31 julho, 2012

Que eu saiba, o Andebol não acabou...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Pois é, o site oficial do FC Porto e o Porto Canal não sabem, ou não querem saber (?!), mas o Lucho sabe que os treinos da equipa de andebol do FC Porto, tetracampeã Nacional, já se iniciaram há 8 dias (23 de Julho). Sabe-se ainda que o grande reforço para esta época, é o lateral direito, João Ferraz, oriundo do Madeira SAD.

Nas próximas 4 semanas, Obradovic procurará, como é seu timbre, aprimorar o físico dos tetracampeões para que na supertaça Nacional (em Fafe na 1ª prova oficial da época), no dia 31 de Agosto, se consiga atingir o 1º objetivo da temporada (apuramento para a final da supertaça).

No sorteio que se realizou na última sexta-feira (onde Gilberto Duarte foi consagrado MVP do campeonato anterior e Laurentino o melhor guarda redes), foi então definido que numa das meias-finais da supertaça se encontrassem FC Porto e Benfica (no outro jogo teremos um Madeira-Sporting). Se o FC Porto vencer este clássico de 31 de Agosto, jogará então a final dois dias depois (2 de Setembro), também em Fafe.

É o regresso do modelo antigo desta supertaça (última edição nestes moldes foi em 1995/96, depois jogou-se em final única até 2002/03) que nas duas últimas edições (2009/10 e 2010/11 sendo que em 2011/12 a prova não se realizou) era mais “taça da liga” (uma outra competição que se jogou entre 2003/04 e 2008/09) que outra coisa.

O FC Porto procura assim, a sua 6ª supertaça na 17ª edição desta prova, sendo atualmente o clube com mais vitórias nesta competição (FC Porto e ABC Braga têm 5 supertaças ganhas, Benfica 3, Sporting 2 e Belenenses 1), devendo-se salientar ainda que a última ganha pelos Portistas teve como palco a Cidade de Portimão (24 de Janeiro de 2010), onde o FC Porto bateu na final o Belenenses por 29-28 (1º troféu de Obradovic no FC Porto). Se somarmos as 6 taças da liga às 16 supertaças disputadas, temos o FC Porto com 8 troféus, ABC de Braga e Benfica com 5, e Sporting e Belenenses com 2.

No campeonato, também já sorteado, o FC Porto desloca-se na 1ª jornada ao recinto dos Lisboetas do Camões (recém-primodivisionário), em jogo agendado para 15 de Setembro. Na 3ª ronda, haverá deslocação dos dragões à Luz, enquanto o Sporting se desloca ao Dragão Caixa apenas na 9ª jornada.

O FC Porto procura um inédito pentacampeonato, e procura também assumir de forma isolada o estatuto de clube com mais campeonatos na modalidade (FC Porto e Sporting lideram ambos com 17 títulos). Antes da 1ª jornada do campeonato, o FC Porto joga a 8 e 9 de Setembro em Belgrado o acesso à fase de grupos da Champions League, sendo que na meia-final, defronta os anfitriões do RK Partizan (Sérvia). No outro jogo, defrontam-se HC Lovcen do Montenegro e o RK Sloga da Bósnia e Herzegovina. Quem ganhar a final do dia 9, apura-se para a Champions, os restantes, serão reencaminhados para a nova EHF Cup.

Na próxima 3ª feira, abordarei o hóquei em patins (infelizmente, o basquetebol é mesmo "finito") e depois, seguem-se duas semanas de férias.

Um abraço do Lucho.

13 comentários:

  1. Isso é que é preciso.. :) mais uma época de Lucho esperamos nós ;)

    ResponderEliminar
  2. Silva Pereira31 julho, 2012

    Boa noite,
    Sinceramente não percebo este título, não pretendo ser advogado de defesa do Porto Canal mas no que diz respeito ao João Ferraz já foi destacado inclusive entrevista exclusiva e relativamente à supertaça tem estado a ser publicitada o jogo.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. É um problema de facto, a comunicação no site é muito má e o Porto Canal ainda não - algum dia será? -, um canal em que o F.C.Porto tenha a primeira palavra.

