20 dezembro, 2012

Liga dos Campeões 2012/2013 - sorteio dos oitavos

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

(») em actualização

Málaga regressa à cidade da sua única derrota europeia

O FC Porto vai defrontar o Málaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira em Nyon, na Suíça. A eliminatória está marcada para os dias 19 de Fevereiro e 13 Março, sendo que a primeira mão será no Estádio do Dragão. Curiosamente, os espanhóis deslocam-se à única cidade onde já perderam um jogo das competições europeias.

Claro que o baixo número de derrotas apenas se verifica pela curta experiência europeia do Málaga: esta é apenas a segunda participação em provas da UEFA, sendo que a primeira ocorreu em 2002/03: após vencer a Taça Intertoto (ultrapassando Gent, Willem e Villarreal), conseguiu uma boa campanha na Taça UEFA, eliminando Željeznicar, Amica Wronki, Leeds United e AEK de Atenas, chegando assim aos quartos-de-final. Aí, caiu aos pés do Boavista, no desempate por grandes penalidades, após vencer em Málaga e perder no Porto por 1-0. O FC Porto viria a conquistar essa mesma Taça UEFA frente ao Celtic (3-2), em Sevilha, a apenas 200 quilómetros de Málaga.

Apesar da limitada experiência europeia, os andaluzes serão um adversário duro de roer, como prova a sua campanha europeia desta época: terminaram no primeiro lugar do grupo C, com 12 pontos (menos um do que o FC Porto, no grupo A), correspondentes a três vitórias e três empates. Arrancaram de forma perfeita, com três triunfos em três jogos (3-0 em casa com o Zenit, 3-0 no terreno do Anderlecht e 1-0 na recepção ao Milan) e garantiram o apuramento precisamente em Itália, à quarta jornada (empate por 1-1, com um golo do português Eliseu). Tal aconteceu na mesma noite em que os Dragões confirmavam o mesmo objectivo, em Kiev.

Na última Liga espanhola, classificaram-se no quarto lugar, a melhor posição de sempre do clube, o que lhes permitiu aceder à “Champions”, após eliminarem o Panathinaikos de Jesualdo Ferreira no “play-off”. No actual campeonato, estão de novo em quarto (com os mesmo pontos do Bétis, quinto, e a cinco do Real Madrid, terceiro), apesar de terem perdido vários jogadores, como Ruud van Nistelrooy, Santi Cazorla e Enzo Maresca. Reforçaram-se porém com antigos adversários do FC Porto: o defesa Onyewu e o avançado Saviola.

O actual presidente do clube é o Xeique Abdullah Al Thani, que injectou no clube verbas que permitiram a sua recente ascensão na tabela do campeonato espanhol. O treinador é o chileno Manuel Pellegrini, ex-Real Madrid, e no plantel, para além dos portugueses Duda e Eliseu, estão futebolistas de grande qualidade como o brasileiro Júlio Baptista, o argentino Martín Demichelis e o espanhol Isco.

O estádio do clube é o La Rosaleda (com capacidade para cerca de 30.000 espectadores), que sofreu obras de remodelação profundas entre 2000 e 2006. A distância entre o Porto e Málaga (com cerca de 560 mil habitantes) é de 850 quilómetros, ou seja, é suficientemente curta para permitir e deslocação de automóvel, algo raro nas competições europeias. Em Março, serão certamente muitos os portistas a acompanhar a equipa.



Últimos 16 aguardam sorteio de 20 de Dezembro
Nove antigos campeões europeus, entre os quais o Porto, estão presentes no sorteio dos oitavos-de-final, transmitido em directo pelo UEFA.com a partir das 10h30 de quinta-feira, 20 de Dezembro.

O sorteio dos oitavos-de-final da UEFA Champions League será transmitido em directo pelo UEFA.com a partir das 10h30 de quinta-feira, 20 de Dezembro, e contará com nove vencedores da prova.

O detentor do troféu, Chelsea FC, pode estar fora do sorteio, mas este inclui nove antigos vencedores da Taça dos Clubes Campeões Europeus, assim como o estreante Málaga CF. Todas as outras 15 equipas já estiveram nesta fase da prova, sendo que o Real Madrid CF marca presença pela 16ª vez consecutiva.

Há nove países diferentes representados nos oitavos-de-final e, dos 16 conjuntos, somente cinco estiveram na mesma fase da época passada: FC Bayern München, FC Barcelona, Arsenal FC, AC Milan e Real Madrid. Somente duas equipas não começaram a prova na fase de grupos: o Málaga fê-lo nos "play-offs" do "caminho das ligas", ao passo que o Celtic FC começou na terceira pré-eliminatória do "caminho dos campeões".

Foram formados dois potes de cabeças-de-série: um incluindo os vencedores dos grupos e outro com os segundos classificados.

Vencedores de grupos: Paris Saint-Germain FC (FRA), FC Schalke 04 (GER), Málaga CF (ESP), Borussia Dortmund (GER), Juventus (ITA), FC Bayern München (GER), FC Barcelona (ESP), Manchester United FC (ENG)

Segundos classificados: FC Porto (POR), Arsenal FC (ENG), AC Milan (ITA), Real Madrid CF (ESP), FC Shakhtar Donetsk (UKR), Valencia CF (ESP), Celtic FC (SCO), Galatasaray AŞ (TUR)

Os vencedores dos grupos jogarão fora na primeira mão dos oitavos-de-final (agendada para 12/13 de Fevereiro e 19/20 do mesmo mês) e perante o seu público nas partidas da segunda mão (a ter lugar a 5/6 e 12/13 de Março). Nenhuma equipa poderá defrontar outro conjunto do seu grupo, nem nenhuma outra equipa da sua federação nacional.

O sorteio dos quartos-de-final decorrerá a partir das 11h00 de 15 de Março e a prova terá a sua final a 25 de Maio, no Estádio de Wembley, em Londres. Permanece a hipótese de o jogo decisivo poder ser a repetição da final de 2011 realizada no mesmo palco, entre o FC Barcelona e o Manchester United FC.

4 comentários:

  1. Málaga!!!

    Não vai ser fácil, certamente, mas somos o FC PORTO e TEMOS de passar!

    E vai ser bom para garantir uma grande falange de apoio por parte dos adeptos!

    ResponderEliminar
  2. Málaga é o adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões

    O encontro ibérico foi o último a sair no sorteio, estando agendado a primeira mão para 12/13 de Fevereiro no Estádio do Dragão, e a segunda ronda a 19/20, no sul de Espanha.

    Jogos dos oitavos de final da Liga dos Campeões

    Celtic - Juventus
    Galatasaray - Schalke 04
    Shaktar Donetsk - Borussia Dortmund
    AC Milan - Barcelona
    Real Madrid - Manchester United
    Arsenal - Bayern de Munique
    Valência - PSG
    FC Porto - Málaga

    ResponderEliminar
  3. a tarefa nao sera facil para o real madrid... Mas eu acredito neste gigante k neste momento atravessa uma fase ruim. Halla madrid

    ResponderEliminar
  4. Que me interessa a mim o madrid...!

    O que me interessa é o meu Clube. Só me interessa o FC PORTO!

    BIBó PORTO!!! Mai nada!

    ResponderEliminar