03 novembro, 2013

Desperdício e displicência

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Belenenses-FC Porto, 1-1

Liga 2013/14, 9.ª jornada
2 de Novembro de 2013
Estádio do Restelo, em Lisboa


Árbitro: Manuel Mota (Braga).
Assistentes: Paulo Vieira e José Gomes.
Quarto árbitro: Pedro Ferreira.

BELENENSES: Matt Jones; Duarte, João Meira, João Afonso e Filipe Ferreira; Diakité, Danielsson e Fredy; João Pedro, Diawara e Tiago Silva.
Substituições: Tiago Silva por Sturgeon (64m), João Pedro por Fernando Ferreira (81m) e Diawara por Arsénio (90m+3).
Não utilizados: Rafael Veloso, Kay, Paulo Jorge e Tiago Caeiro.
Treinador: Marco Paulo.

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Herrera e Lucho (cap.); Ricardo, Jackson Martínez e Varela.
Substituições: Ricardo por Licá (61m), Herrera por Ghilas (79m) e Lucho por Carlos Eduardo (87m).
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Defour e Josué.
Treinador: Paulo Fonseca.

Ao intervalo: 1-1.
Marcadores: Mangala (30m) e João Pedro (33m).
Cartões amarelos: Filipe Ferreira (42m), Tiago Silva (44m), Diakité (48m), Alex Sandro (51m), Mangala (85m), Sturgeon (88m) e Diawara (92m).

O FC Porto entrou neste fim de tarde em Belém para manter, no mínimo, a vantagem que tinha para os dois adversários da segunda circular. Exigia-se, pois, os três pontos em disputa, uma vez que um deles já tinha vencido na noite de ontem. Mas não cumpriu e daí a teimosia em desperdiçar vantagens na classificação que podem vir a revelar-se comprometedoras.

Num relvado péssimo para a prática do futebol que dificultou a circulação de bola e onde se via muita areia em várias zonas do relvado, o FC Porto não conseguiu fazer jogadas com princípio, meio e fim. O Belenenses, jogando com um bloco baixo e linhas bastante juntas, tentava explorar o contra-ataque ao aproveitar as perdas constantes de bola dos portistas.

O jogo foi um péssimo espectáculo de futebol mas o FC Porto só se pode queixar de si próprio porque teria que se adaptar ao relvado e jogar com mais atitude, com mais velocidade e com maior empenho e concentração. O relvado assim o obrigava mas a equipa azul e branca acreditou que o tempo faria o resto.

Não admira que só à passagem da meia hora de jogo é que surgiu o primeiro lance de perigo. E, curiosamente, deu golo num lance de bola parada. Danilo bateu um livre para o coração da área onde surgiu Mangala a cabecear para o fundo das redes. Estava aberta a contenda sem que a equipa portista o justificasse.

Ainda os adeptos do FC Porto festejavam o primeiro golo e surgia o empate. Mangala decidia desfazer a vantagem três minutos depois de ter inaugurado o marcador. O central gaulês esteve no melhor e no pior nesta partida. Após uma perda de bola de Herrera em zona do meio campo azul e branco - começa a ser hábito tanta perda de bola e tanta displicência -, o Belenenses aproveitava e chegava ao empate na sequência de uma arrancada pela esquerda. A bola foi cruzada para a área, ficou ao alcance de Mangala que deixou passar e surgiu nas suas costas João Pedro a empurrar a bola para o fundo das malhas. Uma fífia monumental do defesa central que definiu o resultado da partida.

O intervalo chegava sem que as equipas justificassem qualquer golo mas o empate ditava e castigava mais o FC Porto pela inoperância da própria equipa.

Na segunda parte, o FC Porto procurou atacar mais mas com a mesma dinâmica da primeira parte. A equipa não conseguiu fazer dois/três passes seguidos e as jogadas revelaram-se inconsequentes.

