24 julho, 2012

Never Say Goodbye...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Ainda não caí em mim, ainda não acredito que a direcção do FC Porto tomou esta decisão (acabar com o basquetebol) sem respeitar a gloriosa história da modalidade no nosso clube e sem qualquer tipo de consulta aos sócios.

Com um triste, vazio e inócuo comunicado no nosso site, a direcção do nosso clube colocou um travão em 88 anos de história e nada, absolutamente nada, explicou aos sócios sobre os motivos para tão radical decisão. Jorge Nuno Pinto da Costa e Júlio Matos são os responsáveis, e são os seus nomes que ficam para sempre ligados a este triste momento.

Naturalmente espero o pedido de demissão do em tempos capitão do Porto. Deixou de fazer sentido o seu nome na direcção do clube.

Aos Guerreiros do basquetebol e à equipa técnica formada por Moncho López e Diogo Gomes, ficam palavras de conforto e votos de sucesso no seu futuro, uma vez que, muito sinceramente, não acredito nas reais intenções do FC Porto em retomar a equipa sénior no futuro.

Ao MEU TREINADOR:

Vai-me custar muito, Moncho, chegar ao Dragão Caixa em Setembro e não ver a nossa equipa de basquetebol, vai-me custar muito não o ver virado para nós e aplaudindo-nos, incentivando-nos no apoio aos nossos guerreiros. Foi um golpe muito grande na ilusão em que vivia o meu Portismo. A lição de Portismo que nos davas semanalmente Moncho, é algo que nunca mais se apagará da nossa memória, o Porto Sentido que tanto gostavas de ouvir é eterno, e nos jogos de andebol e de hóquei da próxima época, nos momentos de pausa, fecharemos os olhos e recordaremos a nossa modalidade e o nosso treinador, aliás, o melhor treinador de sempre da história do nosso campeonato de basquetebol!

Mesmo neste momento de grande desilusão incentivaste-me, dizendo-me:
“não te sintas mal, e não percas o entusiasmo e a paixão com as quais fazes, como dizes, tantos sacrifícios pois o FC Porto precisa desses sacrifícios, precisa de que acompanhes as modalidades que continuarem, precisa de que escrevas cada semana essa fantástica cronica que acaba por ser a voz do Dragão Caixa, a nossa língua, o mecanismo de expressão dos profissionais que trabalham nas modalidades, não quero que estejas triste, não fiques desiludido com o clube, por favor!”.
Escreveste-me ainda:
“Tu és FC Porto, eu sou e serei sempre FC Porto. Se por decisões doutras pessoas tenho de abandonar o leme da equipa do meu Coração, aceitarei isso como um castigo, mesmo sem saber que eu fiz para merecê-lo. Mas digo-te uma coisa, ninguém pode tirar-me o amor que sinto pelo clube, e lá para onde eu for, quero que a tua voz continue a se ouvir, quero cada terça, poder espreitar para dentro das portas e janelas das modalidades que sobreviverem e gritar com forca que aquele é o meu clube, o meu grande amor, o nexo de união entre todos nós”.
Escreveste-me isto e deixaste-me profundamente emocionado.

Choraste quando foste campeão no Dragão Caixa, e na final deste ano, vieste-nos pedir desculpa de lágrimas nos olhos. Conquistaste o coração de todos as adeptos e por isso esta despedida custa muito mais. Dizes que vais gritar no futuro, que este é o teu clube, mas meu caro treinador, quero que saibas que no futuro também eu vou gritar para todos, dizendo, “que este foi o melhor treinador que alguma vez eu vi no pavilhão Dragão Caixa”.

Para onde quer que vás, levas a minha admiração e o meu respeito. Digo-te até mais Moncho, que para onde quer que vás, se olhares na bancada e fechares os olhos, conseguirás ver-nos a todos a apoiar-te, verás o Fernando, o Paulo, o Luís, o Pedro, o André, o Joaquim, eu e tantos outros.

Vai-me custar muito seguir em frente (imagino que sintas o mesmo), e mesmo sabendo da dificuldade desse momento, peço-te, não vás embora sem me dares um abraço.

Lucho.

21 comentários:

  1. nem dá vontade de comentar seja o que for...

    dias muito tristes que vive o clube do nosso coração!

    ResponderEliminar
  2. Excelente crónica, meu amigo

    Não consigo escrever mais nada

    ResponderEliminar
  3. Acabei de ler o post com as lágrimas nos olhos...

