18 fevereiro, 2013

Recordações

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

30 Março 1994: O dia em que fomos esmagar os campeões alemães, Werder Bremen, na sua própria casa! 5-0 foi o resultado final com golos de Rui Filipe (que nos deixou poucos meses depois!), Kostadinov, Timofte, Secretário e Domingos. Foi seguramente o jogo mais assombroso que o FC Porto realizou fora de casa em jogos da Champions League (CL). De relembrar que nesta altura apenas participavam na CL os campeões dos diversos países, os verdadeiros campeões, não os 3ºs e 4ºs classificados de Inglaterra ou Espanha. Nessa edição, o FC Porto atingiu as meias-finais, caindo perante o Barcelona em pleno Camp Nou.

11 Setembro 1996: O dia em que obtivemos uma grande vitória em pleno San Siro frente ao grande Milan. Um FC Porto de tremenda categoria, em que um dos maiores goleadores da história Portista bisou: Jardel! Artur fez o outro golo e vencemos 3-2 numa das melhores noites europeias do FC Porto. Nessa época chegamos aos quartos-final, sendo apenas batidos pelo Manchester Utd.

19 Abril 2000: O dia em que perdemos em Munique por 2-1 sendo eliminados dos quartos-final devido ao empate registado nas Antas a um golo. Mas sobretudo foi o dia em que fomos ESCANDALOSAMENTE ROUBADOS numa eliminatória da Champions. Foi um autêntico roubo do primeiro ao último minuto, um escândalo dos maiores que vi na vida. Deste jogo vêm-me à memória algumas imagens. Lembro-me das gargalhadas do sr. beckenbauer após o 2º golo do Bayern, após um livre marcado a favor dos alemães de forma escandalosa a poucos minutos do fim. Lembro-me do golo do Jardel que empatou a eliminatória. Lembro-me do excelente jogo de um sr. chamado DECO e lembro-me que o filho da p*** do arbitro era um escocês chamado Hugh Dallas, um cabrão que nos impediu de estar nas meias-finais da Champions, como bem merecíamos. Perdemos este jogo mas para mim ficou para a historia como um grande jogo dos Dragões a jogar contra 14. De lembrar que no empate a 1 nas Antas o golo dos alemães surgiu após um livre marcado com a bola a correr. As coisas que eu me lembro...

9 Março 2004: O dia em que empatámos em Old Trafford carimbando a passagem aos quartos-final da champions. Um golo de Costinha a escassos segundos do fim levou à loucura os adeptos Portistas presentes em Inglaterra, bem como todos os outros milhões espalhados pelo mundo, como eu por exemplo. Lembro-me que nunca gritei e festejei tanto um golo do FC Porto como aquele do Costinha. O golo que provavelmente foi o clique fundamental para ganhar aquela Champions! Lembro-me que o sr. alex ferguson disse antes do jogo da 1ª mão em que foi vulgarizado no Dragão e teve muita sorte em só ter perdido 2-1, que o FC Porto comprava campeonatos no supermercado. Não foi no supermercado, mas sim na farmácia que o escocês arrogante foi comprar comprimidos para a azia depois de ter sido arrumado por “quem comprava campeonatos no supermercado”.

26 Maio 2004: O dia da consagração da melhor equipa europeia do ano: o FC Porto! Deu claramente a ideia que fosse o Real, o Barcelona, o Manchester ou quem seja fosse, o FC Porto estava destinado a ganhar aquela champions. Era uma equipa assombrosa com verdadeiros monstros do futebol mundial. Tínhamos uma defesa do melhor que vi na Europa nas últimas décadas, um super-Baía, um super-Ricardo Carvalho, um super-Jorge Costa. Tínhamos o melhor médio da Europa, um sr chamado DECO, que na época seguinte era o maestro do grande Barcelona. Tínhamos um ataque temível com Derlei, McCarthy e outros tantos… E tínhamos sobretudo um coletivo fortíssimo. E sim, tínhamos um grande treinador, que depois teve atitudes verdadeiramente inacreditáveis para com o clube que apostou nele. Mas à parte de tudo isso, era uma máquina de jogar futebol! CAMPEÕES EUROPEUS!!

Recordei neste post alguns (impossível referir todos!) dos grandes momentos do FC Porto na Champions ao longo dos últimos anos, uma competição em que a par do Manchester United somos a equipa com mais participações.

