21 outubro, 2012

Vão jogar porcamente para outro recinto!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Estou indignado com o que se passou esta semana no Estádio do Dragão. Há muito tempo que não via uma equipa que joga em casa no Dragão jogar tão mal e porcamente. Uma falta de respeito pelo Nosso recinto que devia proibir a selecção de voltar a pisar aquele relvado. Afinal aquele Estádio pertence a outra Nação!

Pausa para fazer contas!

A paragem no campeonato chega em boa altura. É óptimo que os críticos do Porto possam ter uns dias para inventar novas razões pelas quais a equipa de Vítor Pereira não os impressiona. Lamento muito, mas um adepto não deve apenas dizer bem. Sobretudo quando é fácil. Apesar do bom futebol, das vitórias, do receio que o Porto inspira aos adversários, da alegria que os portistas sentem quando vêem a equipa jogar, nem tudo corre bem. Quem leu os vários jornais desportivos, descobriu esta semana que a gestão do Futebol Clube do Porto (ao contrário do que consta na imprensa internacional e em algumas teses de mestrado da UP) é afinal ruinosa. Se me permitem, vou tentar desmontar algumas teses falsas que foram propaladas ao longo da semana. A seguir a móveis do IKEA, teses falsas é das coisas que mais gosto de desmontar.

Não pensam que o facto de não perceber nada de gestão que me vai coibir de dar a minha opinião. Era o que faltava. Para começar, quero dizer que a gestão do Porto tem sido, de facto, trágica. Trágica para os nossos adversários, como é óbvio. Na última década, conseguimos com metade do passivo dos sarracenos alcançar dez vezes mais sucesso desportivo. Está portanto na altura de mudar de rumo porque assim não vamos a lado nenhum. Assim não podemos continuar!
Talvez seja bastante apressado olhar para os resultados do Relatório e Contas e dizer que o Porto terminou a última época com prejuízos. Caramba, estivemos nos Aliados a festejar o Caneco! E os infiéis onde estiveram? A ver que o todo dinheiro que investiram não serviu de nada. Mais vale investir mais e tirar proveitos do que investir menos e não tirar proveito nenhum. O que quero deixar claro é que, se o grupo Porto fosse uma cadeia de supermercados, os resultados podiam ser vistos apenas pelo ponto de vista financeiro. Tratando-se de um clube desportivo, o “prejuízo” (pelo menos, para mim, enquanto adepto) depende da relação entre aquilo que se conquistou dentro das quatro linhas e aquilo que foi gasto.

Vamos também, por momentos, esquecer que, o Porto investe muito dinheiro em jogadores jovens e por exemplo, neste exercício não entraram 50 milhões só de vendas de Hulk e A. Pereira. Pois, na verdade, teremos um saldo positivo de 15 milhões. Mesmo que assim não fosse, é preferível ter um saldo de 30 milhões negativos e títulos conquistados do que ter um prejuízo de 15 milhões e zero títulos acrescentados. Pois quem investiu 15 e não ganhou nada, esses 15 milhões foram totalmente convertidos em gastos inúteis. Há um diferença entre investir e ter retorno e desbaratar dinheiro.

Infelizmente, os diários portugueses tem uma extraordinária técnica para escrever notícias sobre o Nosso Clube. Primeiro, põe-se a imaginar: ' O que é que uma pessoa com um mínimo de bom senso pensaria sobre este assunto?'. Depois, sentam-se e escrevem exactamente o contrário.

O espaço dos pequenos!

Entretanto, o treinador do décimo terceiro classificado do campeonato nacional demitiu-se e, surpreendentemente, os jornais não falam de outra coisa. Para um clube que se queixa de falta de atenção da imprensa, estes só podem ser dias muito felizes. Adeptos e dirigentes do Sporting protestam muitas vezes por terem menos espaço nas primeiras páginas dos jornais do que os principais adversários. Talvez seja verdade: dos três grandes, o Sporting será o que tem menos visibilidade na imprensa. Mas, dos clubes do meio da tabela, é o que tem mais.

Eis o lado positivo da questão — no qual os sportinguistas, pessimistas como só eles, nunca reparam.

3 comentários:

  1. Melhor não podia ser: cinco estrelas...
    (a caminhar para as seis...)

    jogaram mal e ainda escarraram a relva toda...

    ResponderEliminar
  2. A verdade é como o azeite. Vem sempre ao de cima ;-)) """"Não conhecem? É provável, são todos inspectores ou ex-inspectores da Polícia Judiciária. Um deles até integrou a Equipa Especial do Processo Apito Dourado."""

    http://comunidade.xl.pt/record/blogs/bolanaarea/archive/2012/10/21/pol-237-cia-judici-225-ria-apoia-lu-237-s-filipe-vieira.aspx

    ResponderEliminar