03 março, 2010

Levantar, respirar fundo e continuar

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

'Ser derrotado é frequentemente somente uma condição temporária. Desistir é o que a torna permanente.'

Há dias assim.
Lutamos, estamos no bom caminho mas tropeçamos. Tropeçamos e caímos.
Nesses dias sangramos, feridos por dentro. Mas não de morte.
Dormimos mal e o cansaço é tanto que nos apetece parar. Para descansar.

Mas que esse descanso seja breve, curto mesmo.
Não existe vergonha em lutar e ser derrotado.
Vergonha seria agora sermos derrotados sem ir à luta.
Perdemos um jogo contra o Sporting, fomos derrubados.
Há que levantar. Levantar, respirar fundo e continuar a ser mais forte.
Continuar a transmitir um reflexo positivo do estado de espírito.
Ser mais forte que castigos e acórdãos de encomenda.
Ser mais forte nas portagens, nas pedradas de auto-estradas.
Ser mais forte dentro das quatro linhas, fora das quatro linhas e nos túneis.
Ser mais forte para ir num Domingo, adiado e à noitinha, à final da Taça do badocha.

Enfim ser Portista, continuar pois, no fim, venceremos.
Pois afinal somos o FC Porto.
E os lobos ainda não uivaram.
Diz o Tône : 'Quem não acredita que mude de clube!'.
Pois ele continua a acreditar.

p.s. - 10 'Eurios' para renovação do cartão de Sócio? Não dá para fazer menos?

19 comentários:

  1. Vamos lá ver como vai reagir este Porto ao momento actual.

    Vejam o seguinte link: futebolstorming.blogspot.com

    Uma entrevista a um dos jogadores mais acarinhados do Varzim!

    Onde o futebol é visto a quatro dimensões!

    ResponderEliminar
  2. Bem, não sou portista, aviso logo, mas também não venho para insultar ninguém. Todos os grandes caem e levantam-se, só lamento este clima de guerra Porto/Benfica.
    saudações.

    ResponderEliminar
  3. Quem cai e fica caído, não é Dragão.

    A época ainda não acabou e quem não estiver de corpo e alma com a equipa e com o clube que lhe paga, seja o Joaquim, o Tone, o Rato ou o Culatra, que entre já de férias. Não falta gente, mesmo que tenhamos que ir aos escalões inferiores, a querer dar o litro.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Estilhaço:

    Tb eu acho que ainda há muito para ganhar até ao final da época. E depois no final arruma-se a mobília e limpa-se o pó.

    Mas não concordo com:

    "Há dias assim.
    Lutamos, estamos no bom caminho mas tropeçamos."

    Lutamos? Só se foram os adeptos! Porque no campo só lutou o nosso adversário.

    Espero que a equipa PSICOLOGICAMENTE DÉBIL (não bastam discursos SOMOS PORTO) consiga mesmo levantar-se e acabar a época de forma firme e a vencer.

    FORÇA PORTO.

    E é como o VILA POUCA diz, quem não se sentir bem, é encostar porque com Mourinho em 2002 encostaram muitos e em 2003 com NOVOS e BARATINHOS ganhamos tudo!

    ResponderEliminar
  5. Em 2002, encostaram muitos. É um facto. Só que, depois de um penta, tivemos uma travessia do deserto de três anos em relação ao campeonato. Então apareceu o Mourinho que teve carta branca para ir buscar os jogadores que jogavam em Portugal, pois não havia dinheiro para contratações sul-americanas, para grande desgosto de alguns. E porque teve o Mourinho carta branca? Porque era preciso fazer algo urgentemente. Esta SAD já não tinha mais crédito junto dos sócios. Com o Mourinho, saiu-lhes os jackpot. Contrataram-no para fazer a terminação, ou seja, ganhar o campeonato e ele fez bingo ao ganhar dois campeonatos, Taça UEFA e Liga dos Campeões.

    A questão é esta: esta SAD sabe que ainda tem mais ou dois anos de crédito junto dos sócios. Logo, haverá razões para mudar a política desportiva e financeira que prejudicarão os interesses pessoais de alguns? Temo que não. Ainda há crédito suficiente para ficarem mais um ano sem ganharem o campeonato, pelo menos. Não ficaria nada surpreendido que o Jesualdo ficasse mais uma época. Encaixa perfeitamente porque é um treinador submisso.

    Quais são os jogadores que têm mercado para valerem mais de 15 milhões de euros?

    Uma época como esta aconselha a segurar os melhores jogadores do actual plantel e reforçá-lo com outros de qualidade. Não havendo as tais vendas que gerem os trinta e tal milhões, teremos que fazer o que o Mourinho fez. Comprar bom e barato por cá. Quem fará isso? O treinador, contra um grande desgosto de alguns. Iremos por este caminho? Duvido.

