26 julho, 2012

Temos qualidade, quantidade e juventude!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

25/07/2012

Santa Clara-FC Porto, 0-3
Trofeu Pedro Pauleta
25 de Julho de 2012.
Estádio de S. Miguel, em Ponta Delgada.
Assistência: cerca de 6.000 espectadores.

Árbitro: André Almeida.
Assistentes: Cristóvão Moniz e Nelson Moniz.
Quarto árbitro: Luís Cabral.

SANTA CLARA: Hélder Godinho; André Simões, Accioly, Paulo Monteiro e Serginho; Toni, Pedro Cervantes e Pacheco (cap.); Platini, Reguila e Hugo Santos.
Jogaram ainda: Porcellis, Luiz Carlos, Godinho, Minhoca, Pipo, Marco Lança, Hugo Rego, Diogo Moniz, João Ventura e Vítor Hugo.
Treinador: Luís Miguel.

FC PORTO: Fabiano; Djalma, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Defour e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Iturbe.
Jogaram ainda: Kadú, Kelvin, Castro, Sereno, Atsu, Kleber, Miguel Lopes, João Moutinho, Rolando, Varela e Addy.
Treinador: Vítor Pereira.

Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Lucho (38m, pen.), Atsu (80m) e Castro (92m).
Cartão amarelo: Pedro Cervantes (35m).

O FC Porto conquistou esta quarta-feira o Troféu Pedro Pauleta, após vencer por 3-0 o Santa Clara, nos Açores. Valeram os golos de Lucho, de penálti, e de Atsu e Castro, já na segunda parte, período em que alguns jovens do plantel se mostraram a grande altura. Os Dragões repetiram o resultado registado frente ao Celta de Vigo, no sábado, e continuam sem sofrer golos nesta época.

A primeira parte foi completamente dominada pelo FC Porto, mesmo tendo decorrido num ritmo de pré-época. Neste momento da preparação das equipas, ainda não é possível imprimir uma velocidade entusiasmante à troca de bola e disso se aproveitou a formação açoriana para fechar as suas linhas e tentar o contra-ataque.

Num estádio em que a relva se apresentou algo alta, e em que o público era maioritariamente constituído por adeptos azuis e brancos, Maicon criou o primeiro lance de grande perigo, na conversão de um livre directo. Hélder Godinho defendeu a bola para canto e, na sequência da sua conversão, Jackson Martínez, de cabeça, voltou a obrigar o guardião a uma defesa apertada.

O avançado colombiano, que se estreou a titular, revelou um bom domínio de bola e muita vontade de combinar com os seus colegas de ataque. Para além disso, mostrou a sua habilidade como cabeceador. Na sequência de um livre de James, aos 29 minutos, testou de novo os reflexos de Hélder Godinho. O Santa Clara apenas criou perigo em cima do intervalo, numa situação resolvida com uma boa saída, a punhos, de Fabiano.

O segundo tempo, como era de esperar, foi marcado por muitas trocas em ambas as equipas. Miguel Lopes, Rolando, João Moutinho e Varela, os quatro portistas que integraram a selecção portuguesa no Europeu 2012, fizeram os primeiros minutos da época.

Como resultado, a equipa portista ganhou alguns metros no terreno e, com a irreverência de Kléber, Atsu e Kelvin no ataque, previa-se que pudesse surgir um golo, num lance de talento individual. O 2-0 acabou por aparecer numa jogada em que esse brilhantismo “encaixou” no colectivo. João Moutinho descobriu Kelvin na esquerda, este serviu Christian Atsu, que, também de pé esquerdo, rematou de “trivela” e assinou um belo golo.

Antes do apito final, mais um belo lance que resultou em golo, com dois intervenientes “repetentes”. Atsu encontrou Kelvin à entrada da área e o brasileiro efectuou uma assistência deliciosa para Castro, de forma fria, não perdoar. E já que falamos de jovens, destaque-se igualmente o guardião Kadú, que merece uma referência pela excelente defesa a remate de Pacheco, aos 72 minutos.

O capitão Rolando ergueu a Taça, que foi entregue por André Bradford, secretário regional da Presidência do Governo dos Açores. Quanto à partida, tratou-se, em resumo, de mais um bom teste dos Dragões, em que também os internacionais portugueses tiveram direito a somar minutos, por forma a ganhar ritmo. A próxima etapa da preparação portista é em Valência, já no sábado (20h30 de Portugal Continental), frente à formação da casa.

