08 novembro, 2013

FUCILE... e mais qualquer coisa!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


1) O que se passa dentro das quatro linhas é o reflexo de um trabalho diário que tem diversas condicionantes, desde as mais básicas como o trabalho tático ou exercícios de finalização, aos mais “reboscados” como a marca das bolas com que se treina ou a dimensão dos pitons das chuteiras.

Mas se há condicionante que acredito com a qual todos concordam é a existência de bom ambiente no grupo\balneário, consubstanciado num grupo homogénio, no qual todos rumam para o mesmo lado. Talvez por isso, ser bom ou mau jogador não seja característica única no momento da escolha de um atleta que constitui um plantel. Ser um bom elemento de balneário é também característica fundamental... não só pelo que pode fazer pelo mesmo, mas essencialmente por aquilo que não faz de mal ao tal bom ambiente que é necessário para um bom grupo!

Há mais de 4 meses atrás, escrevi AQUI neste espaço um texto que no último parágrafo tinha uma referência clara a um jogador (???) do nosso plantel: Fucile.
Se lerem o que escrevi, é de todo lamentável que tanto tempo depois esse comentário esteja tão desagradavelmente atual.
Este artista não tem qualidade futebolística e muito menos humana para fazer parte do nosso grupo de trabalho. Como é possível que tenha voltado a ter uma oportunidade para envergar as nossas cores?
Isto não é um exercício de narcisismo, onde me olho ao espelho e digo: “Tu tinhas razão!”... longe disso! Aliás, se há coisas nas quais não gosto que o tempo me dê razão, este é um dos casos.
No entanto, há coisas tão visíveis, tão descaradamente à frente dos nossos olhos, que me custa a perceber como é que uma estrutura tão experiente como a nossa permitiu o regresso deste artista. Por muito menos, houve atletas que foram corridos!

Ora, dado que o mal foi feito em Julho, aparentemente com reflexos na época em curso, a única solução é correr com esta “maça podre” e esperar por Janeiro é um erro: é já, é para ontem! É colocá-lo a treinar na B, e depressa!

2) Também no referido texto, é referido o nome de Bernard (ou outro qualquer, desde que ocupasse esse lugar) para a posição de extremo, como uma necessidade premente do nosso plantel.
O que é facto é que nenhum Bernard veio, e é esse o grande problema do nosso plantel e do nosso jogo atualmente.
O treinador pode demorar muito tempo a mexer.
A equipa pode parecer desligada e com os sectores muito distantes um dos outros, o que força o recurso mais frequente ao passe longo, o qual tem uma maior dose de insucesso.
Os defesas centrais podem parecer mais desconcentrados do que nunca.
Os alas podem jogar demasiado por dentro, esquecendo-se muito de ir à linha cruzar.
O ponta de lança pode parecer outro.
Mas a verdade é que todas as equipas precisam de ter alguém que seja capaz de pegar na bola e desequilibrar. Alguém que em dias em que o coletivo não funciona, seja capaz de “tirar um colho da cartola”. Alguém que passa por dois adversários e coloca alguém “na cara do golo”. Alguém que não se limita a jogo interior, mas que arrisca e “vai para cima” do adversário.
Chame-se ele como se chamar, este é o nosso grande problema, pois toda a restante equipa jogaria melhor, visto que os adversários teriam que se esticar mais no terreno (agora concentram-se na zona central, e tá feita!), abrindo mais espaços e permitindo maior “repouso” aos restantes setores.

Foram dois erros crassos no início da época, que espero não sejam corrigidos tarde demais. Mas se o mal está feito, agora nada mais há a fazer do que corrigi-los... e corrigi-los para ontem!

Meus amigos, até domingo no único local onde somos realmente úteis... num qualquer estádio onde o FC PORTO jogue!

