09 novembro, 2013

Carta Aberta ao Mister Paulo Fonseca

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Caro Mister Paulo Fonseca,

Presumo que não seja fácil deixar para trás o Paços de Ferreira e assumir as rédeas do FC Porto. Do FC Porto que é, “apenas e só”, tri-campeão nacional. Compreendo a inexperiência óbvia nestas andanças de ter que jogar sempre para ganhar, em ataque continuado, contra autocarros, seja em Portugal, seja por essa Europa fora. Mas essa é a história do FC Porto e é com ela que jogamos. Com esse peso, com essa mística, com esse – como no cântico – orgulho de tripeiro e raça de Dragão.

Estamos no início de Novembro e, não estando pelas ruas da amargura, também não se pode dizer que estamos felizes da vida. Isto é o FC Porto e aqui somos exigentes, queremos sempre mais, não nos contentamos com o que os outros normalmente se glorificam. Não achamos normal perder em casa contra o Atlético, não gostamos de ir ao Sul jogar mal e porcamente (Estoril e Belém) e não achamos um bom resultado ir empatar a São Petersburgo. Pode achar, Mister, que estamos mal habituados. É verdade e não o nego. Mas isto é o FC Porto e o Presidente colocou o nosso clube no topo à custa de uma exigência máxima.

Por isso, Mister, nada de queixinhas e vamos ao trabalho duro! Os portistas confiam em si, sabem o que vale, sabem que o que conseguiu em Paços de Ferreira só está ao alcance dos predestinados, sabem que é capaz de mais e de melhor. Mas há coisas que não nos entram na cabeça e que começam a moer-nos o juízo, Mister. O que leio aqui e ali vai mais ou menos aqui resumido.

1 – O que raio se passa com o Alex Sandro? É bolas perdidas, fintas em zonas proibidas, desatenções... Um lateral tem que defender, primeiro que tudo, e só depois, em segurança, sair para o ataque. Não devem ter ensinado estas prioridades ao Alex, que está sempre a ter bolas metidas nas suas costas. O rapaz que acorde, Mister, caso contrário: banco durante uns tempos, que o Quino dará conta do recado;

2 – Quanto ao Otamendi e Mangala, Mister, proponho uma ideia: chamar o Jorge Costa e o Aloísio para lhes berrarem aos ouvidos que um central não está lá para fintar nem para sair a jogar com estilo e com classe. Um central está em campo para VARRER e para CORTAR bolas. Tudo o resto são mariquices ao estilo catalão. Se os dois centrais andam desatentos por estarem preocupados com uma transferência para Manchester, então há ainda outra solução: Maicon e Reyes;

3 – Nós até percebemos a tal mudança para o 2-1, Mister. Está na moda, na Europa agora joga-se assim, o Borussia joga assim, dá mais profundidade, etc etc etc. Mas por favor acabe com isso. Quando se tem um jogador como o “Polvo”, um homem basta naquela zona do terreno. O Prof. Jesualdo percebeu isso. O Villas Boas idem. O Vítor Pereira idem idem. O Mourinho, com o Costinha, fez a mesma coisa. Não mexa no que está bem, Mister, vá lá! Quando o Fernando sair, depois vê-se o que se faz. Até lá, o Polvo no seu aquário!;

4 – Temos os nossos extremos permanentemente a afunilar, Mister. Esse facto, somado à táctica de 2-1, faz com que a equipa sinta enormes dificuldades a sair a jogar com bola no chão. A opção é óbvia: pontapé para a frente e fé no Jackson. O colombiano torna-se presa fácil para os centrais adversários que, de frente, ganham invariavelmente os duelos aéreos. Só que depois a equipa está partida, muito distante entre os sectores, com o bloco muito esticado. Raras vezes ganhamos estas segundas bolas. Ou é o Lucho que está demasiado lá à frente junto do Jackson, ou é o Fernando e o Défour que estão demasiado atrás. Entre os dois sectores, um deserto, uma green-zone sem ninguém. Porque não adiantar um pouco o Défour ou o Herrera ou seja lá quem for? Experimente, Mister! O bloco ficava mais coeso e a equipa pressionaria com maior eficiência e qualidade.