DECLARAÇÕES

O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, tirou boas indicações do particular frente ao Santa Clara, que os dragões venceram por 3-0.

«Não fomos uma equipa fresca mas tivemos uma boa segurança na circulação de bola, boa transição defensiva. Marcámos três golos e mais uma vez não sofremos. Estamos em crescendo e vamos chegar preparados aos jogos a sério», afirmou o técnico portista no final do encontro.

Vítor Pereira diz que não sabe se vai ser um ano positivo mas que o FC Porto vai estar à altura: «Se calhar nem Deus sabe (se vai ser um ano positivo). O tempo, os resultados, a evolução e os adversários também contam. Vai ser um ano difícil e competitivo mas estou convicto que o FC Porto vai estar à altura dos desafios.»

Ainda sobre Hulk e João Moutinho, garantiu que conta com ambos para esta época.

«São nossos jogadores, são muito valiosos e estou a contar com eles», afirmou o técnico. Recorde-se que Hulk e João Moutinho estão na mira de clubes ingleses, nomeadamente do Tottenham de André Villas Boas.

Vítor Pereira elogiou ainda jovens como Iturbe, Atsu e Kelvin: «São miúdos com talento, fazem falta à equipa. É importante que cresçam com qualidade. Tenho gostado do trabalho deles. Têm condições para lutar pelo seu espaço.»

Em relação a Álvaro Pereira, que não acompanhou a comitiva aos Açores, o treinador do FC Porto disse que o jogador não estava em condições de jogar.

fonte: fcporto.pt

3 comentários:

  1. E eu fui um dos 6 mil espetadores presentes no estádio! E gostei do que vi, principalmente dos jovens Iturbe, Kelvin e Atsu. Velocidade, imaginação e irreverencia são a imagem de marca destes 3 jogadores que muito têm feito na pré-época para merecerem um lugar no plantel principal.

    Gostei da forma como Vítor Pereira foi aplaudido e ovacionado por milhares de portistas açorianos.

    E também gostei muito de ver o meu clube 10 anos depois na minha terra natal. Pena não poder acontecer mais vezes.

    Agora é pensar no jogo de sábado frente ao Valencia, o mais duro teste da pré-época até esta altura.

    ResponderEliminar
  2. Temos qualidade, quantidade e juventude! Sem duvida.. e muita vontade de vencer. :)

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Foi mais um jogo típico de pré-época com rodagem de atletas, sem contudo se notar a falta de entrosamento, o que denota que está a ser efectuado um bom trabalho de preparação por VP.
    Os jovens estão empenhados e ontem, uma vez mais Kelvin e Atsu tiveram em plano de destaque, sendo que um deles agarrará a permanência no plantel.
    Atsu neste capitulo parte em vantagem, pois é da formação e isso conta na inscrição na Champions. Kadú teve a sua oportunidade na baliza e brilhou numa excelente defesa.

    Lucho, Atsu e Castro foram os marcadores dos golos da vitória, tendo Kelvin efectuado duas assistências para golo.

    Fabiano foi titular na baliza, é um excelente GR, com margem de progressão.
    Maicon e Otamendi estão seguros no centro da defesa, Djalma tem vindo a evoluir positivamente e poderá ser uma das surpresas deste plantel pela sua polivalência no corredor direito.
    Iturbe, Jackson Martínez e James Rodriguez parecem ser os preferidos para o tridente ofensivo, face às ausências de Hulk e de Varela, sendo que o português apesar de já estar integrado conta com poucos treinos.
    No meio campo se Moutinho sair, Defour poderá agarrar o lugar, juntando-se a Fernando e Lucho.
    Castro tem demasiada pressa na afirmação, precisa que lhe seja transmitida tranquilidade. É um jogador à Porto e espero que se mantenha no plantel.
    Jackson mostra bons pormenores, sabe jogar de costas para a baliza e ontem demonstrou bons apontamentos no jogo aéreo. É um avançado com escola, e que só necessita de uma tranquila adaptação à cidade e clube.

    Iturbe esteve um pouco individualista e por isso com uma exibição aquém da esperada.

    Maicon está de pé quente nos livres. Remata em potência e jeito e ontem esteve perto de marcar.

    Perante um adversário da Liga de Honra, o triunfo surgiu com naturalidade, sendo um óptimo teste de pré-época. Foi com uma boa moldura humana nas bancadas, que se fez uma bonita festa, dando oportunidade aos portistas da região ver o bicampeão nacional.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.pt

    ResponderEliminar