13 outubro, 2012

Desliga a televisão... acende a tua paixão!!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


O futebol é hoje em dia cada vez mais um desporto de sofá. Os adeptos são tratados como clientes e colocados sempre em segundo plano. As transmissões televisivas são economicamente mais vantajosas do que ter um estádio cheio e, portanto, a preocupação dos dirigentes em que nós estejamos presentes nos jogos é relativa. O nosso amor ao clube faz com que resistamos, passando por vezes situações complicadas como chegar a casa de um jogo de futebol e passadas três ou quatro horas ter que estar a sair novamente para trabalhar/estudar.

O futebol passou para horário nobre, a maioria dos jogos são durante ou depois do jantar. Neste momento já chegámos ao cúmulo de coordenar os nossos jogos com o de outras ligas, para que quem não vá aos estádios, tenha a possibilidade de ver dezenas de jogos por dia, sem interrupção e sem que se “atropelem” uns aos outros. O “futebol-paixão” transformou-se com estas medidas em “futebol-cinema”. Ou não se vai, ou quando se vai é para fazer pouco barulho, ou nenhum.

No passado Domingo disputou-se o primeiro clássico da nova época, no estádio do Dragão, às 20h45!!! Às 20h45 porque durante a tarde as famílias estão a passear no Shopping, depois vão jantar e só aquela hora é que compensa as audiências, pois está tudo em casa de manta no colinho. A juntar a isto, o Barcelona x Real Madrid jogou-se às 18h50 e obviamente, só às 20h45 é que o nosso jogo podia começar, não correndo esta forma o risco do adepto de sofá ter que decidir se veria o final do jogo em Camp Nou, ou o início do jogo do Dragão!

Isto a mim até me é indiferente, desta vez, pois joguei em casa e não tenho que fazer nenhuma viagem depois do jogo. Mas e os adeptos visitantes? Que no mínimo fazem 300 km de madrugada, fora aqueles que vêm de outras pontas do país (vi pelo menos um estandarte da JuveLeo Algarve)?! Falo do assunto porque quando vou a Carnide ou ao Campo Grande ver o Porto, também só chego a casa às 4h, com sorte! É um absurdo!!

Sei também que eles jogaram na quinta-feira anterior na Hungria, e o regulamento defende que têm que ter no mínimo 72 horas de descanso, mas a verdade é que com ou sem Liga Europa, os clássico são sempre às 19h45, 20h15, 20h30 ou 20h45!! É um descaramento!

Já não compreendo quando pôem o futebol à noite, mas ainda compreendo menos quando o motivo é um jogo espanhol! Deviam ter posto o jogo às 21h45, pois até essa hora jogou-se o AC Milan x Inter, grande derby milanês!! Em 21 de Abril deste ano, um Sábado, o jogo Sevilha x Levante, graças ao “superclássico” que se jogou antes, teve o apito final às 00h30 da madrugada!! Isto motivou um protesto da Biris Norte, claque de apoio ao Sevilha, que agora recordo aqui:


Sábado foi dia de apoio às modalidades. Como sempre o fazemos, desta feita estivemos no Dragão Caixa a apoiar o hóquei em Patins, de onde seguimos para a Póvoa de Varzim apoiar os nosso jovens jogadores de basquetebol (Dragon Force). E que apoio na Póvoa, abafámos completamente o pavilhão! Em Rio Maior a equipa B contou com o apoio de cerca de 30 SD’s.

No Domingo, vitória 2-0 sobre a lagartada e mantemo-nos no primeiro lugar! Dois testes complicados em casa, num curto espaço de cinco dias, ambos passados com distinção. Agora mais uma pausa com dois fins-de-semana sem campeonato, primeiro para as selcções e de seguida para a taça de Portugal. Sem compreensão possível!

Domingo à tarde rumo ao nosso estádio. Recepção ao novo belenenses numa tarde convidativa para se ir à bola. Os rituais neste tipo de jogos são para se cumprir, e assim o fizemos. Ultras do sporting mais uma vez em número ridículo. É o terceiro ou quarto ano consecutivo que trazem menos gente que o SC Braga, e um terço ou um quarto daquilo que nós levamos a Alvalade! Nem se queiram comparar a nós! Encheram a “fatia de pizza” na Norte, destinada aos visitantes. Consta-se que foi “excelente” o ambiente vivido durante o jogo naquele sector, não só durante o jogo como até no intervalo, quem é sportinguista e esteve junto com as “suas” claques no Dragão, sabe do que estou a falar. Repressão de “ultras” uns sobre os outros! Continuem assim, vendidos ao Gordinho! Está podre o movimento ultra em Portugal.

