14 dezembro, 2012

"Teremos de fazer um jogo muito sério"

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Vítor Pereira já anteviu a deslocação a Setúbal (sexta-feira, 20h15, 12.ª jornada da Liga portuguesa) e alertou para as "dificuldades" que o Vitória costuma causar em sua casa. Salientando que "o campeonato será disputado até ao fim", o técnico dos bicampeões nacionais pediu "qualidade, competência e espírito de equipa" aos seus jogadores, de forma não ceder terreno na luta pelo título.

FC Porto e Benfica continuam colados no topo da tabela. É impreterível ganhar em Setúbal, até para não deixar fugir a liderança?
É claro que sim. O ano passado, durante algum tempo, o campeonato foi disputado a quatro e depois a três. Este ano, para já, o momento diz-nos que há duas equipas destacadas das restantes, mas vai ser mais um campeonato marcado pela competitividade e não vai haver, como há dois anos, uma distância de 21 pontos, que só acontece quando uma equipa tem um ano excepcional enquanto a outra tem um ano muito mau. O ano passado o campeonato foi disputado até ao fim e acredito que este ano será igual.

Que adversário espera? O V. Setúbal vem de duas derrotas seguidas…
O Vitória de Setúbal, em casa, é sempre uma equipa complicada. Pela massa associativa, que vive o clube com paixão, e porque as equipas do José Mota têm muita alma e trabalham muito, são organizadas e jogam com o coração. Não acredito em facilidades em Setúbal. Teremos de fazer um jogo muito sério para conseguirmos trazer os três pontos.

O FC Porto está a sair de um ciclo muito duro, que fechou com uma vitória sobre o Moreirense. Como está a equipa?
Esta semana tivemos oportunidade de aliviar um pouco a carga de trabalho e tivemos mais dias de preparação. Acredito que a equipa estará mais disponível e mais fresca.

O FC Porto não perde em Setúbal há 20 anos…
Sim, é verdade, mas os jornalistas destacam esse facto porque têm de ter notícias e informação, mas para nós isso não quer dizer absolutamente nada. Se chegarmos a Setúbal e dormirmos à sombra destes 20 anos, não adianta nada. Temos de chegar lá e provar qualidade e competência e lutar, com espírito de equipa, para trazer os três pontos. Estes 20 anos de história não têm qualquer tipo de influência na preparação das equipas.

Tem algum comentário a fazer acerca das mais recentes declarações de Luís Filipe Vieira, sobre os supostos dois guarda-redes?
Em matérias de grandes penalidades devido a bola na mão ou mão na bola, se é um movimento intencional ou não, se o jogador está muito próximo ou não, é difícil aos árbitros ajuizar a situação da melhor forma. É uma regra complicada, mas, nesta matéria de penáltis, recordo-me sempre de um jogo que foi emblemático e que nunca mais esqueci, entre Benfica e Vitória de Guimarães (2-1, em 2011/12). Nesse jogo, uma bola na cabeça foi penálti, uma bola nas costas foi penálti e uma bola na coxa foi penálti, sempre a favor do Benfica… Temos é de ter consciência de que estas situações acontecem, às vezes a nosso favor, outras vezes contra nós. As coisas são mesmo assim. Esta não é uma regra fácil para os árbitros, mas nunca mais esqueci esse jogo. Foram três penáltis no mesmo jogo.

O primeiro clássico com o Benfica só acontece em Janeiro mas estas declarações parecem já querer mexer com o jogo. Acha que é aí que se vai decidir a Liga?
O Benfica-FC Porto ainda vem longe mas sinto que já mexe com a cabeça de algumas pessoas. Nós ainda temos muitos jogos para ganhar antes desse. Este campeonato não vai ser decidido só na disputa directa entre Benfica e FC Porto e nos clássicos. Acredito que qualquer adversário tem capacidade para, num dia bom da sua parte e num dia menos inspirado da nossa parte, tirar pontos ao FC Porto ou ao Benfica. Nesta Liga, qualquer equipa nos pode tirar pontos, mas não nego que os clássicos sejam jogos importantes e para ganhar. Não acredito é que o campeonato se decida aí.

Quanto ao SC Braga, ainda o incluí nos candidatos ao título?
Como o momento determina, há duas equipas destacadas e o SC Braga a nove pontos. Recuperar nove pontos para duas equipas não é fácil, mas o SC Braga já provou que é uma grande equipa e que pode lutar pelo título, se as outras se distraírem. Nove pontos significam três derrotas do FC Porto e três do Benfica, o que pode acontecer mas é um cenário muito difícil.

E o Sporting?
Pelo início de época que fez e pela fase que atravessa, o Sporting afastou-se do grupo da frente e, para ser muito honesto, já não acredito que consigam chegar aos primeiros lugares ou tão pouco lutar pelo título.

Foi visto a chegar a Alvalade no dia do dérbi e tentou passar despercebido, tapando a cara…
Passo a explicar, até para não haver mais especulação: quando chegámos a Alvalade foi preciso ir levantar os bilhetes para o parque, porque não nos deixaram entrar directamente, e já estavam ruas fechadas. Ficámos com o carro parado enquanto passava a claque do Benfica e, para evitar qualquer tipo de problema, tive essa reacção. Foi uma reacção natural, porque fui a Alvalade para trabalhar e não para arranjar problemas. Fui observar as equipas e não queria ser motivo para qualquer distúrbio.

Pinto da Costa disse esta terça-feira que o mercado está fechado para o núcleo duro do plantel. Quanto a entradas, pode dizer alguma coisa? Sobre Quaresma, por exemplo?
Estou muito satisfeito com a minha equipa e com os meus jogadores e espero, sinceramente, mantê-los até ao fim. Estamos fortes, vamos trabalhar dentro do clube e só na altura certa esse tipo de informações chegará ao público. O Quaresma não é nosso jogador, é de outro clube. Como sabem, as ideias que temos não são para divulgar publicamente, não é informação que deva ser partilhada, portanto não faz qualquer sentido, da minha parte, comentar esse tipo de notícias. É uma falta de respeito falar de um jogador de outro clube.

Rolando está mais uma vez na agenda do Inter. É um jogador dispensável?
Acabei de responder… O FC Porto tem muitos jogadores de qualidade e é natural que haja interesse de outros clubes, mas nós também temos interesse em mantê-los cá. Não posso vir para uma conferência de imprensa trocar esse tipo de informações com os jornalistas.

fonte: fcporto.pt


LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Miguel Lopes, Danilo, Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro e Otamendi;
Médios: Lucho, Castro, João Moutinho, Fernando e Defour:
Avançados: Jackson Martínez, James, Kléber, Varela e Atsu.

0 comentários:

Enviar um comentário