5 – É notório que a saída de Moutinho originou um futebol mais preso e emperrado. O Défour está longe de conseguir dar à equipa a nota de classe e de criatividade que o português conferia. O Fernando também não é homem para essas aventuras, como sabemos. Porque não baixar o Lucho, desterrado para perto do Jackson, para a zona de construção? Porque não dar ao argentino a batuta da equipa? Em vez de vermos Lucho a desgastar-se a pressionar centrais adversários, víamos o nosso Capitão a correr com bola, a encontrar espaços para criar e organizar o nosso futebol atacante, além de conferir uma maior segurança defensiva cá atrás... Porque não tentar?

6 – O que se passa com o Jackson, Mister? Estará preocupado com a novela da renovação? É que realmente o rapaz sempre que abre a boca aos jornais é para falar nessa história, para dizer que por agora não sai, mas que depois logo se vê, que tem propostas disto e daquilo. Futebol, nem vê-lo. Se só serve para marcar ao Estoril e à Académica, tínhamos ficado com o Janko, que era grande e bom rapaz. É tempo do colombiano acordar e voltar a jogar como nos habituou. Ninguém desaprende assim de um ano para o outro, Mister! Insista com ele, chame-o à razão. Não faz é sentido termos um apático-adormecido durante 90 minutos em campo. Porque não fazer entrar Ghillas mais cedo para o lugar do Jackson? Uma simples troca por troca! O Jackson ficava picado e dávamos minutos ao Ghillas, que bem precisa. Já agora, Mister, meter o rapaz sempre aos 85 minutos já parece mal...

7 – Estamos em Novembro e ainda não temos um onze ideal ou estável. A rotatividade é uma boa ideia quando já se tem processos e uma táctica bem oleada, estruturada e fiável. No nosso caso, que não temos nada disso e às vezes parece que joga cada um para seu lado, é suicídio e só serve para queimar jogadores. Umas vezes é o Defóur, outras vezes o Herrera. O Josué ora entra, ora sai da equipa. O Licá começou a titular e agora está no banco. Umas vezes o Varela, outras o Ricardo. É tempo de assumir opções e dar-lhes continuidade, Mister. A época é longa, vão haver lesões, castigos, todos vão ser chamados a jogo. Tentar dar minutos a todos, gregos e troianos, é que não.

8 – É notório que precisamos de velocidade nas alas, Mister. Os nossos laterais não apenas têm de ser defesas como têm que ser os ÚNICOS a ir à linha cruzar. Outra das razões, aliás, para termos a casa a arder tantas vezes lá atrás. Porque não retirar Josué da ala, onde não é explosivo, e pô-lo a render no miolo do terreno onde realmente faz a diferença fruto da sua capacidade de passe? Não se trata de substituir o Moutinho, nem de encontrar alguém semelhante. Trata-se de pôr o atleta a jogar onde ele mais rende! E depois, na linha, colocar-se-ia alguém mais vertical e com mais “golo”. Licá? Ricardo? E porque não Kelvin, que põe a bola no chão, parte para cima e acrescentaria magia e criatividade ao nosso futebol cinzentão? Um caso a pensar!

9 – O Herrera teve três oportunidades para se mostrar: Zenit, Sporting e Belenenses. Pode-se dizer, sem temor, que não correspondeu. Nada de grave, trata-se de um mexicano que só agora chegou ao futebol europeu. Tem muito tempo para crescer e para treinar (importante!) o passe, o seu maior defeito. Aposte em Josué no meio, Mister!

10 – A equipa parece obcecada com o golo, Mister! Diga-lhes que os jogos tanto se ganham ao minuto 1 como ao minuto 92, pois parece que eles já se esqueceram. A ânsia de ir para a frente a todo o gás é tanta que se verticaliza em demasia o jogo e se deixa a casa exposta cá atrás. Como se já entrássemos em campo a perder por 1x0. Está-se a diluir a boa herança de posse de bola de Vítor Pereira, Mister. E isso não é bom, visto que é melhor ter a bola do nosso lado que do outro. Atacar à maluco, sempre em carrossel e em apoios é típico de outros locais mais a Sul e não tem dado bons resultados. Vamos construir o nosso edifício desde a defesa, como mandam as boas regras, Mister!

11 – Se falta magia e criatividade, Mister, repito: chame o Kelvin! Há quem tenha pesadelos com ele à noite. E além disso o miúdo tem pés que se farta!