Do nosso lado, uma paupérrima assistência! Sim paupérrima, um jogo com os lagartos tem que chegar, no mínimo, aos 40.000. No mínimo!! 38.909 foi a assistência, vitória na Supertaça e nos dois jogos na Champions, a juntar ao facto de ser um clássico e de estarmos em primeiro, mereciamos com certeza mais público. Mas foi com estes que fomos para a batalha. Batalha essa ganha por nós, de longe, dentro e fora de campo. Enquanto lá dentro se queixaram da arbitragem (este foi o inédito jogo em que os calimeros, se não tivessem sido assinalados os penáltis, tinham empatado 1-0!!!), na bancada os Ultras Porto deram festival do início ao fim. Volto a referir que a minha localização no estádio dificulta a que o sector visitante e o Colectivo sejam audiveis, mas acredito que sim, claro.

À entrada das equipas uma coreografia fabulosa tomou conta do estádio. Mini bandeiras e cartolinas azuis e brancas eram elevadas pelos portistas. O Colectivo estendeu uma equipa do FC Porto com a frase “pioneiros do futebol nacional”, enquanto os Super Dragões optaram por abrir um pano gigante com o símbolo da claque e a frase “Armada azul e branca”. Os SD também usaram alguma pirotecnia durante o encontro, principalmente no início e nos festejos dos golos! O “Mágico Porto” pegou praticamente ao estádio todo, foi pena que o “já foste com o c******, Sá Pinto!” não tenha pegado também. Como já começa a ser tradição, o “só eu sei porque não fico em casa” foi entoado já perto do final, como forma de gozo para com os nossos visitantes.

Antes de terminar, apenas duas notas: Ao minuto 25 (pela idade que tinha), o núcleo SDE na Curva Pinto da Costa, levanta uma frase em memória do jovem Tiago Aguiar Branco, o ultra portista falecido recentemente, como mencionei a semana passada! Grande gesto dos seus amigos, o que mereceu uma ovação de toda a claque e de vários adeptos em geral. Congratulo-me ainda com a hora do nosso próximo jogo: 14h30!!! Até que enfim! Embora saiba que o motivo é a falta de iluminação no estádio, dá sempre para recordar outros tempos a muita gente!

Então até dia 20 em Santa Eulália!! “Porto!, por ti eu vou cantar, Porto!, eu sempre vou-te amar, Porto!, por ti eu dou, a volta ao mundo, pr’a te ver, ganhar!”

Um abraço ultra.

7 comentários:

  1. Uma equipa do FC Porto?? Se souberes procurar e leres a frase facilmente concluis que era a primeira equipa do FCP da historia. Mas ja falaste no Colectivo, nao é mau! Neste e noutros blogues da mesma massa é esquecido para nao dizer ignorado. Nao é que eles precisem, mas como adepto ainda esta semana verifiquei que é um facto.

    ResponderEliminar
  2. Um grande post sem dúvida. Gostava mesmo de ter casa cheia em todos os jogos.

    ResponderEliminar
  3. António Dinis13 outubro, 2012

    Parabéns pelo post! Era um sonho como diz tornado realidade, mas acredito um dia que isso possa acontecer.

    ResponderEliminar
  4. Fantástico post Tripeiro!

    ResponderEliminar
  5. Um excelente post no qual subscrevo completamente e que estou em pleno acordo. Os jogos da liga Zon Sagres deveriam comçear a ser disputados durante o dias por exemplo das 13h00 até às 17:00h da tarde. Era melhor para nós, visto que gastavamos menos luz.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Ao primeiro Anónimo:

    Eu sei procurar e vou fâze-lo.

    Ah já agora... se tu também souberes procurar vê se encontras um post meu nos últimos 3 anos (desde que aqui escrevo) em que não fale do C95.

    Se encontrares peço desculpa publicamente.

    Se há coisa que aqui não me podem acusar é de falar só de uma das nossas claques.

    Calado eras um poeta!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo post no qual concordo plenamente.

    ResponderEliminar