25 fevereiro, 2013

O jogo da época… dos lagartos!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Confesso-vos que não tenho a mínima pena do que está a acontecer ao sporting neste campeonato. De há muitos anos a esta parte, a grande rivalidade do FC Porto coloca de parte o sporting, há muito afastado da luta pelos lugares da frente. Direi mesmo que grande parte dos portistas odeia muito mais o slb do que propriamente o clube dos lagartos.

Muito provavelmente se eu próprio medisse a minha antipatia pelos clubes da 2ª circular, é possível que o meu “amor” pelo slb seja bem superior ao que tenho pelo scp. Acontece que se contarmos o número de parvalhões em tvs, radio e jornais, é evidente que o número de parvalhões afetos ao slb é bem superior ao número de parvalhões lagartos. Provavelmente é também por isso que o “amor” dos Portistas é bem mais intenso em relação aos encornados, sendo que o scp passa um pouco indiferente destas rivalidades futebolísticas.

Acontece também que eu não tenho a memória curta e lembro-me de alguns episódios ocorridos com os lagartos que nos dão mais que razões suficientes para gostarmos tanto deles como dos encornados. Lembro-me da final da taça de 1994 em que lhes ganhámos a taça em pleno jamor, e que o nosso capitão o grande João Pinto levantou a taça por entre pedradas, garrafas de água e não sei mais o quê. Lembro-me de um presidente que tiveram há uns anos atrás, uma criaturinha que passava a vida em falar do sistema e dos árbitros, sem nunca se perceber bem o que era o sistema, e de que maneira o fator da arbitragem explicava as miseráveis gestões desportivas ano após ano.

Dos jogos em alvalade nos últimos anos tenho várias recordações, muitas delas nada favoráveis ao FC Porto, bem ao contrário do verdadeiro salão de festas em que se transformou o galinheiro. Tem sido habitual nos últimos anos que as deslocações em alvalade acabem com várias expulsões de jogadores do FC Porto, penalties por marcar e outras situações no mínimo esquisitas que impedem sempre o FC Porto de conseguir um bom resultado. Também em abono da verdade devo dizer que me parece que o FC Porto encara com menos genica as deslocações a alvalade do que quando se desloca ao galinheiro.

E o FC Porto tem muitas razões históricas para também encarar o scp como um grande inimigo que tem de ser combatido e abatido como o seu vizinho da 2ª circular. Podem crer que mesmo a fazer um campeonato miserável, encontrando-se a meio da tabela, com números verdadeiramente ridículos e já eliminados de todas as competições, a lagartagem vai procurar fazer o jogo da época, transcendendo-se completamente e para muito melhor. Tem de ser por isso um FC Porto a um nível muito elevado para levar de vencida os lagartos ressabiados. A vitória em Alvalade será seguramente um grande e importante passo para o título de Tri-Campeão Nacional. Acredito que os vermelhuscos já esfregam as mãos à espera de uma escorregadela do FC Porto em alvalade, mas como quase sempre acredito que o FC Porto irá responder bem nos momentos importantes. Este clube é assim, raramente nos deixa ficar mal nos momentos importantes… Que assim continue… FORÇA FC PORTO!!

PS: VP cumpriu 50 jogos para o campeonato no comando do FC Porto, sendo que apenas Bobby Robson fez melhor que VP nos primeiros 50 jogos como treinador do FC Porto. A qualidade do futebol que a equipa exibe neste momento, bem como o facto de ainda estarmos em 3 competições apenas tem de me dar ainda mais confiança para o que resta da época. Acredito nesta equipa e neste treinador.

