05 junho, 2013

FORMAÇÃO: Campeões na Luz... Campeões na Luz...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/




BASQUETEBOL - SUB-20


O Dragon Force (Porto) é o mais recente campeão nacional do escalão de sub-20 masculinos. Na final 4 nacional que decorreu entre a passada sexta-feira e a manhã de hoje, no pavilhão da Luz (Império Bonança), a equipa nortenha venceu os três jogos que disputou e sucede assim aos encarnados na conquista do título de campeão nacional.

Tal como se previa, o equilíbrio foi a nota dominante desta emocionante final 4 nacional, disputada em Lisboa nos últimos 3 dias. À partida, qualquer uma das 4 equipas se mostrava capaz de vencer qualquer adversário, pelo que se esperavam jogos bastantes equilibrados de sexta a domingo.

Dragon Force 65 - 61 Algés 
No primeiro jogo da fase final, apesar de este ser um escalão de competição, ficou evidente que há muito quem trabalhe bem na formação de jovens portugueses. Duas equipas que deram uma boa demonstração do que deve ser a agressividade defensiva discutiram o jogo até ao fim, sendo que a equipa do Dragon Force acabou por se valer da 'almofada' de 10 pontos conseguida no decorrer do último período. Com o resultado em 61-51 a 1:36s do fim, o Algés demonstrou grande querer e ainda fez tremer os 'azuis' com um parcial de 7-0 que deixava o resultado em 61-58 com 58 segundos para jogar, mas a equipa 'tripeira' aguentou-se bem e venceu por 4 pontos. Destaque para as exibições de Diogo Ventura, base do Algés e da selecção nacional, com 24 pontos e 5 ressaltos, bem como de Eduardo Guimarães (carregou a equipa às costas no ataque om 18 pontos marcados) e Hugo Sotta (11 pontos, 11 ressaltos).



Dragon Force 92 - 85 Ovarense 
O conjunto de João Tiago Silva não entrou bem na partida e a dinâmica da equipa não se mostrava muito positiva. Pelo contrário, os vareiros pareciam decididos a contrariar o (pouco) favoritismo azul e branco e relançar as suas hipóteses de se sagrarem campeões nacionais. Ao intervalo, era a Ovarense quem comandava as operações por 34-38. Emanuel Sá, outra vez, aparecia em evidenciava na equipa alvinegra. Contudo, no reatar da partida, a defesa zona da equipa azul e branca deu resultado e os 'dragões' passaram para a frente do marcador com um parcial de 15-10. No último período, não faltou espectáculo e emoção. A Ovarense abriu o quarto com 11 pontos em 3 minutos e retomou a liderança do marcador, liderança essa que manteve até ao último minuto do tempo regulamentar. Com cerca de 50 segundos para jogar e a perder por 2, a equipa técnia do Dragon Force pediu um desconto de tempo e preparou uma jogada para o base atirador Pedro Bastos que não vacilou recolocando a sua equipa na frente, desta feita por um ponto apenas.

Após um ataque falhado da Ovarense, a equipa de Nuno Manarte é forçada a fazer falta e a distância entre os dois conjuntos aumenta para 3 depois de 2 LL convertidos. Depois de mais um ataque falhado da Ovarense e outros 2 LL convertidos, a vitória parecia entregue aos azuis. Com 11 segundos para jogar e o resultado em 76-71, é o base Júlio Silva quem saca um coelho da cartola e inventa um 2+1 que reduzia a diferença novamente para 3 com 1.8 segundos para jogar. LL falhado propositadamente, ressalto de Gonçalo Stringfellow (filho do ex-jogador Lee Stringfellow), passe para fora da linha de 3 pontos e um triplaço de Pedro Costa sobre a buzina para levar o jogo a prolongamento! Que final, impróprio para cardíacos! No prolongamento, a equipa portuense recompôs-se e aproveitou a sua maior profundidade do plantel para levar de vencida uma equipa que acusou o cansaço e a exclusão por faltas do seu base Júlio Silva. Emanuel Sá foi o melhor dos derrotados com novo duplo-duplo (20 pontos e 12 ressaltos) bem secundado pelo Stringfellow 'junior' (14 pontos, 10 ressaltos). Pedro Bastos (25 pontos, 4 ressaltos, 4 assistências), Hugo Sotta (16 pontos, 17 ressaltos) e o capitão Eduardo Guimarães (17 pontos, 11 ressaltos, 5 assistências) formaram o trio-chave da vitória portista.


Dragon Force 67 - 66 Sport Lisboa Benfica
O grande jogo da prova, o 'clássico' que se antecipava na final, foi tudo aquilo que os amantes da modalidade podiam querer, até porque ao contrário do que se tem visto, recentemente, noutros clássicos doutras modalidades e não só, tudo acabou bem.

Quanto ao jogo em si, foram os nortenhos quem entrou melhor. Bem comandados por um inspirado Pedro Bastos (3 triplos convertidos só nos primeiros 10 minutos) chegaram ao final do primeiro período na frente por 17-12.

A defesa zona dos azuis e brancos ia resultando, mais por culpa da ineficácia exterior dos encarnados. Até ao intervalo, o Benfica ainda reagiu por intermédio do base Diogo Gameiro e de João Ribeiro, mas os 'tripeiros' voltaram à carga e venciam por 35-28 à ida para os balneários.

Após o descanso, nos 5 minutos iniciais da segunda parte, viveu-se o melhor período da partida com trocas de cestos sucessivas. Os encarnados entraram forte e os azuis e brancos ainda se aguentaram até meio do terceiro quarto, mas após um desconto de tempo, a equipa do Dragon Force estancou nos 46 pontos marcados e o Benfica consumou a reviravolta (46-50 no fim do 3ºP.).

