27 novembro, 2013

A vez de Danilo…

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto-Áustria de Viena, 1-1

UEFA Champions League 2013/2014, grupo G, 5.ª jornada
26 de Novembro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 24.809


Árbitro: Ovidiu Hategan (Roménia)
Assistentes: Cristian Nica e Octavian Sovre; Alexandru Dan Tudor e Sebastian Coltescu
4º Árbitro: Radu Ghinguleac.

FC PORTO: Helton, Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Defour, Lucho, Licá, Jackson Martínez e Josué.
Substituições: Varela por Defour (46min), Ricardo por Licá (65min) e Quintero por Josué (72min).
Não utilizados: Fabiano, Reyes, Herrera e Otamendi.
Treinador: Paulo Fonseca.

ÁUSTRIA VIENA: Lindner, Koch, Rogulj, Ortlechner, Suttner, Holland, Dilaver, Kienast, Royer, Hosiner e Murg.
Substituições: Leovac por Murg (64min), Mader por Dilaver (70min) e Okotie por Suttner (81min).
Não utilizados: Kardum, Simkovic, Jun e Ramsebner.
Treinador: Nenad Bjelica.

Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Kienast (11min) e Jackson Martínez (48min).
Cartões amarelos: Suttner (55min), Rogulj (90min) e Leovac (90+3).

O FC Porto continua lançado e imparável. Quem não assistiu ao jogo e à presente época, ficaria convencido que os dragões estariam a realizar uma grande época ao ler a primeira frase desta crónica. O certo é que a equipa não desarma e continua a oferecer golos e a dar abébias aos adversários.

Depois de Mangala, Otamendi, Helton e Alex Sandro, faltava o último defesa cometer o erro de palmatória: Danilo. Pois bem, a oportunidade surgiu hoje frente ao Austria de Viena a contar para a 5ª Jornada da liga dos campeões no Estádio do Dragão. Danilo não se fez rogado e ofereceu um golo aos austríacos, logo aos 11 minutos, não fosse perder a oportunidade da sua vez não chegar para errar.

Depois do Zenit, 2º classificado do grupo, ter empatado esta tarde em casa frente ao líder Atl. Madrid, o FC Porto tinha uma oportunidade soberana de saltar para o 2º lugar. Para isso bastaria derrotar a equipa mais fraca do grupo. Mas assim não aconteceu.

Paulo Fonseca apresentou esta noite três alterações em relação ao último jogo. Saiu Otamendi da equipa (aleluia!) e entrou Mangala, regressado do castigo cumprido, quando toda a gente esperava a saída de Maicon. Licá surgiu no lugar de Varela e Defour substituiu Herrera.

O FC Porto não entrou nada bem na partida e foi surpreendido com a entrada da equipa austríaca que apresentou um bloco bastante subido e bastante pressionante em todo o terreno de jogo. E perante isto a equipa azul e branca sentiu, e de que maneira, o golo sofrido aos 11 minutos por Kienast.

Não há equipa que resista a tantos golos que oferece, não há equipa que resista a tantas oportunidades desperdiçadas e não há equipa que mantenha a confiança perante tantas adversidades. É inevitável que os jogadores sintam falta de confiança, sintam insegurança e estejam permanentemente propensos ao erro.

Durante a 1ª parte, o FC Porto errou no golo sofrido mas também errou muitos passes. A sequência das jogadas acabavam sempre interrompidas ao fim de dois/três passes e o jogo tornou-se bastante complicado para a equipa azul e branca. Contudo, na 1ª parte o FC Porto ainda conseguiu esboçar uma reacção e teve três oportunidades para marcar mas a falta de sorte não quis nada com os jogadores.

Destaque para Alex Sandro que fez todo o corredor esquerdo e foi o principal impulsionador da equipa na primeira metade. O defesa brasileiro criou alguns calafrios com cruzamentos perigosos para a grande área e foi dele que surgiram algumas das oportunidades desperdiçadas.

Na 2ª parte, Paulo Fonseca apresentou uma novidade esta época. Uma substituição ao intervalo. Entrou Varela e saiu Defour. O jogo da equipa transfigurou-se, deu-se profundidade às alas e Josué recuou para o meio campo, a sua posição natural.