    Se os mouros fizerem uma gestão inteligente a nível do seu plantel e mantiverem o treinador, a fasquia continuará alta na próxima época. Temo que ficaremos mais um ano sem ganhar o campeonato.

    Não acredito que esta SAD entenda que é o momento de fazer algo e mude a estratégia. O crédito junto dos sócios ainda é suficiente e isso bastará para que tudo continue na mesma. A mesma estratégia. A mesma política.

    Pelo menos, já sabem que a mediocridade já não mora no lado vermelho. Essa convicção custou-nos este campeonato.

    ResponderEliminar
  6. Perdemos o Campeonato, é um facto indesmentível, contudo há que ter consciência da dificuldade que seria concretizar o Penta, nesta Temporada.

    Se por um lado tivemos alguma dificuldade no entrosamento e caracterização táctica da Equipa, dificultando imenso a nossa regularidade exibicional, por outro lado, desde o início da temporada, já se adivinhava esta temporada menos conseguida de elementos importantes como o Bruno Alves ou o Raul Meireles. Sempre referi que o FC Porto NUNCA foi, nem será nunca lugar para jogadores "contrariados"! Ou querem cá estar e dar 200% daquilo que podem ou então, façam-nos a vontade de ir pedir para descansar a cabeça durante um tempo.
    No caso do Raul Meireles a apatia é GRITANTE! Desde o início da temporada que resolveu decidir que tería de substituir o Lucho Gonzalez, com pezinhos de lã. Esqueçam, o Raul não é, nem nunca será um Médio Interior de Classe Mundial, com a capacidade de desiquilibrio e condução de jogo que o Lucho, o Ruben ou mesmo o Bellushi têm. NUNCA! O Raul Meireles é, a meu ver, um jogador muito completo, bom em muita coisa, mas sem ser excepcional em nenhuma delas, a não ser em duas:
    - A sua Capacidade de leitura de Jogo extraordinária, estando muitíssimas vezes ligado ao corte das linhas de passe dos Adversários. É muito inteligente a defender!
    - A enorme capacidade de fazer a transição Defesa/Ataque, verticalizando muitas vezes o jogo, dando logo outra oportunidade de surpreender os Adversários aos nossos homens mais avançados. Ele, quando recupera uma bola, tem a capacidade inacta de a colocar logo numa das alas, por exemplo. E essa característica não é fácil de se encontrar por aí.

    Assim sendo, devo-vos dizer, tal como em Alvalade o fiz a muitos de vocês, é por estas Características que o Raul podia ser um Trinco de indiscutível qualidade Internacional. O problema é que muita gente vê nos Trincos umas espécies de Jogadores para levantar poeira, para fazerem muitos carrinhos, para serem extremamente duros e tantas outras coisas. Concordo que a agressividade deva estar presente, mas, eu pessoalmente, admiro Trincos com outra Classe e no fundo Inteligência! A verdade é que na nossa Selecção Nacional viu-se a diferença sempre que o Raul ali jogou e agora... Pedro Mendes!


    Depois, existe outro ponto que também quem acompanha Jogos comigo já me ouviu falar há muito! Ano de Mundial... Reparem na abordagem aos lances da parte do Bruno e do Raul! É mau demais para mim, Portista, ter de me irritar sempre que vão disputar um lance dividido com um Adversário. Se o Raul ficou assim nos tempos que jogou ao lado do Lucho, "aprendendo" com o Argentino, já o Bruno Alves tem carecterísticas inactas que jamais o imaginaríamos a abordar os lances daquela forma tão macia. Mete dó...!


    Por fim, outra verdadeira razão para a perda do campeonato prende-se com a regularidade incrível dos resultados do SC Braga e do Benfica. Muito poucos pontos perderam, o que nos obrigava a ter de conseguir, pelo menos, estar com a mesma regularidade. Não foi possível. De todo!

    Quanto ao resto, já sabemos que quando um "Gajo está mal" até os Pássaros nos cagam em cima. A CD Liga, os Árbitros e tudo o resto encarregaram-se dessa parte.

    ResponderEliminar
  7. Fazemos poucas faltas, e somos pouco agressivos na abordagem aos lances. Raramente fazemos a disputa dos lances com cargas de ombro, coisa que Lisandro era excelente para o roubo de bolas às defesas adversárias.