12 – Não demore tanto tempo a fazer substituições, Mister! É enervante! Na Rússia era notório que se estava a perder o meio-campo e ninguém entrava para dar raça e vigor nas disputas! Fomos perdendo o controlo do jogo aos poucos e poucos, à medida que o cansaço se acumulava. Temos direito a três substituições e quem está no banco está lá para entrar. Substitua, Mister!

13 – Nada de tremer. Somos PORTO, continuamos invictos no Campeonato, somos a melhor equipa, temos os melhores jogadores e, acredito, o melhor treinador, Mister. Na Champions, apesar de difícil, está tudo em aberto. Não nos desiluda, Mister! Cada jogo é uma batalha. Cada 90 minutos, é para deixar a pele em campo. Diga isso aos rapazes, que eles às vezes parece que se esquecem do que é feita essa camisola!

14 – Vamos lá ganhar a Guimarães, Mister! Confiamos em si! Temos FÉ no FC Porto e no TETRA!

Um forte abraço,

Rodrigo de Almada Martins

29 comentários:

  1. Concordo plenamente com as questoes tácticas faladas nesta carta. A defesa anda desatenta; O Josué daria-se muito bem no meio campo a fazer de 8, deixando o Polvo um pouco mais sozinho atrás quando necessário; Kelvin, Ghilas merecem mais oportunidades; Ninguém tem lugar cativo na equipa, mas manter o 11 com poucas mudanças ao longo das jornadas; O VP teve tanto trabalho a olear a equipa para manter a bola e jogar o nosso jogo e este Porto parece que quer oferecer a bola ao adversário como presente; O 2-1 é muito bonito e na teoria muito bom, mas é necessário um médio (do 2) que fique mais solto (outra vez, o Josué), que tenha bom controlo do jogo e grande passe.

    Eu tenho confiança no PF, mas tem que dar mais à perna e mostrar aos jogadores que isto é Porto e aqui trabalha-se para ser o melhor, não se trabalha para ser suficiente bom.

    Abraços.
    - Polppa

    ResponderEliminar
  2. Uma análise com respeito, objectiva e construtiva. À Porto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas,
    No geral, concordo!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Excelente análise! Nem uma virgula a tirar nem a acrescentar. Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. MANUEL DUARTE09 novembro, 2013

    É COM MUITA LUCIDEZ QUE ESTA CARTA FOI ESCRITA.ATÉ PARECE QUE TEM CURSO DE TREINADOR,TAL A CATEGORIA COM QUE FOI ESCAMOTEADA TODA A LEITURA DESTA EQUIPA.EU NÃO TIRO UMA VIRGULA.
    PARABÉNS RODRIGO

    ResponderEliminar
  6. Excelente análise.Mister siga estas dicas e voltaremos a ser quem fomos.Parabéns ao autor desta análise.

    ResponderEliminar
  7. Boa análise, nada a acrescentar, a não ser que o PF seja inteligente e saiba mudar. Senão...

    ResponderEliminar
  8. A vencer desde 189309 novembro, 2013

    aí está um excelente comentário…finalmente alguém com boa capacidade de análise, com opinião própria, e não precisamos de todos ter a mesma é claro...sem ter de ofender treinadores, jogadores, direção etc etc… finalmente um comentário inteligente…parabens

    ResponderEliminar
  9. Está tudo dito nesta carta, concordo com tudo o que foi dito, parabéns.
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar
  10. Nem Mourinho diria melhor.....Quem é este treinador?Parabéns.Há muito tempo não via uma análise tão séria ,educada e correcta.Grande treinador.Grande cronista.

    ResponderEliminar
  11. Paula Valente09 novembro, 2013

    Bravo Rodrigo.
    Ler as tuas crónicas é sempre um prazer enorme. Esta é mais uma que exprime exatamente os sentimentos de todos os portistas.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  12. Excelente carta era muito que esta sagaz missiva chegasse ao destinatário e ocorressem algumas mudanças para bem do Paulo Fonseca e sobretudo em prol do FC Porto.

    Abraço
    Castle

    ResponderEliminar
  13. @ Rodrigo,

    Parabéns por este texto, que está de uma dignidade a todos os níveis.