A equipa portista entrou muito forte, encostou os austríacos às cordas e foi sem demora que chegou ao empate aos 48 minutos por Jackson Martínez após um pontapé de canto e assistência de Mangala na área. O mais difícil estava conseguido e havia, praticamente, uma 2ª parte completa para marcar um golo.

As oportunidades foram então em catadupa. A bola não quis entrar e o FC Porto poderia estar toda a noite a tentar o golo que não iria conseguir. Jackson, Lucho, Varela e Josué perderam excelentes oportunidades para dar os três pontos à equipa mas ora o guarda-redes do Austria, ora a falta de pontaria e de confiança dos portistas impediram que a vitória fosse uma realidade.

Notas ainda para a boa entrada de Quintero que mexeu com o jogo, criando passes de ruptura e situações de bastante apuro para a baliza do Austria de Viena e para a excelente actuação de Maicon que mostrou merecer o lugar e fazer sentar, de vez, Nicolas Otamendi.

O FC Porto joga no próximo Sábado em Coimbra com a Académica a contar para a 11ª Jornada da Liga Zon Sagres.



DECLARAÇÕES

Paulo Fonseca considerou, em conferência de imprensa após o empate do FC Porto com o Áustria de Viena (1-1), que a sua equipa se “intranquilizou após o golo” do adversário mas que, na segunda parte, “tudo foi diferente” e que os Dragões “criaram ocasiões consecutivas" para marcar, tendo no entanto falhado o objectivo de vencer a partida.

​O treinador expressou a sua desilusão com o resultado final da partida, tendo realçado, no entanto, a boa segunda parte do FC Porto: “Demos a primeira parte de avanço ao adversário. Sofremos um golo aos 10 minutos e a equipa intranquilizou-se, não tendo reagido da melhor forma, apesar de termos criado três ocasiões claras de golo. Na segunda parte houve uma reacção positiva da equipa e tudo foi diferente - entrámos com muita determinação, criámos ocasiões consecutivas de golo, mas só concretizamos uma e falhamos a vitória, que era o nosso objectivo para este jogo”.

Paulo Fonseca não deixou de demonstrar a sua insatisfação pelo facto do FC Porto não ter conseguido vencer qualquer jogo no Dragão neste grupo G da UEFA Champions League: “Obviamente que uma equipa que se quer apurar para a fase seguinte tem de vencer os seus jogos em casa. Sabíamos que, perante o empate do Zenit com o Atlético, tínhamos que vencer esta partida e tínhamos também de vencer o último jogo. O que muda agora é que ficamos dependentes do resultado do Áustria com o Zenit”.

No final, o treinador portista deixou uma certeza: “Vamos lutar até á ultima possibilidade e para isso temos de vencer o jogo com o Atlético de Madrid”.



RESUMO DO JOGO


10 comentários:

  1. Está aí tudo, nem é preciso acrescentar mais nada. Este FC Porto tira-me completamente do sério, tantos erros, tanta tremideira...

    ResponderEliminar
  2. No domingo à noite eu escrevi o seguinte:

    “É inadmissível que não ganhemos 4ªf ao Austria de Viena. A menos que esta equipa queira entrar numa das campanhas mais vergonhosas na Champions League… Haja um bocadinho de vergonha pelo menos.”

    Faltam-me palavras, adjetivos, explicações logicas para o que aconteceu esta noite… Para este resultado, para esta exibição, para os erros individuais que mais uma vez se viram…

    Não tenho grande vontade de entrar em possíveis explicações, nem me apetece individualizar os erros… Mas gosto de escrever (de estar presente não apenas na hora da vitória) neste blog sobretudo quando as coisas parecem estar a quase a bater no fundo… E hoje estivemos muito perto de um abismo, de uma vergonha de dimensões inacreditáveis para um clube como o nosso. Direi que ficamos pelo meio-abismo e pela meia vergonha… E sim estou a ser simpático para não dizer algo de mais desagradável.

