23 fevereiro, 2013

Prisioneiros de uma paixão!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

A época entra agora numa fase decisiva e todo o apoio é necessário às nossas equipas! Nos estádios e nos pavilhões, em Portugal ou no estrangeiro, faremos o nosso melhor para que o FC Porto continue a ganhar, jogo após jogo.

Esta última semana ficou marcada principalmente pela deslocação a Aveiro e pelo regresso da Champions, na terça-feira. Mas também tivemos as modalidades no Sábado, a equipa B jogou Domingo e anteontem à noite lá estávamos em Espinho a apoiar novamente o hóquei! “Que bela a vida é... cantar Porto allez”!

Sexta-feira, final da tarde, fizemo-nos à estrada. Desta vez o calendário convidava-nos a visitar Aveiro. Só nos últimos três ou quatro anos já devo andar perto da dezena de vezes que entrei naquele estádio. Uma deslocação curta mas que levou os mesmos de sempre a apoiar o seu clube do coração. Chegada cerca de uma hora antes e concentração nas roulotes do parque de estacionamento. Ali esteve a malta, no início do fim-de-semana, a fazer tempo até que chegasse a hora de entrarmos. Mais uma excelente presença dos ultras do Bi-Campeão, em geral, e do nosso grupo, em particular. Principalmente no que diz respeito ao apoio vocal.

10 euros o bilhete, este estádio do Euro 2004, com 30 mil lugares, vai sendo um dos poucos onde não somos roubados. Ficámos como habitualmente num dos topos do estádio, numa deslocação sem perigo nenhum, com uma claque da casa que ocupa o topo contrário ao nosso, mas que tem a sua faixa na bancada central!!

Surpreendeu-me negativamente o número de adeptos portistas, mesmo as claques em concreto, esperava mais gente. Mesmo descontando as Supertaças, onde levamos sempre imensa gente, até o ano passado com o Feirense os ultras aderiram melhor. Talvez pelo facto deste jogo ter sido num dia de semana.

Mas mais uma vez ficou provado que a qualidade não está presente apenas quando apresentamos sectores lotados. O apoio foi audível e foram as claques do FC Porto que de deslocaram a Aveiro que deram vida aquele jogo. Os cânticos não pararam e aqui fica mais uma vez o meu rasgado elogio ao Colectivo. Uma vez que o meu lugar anual é na Superior Sul, aproveito os jogos fora para ouvir e ver com os meus próprios olhos, a qualidade e espírito de grupo daquela claque. Impecáveis ao longo dos 90 minutos. Se ninguém os interrompesse, aposto que conseguiriam estar 45 minutos consecutivos a entoar o mesmo cântico, sem acelarar a letra e a bater palmas com o ritmo certo.

Ao material habitual juntou-se a pirotecnia nos festejos dos golos. Os jogadores no final souberam agradecer o nosso apoio, verdade seja dita, fora de casa têm agradecido sempre, ao contrário da maioria dos jogos no estádio do Dragão. Seguimos com 19 jornadas, 19 presenças, e uma vontade enorme de continuar a apoiar o FC Porto rumo ao TRI.

Sábado foi dia das modalidades de pavilhão, hóquei, andebol e basquetebol. Destaque para o hóquei em patins, que recebeu os italianos do Lodi para a Liga Europeia. Um grupo de italianos marcou presença no Dragão Caixa e fizeram-se ouvir durante quase todo o encontro. Grande postura! É sempre bom ver claques ou grupos ultras italianos ao vivo!

No Domingo a equipa B goleou o Vitória B em Pedroso. Ao contrário dos Super Dragões e do Colectivo, que marcaram presença na primeira volta, no D. Afonso Henriques, as cobardes claques vitorianas não se deslocaram a Gaia.