    Lutamos pouco.
    Não tivemos uma voz forte e agressiva na defesa dos interesses do FCP.
    Sintomático a imagem do Jesualdo em Alvalade, sentado impávido e sereno como na Luz a ver a sua equipa a ser trucidada, e sem nenhum gesto ou palavra para alertar aqueles dorminhocos.
    Sentou-se e fez igual.
    Só faltou a travesseira e a manta.
    Contudo e mesmo assim acho que não é culpado de toda a situação.
    É demasiado punho de renda. O chicote para muitos, ainda é a imagem da educação e da liderança. Por vezes há que o utilizar.
    A imagem de marca do FCP esfumou-se por completo, pois deixamos de vestir fato de macaco e passamos a utilizar o smoking mesmo para o passeio de domingo.

    ResponderEliminar
  8. dos ABUTRES em geral de portugal eu esperam sempre que atacam o dobro! nestes poucos momentos maus do nosso Clube,mas dos ABUTRES que dizem ser Portistas deveriam parar um pouco e pessar, se mandar bitaides é a melhor solução para apoiar o nosso Clube!

    Freitas.

    ResponderEliminar
  9. Tudo muito bonito, blá blá blá, somos porto, blá blá blá, estamos unidos, blá blá blá!!!

    E se em vez de repetidamente criticarem quando tudo está mal e baterem palmas quando as coisas parecem melhores, dessem conto do vosso desagrado ou não, nas sedes próprias para tal?
    É tremendo o número de portistas que aqui escreve, mas quando vejo as afluências nas Assembleias Gerais fico espantado.....onde anda todo esse fervor e opiniões tão bem fundamentadas? Não as querem compartilhar com quem de direito?
    Dizer tudo isto nos blogs, lançar a confusão é tremendamente fácil...

    Pedir protecção e paciência a quem já dispendeu milhares e milhares de euros, a quem já fez milhares de kilometros, a quem já tantas horas de sono mal dormidas teve, é no mínimo abuso!!
    Ao tetracampeão exige-se mais raça e ambição!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. este último comentário diz tudo. Os adeptos sao submissos a tudo que a sad faz e a culpa é sempre dos outros.
    Deixo ainda um repto, criem uma associação de adeptos do Porto e já agora boicotem o pagamento dos 10e por um suposto novo cartão de sócio. Já basta as quotas que pagamos. Uma petição talvez.

    ResponderEliminar
  11. Meu caro presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.
    Eu sei que está privado da constitucional liberdade de expressão tão duramente conseguida em Abril de 74, privação essa imposta pelo poder dos “Jesus-itas” que usufruem de privilégios que a justiça terrena não contempla, mas como continua a ter acesso ao convívio com os jogadores e também com o nosso treinador, pedia-lhe que depois de se certificar de não estar presente nenhum “talibã” dessa nova seita, relembra-se a todos, que atitudes como as que no passado Domingo nos hipotecaram parte importante da sua promessa, não podem ser mais aceites.
    É que “perder”, não é um verbo que conjugue com frequência no seu vocabulário, e muito menos o silêncio é uma das suas virtudes, quando as nossas cores se deixam vencer por falta de empenho, por isso peco-lhe:
    Reúna as tropas “em segredo claro” e use o seu poder de as galvanizar como sempre o conseguiu fazer. Mostre-lhes o dever de honrar com luta e empenho aquelas “vestes sagradas”. Olhe-os nos olhos e indique-lhes o caminho que sempre tem traçado para as vitórias que nos colocou entre os grandes emblemas internacionais da actualidade.
    PS. Como tenho por hábito ir ao Dragão assistir aos jogos do nosso clube, e portanto ser apenas um “interveniente” logicamente equiparado a um qualquer segurança, não poderei nunca ser punido pela “inquisição da companhia do jesus-mascador” por lhe ter escrito com este desassombro e LIBERDADE.
    EU.

    ResponderEliminar
  12. Quando deixamos um comentário podemos ler e cito: "Este, é o local para comemorares efusivamente, vociferar, espernear ou lamentar (dolorosa, mas terapeuticamente) as incidências do dia-a-dia na vida do nosso FC Porto."

    Pois bem... se muitas vitórias e conquistas festejei, algumas derrotas dolorosamente enfrentei quando questionado pela matilha comum...
    A verdade é que estas derrotas, este ano, parecem-me erros de escola, são a meu ver, erros sistemáticos:
    Golos em lançes de bola parada são uma constante;
    perdas de bola e transições falhadas são umas constante; lances de golo falhados são uma constante.
    Não encontro neste Porto um lance especialmente preparado uma estrategia delineada para jogo a jogo ganhar. Esta época já festejamos algumas vitórias em bons jogos, o que me leva a pensar que quando perdemos como no domingo, o conformismo e a apatia são uma sombra no nosso plantel que considero Bi-Polar.