    Como sempre tem acontecido até aqui, tem sido um permanente prazer, ler os teus escritos.

    Este, foi só mais um!

    E nada tenho a acrescentar, de tão lúcido que está.

    Mais uma vez, Parabéns!

    ResponderEliminar
  14. Fantástica analise e com um raciocinio absolutamente eloquente e fundamentado, tenho a certeza que 99% dos Portistas se revem nessa analise.Um grande bem haja, ao autor desta fabuloso carta aberta, e como era bom para o nosso Porto que a mesma chegasse ao destinatario...Depois de tudo isto, digo que na minha singela opinião,que temo muito, que nada do que está referenciado na carta irá acontecer, porque Paulo Fonseca não vai mudar mininamente nada, e que quem vai continuar a sair prejudicado de tudo isto, é o nosso FC Porto...
    Mais uma vez um enorme bem haja ao autor da carta, e tomará que dentro de uns dias, eu chegue a conclusão que eu estava enganado, era um optimo sinal;)SOMOS PORTO!!

    Eduardo,
    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  15. Critica construtiva e inteligente. O PF devia mesmo ler isto, pois este futebol cinzentao, cheio de desconcentrações e golos sofridos chateia muito e não diverte! Vamos Porto!

    ResponderEliminar
  16. Obrigado por dedicares tanto tempo ao nosso clube.EXCELENTE!
    Eu acredito em PF e que com certeza ele irá repensar os pontos desta carta. na minha opinião, este porto (para já) está irreconhecível...
    David

    ResponderEliminar
  17. Talvez a carta mais bem escrita a um treinador.Demasiadamente bem .Carregada de lucidez,paixão,energia,vontade e de um amor profundo pelo Porto.Bem haja ao seu autor.Deveria ficar no museu.Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Josué no meio é de génio! ainda por cima o gajo chuta bem carago! bamos equipa!

    ResponderEliminar
  19. Ve-se mesmo que este gaijo que escreveu não percebe um caralho de futebol. Esses defesas otamedi, mangala e Alexandro são dos melhores defesas que passaram pelo futebol português. Isso de que fala em fintar em zonas proibidas é porque gosta de futebol da distrital com defesas a bater a bola para longe. Ate o Helton tem capacidade para essas cenas de fintar em zonas proibidas, os desiqulibrios defensivos na equipa contraria muitas vezes são criados com essas fintas em zonas proibidas.

    ResponderEliminar
  20. Um pouco mais de azul...10 novembro, 2013

    Boa análise, verdadeiramente a toda a largura do campo, sem bocas ou ofensas, mostrando que é possível criticar sem descambar em palavreado grosseiro. Como se diz num comentário anterior, não é necessário que todos tenham a mesma opinião sobre tudo - e Paulo Fonseca terá seguramente a sua e os argumentos para a defender. Mas de uma coisa não há dúvidas: a análise faz sentido e toca nos pontos em que o FCP tem revelado mais stress e fragilidade. O futebol do FCP tem vindo a perder fulgor e PF tem de encontrar soluções para pôr a equipa a jogar melhor e a render mais. Também me parece que algumas sugestões do comentador são sensatas e dariam bons resultados. Por que não tentar?

    ResponderEliminar
  21. Concordo com muito do que aqui foi escrito, o mais importante sem dúvida é deixar o "polvo" sozinho e baixar o Lucho para que o jogo deixe de ser tão direto ao Jackson como tem sido até aqui e dai também a baixa de rendimento do rapaz pois com chutao para a frente ir centrais levam sempre vantagem, depois o Josué numa ala é uma ala manca pois os movimentos dele são sempre para o interior ficando o Porto pendente das subidas do lateral para criar desiquilibrios e tirar cruzamentos. Quantos cruzamentos fazemos por jogo? Quantos passes de ruptura que muito fazia o Moutinho fazemos? Pouco muito pouco e o Mister tem que perder o medo sim o medo de arriscar o medo de dar minutos a jogadores medo de ser feliz!!! Em organização defensiva o FCP tem dado muitos espaçais espaços esses que juntamente com erros individuais têm sido fatais noto níveis de concentração muito baixos e desculpem a minha ousadia noto uma indiferença dos jogadores ao treinador não fazem o que ele pede e isso é falta de liderança!!! Do mister claro...