    Mas nesta altura o importante é trabalhar bem para que o primeiro grande objectivo, ida à Champions, seja conseguido.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Sr Silva Pereira:

    Entrevista exclusiva ao Ferraz?

    Só em sonhos. Está equivocado, meu caro.

    ResponderEliminar
  5. Realizou-se ontem na sede da FPP os sorteios das I divisão Nacional , o FCP recebe o Paço de Arcos na 1ª ronda a 6 outubro.

    Calendário completo aqui:

    http://fpp.pt/ficheiros/pdf/hoquei-patins/sorteios/CAL_HP_1DIV.pdf







    Iª JORNADA 2012/13

    OC Barcelos - HC Braga
    AD Limianos - Turquel
    Sporting CP - Candelária SC
    ACR Gulpilhares - AE Física D
    AD Valongo - HC Tigres
    AA Espinho - SL Benfica
    HA Cambra - UD Oliveirense
    FC Porto - CD Paço d'Arcos

    ResponderEliminar
  6. Boas Lucho!

    Valha-nos a tua informação de luxo para estarmos minimamente a par do que se passa...

    Tenho andado um bocado a leste nos últimos tempos por causa do assassinato ao basquetebol mas com este teu post o bichinho do Caixa quer renascer...

    O que achas do novo plantel? Teremos alguma hipótese de entrar na champions? Eu julgo que não investimos assim tanto para tornar esse sonho realidade...Mas espero pelo teu feedback mais conhecedor...

    Certo é que a manutenção do Obra e dos principais guerreiros, deixa a certeza absoluta que a garra e determinação deste plantel continuarão a ser espalhadas em Portugal e na Europa...

    Parabéns ao Tino e ao Gilberto pelo justos prémios!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Claro que sim, Diogo, temos boas possibilidades de entrar à 4ª vai ser mesmo de vez;)

    O problema maior vai mesmo ser o facto do partizan jogar em casa mas se lhes conseguirmos ganhar (jogando como com o presov conseguiremos) o jogo do dia seguinte vai ser mais acessivel pois o grupo n é tão equilibrado como no ano passado.

    Acho q estamos apenas debilitados na ponta esquerda, pode ser q o Hugo Santos aproveite o lugar e o Elias melhore ofensivamente, a ver vamos, certo é q na troca malencic por ferraz ficamos a ganhar...

    ResponderEliminar
  8. Claro, tu dás mais informação porque sabes mais do que os que estão no sítio oficial e, quiça, do que o Porto Canal...

    Tanta gente, tantos directores, tantos chefes e a comunicação é uma desgraça...

    Oh meu Porto!!!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Fernando emprestado ao Inter? Só podem estar a gozar, se isso acontecer, é um grande sinal que o nosso clube está mesmo doente, onde isto vai parar, espero que não seja verdade, mas emprestar um dos nossos melhores jogadores não lembra ao diabo. Se isto se verificar não renovo o lugar anual, e este ano não meto lá os pés, como o fiz quando saiu Lisandro e Lucho no mesmo ano. Incrível.

    ResponderEliminar
  10. Então ainda não têm justa causa,para rescindir o contrato com a empresa que gere o site do FCP? Aquilo que eles fazem, até eu fazia que sou analfabeto informático,acho que aquilo não é um site, é mais um amontoado de asneiras, quanto ao porto canal,estão mais interessados em copiar os outros canais do que serem a verdadeira voz do clube,até a pronuncia tem que ser de lisboa! Aja Deus!
    cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  11. Queria dizer "Haja Deus".Agradeço correcção.
    Cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  12. Somos um Clube de Top em muitas coisas, mas a nível de comunicação,marchandising, venda de bilhetes e mais umas coisas, ainda andamos de lápis atrás da orelha. A melhorar, urgentemente...

    ResponderEliminar
  13. Espero que à 4ª seja mesmo de vez Lucho, mas gostava que tivessemos investido um bocadinho mais nas pontas...

    Abraço

    ResponderEliminar