18 setembro, 2012

“Não estamos à espera de um jogo fácil”

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Vítor Pereira anteviu esta segunda-feira o jogo da primeira jornada da Champions League, frente ao Dínamo de Zagreb (terça-feira, 19h45). O treinador considera que os Dragões estão preparados para triunfar em terreno adversário, apesar das duas semanas de paragem do campeonato português, e espera ter pela frente uns croatas “agressivos” nas transições ofensivas.

Em conferência de imprensa, o técnico não sobrevalorizou a má campanha do adversário na última edição da prova, em que não conquistou qualquer ponto: “Terão aprendido com a experiência do ano passado e vão querer rectificar a imagem. É uma equipa com qualidade e argumentos. Perceberam que, apesar de dominarem completamente o futebol croata, a Liga dos Campeões é algo diferente. Não estamos à espera de um jogo fácil”.

Vítor Pereira foi confrontado com a ausência de Fernando, lesionado, e com o facto de este ser o primeiro encontro após a transferência de Hulk para o Zenit. No entanto, o treinador garantiu que nada muda em termos de estrutura. “Trabalhámos um ano no sentido de ter determinado tipo de comportamentos e princípios de jogo. Não é a saída de um jogador que muda isso, apesar de reconhecermos a sua importância. Aproveito, aliás para agradecer ao Hulk todas as conquistas que ele proporcionou. O FC Porto vive fundamentalmente do colectivo e é isso que espero da minha equipa. O importante é a nossa dinâmica”.

O líder da equipa técnica dos Dragões assume que a ausência de muitos internacionais não permitiu uma preparação “ideal” do encontro, mas assumiu este facto como natural: “O grande problema são os jogadores seleccionados e que não têm possibilidade de competir. Os que jogam chegam com ritmo e para a preparação não precisamos da semana completa. As questões estratégicas são assimiláveis em poucos dias. Preparámos o jogo de acordo com as condições que tivemos e acredito que o preparámos bem”.

A experiência portista na última edição da Champions também foi recordada por Vítor Pereira: os azuis e brancos não conseguiram bater o Zenit na última jornada, o que lhes daria o primeiro lugar do grupo. “Não podemos deixar as decisões para o último jogo. Outra experiência que tivemos foi o facto da equipa do APOEL ser a menos favorita, mas em dois jogos com eles só conseguimos um ponto. A lição a tirar é que o nível de exigência tem de ser elevado em qualquer encontro. Esta competição é diferente do campeonato, coloca problemas diferentes e os jogos ganham-se de maneiras diferentes”.

Para o Dínamo de Zagreb, a ambição será ultrapassar a fase de grupos. “Observámo-los, como todas as equipas, do ponto de vista colectivo e individual. Acredito que valem pela qualidade colectiva e que amanhã tentarão ser fortes do ponto de vista defensivo e agressivos nas transições ofensivas. No momento de ganhar a bola, vão procurar rapidamente espaços para passes em profundidade”, considerou.

fonte: fcporto.pt



LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Maicon, Miguel Lopes, Mangala, Alex Sandro e OtamendiM
Médios: Lucho González, Castro, Iturbe, João Moutinho e Defour;
Avançados: Jackson Martínez, James Rodríguez, Kléber, Varela, Atsu e Kelvin.

6 comentários:

  1. mais do que ser fácil, difícil ou assim-assim, espera-se e deseja-se é que se entre com os 2 pés... direitos e mai'nada!