Há uma tendência persistente de só mudar o que está mal na equipa depois dos 60 minutos de jogo. Porquê? Era assim com Vítor Pereira, é assim com Paulo Fonseca. A questão que deixo é se está escrito que é assim que tem de ser. Além disso, não se entende que uma equipa que precisa de marcar golos, decide trocar de alas aos 60 minutos e deixa um ponta-de-lança no banco até aos 78 minutos. Dá que pensar e cria uma certa confusão no mais comum dos adeptos. Por fim, lança Carlos Eduardo a 4 minutos do final. Para quê?

Mas voltando ao jogo, o FC Porto, apesar de inconsequente e de continuar a jogar claramente mal, teve algumas boas oportunidades, nomeadamente por Ricardo aos 49 minutos após cruzamento de Varela, Jackson Martínez aos 63 minutos após cruzamento de Danilo e também Herrera aos 70 e aos 76 minutos teve dois bons remates. No entanto, foi o Belenenses que aos 83 minutos criou a melhor oportunidade de golo após um cruzamento da direita a que Helton correspondeu com a defesa da noite a um cabeceamento de Diawara.

O jogo chegava ao fim com mais dois pontos desperdiçados na capital e com uma viagem à Rússia pela frente que irá definir o futuro do FC Porto nas competições europeias desta época.



DECLARAÇÕES

PAULO FONSECA

Desapontado com o segundo empate consentido nos nove jogos já disputados para a Liga, Paulo Fonseca sublinhou o essencial após a igualdade em Belém (1-1): o FC Porto ainda é líder isolado. Fernando também revelou desapontamento com a perda de mais dois pontos.

“Defrontámos uma equipa que defendeu muito bem mas também fomos ineficazes. Sabíamos que teríamos um jogo difícil frente a uma equipa motivada, ainda por cima num relvado pesado. Tivemos bons momentos de futebol e criámos ocasiões suficientes para vencer este jogo. Não foi o resultado que queríamos mas continuamos em primeiro lugar”, afirmou o técnico dos azuis e brancos.

FERNANDO

Fernando, por seu turno, destacou as más condições do relvado e mostrou decepção com este empate, mas garante uma resposta à altura do tricampeão nacional nos compromissos que seguem. O próximo é já na quarta-feira, frente ao Zenit, em jogo a contar para a 4.ª jornada do grupo G da UEFA Champions League.

“Sabíamos que era um campo complicado. A relva prejudicou-nos. Faltou dinâmica mas agora é necessário preparar o próximo jogo. O FC Porto é um clube vencedor e está sempre pressionado a ganhar. Não queríamos empatar, não queríamos perder pontos, mas não adianta ficar a lamentar”, considerou o camisola 25 dos Dragões.



RESUMO DO JOGO

15 comentários:

  1. Fodassse...não jogamos um caralho!!!

    Se um Belenenses nos faz isto, imaginem o Zenit!

    Eu queria muito passar aos oitavos da CL mas...pra quê???!!! com esta ausência de jogo não vamos longe...

    Ainda há pouco estive a ver o hóquei, com os jogadores a esfarraparem-se todos e aqui...é esta merda!!!

    ResponderEliminar
  2. O que fazer para pôr estes jogadores a sujarem a camisola, a darem tudo por tudo... É por não seguirem esta linha que as modalidades ditas amadoras têm o carinho que têm. Já os levamos ao museu para eles sentirem a camisola que vestem e nem assim... Que os levem ao caixa pra ver se aprendem mas isto não tem remédio. Bibó dinheiro!!! Apesar de tudo sempre esperançado que isto vai mudar. Que venha quarta!

    ResponderEliminar
  3. Um jogo miserável...Volta Vitor Pereira!

    ResponderEliminar
  4. E pronto...

    O q dói mais é que NEM sequer é surpresa!!!

    Eu gostava era de ouvir os ANTI Vitor Pereira AGORA!

    É que ao menos a equipa tinha identidade, sabia o que fazia. Estes parecem uns tolinhos...a correr pra trás e prá frente...

    FODASSE!!!

    Ainda dizem q esta equipa tem muito potencial...e eu digo:

    SOBRETUDO NO BANCO...