    ResponderEliminar
  22. Concordo em pleno com a introdução do texto. Quanto aos pontos, aqui vai a minha opinião detalhada:

    1- O FC Porto trabalha os seus jogadores (desde os 7) seguindo uma filosofia em que não há "zonas proibidas". É um pouco uma escola holandesa, que hoje em dia tem no FC Barcelona o seu maior estandarte. Se treinamos assim, é assim que temos que jogar. É isto que nos tem diferenciado a nível interno. Esta filosofia era muito destacada por André Libras Boas. Ouvíamos várias vezes o antigo treinador do FC Porto a afirmar que o jogador tem liberdade para tomar a decisão que considera ser melhor. Os jogadores não estão "formatados", podendo pôr ao serviço do colectivo o seu talento. Como tal, não existem zonas de risco. Há vários trabalhos sobre isto, sobre o modelo de jogo e penso que alguns poderão ser encontrados da internet.

    2- Está respondido no ponto 1. Claro que era bom chamar esses dois grandes centrais. Contudo, o futebol já mudou muito desde então. Quanto a Reyes, tem tempo para ser um central de referência. Maicon, já esta época, mostrou não estar aos níveis que nos habituou. Obviamente, não deixa de ser uma opção a ter em conta.

    3- Mourinho jogava só com Costinha mas, hoje em dia, não é tão claro que jogue apenas com um 6. Contudo, apesar de todas as grandes equipas europeias (à excepção de Barcelona e mais uma ou outra) jogarem com o duplo pivot defensivo, estou completamente de acordo contigo. Fernando deve jogar sozinho no miolo defensivo. Ao contrário do que dizes, considero que o 2-1 retira bastante profunidade a esta equipa.

    4- Aqui, voltamos à questão do meio-campo. Em meu entender, Fernando tem que jogar sozinho. Quanto aos extremos, apenas Ricardo é um extremo "à moda antiga", capaz de dar largura ao ataque. Varela é um intermédio e Licá procura muito as diagonais, o jogo interior. Mais uma vez, volto ao modelo de jogo FC Porto. O que se procura quando se contrata um extremo? Capacidade de dar largura ou partir da ala para dentro, ocupando bem os espaços interiores? Chamo à lide, mais uma vez, o Barcelona. A procura do espaço interior é notória. No nosso caso concreto, penso que Ricardo deve jogar mais e pode vir a ser um jogador decisivo.

    5- É raro acontecer, mas a verdade é que o FC Porto perde dois jogadores do TOP-20 mundial nos últimos dois (Hulk e Moutinho) e ainda não encontrou substitutos. Quanto a Moutinho, é um fora de série e é normal que se sinta a falta dele.

    6- Jackson tem sido vítima do modelo de jogo. Quantas vezes o vemos no meio-campo a procurar jogo ou até a cair numa das alas? Não me parece que seja um problema mas sim parte da solução. A questão da renovação nada tem a ver com o Mister, devendo ser colocada numa carta aberta à Administração e não ao Treinador. Concordo que Ghillas já devia ter jogado mais. Contudo, veio do Moreirense e também ainda tem muito para crescer. Do tempo que esteve em campo (e fez 90min contra o Trofense, por exemplo), não vi rendimento suficiente para que possa reclamar um lugar no 11.

    7- Concordo. É díficil fazer a gestão do plantel no sentido de mostrar ao menos utilizados que são imporantes e vão ter o seu tempo. No entanto, penso que maior estabilidade no 11 inicial seria de louvar.

    8- Questão já respondida em vários pontos do meu comentário. Contudo, será do treinador a culpa de não haver um extremo com essas características? A contratação de Bernard falhou e não houve plano B. Era notório que este problema ia aparecer. Quanto a Josué, será que tem intensidade para jogar no meio? Fez um bom jogo com o Zenit, mas tenho algumas dúvidas. O Mister conhece muito bem o jogador, tenho a certeza que saberá onde rende mais e também tenho a certeza que já terá tentado ambas as soluções.

    ResponderEliminar
  23. 9- Será que Josué é capaz de render neste meio-campo? É uma grande dúvida. O FC Porto é demasiado grande para nos darmos ao luxo de fazer algumas experiências. A ver vamos o que o futuro nos reserva.

