer não o aprecie. E hoje, direi que a minha visão sobre o próprio desde ontem para hoje, é completamente antagónica... para bom entendedor, meia palavra basta!

    No hóquei, é o soma e segue... rumo ao oitavo título consecutivo.

    No basquetebol, pelos vistos, mais uma desilusão... e da grossa! Vamos acreditar que melhores dias virão.

    ResponderEliminar
  39. Menina Heliantia,

    Quer-se dizer que ao fim de tantos meses que por aqui anda, ainda não sabe que o calendário de jogos de toda a época desportiva está disponivel ali naquele link à esquerda, logo em 1º lugar e por baixo do scroller que corre dos jogos do FCP que vão dar na tv?

    Bem, vamo-nos deixar de brincadeiras, pode ser? ou tenho que me queixar à Segurança Social?

    ps - ahhh, e não ligue aos dado que provêm do site oficial do FC Porto na zona lateral de links à direita no blog, pq tb esse, para aquelas bandas, andam um nada baralhados... calha a todos, calha a todos :(

    ResponderEliminar
  40. Blue Boy,
    o problema (ou não) deve-se à simpatia dos demais colaboradores que têm a gentileza de responder às minhas questões :)

    ResponderEliminar