    ResponderEliminar
  5. vergonhoso mais um mau jogo do nosso porto

    ResponderEliminar
  6. Acabei de ouvir uma gargalhada vinda da Arábia... mas o burro devo ser eu?!

    Felicitar a atitude dos jogadores?!
    Qual atitude CARALHO?

    Ao fim de 9 jornadas, o futebol que mostramos em campo, e a direção que vem do banco, não é pobre, é deplorável!!!

    Tenham vergonha na Puta da cara, e não façam de nós, nem burros, nem estúpidos!!!

    Honrem a sagrada camisola que vestem, é o mínimo que vos exigimos!!!

    Fico-me por aqui...

    ResponderEliminar
  7. Apesar do empate em casa do Belenenses, a um golo, o técnico portista Paulo Fonseca deixou elogios aos seus jogadores, pela forma como jogaram num relvado que classifica como complicado.


    "Fomos ineficazes no último terço, mas também houve mérito do Belenenses a defender. Penso, no entanto, que temos de realçar a entrega, a forma como os jogadores deram tudo em campo, como pensaram, jogando de forma inteligente", começou por destacar, em declarações à SportTv.


    "Um jogo num relvado difícil para circular a bola. Mesmo assim, tivemos bons momentos de futebol, assumindo sempre o jogo. Contudo, não conseguimos ser incisivos. Tivemos oportunidades para marcar, mas não o conseguimos fazer. O Belenenses, depois, acaba por marcar num lance evitável", lamentou.


    "A equipa do Belenenses jogou com as linhas bastante baixas, mas tivemos bons periodos na primeira parte. Mas com o empate, logo depois do nosso golo, iriam baixar de novo as linhas. Na segunda parte podíamos e devíamos ter sido mais incisivos", explicou, falando depois do estado do terreno.


    "O contexto era difícil, onde nem sempre foi fácil circular a bola a toda a largura do campo. O relvado dificultou, mas não serve de desculpa", admitiu.

    Por favor...esclareçam-me...ONDE??!! deu este jogo??? Em que canal???

    Dassseeeeee

    Pedro

    ResponderEliminar
  8. Boa noite

    Infelizmente este empate não é uma novidade e também não vamos ficar por aqui. Se não forem os laterais a criar desiquilíbrios ou eventualmente varela, ninguém mais cria.

    É uma equipa sem ideias e sobretudo com um meio campo sem que não consegue segurar a bola, não consegue fazer passes sussecivos, não consegue apoiar devidamente as laterais e sobretudo desiquilibrar. Então hoje, com a falta de Jesué, nem equilibrados defensivamente tivemos.

    De facto parece-me que é no meio campo que está o principal problema, mas também na falta de extremos com qualidade. Licá é muito voluntarioso, mas tem claramente falta de qualidade.

    Fernando basta a trinco, mas o treinador insiste em colocar alguém ao lado dele.
    Lucho está muito adiantado, quando a real função dele deveria ser um 8.
    Herrera deixa-me dúvidas, principalmente quando vejo tantos passes falhados.

    Para quarta não tenho esperança nenhuma. O Zenit não tem grande equipa, mas tem Hulk que desiquilibra e já terá o belga no meio campo que equilibrará mais a equipa.

    Uma coisa é certa, poderemoas até empatar, mas ganhar não gaharemos de certeza. Não temos equipa para tal.

    Por último o treinador não deixa esperança nenhuma. Não me parece ter capacidade para treinar o Porto. Então aquela substituição a 3 minutos do final é para rir. Seria para perder tempo?

    Cumprimentos a todos os portistas

    ResponderEliminar
  9. Para mim o mal é dos treinadores que o porto tem contratado. (EM TODOS OS JOGOS)este porto marca um golo (muitos golos sem saber como) e o que é que acontece em seguida? relaxa, vacila, adormece, torna-se displicente e como o blue boy diz, pratica um futebol deplorável!!
    No tempo do Mourinho ou AVB, coitadinha da equipa que ao intervalo estivesse a perder por um!!! a segunda parte, seria para enfardarem mais 2 ou 3 de certeza!!
    Esta equipa precisa de garra não de motivaçao, para isso já ganham o que ganham.