    ResponderEliminar
  2. Caros Portistas,
    Entrámos numa nova fase do nosso clube. Infelizmente penso que a direcção cometeu demasiadas decisões erradas na gestão da última época e desta. O F.C. Porto tinha o ano passado e este equipa para muita coisa, inclusive sêr campeão Europeu...mas as saídas mutilaram-nos. Há coisas que nos ultrapassam, Villas-Boas uma delas, mas há outras que éramos nós a decidi-las...Alvaro Pereira tinha que sair o ano passado, Vítor Pererira não podia sêr o treinador, Alex Sandro e Danilo só poderiam vir se não houvesse Alvaro e Sapunaru (a época anterior tinham rendido MUITO mais dinheiro)...e esta época poderiamos vender qualquer um menos o Hulk, o Hulk não queria ir para a Rússia...esticámos a corda com o Moutinho, protegemos o James...e perdemos a peça mais importante...
    É uma evidência o nosso clube não tem sido bem gerido financeiramente.
    Agora temos uma equipa por construir e um treinador sofrivel.
    Eu sofro muito com o F.C. Porto, e começo a questionar-me sobre o rumo de tudo isto...o nosso clube é um dos exemplos mais perfeitos do clube que tem tido todas as condições para sêr ciclicamente um grande candidato a ganhar tudo. Temos que largar as questoes nacionais, o Benfica e pensar na nossa verdadeira dimensão que é mundial. Já o disse no passado e volto a dizer precisamos duma nova equipa para gerir o clube...manter o líder Pinto da Costa mas rodeado de outros Homens capazes de o ajudarem a governar-nos em direcção a uma outra dimensão. Não sei se será possível mas a realidade mostra-nos que estamos no mesmo ponto há anos a fio, é de dificil evolução, mas não tem sido por falta de activos de categoria, esses têm passado por lá, o problema é a gestão.
    Abraço Portista.
    Quero muito não sofrer logo à noite...os defesos têm sido uma dôr de alma para mim. Penso que essa é a melhor expressão, doi-me a alma.
    Ass: MA

    ResponderEliminar
  3. Caro MA,

    Segundo percebi do seu comentário, para si tudo está mal, desde a gestão, aos jogadores que se vendeu, aos que se deveria ter vendido, aos homens que rodeiam o presidente, ao treinador que é uma me****, enfim…

    Mas notei que excluiu Pinto da Costa das suas críticas… Mas não se esqueça que no FC Porto, e esta foi a máxima incutida pelo mesmo Pinto da Costa desde sempre, quando ganham, ganham todos, quando perdem, perdem todos…

    Não sou advogado de defesa de ninguém, critiquei fortemente o negócio Hulk, mas caramba, daí a malhar em tudo e todos, por amor de Deus.

    Os homens que rodeiam o presidente, são basicamente os mesmos homens que rodeavam Pinto da Costa quando o FC Porto ganhou a LE em 2011, quando o FC Porto ganhou a champions em 2004 e quando o FC Porto ganhou a Taça UEFA em 2003…

    Sim, podem ter sido (e continuar a ser) cometidos muitos erros da parte de muita gente na SAD e na equipa técnica do FC Porto, mas diga-me lá que clube no MUNDO INTEIRO ganhou tanto como o FC Porto nos últimos 10/15 anos? Pois, nenhum!

    E logo, com ou sem sofrimento, é fundamental a vitória, uma entrada forte na champions para que não se cometam os erros da época passada. Velocidade e dinâmica são fundamentais para levar de vencida o Dinamo Zagreb… Porque qualidade temos muito mais que eles…

    ResponderEliminar
  4. Hoje espero que nos jogadores do Porto só metam o pensamento da vitória e que é muito importante começar a ganhar e a mostrar a todos os clubes que somos candidatos a passar da fase de grupos e até mesmo conquistar a Liga dos Campeões. Hoje espero que ganhemos seja porque diferença for, e que no final possamos festejar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. O Porto mais cedo ou mais tarde vai surpreender na Champions e temos que contar com isso e espero que seja já este ano.

    ResponderEliminar
  6. Espero que este ano a UEFA Champions League não nos corra como o ano passado, visto que este ano temos mais craques na equipa e que nos ajudem a sonhar cada vez mais alto e a honrar o nosso clube. Hoje claro que o pensamento é ganhar e garantir os 3 pontos.

    ResponderEliminar