    Mas, meus amigos, empatar com o Austria de Viena no Dragão acho que é testar os limites do mais paciente dos Portistas… Caramba, o Austria de Viena está a quase 10 pontos do líder do campeonato da Áustria, um campeonato do mais fraco que deve haver na Europa (pior só Malta e Andorra talvez)… Caramba, o Austria de Viena até aqui tinha 8 golos sofridos e nem um marcado… Caramba, o Austria de Viena nunca tinha participado na Liga dos Campeões… Caramba, o Áustria de Viena deve ser das equipas mais miseráveis que esta competição tem (é 93º no ranking da UEFA em que o FC Porto é 10º)…

    E nós não conseguimos sequer ganhar ao Áustria de Viena…

    Por fim umas palavras sobre o treinador… Meus amigos eu nem sei o que dizer… Nem sei como avaliar o que vi hoje mais uma vez… Mais uma vez vou ter de repetir que o Josué não é um extremo, que o Quintero no meio de toda esta mediocridade tem de ser titular, que o Fernando tem de jogar sem ninguém ao lado, que o Ricardo e o Licá ainda não provaram que são melhores soluções que o Kelvin ou o Iturbe… As exibições pioram a olhos vistos de jogo para jogo, os resultados são uma M****, os objetivos vão se esfumando (por pouco hoje não íamos era de vez para a rua das competições europeias), os jogadores estão desorientados… Estamos muito perto do fundo… E o fundo é sermos escorraçados da liderança pelos encornados e ultrapassados por uma equipa que tem menos de metade do nosso orçamento e que neste momento mostra mais brio em campo que nós… Talvez quando estivermos já a 5 ou 6 pontos da liderança e na rua de todas as outras competições se faça alguma coisa… E fazer alguma coisa não é despedir o treinador e colocar outro qualquer a treinar… Fazer alguma coisa é o treinador mudar a merda que tem feito… É a SAD ir buscar o extremo que já deveria ter ido buscar há um ano atras… É os jogadores serem punidos com banco quando estão em baixo de forma… É tantas outras coisas que quem ganha milhares de € por mês tem obrigação de pensar...

    PS: A cereja no topo do bolo de toda esta m**** é pensar que mudando só o treinador se irá resolver os problemas… É pensar que mudar o treinador faz com que o Ricardo aprenda a fazer um cruzamento, o Licá aprenda a fazer algo de jeito ou o Defour e o Herrera começam a valer 1/10 do que valia Moutinho… Um desabafo final: Pinto da Costa não merecia estes 2 empates com Nacional e hoje… Não merecia!!

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite amigos Portistas.
    Acabo de chegar do dragão e é sem duvida dos ultimos anos, um dos dias que mais indignado venho...Antes de iniciar a minha opiniao, quero dizer que considero saudavel o debate na opiniao , e que é uma base para soluçoes. Nas ultimas semanas, denoto uma estranha necessidade , neste blog de proteger Paulo Fonseca, e culpabilizar em particular os atletas ( que efectivamente também merecem a critica), primeiro foi Mangala, depois Otamendi e em seguida Danilo...na minha opinião, é querer tapar o sol com a peneira, e por paninhos quentes...Para quando um post a dizer o Desastrado Paulo Fonseca?
    Na minha opinião, é o principal responsavel desta situaçao, e o cancro do FC Porto, e tal como um cancro, enquanto não for irradicado, vai continuar a deixar metastases que irão enfraquecer o nosso FC Porto...E não me venham falar em Octavios, Adrianse e etc, pk o FC Porto nunca teve uma prestação tão miseravel na Champions, num grupo onde não existe nenhum efectivo tubarão...Alem disso o Futebol praticadoé confrangedor, para não entrar em adjectivos mais fortes...Não existe ponta de ligação, ou fio de jogo, e nota-se uma clara falta de liderança...Na minha opinião, e repito que é só a opinião de um mero socio, enquanto Paulo Fonseca não sair, o problema vai estar sempre lá...
    Mudando um pouco de assunto,e para algo que ainda mais me entristece, hoje mais uma vez lá estava eu no meu lugar na superior Sul, e num raio de 15 metros, estavamos 3 pessoas sentadas, uma imensidão de cadeiras vazias...Como é obvio estamos em plena crise financeira, e isso é factor, mas se formos tapar mais uma vez o sol com a peneira e por paninhos quentes, diremos que é da crise, se formos serios e sinceros,diremos que é da crise e diremos também que é reflexo do miseravel Futebol praticado pela equipa, da falta de liderança patenteada porque quem a lidera, e de um factor preocupante que denotei hoje no Dragão, uma enorme descrença na equipa e na equipa tecnica, que Nunca, e sublinho NUNCA vi existir nas bancadas há muitos muitos anos...a opinião era unamime,pergunto eu será que essa larga maioria esta errada, e aqueles que continuam a dizer que o problema não é o treinador tem razao? Deixo as questão amigos, e deixo o desejo de melhores dias virem para o nosso FC PORTO, mas sinceramente, na minha modesta opinião, com Paulo Fonseca, bem podemos esperar sentados...ao frio como hoje estive no dragão, e com a alma e o coração gelido...
    Abraço, amigos dragões.
    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o desenvolvimento da narração do texto só acrescento mais uma coisa.O Danilo ofereceu o golo ao adversário mas, a culpa desse golo foi 100% do Alex Sandro e explico porquê.A bola estava do lado esquerdo na posse desse brinca na areia tinha espaço para progredir no terreno e em vez disso fez um passe a atravessar todo o campo para o outro lado onde estava o Danilo que por sua vez fez aquilo que todos vimos por isso a culpa do golo foi dos dois mas,mais do primeiro.Temos que contratar um defesa esquerdo de qualidade e passar o brinca na areia para a frente de ataque que é aí que ele gosta de fintar e perder bolas para pôr a equipa em perigo e à conta disso já sofremos muitos golos esta época.Podem não concordar mas,é assim que eu vejo as jogadas desse menino.

    ResponderEliminar


  5. caríssimos,

    no fundamental:
    penso que ainda há «muita estrada para andar», muita «mão no queixo», muito por que pensar*

    *
    conferir ao que me refiro aqui

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. Faço minhas, algumas das palavras que foram aqui escritas! Concordo em quase tudo... deixo aqui mais algumas questões que não consigo ver esclarecidas, e algumas críticas a juntar a todas as outras.

    Primeiro, pergunto-me quem é o verdadeiro responsável pela constituição deste plantel? É só o Paulo Pereira? Tenho sérias dúvidas disso, e vários jogadores e empresários têm vindo a público levantar questões sobre isso... Iturbe é exemplo disso. Parece-me que alguns jogadores são "vedados" ao treinador.

    Depois faz-me confusão como é que um plantel apenas tem dois defesas laterais disponíveis para toda a época... o Fucile voltou a fazer das dele, mas também me parece que o Paulo Pereira geriu mal esta questão e a rotatividade deste sector. Ainda para mais o Alexsandro e o Danilo, depois de alguns jogos, tinham merecido o banco. Mas precisávamos de mais alguém para este sector... tal como no ano passado.

    Extremos! Mas como, como é possível, termos os extremos que temos? O Sporting tem melhores extremos que nós!!! Isso é inadmissível! Varela e Licá = medíocres! Josué não é extremo! Ricardo parece-me um jogador banal! Kelvin votado ao esquecimento... qual destes jogadores consegue dar um abanão no jogo? Apenas o Kelvin parece-me ter capacidade efectiva de 1 para 1, rasgar, criar desequilíbrios... E o resto? Nem uma jogada conseguem definir!!! Precisam de 10 jogadas para sair uma bem! Fazem um bom jogo, e 9 medíocres! Isto é tanto culpa do Paulo Fonseca, no caso Kelvin e dispensa do Iturbe(?), mas também do dep. de futebol!!! Izmaylov onde anda? Extremos de qualidade precisam-se com urgência!!!

    Meio-campo... titulares indiscutíveis: Fernando, Lucho e Josué (ou Quintero). O resto, Deffour ou Herrera? Jogadores banalíssimos... jogam para os lados e para trás! Posso engolir as minhas palavras, mas pagarem o que pagaram pelo Herrera e pelo Reyes... tínhamos ido comprar um Paulinho (do Tottenham)! Defesas centrais temos à patada! Uma clara má definição e gestão do plantel neste caso...

    Finalmente, o avançado/ponta-de-lança. O Ghilas foi comprado para quê? Não tem qualidade? Não ficava no plantel... entre ele e o Kléber, que também não jogava, era a mesma coisa! E assim estamos a queimar um jogador, que quando for efectivamente necessário, estará de rastos! Entrar para jogar 5 minutos, quando os jogos estão perdidos? Não se faz... Para terminar, e talvez seja polémico, o Jackson está a custar-nos alguns pontos! Contra o Guimarães falhou um golo feito nos últimos minutos, e a papel químico, com o Austria de Viena a mesma coisa! São estes golos que se pedem a um ponta-de-lança! São estes golos que ganham jogos, pontos e mesmo uma equipa em termos mentais e motivacionais! Jackson está a anos luz... apenas tem como defesa, que mais ninguém marca golos nesta equipa quando é preciso!

