01 setembro, 2009

Formação 2008/2009 - Parte IV

Depois de nas últimas semanas termos analisado o que se passou na última temporada nas diferentes "modalidades amadoras", chegou a hora de nos centrarmos na modalidade mais importante do nosso clube: o Futebol.

A formação azul e branca envolveu na última época 12 equipas. Uma equipa de juniores e outra de juvenis que apenas disputam o campeonato nacional. Três equipas de iniciados (uma a disputar o nacional e as outras duas os distritais), três na categoria de infantis, uma na categoria de escolas e por fim mais três equipas de futebol de sete.

Os vários problemas que afectam o Boavista e outros clubes, estão a contribuir para que o domínio do FC Porto seja cada vez maior no distrito do Porto. De facto, o Boavista, sempre foi o grande rival dos dragões a nível de formação no distrito portuense. No entanto, nos últimos anos a diferença entre o clube azul e branco e os restantes clubes é cada vez maior.

Isto tudo, torna os diferentes campeonatos distritais muito pouco interessantes, o que não contribui em nada para o crescimento competitivo dos nossos jovens.

Para se ter uma ideia do domínio do FC Porto, atente-se para estes números: os azuis e brancos, nas diferentes competições distritais que participou, fez 279 jogos, tendo obtido 250 vitórias, 13 empates e apenas 16 derrotas (metade delas em futebol de 7). Marcou 1731 golos (média de 6 por jogo) e sofreu 210. Impressionante...

Apenas a equipa "C" do escalão de Iniciados, que disputou a 2ª Divisão Distrital, não conseguiu vencer a competição que disputou. Todas as outras conseguiram vencer as competições que disputavam sem grandes dificuldades.

De todas as equipas há que destacar a equipa de Sub13 (Infantis). Esta formação é uma das grandes esperanças no futuro azul e branco. Ao contrário do que muitas vezes acontece, em que as equipas grandes nestes escalões, vivem muitas vezes à custa do talento individual dos seus jogadores, esta equipa destaca-se mais pelo seu colectivo, com alguns jogadores a revelarem uma maturidade táctica muito acima da média. Nomes como, João Costa, Cléver, Rui Moreira, Serginho, Ruben Macedo e um ponta de lança que pode dar muito que falar no futuro - Tiago Garcia (mais conhecido por Schuster) - fazem parte desta excelente equipa que se está a formar no Vitalis Park.

Para a semana iremos abordar as nossas equipas de Sub19, Sub17 e Sub15 que disputaram as competições nacionais.

RESULTADOS e CLASSIFICAÇÕES da época 2008/2009:

Entretanto, a época 2009/2010 já esta aí com o inicio do Nacional de Juniores e de Juvenis em futebol.

A equipa de Juniores não iniciou da melhor forma a competição. Num jogo onde acusou as muitas ausências (os estrangeiros não puderam jogar), a equipa azul e branca não foi além de um empate a uma bola com o recém promovido Feirense, com o golo da igualdade portista a surgir já no final da partida através de uma penalidade convertida pelo central senegalês Abdoulaye.

No entanto os juniores portistas redimiram-se logo a seguir, indo a Penafiel golear a equipa local por 6-0, com grande destaque para Pipo, autor de um hat-trick.

No escalão de sub17, o FC Porto não teve dificuldades em levar de vencida a equipa salgueirista por um claro 4-0.

Nota negativa para a equipa do Padroense (equipa B do escalão de Sub17) que não conseguiu melhor que um empate na recepção ao Régua.

Um abraço e até para a semana,
PedroPorto

5 comentários:

  1. PedroPorto,

    Não parece, mas é a mais pura verdade... este teu espaço, muito teu, onde depositas muita e enorme atenção aos jovens do nosso clube, é de uma importância extrema a todos os níveis.

    Admitindo não ser um Dragão muito atento a esse fenómeno das camadas de formação, esta visão que nos tens trazido por estes dias, se bem que ainda vertendo em grande parte sobre as «lutas» da época passada, fazem-me crescer água na boca para um acompanhamento mais directo e personalizado que acredito, todos nós, poderemos e iremos fazer semanalmente no que aos escalões das várias modalidades, disserem respeito.

    Tás de parabéns... que continues sempre com esse empenho e dedicação a este espaço que é muito teu e que aposto, fará semanalmente, as delicias de todos os «curiosos» do nosso clube.

    ps - quanto ao jogo de juniores, o tal com o Feirense, ao que me disseram, foi mau demais para ser verdade, tamanha era o «fraquito» dos que estavam em campo a equipar de azul e branco... salvos ao minuto 97 (!!!) por um penalty salvador... esperemos que tenha sido um ligeiro percalço essa atitude dos nossos jovens mais velhos.

    ResponderEliminar
  2. É de facto de salutar a forma como toda esta informção passa por aqui, todas as semanas.Excelente!

    Não está nada mal,não senhor.Não há concorrência também,e seria bom que a houvesse,mas só temos que fazer o nosso trabalho,e quanto a isso,nada a apontar.Parabéns a todos os miúdos,essas camisolas ficam-lhes tão beeeem =)

    ResponderEliminar
  3. Quero agradecer os vossos comentários e dizer que estou bastante entusiasmado com esta participação no blog.. Espero dar a conhecer aos portistas todas as semanas um pouco do que se vai passando na formação portista... Até porque o Porto não é só a equipa profissional de futebol... O Porto é muito grande...

    Quanto as primeiras impressões das nossas equipas...
    A equipa júnior tem um excelente plantel.. além de ser composto na maioria por jogadores que na época passada se sagraram campeões um juvenis conta também com alguns jogadores que podem ser mais valias tais como o turco Engin Bekdemir e o gigante Yero..
    O 1º jogo com muitas ausências não foi o melhor, mas penso que temos tudo para fazer um bom campeonato.
    Quanto a equipa de juvenis, para ser sincero ainda não a conheço muito bem, visto que no ano passado não acompanhei muito o Padroense. Mas pela época que fizeram no ano passado e pelo jogo que tive oportunidade de assistir parece que temos uma equipa para lutar pelo título..Vamos ver..
    A equipa do Padroense, que este ano é constituída na maioria pelos jogadores que fizeram parte da nossa equipa de iniciados do ano passado, mostram mais uma vez que é uma das equipas com menos qualidade dos nossos escalões.. Vamos ver se o excelente técnico Rui Silva (campeão de juvenis) consegue mudar o rumo disto.. Mas parece difícil..

    ResponderEliminar