    A era jesualdo no Porto, espero que acabe (estando eternamente agradecido pela conquista do tetra) este plantel precisa de ideias novas, substituições novas, jogadas novas e se me é permitido em jeito de desabafo, uma senhora nova, pra o nosso presidente espevitar....

    ResponderEliminar
  13. BpM eu tenho quase a certeza que mais de metade dos golos sofridos(ISTO PARA DIZER 90%) nas nossas derrotas foram de bola corrida, originados por erros da defesa na forma macia como abordaram os lances.

    Eu continuo acreditar que é possivel chegar ao Penta campeonato, Ainda temos para disputar um taça da liga, Taça de Portugal e uma Champions, já para não falar no facto de termos vencido a super-taça.

    Mesmo não ganhando a prova nacional mais importante, ainda existe o acesso à Champions, eu ainda não desisti e só o vou fazer quando realmente o campeonato acabar.

    Podem parecer palavras muito bonitas mas quem me conhece sabe que passo muito facilmente da Teoria à Prática, estarei em Coimbra, Belém , Algarve, Londres etc etc etc, e aviso já que estarei ao lado do Ribas, blueboy,Tripeiro e se possivel até arrasto o Lucho atrás de mim.

    Agora em resposta a um post que li por aí, de alguém que lhe deve ter faltado a bateria no GPS porque não percebo qual é a necessidade sádica de se justificar e lamentar num blog de Portistas para Portistas.

    ResponderEliminar
  14. só porque vai em linha d'encontro com o vídeo do PLM logo aqui abaixo, apetece-me tão só, repetir o comentário que lá depositei para memória futura:

    ----------

    parafraseando, em parte, uma 'figurinha de presépio' que há muito aprendi a odiar:

    "dificil, mas que ninguém nos diga impossivel"

    moral da história: a toalha, a minha, desculpem lá o mau jeito, mas essa, meus caros, continua bem firme nas minhas mãos!!!


    ----------

    ahhh, só mais uma coisinha... não contem comigo, nesta hora, como noutras, para a caça às bruxas... nunca escrevi, nem alguma vez disse que estava tudo bem, portanto, por ali, estou mais que tranquilo, agora, se querem entreter-se no 'folclore' do bota abaixo em tudo o que mexe, entretenham-se, não tenho nada a ver com isso.

    eu, limitar-me-ei à minha insignificância do Portismo irracional e seguir o meu rumo de sempre, porque não sei sê-lo d'outra forma, desculpem lá... FCPorto, para mim, é pão e circo... o resto, deixo para os supostos, mas que respeito, que fique bem claro, os iluminados, os entendidos, os sobredotados, etc etc.

    quero é que chegue rápido a Sábado para o regresso ao local suspeito do costume... o resto, como se diz na giria futebolistica, são fait-divers.

    ResponderEliminar
  15. Os que gostam de pão e circo quando tiverem mais três ou quatro anos sem ganhar o campeonato sem perceberem porquê, veremos o que dirão na altura. Se calhar serão os primeiros a atacar os palhaços do circo que tanto gostam.

    ResponderEliminar
  16. Mesmo que as vezes nos apeteça mandar tudo e todos com o caraças, eu ainda acredito que possa ser possivel lá chegar.
    Acredito porque muito ainda se pode decidir entre benfica zporting, assim como benfica -braga, e mesmo porto-benfica. Para além destes jogos a luta pela descida de divisão poderá ajudar a compor o ramalhete a nosso favor.

    É por isso que já chovem capas a informar os portistas que vai ser impossivel, e a pedir por favor que não lutem mais.

    Alguém já está a ficar com a língua de fora e necessita que se estenda a passadeira.

    Nos próximos jogos é que vamos ver se esta equipa tem fibra de DRAGÃO.

    ResponderEliminar
  17. Bem visto Kostadinov o Flecha!

    era bom mesmo que Braga não vacilar,e nós acabamos em 2° lugar,eles iam atirar dos pontos de Lisboa ao rio Teijo!esta hipótse teima em não sair da minha mente!
    Eles não aprende que a pior coisa que pode acontecer é ferir o ORGULHO ao DRAGÃO!

    Freitas.

    ResponderEliminar
  18. Viva !

    O Porto existe há muitos séculos !

    O Fc Porto existe há mais dum século e nasceu num contexto difícil !

    O Fc Porto faz parte dos magnifícos da História Mundial do Futebol que começou antes da existência dos super ( ? ) dragões.

    Parem com a choraminga , parem com a busca de bodes expiatórios ...

    O Porto é demasiado grande para aceitar tamanhas criancices !

    Não seria e não é mais simples escrever : Viva o FC Porto ?

    E Pronto !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  19. Porto Maravilha, estou completamente de acordo, VIVA O PORTO!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar