07 dezembro, 2012

ICI C’EST PORTO!!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Na semana em que estive em Paris para apoiar o FC Porto em mais um jogo, começo a minha crónica a falar de Eugénio Queirós. Só um burgesso, aziado, retardado, ignorante, incompetente, desnorteado e inergúmeno como o Eugénio Queiróz poderia cometer uma tamanha atrocidade, de tal forma que me levasse a adiar por uns parágrafos a descrição das magníficas horas que passei em Paris.

O burgesso, Eugénio Queirós, é um daqueles tipos que eu de vez em quando aqui faço questão de falar, como vêem eles andam aí e mais cedo ou mais tarde abrem a boca e largam as suas babuseiras. Aquela bocarra não aguenta muito sem deitar o seu lixo cá para fora! O burgesso nada sabe sobre claques, se calhar nunca viu um jogo no meio de uma, mas achou-se alguém nesta vida para mandar as suas postas de pescada. Acontece que este burgesso, é jornalista, perdão, “jornalista”. E aproveitou a morte do adepto do SC Braga, na passada sexta-feira (e eu já aqui o lamentei!!) para escrever este texto.

Este texto escrito pelo burgesso é o chamado “jornalismo – terrorismo”. 99% do que escreve é mentira, e eu faço questão de esclarecer quem pretender saber a verdade. Na semana passada quando escrevi a crónica, disse claramente que tinha estado em Braga, mas que não tinha presenciado o sucedido. E não presenciei. Mas também disse que ia tentar apurar, e foi o que fiz. No último fim-de-semana, contaram-me tal e qual a história, como ela foi, sem invenções. Não foi só uma pessoa que mo contou, foram várias e todas elas com a mesma versão dos factos. Acontece que nós estivemos lá, não falamos sem saber!

Mas o senhor Eugénio aproveitou para malhar nas claques, em todas diga-se, e é graças a “jornalistas” como ele que a opinião pública nos é desfavorável. Já estamos habituados. Numa das suas frases diz que os mouros não apoiam as suas claques. É mentira, assim como é mentira que não precisem delas. Mas não vou perder mais tempo com este tipo, e voltar a frizar o que particamente digo aqui todas as semanas.

Para finalizar este tema digo que, enquanto Eugénio Queirós estava a ganhar dinheiro por escrever esta barbaridade, eu, um “jagunço”, estava a dormir no chão gélido do Aeroporto Charlles de Gaulle, em Paris, com o desconforto que isso provoca, à espera da hora do avião para regressar ao Porto. Fui lá com dinheiro do meu bolso, viagem, bilhete e estadia! Tudo para apoiar o meu clube. Sou um autêntico “jagunço”, com muito orgulho!

Segunda-feira, dia 3 de Dezembro, 9h da manhã, Aeroporto Francisco Sá Carneiro! Preparadíssimo para a minha segunda deslocação ao estrangeiro esta temporada, depois de ter estado em Valência, em Julho. Chegada a Paris com mais três amigos por volta das 14h locais, e mais um que lá se juntou. Sempre com o Porto!

A paixão pelo FC Porto faz-me visitar muitos locais ao longo do ano, em Portugal e no estrangeiro, e como gosto de conhecer, aproveito e faço uma espécie de “2 em 1”. Apoio o Porto, e conheço ao máximo. Segunda-feira foi dedicada ao turismo. Almoçámos no aeroporto e começámos a caminhada em Notre Dame. De Notre Dame fomos para o Louvre. A pé! Do Louvre aventurámo-nos, também a pé, a ir até à torre Eiffel! Mais ou menos duas horas a andar, passámos pelos jardins nas margens do Rio Sena e descemos a Concorde. À hora de jantar estávamos na Torre Eiffel.

De táxi chegámos aos Campos Elíseos e lá jantámos. O Arco do Triunfo era visível, mas deixámos uma visita mais pormenorizada para o dia seguinte. Ficámos instalados no bairro de Montmartre e à noite ainda deu para aquecer as vozes, nos arredores do Moulin Rouge, local de visita também.

Terça-feira de manhã foi a vez do Sacrée-Couer, lindíssimo! Voltámos ao Arco de Triunfo, onde numa das paredes está escrito “OPORTO”! De lá seguimos em direcção ao local de concentração dos adeptos do FC Porto, provenientes de toda a Europa! Do Porto, o grosso dos Super Dragões e do Colectivo viajou de camioneta mas houve muitos ultras que também o fizeram de avião. A malta emigrante em França e noutros locais da Europa, mais concretamente da Suiça, da Bélgica e do Luxemburgo juntaram-se a nós. À semelhança de Dublin, contámos com a presença de ultras da Sampdória, na nossa bancada, que viajaram de Génova para apoiarem o mágico Porto! Um pano deles estava por cima da faixa do C95.

O cortejo foi brutal, muitos cânticos e muita pirotecnia! Grande ambiente até ao Parque dos Príncipes! A entrada no estádio, afastado do centro da cidade, foi feita muito lentamente, à medida que eramos revistados da cabeça aos pés! Nada escapou às autoridades francesas. Uma mancha azul e branca conquistou o estádio! Entrámos bem cedo, duas horas antes.


A hospitalidade dos franceses deixa muito a desejar e percebemos desde o momento em que lá aterrámos que o ambiente nos iria ser adverso! Nunca tinha estado num estádio, em que o sector visitante fosse ao lado da claque da casa! A única coisa que nos separava era uma rede, incrível!! Cedo nos começaram a provocar do lado de lá, com constantes insultos aos portugueses, ao FC Porto e ao Lucho, que era apupado cada vez que tocava na bola (jogou no Marselha, rival do P$G!).

Claro que não ficámos calados e tentámo-nos impôr, embora estivessemos poucos, em comparação com eles. Gostei da acústica do estádio. A entrada para o aquecimento acendeu o rastilho e à entrada das equipas já o estádio estava lotado e com um grande ambiente. Arrepiante o hino da Champions e rola a bola. O apoio foi muito bom, os emigrantes ajudaram-nos e também cantaram. A meio da primeira parte, detetámos um mouro frustrado, emigrante, que decidiu comprar bilhete para o jogo, para o sector imediatamente ao lado do nosso, e levar um cachecol dos lampiões para o meio dos franceses! São a risota completa!

Grande ambiente após o golo, foram abertas duas tochas! Elogios à polícia francesa, que nada fez perante o uso de pirotecnia, ao contrário do que faz a polícia espanhola, por exemplo. Mesmo durantes as provocações e picardias com o lado de lá da rede, a polícia apenas assistia impávida e serena.

Pena o resultado final, ficámos tristes, mas o primeiro objectivo, que era a passagem, foi conseguido. Quinta-feira dia 20, ficaremos a conhecer o destino que visitaremos em Março!

Jantámos no centro da cidade, quase duas horas depois do termino do jogo, e de lá seguimos para o aeroporto. Com voo ao início da manhã, optámos por lá pernoitar. Foram horas difíceis mas felizmente lá chegou a altura de regressarmos à nossa cidade Invicta! Para recordar fica mais uma grande transferta e o sentimento de dever cumprido!

Amanhã temos um Sábado ultra, hóquei, andebol e futebol, contem connosco!

“Sempre a viajar, para te ver jogar, onde quer que tu vás... EU VOU LÁ ESTAR!!”

Um abraço ultra.

4 comentários:

  1. não posso deixar de condenar a crónica falando em situacoes com base em relatos e do que viu e disse que viu sem pedirem confirmação ao Colectivo. No fundo estão a difamar, espero que sejam pedidas explicacoes.

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo,

    Peço desculpa pelo mal-entendido.
    Escrevo neste blog desde Agosto de 2009, já lá vão mais de três anos, e quem acompanha as minhas crónicas semanais desde estão, sabe perfeitamente que nunca escrevi para difamar nenhuma claque/núcleo/grupo afecto ao FC Porto, bem pelo contrário.

    Escrevo sobre o mundo ultra em geral, falando sobre as nossas claques em particular e não estando conectado a nenhuma delas, como desde sempre o referi.

    Escrevi estes parágrafos sobre o sucedido, no sentido de defender o C95 e nunca de o difamar! Nunca foi minha intenção difamar um grupo que estimo e prezo, e isso é facilmente comprovável aqui no arquivo das minhas crónicas! Estamos a falar do grupo que para mim mais mentalidade tem a nivel nacional!

    É verdade que não se deve escrever acerca do “ouvi isto e ouvi aquilo” mas depois de ler a crónica do Eugénio Queiróz que aqui deixei, era minha intenção defender o C95, como faço sempre, defendo todas as semanas os adeptos do FC Porto! Se ler bem o que escrevi, não os ataco nem muito menos os difamo! Conheço muita gente no C95 e embora veja os jogos na Superior Sul, muitas vezes nos jogos fora estou até mais perto deles do que dos SD.

    Apenas quero que fique bem claro este mal-entendido, talvez possa ter descrito demasiadamente ao pormenor a situação, assumo isso e peço desculpa por tal, mas repito, nunca foi minha intenção difamar ninguém, muito menos uma claque 17 anos de história como é o C95!

    Um abraço e até Sábado

    ResponderEliminar
  3. Tenho 52 anos, nunca fiz parte dos SD ou do C95, e lembro-me muito bem do nascimento dos Sd no extinto estádio da Antas, no "fosso" Sul aquando do rebaixamento do estádio, mas creio que eles até nasceram na bancada dita "Maratona".
    Sei que como todas as claques há gente boa e gente reles. Sei que como em tudo na vida há que disfrute e goze e há quem goze com quem disfrute.
    Contudo devo dizer que apesar de ser um "cota", acompanho muito jogos do FC PORTO fora e sempre através dos C95...
    Nunca me aconteceu nada, nunca tive problemas, e sempre vi bem os jogos!!!!
    Por isso ao obeso, obsoleto e obtuso Geninho (um gajo daqui ainda por cima!!!!) ér lamentavel que diga que não importa como aconteceu mas porque aconteceu!!!!
    É como julgar alguem por não ter feito a barba, andar de jeans rasgados e usar brinco e absolver o merdolas que anda de fatinho!

    ResponderEliminar
  4. no apoio, o "futuro" do FCPorto está garantido e em muitas boas mãos!!!

    ResponderEliminar