À entrada do quarto período, o momento do jogo era completamente encarnado e até o público da Luz se fazia, finalmente, ouvir! 4 pontos consecutivos a abrir o derradeiro período, de entre os quais a jogada do encontro protagonizada por João Ribeiro, davam a maior vantagem benfiquista de toda a partida e o Porto sentia o título a fugir-lhe por entre os dedos.

Foi então que apareceu o capitão da equipa, aquele que foi o grande líder da equipa nesta fase final, Eduardo Guimarães, para guiar os 'dragões' na recuperação. Hugo Sotta marca 5 pontos consecutivos e em um minuto o Dragon Force reentra na partida (53-54), forçando o técnico encarnado, Alexandre Almeida, a pedir um desconto de tempo. As 'águias' saem bem do desconto de tempo e com Cândido Sá a 'comandar as tropas' mantêm-se na frente do marcador. Quando André Miguens marca um triplo a 2:45 do fim da partida, o Benfica consegue uma 'almofada' de 6 pontos (60-66) e parece bem encaminhado para revalidar o título.

Contudo, Hugo Sotta tinha outras ideias em mente. Autor de 15 dos seus 16 pontos no último período, o poste dos azuis e brancos foi o grande herói da partida. Depois de Sotta marcar um triplo para responder a Miguens, Pedro Bastos, numa boa penetração, consegue um cesto com falta a cerca de 50 segundos do fim, mas desperdiça da linha de LL a possibilidade de empatar o jogo. No ataque encarnado seguinte, é novamente Miguens quem lança, mas não consegue marcar.

Nesta altura faltam pouco mais de 24 segundos para jogar e o Porto tem posse de bola, mas Eduardo Guimarães perde-a para Diogo Gameiro que sofre falta a 11 segundos do fim. O Benfica pede desconto de tempo, mas na reposição de bola fora acontece novo turn over, desta feita encarnado, dando nova possibilidade ao Dragon Force de vencer a partida.

A jogada é desenhada para Eduardo Guimarães que falha uma penetração, mas aparece Hugo Sotta a marcar uma tapinha no ressalto ofensivo para dar vantagem de 1 ponto aos azuis e brancos a 3.5s do fim. O Benfica ainda dispôs de uma oportunidade para vencer o jogo e o lançamento de João Ribeiro não andou muito longe de entrar, mas no final, a festa foi dos portistas.





Momento


Resultados & Classificações




FUTEBOL - SUB-17

A equipa Sub17 do FC Porto empatou este domingo com o Benfica (1-1), no Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia, e perdeu assim a hipótese de conquistar o título de campeão nacional, que ficou nas mãos dos lisboetas, a uma jornada do fim da fase final (apuramento do campeão) do Nacional de Juniores B. Neste encontro da quinta jornada, a formação orientada por José Guilherme abriu o marcador aos 58 minutos, por intermédio de Pelé. O Benfica empatou já em tempo de descontos, graças a um livre directo de Gonçalo Guedes. Assim, o FC Porto será segundo classificado do campeonato, tendo neste momento 10 pontos, menos três do que o Benfica.

Nacional de Juvenis - Fase Final - 5ª Jornada
Local: Centro de Treinos do Olival, em Gaia
Árbitro: André Gralha
FC PORTO: Andorinha; Joel Pereira (Luís Mata, 41 min.), André Gomes, João Cunha e Tomás Mota (Raul Tavares, 61 min.); Rúben Neves, Rui Silva e Rui Moreira; Sérgio Ribeiro, Rúben Macedo e Zé Nuno (Pelé, 41 min.).
Treinador: José Guilherme
SL BENFICA: André Ferreira; Isaac Fernandes, Rúben Dias, João Lima e Yuri Ribeiro; Gilson Costa, Gonçalo Rodrigues e Renato Sanches; Romário Baldé, Gonçalo Guedes e Diogo David (Hildeberto Pereira, 67 min.)
Treinador: Renato Paiva
Intervalo: 0-0
Marcador: Pelé (59 min.); Gonçalo Guedes (80 min.)



FUTEBOL - SUB-15

A equipa Sub15 do FC Porto venceu este sábado o Torneio Gabala, no Azerbeijão, após bater nos penáltis (4-1) o Feyenoord, após empate (2-2) nos 60 minutos regulamentares. Os penáltis foram convertidos por Marcelo, Rogério, Casimiro e João Bola, enquanto os golos no tempo regulamentar foram de Michael (28m) e Leandro (30m+1). Ao intervalo já se registava o empate a duas bolas. Os atletas do FC Porto mostraram raça e determinação ao longo da prova (recorde-se que bateram nas meias-finais o Barcelona) e mereciam mesmo a vantagem no tempo regulamentar. Mesmo assim, nas grandes penalidades, a formação orientada por António Folha conseguiu garantir um triunfo prestigiante para o futebol de formação azul e branco.





Os destaques desta última semana, ficam aqui retratados, no entanto, se queres saber mais pormenores destas ou outras modalidades e/ou escalões de formação, convido-te a visitar a nossa página do facebook (AQUI) onde poderás encontrar toda a informação sobre as modalidades e as camadas jovens do nosso clube.

Pela nossa parte, apenas prometer continuar a desenvolver trabalho em prol do FC Porto, em regime de "voluntariado", da forma que melhor sabemos: com orgulho, com dedicação e com muita paixão.

Fiquem bem e até para a semana.
Pedro Porto

0 comentários:

Enviar um comentário