    E fico por aqui... queremos todos o mesmo! Ganhar e jogar bem! Ao contrário dos outros adeptos, que têm desculpas para tudo, seja com as arbitragens, seja com o treinador, teorias da conspiração, etc... nós adeptos portistas queremos ganhar a jogar bem, e merecidamente.

    Saudações portistas!

    ResponderEliminar
  7. “Nas ultimas semanas, denoto uma estranha necessidade , neste blog de proteger Paulo Fonseca, e culpabilizar em particular os atletas ( que efetivamente também merecem a critica), primeiro foi Mangala, depois Otamendi e em seguida Danilo...na minha opinião, é querer tapar o sol com a peneira, e por paninhos quentes..”

    Caro amigo,

    A minha participação neste blog rege-se por princípios e tenta seguir uma linha de raciocínio coerente e lógica.

    E quem me lê há já vários anos sabe o que penso sobre crises e possíveis formas de o resolver.
    Claro, o meu pensamento é totalmente irrelevante porque não trabalho no clube, não aconselho ninguém no clube, nem tão pouco recebo o que quer que seja para dar a minha opinião sobre o clube. Defendo apenas genuinamente aquilo que me parece o mais logico e justo em cada momento.

    Não pretendo por isso proteger, nem Paulo Fonseca, nem os jogadores, nem a SAD, nem ninguém, a não ser aquilo que realmente penso sobre os factos em causa.
    Não haverá neste momento, a menos que padeça de um qualquer distúrbio mental, nenhum Portista satisfeito com o trabalho de PF. Ponto nº1

    Dito isto, mantenho a minha opinião de que os problemas do FC Porto, que se têm intensificando aqui e ali com maior ou menor intensidade nos últimos 3 anos, referem-se a mais coisas de que só e apenas o treinador.

    E os problemas do FC Porto, que foram evidentes na 1ª época de VP, melhoraram na 2ª época fruto do título conquistado no ano anterior e que agora ressurgem na 1ª época de PF merecem uma reflexão séria, profunda e nada superficial.

    Continuo a dizer que pensar no “toque de mágica” da substituição de treinador como resolução para tudo é um erro. O que é diferente de estar a proteger PF ou quem quer que seja.

    Há uma serie situações que se têm passado nesta época (que até começou a correr normalmente) que me fazem lembrar muito a 1ª época de VP, quer a nível organizativo, quer a nível de atitude de vários jogadores, quer a nível de desorientação total de treinador e jogadores.

    Como disse no meu primeiro comentário, depois dos últimos 6/7 jogos há efetivamente de se tocar o sinal de alarme, a gravidade neste momento é já grande. Tem de ser feito algo antes que nos precipitemos numa época de total frustração.

    Cumprimentos a todos

    PS: Deliciados com isto tudo estão os porquinhos da bolha e do rascord… Será que continuaremos a dar tiros nos pés e dar razões àqueles nojentos para continuarem a gozar connosco? Um FC Porto dos bons velhos tempos saberia dar a resposta em campo… O atual é o que se vê…

    ResponderEliminar
  8. Esse Unknown, é um vermelho descarado que se faz passar por portista. Vocês ainda não perceberam?

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. MAIS UMA VEZ CONSIDERO QUE HOUVE UM ERRO DE CASTING. QUEM DEVIA SER O TREINADOR ERA O MARCO SILVA DO ESTORIL, QUE TEM O MESMO SISTEMA DE JOGO A QUE ESTAMOS HABITUADOS E CONSIDERO-O MAIS COMPETENTE. JÁ VI ESTE FILME AQUI HÁ UNS ANOS COM O OCTÁVIO. QUANDO SE ACTUOU JÁ ERA TARDE PARA TUDO. VIVA O PORTO SEMPRE.

    ResponderEliminar
  10. Comungo da mesma linha de raciocínio do Dinis. E desconfio também de muitas coisas.
    Por que é que não temos nenhum desequilibrador a jogar quando alguem sabe?

    ResponderEliminar