    QUERO VER O PORTO!!!

    David Nogueira

    ResponderEliminar
  10. Um pouco mais de azul...03 novembro, 2013

    Quem arrisca um comentário neste blog já sabe: "A moderação de comentários foi activada. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue". Deve ser por isso que, depois da "aprovação", saem comentários com o palavreado que se exibe. Acho que a "aprovação" tem menos a ver com a moderação dos comentários do que com a censura de comentadores que não vistam de azul-e-branco. É mau, o autor do blog poderia e deveria fazer melhor, é desnecessário acrescentar lixo ao lixo que temos. Mas vamos então ao jogo. O FCP repetiu mais uma vez o padrão de outras partidas. Futebol fraccionado, aos repelões, sem interligação entre as linhas, ausência de objectividade e de pendor atacante, perdas de bola sucessivas, desatenções que custam pontos. Pouco há a acrescentar excepto que sabemos que a equipa tem potencial para render mais, como já se viu noutras partidas. Como bem refere o cronista, Fonseca mexe tarde na equipa, deixa arrastar a mediocridade até à náusea. Fazer substituições a 4 minutos do final é para quem está a ganhar, não para quem quer corrigir seja o que for. Não é a primeira vez que nos brinda com semelhantes decisões. Não vou dizer que Fonseca tem culpa de tudo porque há jogadores que, apesar da sua qualidade, falham tantos passes que só podem estar com a cabeça na lua. Pede-se mais concentração e espírito competitivo e menos argumentos desculpabilizantes. Pode ser que consigamos arrancar um bom jogo contra o Zenit mas não estou certo disso...

    ResponderEliminar
  11. Fique desapontado com este jogo, mas não vou desanimar... Porto SEMPRE!
    Mas acho, que há jogadores da EQUIPA B, que tem mais garra que alguns titulares na equipa principal.

    VAMOS PORTO A RUSSIA É NOSSA!


    Pooooooooortooooooo


    Felgueirense

    ResponderEliminar
  12. a equipa nao tem alma,nao tem treinador fonseca nao tem ambiçao.mas nao era o que muitos adeptos queriam?o vitor na rua e outro treinador?bem fez ele nao ter aceitado renovar,esses engratos adeptos agora devem de estar a pensar nele.pelo menos tinhamos identidade.agora vejo otamendi sempre meter agua,ontem mangala meteu agua,herrera nem digo nada.manda-mos embora o castro jogador da casa com garra e vamos buscar herreras,reyes.temos 3 de avanço,mas sinceramente assim a jogar perdemos a vantagem num estante

    ResponderEliminar
  13. Concordo que a linguagem em alguns comentarios se excede, mas depois de ver um jogo destes e no final o Dragon Ball falar umas ´´baforadas`` daquelas o que querem? Já o disse aqui, este treinador foi um erro de casting, já era mais que tempo de termos um treinador com nome internacional para nos dar uma enorme dimensão também nesse aspecto, nem todos são mourinhos ou vilas-boas e se queremos passar para um patamar superior de excelência esse passo devia ter sido dado, mas queremos continuar a ser apelidados de regionais, ok! aceito, mas não aceito ter uma cambada de malandros que envergam esta camisola e que só pensam em melhorar os seu contratos milionarios. Trabalhem mais e honrem este clube.

    ResponderEliminar
  14. Eu acho que a culpa é do "Quinta do Fonseca".
    Irritam-me os lavadores -ou será que são lambedores?- de pratos.
    F......, é preciso é capacidade de luta e ontem quem tinha capacidade para incutir isso na equipa, Josué?...Ficou no banco.
    A render juros.
    Façam descansar Jackson ou então coloquem o Ghilaz ao lado para o fazer despertar!

    ResponderEliminar
  15. Já agora um rectificação, talvez "Son Goku" fosse mais adequado.O nosso "Son Gohan" tem que abrir mais os olhos...Senão lá se vai o Dragon Ball!...

    ResponderEliminar