06 fevereiro, 2013

Negócios "à Porto"?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Os tempos mudaram, sim. Hoje, uma potencial contratação obedece a vários critérios, sendo o mais óbvio, perante a crise mundial, a junção de investidores nesses negócios. Temos o exemplo do Danilo e outros que, sendo "caros", são investimentos relativamente pouco talhados a fracassar (perante a qualidade indiscutível do jogador) e, mesmo falhando, é um "erro" a pagar por parte do FC Porto e dos demais investidores, por isso, a "carga" de dinheiro gasto nas comissões.

Podemos comparar com as acções bolsistas: EDP, PT, e outras empresas, são potenciais negócios, de reduzido nível de "crash". Os investidores competem pelos jogadores da mesma forma. Negócios "à Porto"? Sim, são e, pelos vistos ainda com grande retorno, como se sabe pelo histórico de vendas de há 10 anos para cá, com grande sucesso e com muitos "estrangeiros" a apelidarem de "case study"!!!

E porque será que os "ditos" jogadores preferem o FC Porto? Porque, acima de tudo, vivem do dinheiro e não de pretensos amores à camisola. Esse tempo já lá vai...

Em Portugal, o FC Porto paga mais e, mesmo em igualdade de circunstâncias, preferem o FC Porto pelo historial recente de clube ganhador, ou seja, é um potencial trampolim para outras paragens de sucesso financeiro, nem sempre desportivo, diga-se. E porque paga mais? Porque tem mais facilidades de ir ao mercado bancário e também por o risco de "crashar" ser mais reduzido relativamente à concorrência em Portugal.

Não se pode esquecer que o FC Porto é, no momento, dos três grandes o que tem menos riscos de "insolvência". São, portanto, riscos calculados e o FC Porto, repita-se, não está sozinho: ganham todos (muitas vezes!) e perdem todos (poucas vezes!).

Por isso, essa famosa história do FC Porto "roubar" jogadores aos carneiros da 2ª circular, aos meus olhos, não tem ponta por onde se lhe pegue, a não ser pelos efeitos mediáticos do mesmo, vender mais jornais, captar mais audiências...

Hoje, mais do que nunca, os clubes vivem das transferências. Trata-se de uma grande indústria em que cada vez há mais protagonistas há sua volta.

Para que sejam todos felizes, o mais importante para o sucesso: treinador com perfil de potenciar jogadores, comunicação social (boa e amiga; o que em relação ao FC Porto, é para rir) a potenciar também os mesmos, boas provas europeias, chamadas às selecções e, acima de tudo: títulos!

3 comentários:

  1. 6 capas do "rascord", 6 grandes gargalhadas!!!

    BIBÓ PORTO, CARAGO, CARAGO!

    ResponderEliminar
  2. a capa do Alex Sandro parece-me ser do OJOGO

    ResponderEliminar
  3. http://www.ojogo.pt/Futebol/interior.aspx?content_id=3038696


    ResponderEliminar