5 comentários:

  1. É verdade que os lagartos não são melhores que as galinhas. Ainda hoje recordo com amargura o auto-golo do Manaca no jogo V. Guimarães - Sporting da época 1979/80 que impediu a conquista do tri-campeonato. Para quem não sabe a história, o Manaca era um ex-jogador do Sporting que tinha sido dispensado, pois já não tinha idade para aventuras. Curiosamente no fim dessa época regressou ao Sporting com um contrato de 2 épocas...! Deve ter sido pelos bons serviços prestados!
    Quanto ao jogo do próximo sábado já começou na 6ª feira passada: Rui Patricio não é expulso quando o jogador do Estoril ia "empurrar" para a baliza! Rojo não vê 2º amarelo por entrada "a varre", tipo Maxi Pereira! Volfsvinkel não vê 5º amarelo por falta grosseira!
    Temos que dar o máximo como sempre, porque nada disto é suspeito e tudo se passa dentro da maior das normalidades...!
    FORÇA PORTO!

    Sckit

    ResponderEliminar
  2. pessoalmente, a mim, passa-me ao lado de há uma série de anos para cá, uma tal de famosa riBalidade com os lagartos... é que eles não puta de cócega nenhuma vai uma catrafiada de anos e como tal, é olhar e seguir em frente.

    no entanto, e verdade seja dita, ando há uma série de semanas a dizer que o jogo que tenho mais medo até final do campeonato, é mesmo esta visita ao wc xxi... é que eles não jogam a ponta dúm corno, perdem com tudo o que é merda, mas, feeling, cheira-me que vão fazer-nos a vida negra, vão vender muita cara a derrota.

    espero que não seja mais do que um pequeno e insipio mau presságio meu, mas não vejo a hora de passar sábado pa saber como foi, se tinha ou não razão de ser os meus medos... aguardemos pois.

    o caminho do TRI faz-se vencendo... inclusive, naquele quintal do lumiar!

    ResponderEliminar
  3. Vamos para cima deles, esmagá-los! O resto são cantigas... Mai nada.

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Tal como o BlueBoy referiu, também quer-me parecer que vamos ter vida difícil em alvalade. Mas se jogarmos o mínimo que sabemos rebentamos com eles facilmente.

    O que não gosto é de ver a grande maioria dos comentadores, muitos encornados incluídos, a já darem como certa a vitória portista, como que amaciando o Dragão tentando desconcentrar-lhe de um jogo que como já foi dito não vai ser nada fácil. Alerta máximo a estes elogios encapotados...

    Até o “analfabeto mastigador” já mandou a sua posta de pescada em relação ao jogo, balbuciando no seu tom labrego que o scp vai jogar com metade da equipa b… Pois é capaz de jogar, mas com certeza vai jogar com muito mais vontade do que jogou o paços de ferreira do também labrego paulo fonseca em pleno galinheiro, que até na conferência de imprensa só faltou beijar o traseiro do mastigador. O paços que é tao certinho parecia um autentico cordeirinho no jogo de domingo… enfim…

    Comentário muito pertinente o do Sckit. Sim, eu já ouvi a historia do Manaca o tal do auto-golo que deu o campeonato ao scp. Pena que os nossos representantes nas tvs, jornais e afins não relembrem de vez em quando esses episódios, essas pérolas do futebol português passados nas décadas passadas. Os lagartos são mesmo uns gajos que sempre gostaram da verdade desportiva... Vê-se pelos mais variados exemplos...

    Quanto aos vermelhos que ficaram por mostrar aos lagartos, sim é verdade. O melhor jogador deles o Patrício deveria ter sido expulso e não foi… E o Rojo também deveria ter visto o 2º amarelo por falta dura… Seriam menos 2 titulares e aí sim, como a “besta analfabeta” disse, o scp teria que jogar com mais de metade da equipa b, mas porque as leis são para cumprir… Não é de admirar no entanto que não tenham sido expulsos… Não é por acaso que um certo clube (cuja 1ª letra é b de bosta) detém o fantástico recorde de 14 expulsões de jogadores das equipas que no jogo a seguir jogam com esse certo clube… Ou seja, por 14 vezes jogadores foram expulsos antes de jogar com esse clube… Há coisas fantásticas, não há?!?!?!

    ResponderEliminar
  5. Ainda para ajudar à festa vão mandar-nos o duarte calabote gomes, se não é para nos arrumar é para tentarem com tudo...

    ResponderEliminar