    Senhor Moncho, num momento difícil como este só lhe quero dizer que o admiro e respeito imenso. Tenho muito orgulho em o ter tido no meu/nosso clube! OBRIGADO POR TUDO!

    Sérgio, meu grande Amigo, a sensibilidade com que escreves e a maneira como sentes o clube e tudo o que o rodeia toca-nos no coração. Entendo a tua tristeza, sinto o mesmo que tu, mas o Porto não são algumas personagens que por lá gravitam, o Porto são os portistas como tu que fazem do nosso o maior clube do mundo.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Acabei de ler o post com as lágrimas nos olhos...

    Senhor Moncho, num momento difícil como este só lhe quero dizer que o admiro e respeito imenso. Tenho muito orgulho em o ter tido no meu/nosso clube! OBRIGADO POR TUDO!

    Sérgio, meu grande Amigo, a sensibilidade com que escreves e a maneira como sentes o clube e tudo o que o rodeia toca-nos no coração. Entendo a tua tristeza, sinto o mesmo que tu, mas o Porto não são algumas personagens que por lá gravitam, o Porto são os portistas como tu que fazem do nosso o maior clube do mundo.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Lucho, compreendo a tua amargura - tu tens legitimidade para isso...-, mas deixo-te duas perguntas:
    O Moncho não vai continuar? Eu não tenho essa certeza e espero confirmá-la a curto prazo.
    O F.C.Porto vai manter a formação, para formar para os outros?
    Não achas que estas duas dúvidas significam que vai ser apenas uma pausa para reorganizar e vamos voltar e rapidamente?

    Anda muita gente a falar no basquetebol que devia estar calada.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Boas Lucho!

    Sobre o fim do basket já passaram alguns dias mas o grande nó na garganta que sinto teima em não desaparecer...isso e um vazio imenso na alma que me deixam desportivamente perdido...Não sei se entrego ou não o meu cartão de sócio…Associei-me por causa das modalidades, e estou desolado não só pelo fecho do basquetebol mas também por tudo o que se passou neste processo e que não é digno de um clube como o nosso…

    Ao Moncho, muito obrigado por tudo...Segue em frente pois este FCP, que eu não estou a reconhecer, não te merece! Como é que desperdiçamos um génio do basquetebol mundial desta maneira ??? É uma vergonha!

    Aos jogadores e em especial ao nosso Capitão, peço desculpa por não terem sequer direito a uma despedida digna…Como é possível atirar para o lixo anos de dedicação?

    Se me permites Sérgio, irei guardar este teu post para poder ter algum conforto cada vez que o FCP seguir por rumos que não são condizentes com a nossa brilhante história...É uma prosa de excelência caro Sérgio, de um portismo que me deixou comovido...É um crime que não existam pessoas como tu na nossa estrutura...

    A ti Sérgio, ao Moncho, ao Marçal e aos restantes jogadores e técnicos das modalidades, aos adeptos que costumam estar no pavilhão, o meu muito obrigado por fazerem do Caixa o local onde ainda se respira e vive intensamente o FCP que todos aprendemos a amar…

    Que nos continuemos a encontrar no Caixa Sérgio para o ano como o Moncho pediu a todos nós…mas sinceramente a minha vontade é muito pouca…

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Portuense (Diogo), digo-te o mesmo que o Moncho me disse, e serve para todos, o FC Porto precisa que continuemos a apoiar, a lutar por muito que isto ainda nos atormente...

    Vila POuca: Tenho pouca esperança que o Moncho fique. É injusto até pedir-lhe que fique. Sobre a formação tenho dúvidas que não seja um projecto para deixar cair já no fim da época.

    abraço a todos

    ResponderEliminar
  8. moncho deus24 julho, 2012

    sinto-me esmagado por este post

    ResponderEliminar
  9. Vende melhor a ideia das Decisões do FC Porto o "Vila Pouca", que a própria Direcção do Clube, avaliando o Comunicado por eles lançado acerca deste assunto...
    Pelo menos ao lermos sempre as perspectivas Positivas dos Comentários do Manuel, ficamos descansados.
    Diria que, nessa perspectiva, ele fala a menos. Podia falar mais que até dava jeito, para esquecermos a Amargura de pensarmos o porquê disto ter sucedido...

    Quanto ao Post, é aquele que evidentemente todos merecíamos. Nós, Adeptos, e o próprio Moncho.

    Grande Abraço a todos!