Estas recordações são uma espécie de aperitivo para o jogo da próxima 4ª feira a contar para os oitavos desta competição. Não vale a pena dissertar muito acerca do Málaga, basta olhar para a classificação da liga espanhola para percebermos o real valor desta equipa, apenas está atrás dos extra-terrestres Barcelona e Real Madrid, e também do Atlético Madrid! Limpou o seu grupo da champions, que tinha Milan e Zenit, com uma tremenda classe, é uma grande equipa. Resta ao FC Porto ser aquilo que habitualmente é nestes momentos: uma grande equipa!

PS: Foi bonito o que se passou no galinheiro hoje. Uma arbitragem de um sr. chamado nuno almeida em que valeu tudo. Como o resultado estava em 0-0, resolveu marcar penaltie já passava dos 94 minutos, em que ambos os jogadores se agarram. Para além do critério disciplinar espetacular ao longo de todo o jogo. Muito bom...

7 comentários:

  1. José Eduardo Simões, presidente da Académica, teceu duríssimas críticas à arbitragem de Nuno Almeida na vitória do Benfica sobre a Académica.

    «Foi um jogo bem disputado mas que ficou manchado pela habitual prepotência que existe em Portugal. Lá tivemos o excelentíssimo senhor penalty. O penalty não existe, é iventado para que as coisas tombassem para um lado. Há falta do jogador do Benfica. Foi uma arbitragem disfarçadamente tendenciosa na primeira parte e claramente tendenciosa na segunda. Quem for isento não pode dizer que é penalty. Foi um penalty oportuno, já se adivinhava», afirmou o presidente dos estudantes aos jornalistas.

    in a bolha



    Um penaltie no Dragão aos 94 minutos, depois de uma péssima exibição do FC Porto, seria caso para a procuradoria geral da republica, o jornal a bola e a policia judiciaria investigarem tudo muito bem esmiuçado...

    ResponderEliminar
  2. A nossa vida na Champions já é longa, de bons e maus momentos. A consistência que temos tido é incrível, uma vez que não temos os recursos de outros.

    E sinceramente acho que ainda podíamos ter feito melhor, com alguma sorte e a "estrelinha" que raramente temos lá fora podíamos ter tido ainda mais sucesso.

    Um dos momentos recordas tu no teu post e bem, Hugh Dallas fora e Nikolay Levnikov nas Antas destruiram um sonho, que parecia bem possível em 2000.

    Depois anos como 2007, 2008 e 2009 deixaram um certo travo a "podíamos ter ido um bocadinho mais longe".

    Grandes noites, grandes batalhas, derrotas duras, vitórias saborosas. A vida de um Grande entre os Melhores!

    Um abraço e obrigado pelas recordações :)

    PS: A vermelhada está a começar a dar o "bafo"... É aguentar firme nas próximas jornadas que eles vão cair brevemente.

    ResponderEliminar
  3. « Nessa edição [1993/1994], o FC Porto atingiu as meias-finais, caindo perante o Barcelona em pleno Camp Nou »

    numa eliminatória a uma só mão, e em casa da equipa que se classificara em primeiro no grupo análogo - convém salientar, pois considero ser pertinente.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Gabriel Amaral18 fevereiro, 2013

    Recordar é viver! E que grandes momentos o nosso Porto já nos proporcionou na Champions. E este ano eu estou com fé, quero acreditar que as minhas apostas se vão concretizar!! Venha o Málaga.

    ResponderEliminar
  5. de recordações tão cheios os cemitério e os museus... o que tá feito, já pouco interessa, passe a expressão, se hoje (no caso, amanhã!) não o fizemos.

    portanto, sem medos ou receios, vamos mazé a eles que se faz tarde...

    ResponderEliminar
  6. Essa dos 5-0 ao Werder Bremen fez-me ver o jogo 2 vezes seguidas!!!! Em directo e depois o jogo em repetição por volta da 1 da manhã no canal 1 da RTP!!!!
    Em San Siro... com o Artur de gatas a vomitar... creio que foi a estreia do Jardel nas provas europeias, não?
    Em Munique... quase que parti a televisão por tamanha roubalheira que parecida só com outro clube alemão o Hamburgo em que um defesa faz de guarda-redes e o a´rbitro marca canto em vez de penalti... AH! E a outra grande roubalheira tambem com o Bayern na final da Taça das Taças com o falecido Zé Beto a ver se fodia as bentas ao árbitro!!!!
    Bem sei que as recordações são para os museus, mas ó Blueboy; quem não conhece o seu passado jamais fará o seu futuro!

    ResponderEliminar