Terça-feira, dia de “Champions” e até que enfim mais de 40 mil no Dragão! Indo directamente ao tema das minhas crónicas, os ultras, neste caso particular os SD, o meu elogio pelo “tifo” realizado, independentemnte de ter corrido bem ou mal! A verdade é que um ultra pensa no clube 24 horas por fia, 7 dias por semana e 365 dias por ano. Seguindo essa máxima, desde Sábado de manhã que vários elementos dos Super dedicaram largas horas à elaboração da coreografia apresentada à entrada das equipas, horas e horas de trabalho para dois ou três minutos de espectáculo!

No dia de jogo às 9h30 da manhã, lá estavam cerca de “30 maluquinhos”, eu incluído, às portas do Dragão para fazer o ensaio geral. Passámos a manhã toda a finalizar o que mais tarde, já com o estádio cheio, iria ser apresentado aos jogadores, equipa técnica e claro, aos nossos adeptos!

Até à hora de almoço os últimos retoques foram feitos e aproveitámos desde logo para “enfeitar” a nossa bancada com faixas, bombo, colunas, etc.

Tempo do merecido almoço e ao final da tarde, regresso à nossa segunda casa, desta vez avistando já uma grande movimetação nas redondezas. O espanhóis invadiram a cidade do Porto e por cá passaram várias horas. Consta-se que foram 27 autocarros, mais algumas viaturas particulares. A juntar a isto, houve espanhóis a viajar de carro até Madrid e depois de Ryanair para o Porto e outros ainda que foram até Santiago de Compostela e depois seguiram até ao Porto de carro alugado. Tal como nós quando andamos pela Europa fora, há viagens para todos os gostos!

A verdade é que, no mínimo, 3500 estiveram cá e espero que eles possam dizer o mesmo de nós, no dia 13 de Março. Eu vou fazer por isso! A hora aproximava-se, as cervejas iam esgotando nos cafés/tascos habituais. Os cânticos iam saindo e a adrenalina aumentava. Três ou quatro cortejos da adeptos do Málaga eram escoltados pela polícia até à porta visitante.

Entrámos um pouco mais cedo que o habitual pois era importante que aquando da apresentação do “tifo”, a maioria já estivesse dentro do estádio. Entram as equipas, toca o hino da maior competição de clubes, os adeptos estremecem. Uma “Curva Pinto da Costa” de fazer inveja, totalmente lotada e pronta para apoiar do início ao fim! Colectivo também com o seu sector lotado!

Um jogo desiquilibrado dentro das quatro linhas, a nosso favor, foi exactamente o mesmo que se passou nas bancadas! O Málaga atravessa certamente a melhor fase de toda a sua história e esta deslocação foi para aquele clube como uma final europeia. Ainda assim, respeito pelo número que cá trouxeram. Tirando uma picardia ou outra (portugueses com espanhóis é histórico!) até considero que, tirando o Villareal, foram os espanhóis mais calmos que por aqui passaram. Atlético de Madrid, Sevilha, Barcelona (no Mónaco) e Valência (na pré-época) eram bem mais temíveis.

Estamos em vantagem mas nada está ganho, vamos dar um passo de cada vez! Dia 13 de Março será um grande dia, levaremos certamente bem alto o nome do mágico Porto!!

Quarta-feira à noite, “largámos” o AC Milan x Barcelona, enfrentámos o frio e fomos mais de uma dezena até Espinho apoiar o hóquei! Uma goleada que deu para vingar o que lá se passou na temporada passada. Mais uma grande prestação com o reconhecimento dos nossos jogadores. Seguimos juntos, sempre convosco rapazes!

E está aí mais um fim-de-semana à porta! Até os comemos, carago!!

Um abraço ultra.

1 comentário:

  1. "Ninguém sabe" como vos admiro e como vos agradeço essa força toda. Só tenho sempre pena de o "povo" não acompanhar mais os cânticos... seria lindo todo o estádio a cantar (como em Inglaterra)... Continuem a cantar por nós...

    ResponderEliminar