    ResponderEliminar
  10. Subscrevo totalmente a crónica do Lucho.Estou completamente desiludido, e tambem com a atitude do Sr Presidente, que pelo comunicado efectuado, se marimbou completamente para os sócios, e quando digo sócios e adeptos, digo aqueles que amam tudo que é porto e não só o futebol,

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Caro Amigo Lucho:
    Sem palavras… para as tuas palavras… Como te compreendo!

    Apenas queria dizer isto: no recente jantar do blogue, quando pedi, publicamente, a Moncho para “nunca nos deixar”, tive um mau presságio. Depois manifestei-o aqui. Aconteceu! 88 anos de história (que recentemente relembrei em post de 4 de Abril) deitados ao lixo. Uma confidência: Moncho leu esse post e, como HOMEM grande que é (um SENHOR!), ligou ao Paulo a agradecer aquele post!!! Um verdadeiro Senhor! Este sim, um PORTISTA que não renega a obrigação de tudo fazer para ter ORGULHO DE SER PORTISTA!
    Uma outra confidência, que nem o é porque nunca ninguém me vai obrigar a ser seguidista e a calar aquilo que sinto: JAMAIS DEIXAREI DE SER PORTISTA, JAMAIS ABANDONAREI O ORGULHO DE SER PORTISTA, MAS NUNCA BATEREI PALMAS A QUEM NÃO AS MERECE!

    Grande abraço, amigo Lucho. E parabéns, tu és dos “autênticos”…
    BIbÓ PORTO, sempre!!!

    ResponderEliminar
  13. Ribas, há uma decisão que foi tomada, passado o tempo de críticas, algumas são lamentáveis, insultuosas e não levam a lado nenhum, acho que é tempo de tentar criar condições para que mais rapidamente possível a modalidade regresse. A continuidade de Moncho, seria uma primeira medida, importante, por tudo que significa. É por aí o caminho... E esse é o meu caminho.

    ResponderEliminar
  14. Uma das razões que foi apresentada para, há um ano atrás, acabar com todos os escalões de formação (minis, iniciadas, cadetes e juniores) do basquetebol feminino portista, foi precisamente o facto do FC Porto não ter equipa sénior.

    Perante uma situação que agora (que foi extinta a equipa sénior) é semelhante, veremos o que vai acontecer no basquetebol masculino.

    ResponderEliminar
  15. Nestes tempos de capitalismo selvagem onde o dinheiro reina,legisla e executa, é lógico que há certas coisas que quem não pode tem que renunciar. As modalidades amadoras (que de amadoras nada tem) foram as primeiras a sofrer e tenho na minha familia mais direta gente que já carregou o emblema ao peito com orgulho e emoção. As modalidades profissionais, como o basquetebol e o bilhar deveriam angariar fundos próprios para serem auntónomas, mesmo no caso do basquete existir uma SAD para o efeito...
    Já disse várias vezes a amigos meus. O FC PORTO tende a ser um clube só com futebol entregando as modalidades a outros clubes que vivem essencialmente disso; ex: hoquei em campo com o Ramaldense, Lousada e União de Lamas; o voleibol com a Académica de Águas Santas,, Espinho, etc.. etc...
    E depois vamos ser sinceros, num universo de digamos 70.000 sócios só mil ou 2 mil irem ao Dragão Caixa, é sinónimo que nós portistas somos ecléticos... de garganta!

    Felisberto Costa

    ResponderEliminar
  16. Sinceramente acho que o nosso Presidente anda maluco, mas ele lá sabe... Mas isto é uma VERGONHA! Não somos um clube amador...

    ResponderEliminar
  17. Obrigado Moncho por tudo ! Um Abraço de Lisboa

    ResponderEliminar
  18. Grande Moncho! Grande treinador!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Grande post and grande Moncho!
    No meio desta tristeza, resta-me a consolação de que ainda há pessoas que se interessam e que sentem o verdadeiro portismo.
    Porque, sejamos sinceros, qualquer pessoa vai ao Dragão ver o futebol, goste ou não goste de futebol, seja ou não adepto do Porto, gostam da experiência, têm convites grátis...tudo bem, temos de respeitar.

    Mas nas modalidades o ambiente é diferente, sente-se mais aquele portismo de quando era criança e ia ver os treinos nas Antas (infelizmente, não muitas vezes). Por isso me custa muito que estejam a acabar com o que me parecia mais genuíno.

    ResponderEliminar