8 comentários:

  1. Caro Portista, em relação ao Fucile discordo de si... Quanto a mim é um otimo jogador, e que nos seria muito utíl, para render o Alex Sandro e o Danilo, defende e ataca bem e tem raça, viu-se no inicio da epoca quando jogou (Super Taça). Não percebo como se consegue desaproveitar este jogador, seria muito util para fazer descansar os laterais e para os castigar, caso necessario. Na minha otica o Alex Sandro devia ir para o banco uns jogos como o Mangala, têm feito erros inadmissiveis, mas como o treinador não os castiga nem tem tomates para os colocar no banco, os erros pemanecem e continuam semana após semana! E nós portista a sofrer... Desculpe discordar de si quanto ao Fucile, é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo, quer em relação ao Fucile quer em relação ao extremo que devia ter vindo e não veio!

    São dois erros que eu pessoalmente não compreendo e custa-me aceitar, a questão do extremo era visível para qualquer um, temos hoje extremos banais sem a mínima qualidade para serem referencias ou titulares no nosso clube.

    Fucile para além de ser um jogador medíocre, basta lembrar aquela exibição em Londres contra o Arsenal ou por ex a expulsão contra o zenit á 2 épocas, isto para só falar destas duas... depois a nível profissional tb deixa muito a desejar como mostrou novemente, mas ele é o que menos culpa tem no meio disto tudo a culpa foi de quem já a conhecia e lhe deu nova oportunidade para estar no plentel.

    ResponderEliminar
  3. Joaquim Silva08 novembro, 2013

    Caro Emanuel, o Fucile jogador mediocre...??? Teve falhas em raros jogos, desde que joga no Fc Porto, mas como vemos o Mangala, o Otamendi quantas falhas ja teve esta epoca, o Alex Sandro o Helton...??? Vamos ver bem as coisas, o Fucile tem raça, luta e dá tudo em campo, coisa que precisamos neste momento! E só vemos jogadores desconcentrados desplicentes, que nos envergonham! Nos ultimos tempos temos sofridos golos cruciais que nem nos iniciados se admitem!!! consequencias??? Nada, continuam a jogar os mesmos! Ninguém vê isto!!!!

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais, aqui ninguém tem que pedir desculpa a ninguém por discordar da opinião de ninguém...estamos num espaço aberto, plural e democrático, onde a troca de ideias é o mais salutar dos comportamentos.

    Não devemos confundir raça de fucile com jogar "á tolinho"...se é por raça, paguem-me a mim, e eu dou de 20 a 0 a todos! É preciso classe...fucile não a tem!

    Mas muito mais do que isso: fucile não tem comportamento "á porto", não se sabe sacrificar e trabalhar para aguardar a sua oportunidade. E se á palavra que não rima com fucile é concentração! Se outros também têm falhas? Claro que sim...mas têm outro comportamento.

    ResponderEliminar
  5. Não sei porquê mas sempre achei o Fucile um jogador "á PORTO!".
    Direto, conciso e nada hipócrita.
    Mas Fucile agora já é passado...

    ResponderEliminar
  6. Se eu fizesse aqui uma listagem dos jogos em que o Fucile nos enterrou, nunca mais acabava…

    ResponderEliminar
  7. O Fucile, como homem não presta e como jogador não acho que seja jogador para o meu Clube, fiquei muito surpreendida com o regresso dele esta época.

    Um jogador que antes do inicio do campeonato, falou o pior do Clube e do Presidente que lhe paga o ordenado, só merece ser corrido do Clube.


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. Joaquim Silva11 novembro, 2013

    São opiniões, podemos discurdar... Neste caso assim sucede! Na minha maneira de ver dentro do campo considero-o um bom jogador, com bom espirito, raçudo, lutador e que prestou um bom trabalho ao clube enquanto jogou! Fora do campo, ai não me posso pronunciar pois não tenho dados objetivos para efetuar uma avaliação correta. Dentro do campo sempre gostei de o ver jogar e do sei desempenho. Na minha otica, era um bom jogador para jogar e dar descanso tanto ao Danili como ao Alex Sandro.

    ResponderEliminar