    10- Por acaso até acho que o problema do FC Porto é "descansar" depois de marcar um golo, não procurando o 2º e não procurando logo matar o jogo. É certo que o jogo de VP era completamente diferente mas... se alguém decidiu mudar de treinador, qual era a lógica de manter a filosofia? Se não era para mudar alguma coisa, não fazia sentido trocar de treinador, certo?

    11- Não tenho conhecimento de que algo se tenha passado mas, não haverá algum problema extra-futebol relacionado com o Kelvin? É uma pergunta inocente. Responda quem souber porque eu não sei. Fez uma pré-época muito boa e pensei que jogaria com mais regularidade. É jovem e tem grande margem de progressão, assim o jogador queira.

    12- Por momentos, acho que há aqui uma maldição. Em três jogos seguidos, sofremos golo quando o jogador que está para entrar já está a tirar o fato de treino! Também sou apologista de mexer mais cedo no jogo. O jogo de Guimarães (Taça de Portugal) foi o exemplo do que deve ser feito, na minha modesta opinião de alguém que não percebe "uma ponta" de futebol.

    13- Todos os jogadores que passaram pelas mãos de Paulo Fonseca se referem a ele como um "motivador", um treinador de alto nível neste aspecto. Também por isso, tenho confiança total no Mister e sei que vai conseguir pôr a equipa a remar toda para o mesmo lado. Convém não esquecer a importância que Directores (Director do Futebol e Team Managers) têm nesta motivação. TUDO POR TODOS!

    14- A primeira parte está feita. Ganhámos e convencemos!

    Grande abraço. Muito, mas muito TRIpeiro ;)

    ResponderEliminar
  24. quintero a organizador e ta lindo. o josue fica na linha. de resto concordo com tudo

    ResponderEliminar
  25. Concordo com o conteúdo já agora uma pergunta porque se fala na falta de extremos e se deixa ir embora um jogador como o Iturbe que parece que só não serve para os treinadores do Porto e ficamos com lica que o melhor que se pode dizer dele é que é esforçado o Paulo Fonseca que repense o que anda a fazer pelo que tem mostrado parece que esta desfazado da reslidade

    ResponderEliminar
  26. Era de valor era que o mister le-se isto,pois acho que foi dito a maior parte do que esta a correr mal na nossa equipa.

    ResponderEliminar
  27. Mandem esta missiva ao P.f. ou para o F.C.P.ou até para a televisão.Parabéns.Está tudo dito.

    ResponderEliminar
  28. Texto muito bom! Concordo principalmente com o facto de já enervar o Ghillas só entrar aos 85 minutos quando o Jackson anda a passear durante o jogo! Só tenho uma coisa a acrescentar: Varela para o Banco e Licá para o 11 inicial!

    ResponderEliminar
  29. Nao concordo com a análise tactica da equipa. Sou da opinião que o Porto tem jogado mais num 442 com algumas variantes de jogo. Passamos varias vezes para um 433 como passamos imensas vezes por fases de jogo(sempre em posse de bola) onde utilizamos somente 3 defesas. Por isso é que se vê os laterais a dar largura e profundidade ao jogo da equipa! Acho até que a questão dos laterais explica toda a questão tactica em torno da equipa do Porto!
    As criticas que são feitas à defesa do Porto são completamente infundadas pois só temos sofrido golos por erros individuais, diria até infantis!
    Quanto à inversão do triangulo do meio campo, é uma falsa questão. Só poderá ser admitida esse inversão se considerarmos que, hoje, o Lucho, só tem a responsabilidade de ser o primeiro homem a defender! Mesmo pondo esta hipotese, voltamos a bater no 442 porque Lucho e Jackson formam o duo da frente, depois Licá e Varela fecham as laterais!!!
    Se se lembrarem do nosso onze na época 02/03 com Costinha Maniche e Deco e depois Derlei Capucho e Postiga ou Jankauskas. A nossa posição hoje, é mais ou menos a mesma, sendo o Derlei a chave porque tanto joga no meio junto ao 9(442) como fecha a lateral e ataca a linha de fundo(433)!
    O mais importante é acreditarmos em quem lá está, afinal foram escolhidos por alguém que sabe mais de bola a dormir do que qualquer um de nós acordado!!!
    Força Porto, somos Porto!

    ResponderEliminar