12 novembro, 2013

Hino ao basquetebol ... e uma nova estrela no andebol!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/




BASQUETEBOL
  • AC. LUMIAR 57-67 FCP DRAGON FORCE
Na 4ª feira, ganhamos em Lisboa à Academia Lumiar por 57-67, mas ao intervalo perdíamos por 38-26, tendo a equipa que unir esforços para conseguir mais uma vitória e manter o comando isolado na proliga!

Ferran Ventura foi decisivo, marcando 24 pontos, logo seguido por Pedro Bastos com 15, Miguel Queiroz com 9 e André Bessa com 7. Nos 3º e 4º períodos, ganhamos por 11 pontos de diferença, permitindo apenas 5 pontos ao adversário nos últimos 10 minutos!

Na próxima jornada, segue-se a recepção ao Leça no Dragão Caixa, pelas 18h30, deste domingo.
  • FCP DRAGON FORCE 116-110 OLIVEIRENSE
De um lado, os miúdos de Moncho Lopéz, com apenas 3 deles acima dos 20 anos e a competir este ano no 2º escalão nacional (no ano passado, estavam no 4º escalão). Do outro lado, a Oliveirense que actua este ano no escalão maior da modalidade, contando com um americano que tem sido constantemente MVP nestas 1ªs jornadas! Teoricamente, um desequilíbrio evidente, apenas atenuado pelo factor casa que como se sabe, no Dragão Caixa conta bastante.

A verdade é que se assistiu a uma partida fantástica, inesquecível com 3 prolongamentos (83-83, 92-92 e 102-102)! E fez-se também história, na medida em que os talentosos miúdos de Moncho vergaram uma equipa da liga principal que ainda há dias tinha batido a Ovarense!

Grandes duelos, muita emoção, exibições assustadoras, com destaque no Porto para Miguel Queiroz com 22 pontos e 14 ressaltos, muito bem acompanhado por Pedro Bastos com 31 pontos, Ferran Ventura com 16, José Pedro Miranda com 15 e Hugo Sotta com 10. Do lado da Oliveirense, Fuller marcou 27 pontos, mas o destaque maior vai para João Soares (campeão pelo FC Porto em 2010/11) que anotou 44 pontos, e mesmo assim, perdeu!

Grande equipa está a ser formada por Moncho Lopez e João Tiago Silva, com excelentes perspectivas de regresso, muito em breve, à LPB...

No 3º prolongamento, Eduardo Guimarães, que não tinha marcado nenhum ponto, virou herói, anotando os 2 triplos que decidiram de vez um encontro inesquecível!

Nos oitavos-de-final, jogaremos fora, na Póvoa de Varzim ou na Tapadinha, recinto do Atlético, onde caímos na taça de Portugal de basquetebol da época passada (estas duas equipas, jogam entre si neste domingo).



HÓQUEI EM PATINS
  • CGC VIAREGGIO 3-4 FC PORTO
Na noite deste último sábado, magnifica vitória do FC Porto em Viareggio, na estreia na liga europeia de hóquei 2013/14. Começaram melhor os Italianos, que já ganharam ao Valdagno a supertaça desta época, e contam com muita experiência na sua equipa, marcando por Montivero aos 6 minutos, mas com Caio a bisar com dois belos golos aos 13 e aos 14 minutos, levando o Porto na frente para o intervalo (1-2).

Na 2ª parte, Ricardo Barreiros a passe de Jorge Silva fez o 1-3, mas aos 10 e 11 minutos, os Transalpinos empataram a 3 bolas. Aos 13 minutos, o inspiradissimo Caio, fez mais uma diagonal estupenda e calou o público local com o 3-4. A 4 minutos do fim e a 50 segundos do fim, os (caseiros) árbitros espanhóis (que pena não o terem sido na final a 2 de Junho passado) deram um penalty e um livre directo aos italianos, que Edo conseguiu suster e assim segurar esta vitória importantíssima do Porto que recebe agora o Barcelona no Dragão Caixa já no próximo dia 23.

Para o campeonato, jogamos já amanhã (4ª feira) nos Carvalhos pelas 21h, e depois domingo, recebemos o Turquel pelas 16h00 (Porto Canal).



ANDEBOL

Dois jogos tranquilos para o FC Porto no regresso do Nacional de Andebol.
  • MAIA ISMAI 23-30 FC PORTO
Estive na Maia na passada 5ª feira, onde o FC Porto ao intervalo já tinha o jogo resolvido, pois vencia por 8-16. No inicio da 2ª metade, chegou a ter 13 golos de diferença (11-24 e 14-27). Depois, Obradovic optou por gerir todo o grupo e os Maiatos aproveitaram para reduzir a diferença para os 23-30. João Ferraz marcou 7 golos, sendo seguido por Spínola (bom regresso após lesão), Gilberto e Daymaro, todos com 4.

Destaque ainda para o miúdo Miguel Martins (ver foto) que marcou 3 golos e brilhou nos minutos que Obradovic lhe deu. Um central de fino recorte técnico (só tem 16 anos) a justificar as palavras do seu treinador no final do jogo deste domingo com o Fafe, falando em nova estrela do andebol Nacional. Eu, do que vi ao vivo na Maia na 5ª feira, e depois no domingo pela Porto Canal, fiquei entusiasmado...


  • FC PORTO 50-25 FAFE
No passado domingo, o Dragão chegou aos 50 golos (!) e estabeleceu um novo máximo do campeonato Nacional! Meia centena, com Miguel Martins a brilhar de novo com 3 golos, bem acompanhado pelo seu colega da ponta esquerda, Ricardo Mourão, que marcou 2 golos. Ao intervalo, o Porto já vencia por 27-10, e cedo se viu que o recorde dos 48 golos, que já era nosso, iria ser batido. Gilberto Duarte brilhou com 12 golos (só falhou 1 remate), sendo bem acompanhado por Daymaro Sallina com 7 golos, Pedro Spínola com 6 e ainda João Ferraz e Miguel Sarmento com 5.

O Porto segue isolado na frente com 2 pontos de avanço sobre os dois rivais de Lisboa.

Amanhã, 4ª feira, pelas 21h00, o Porto joga em Belém (em directo na bolaTV). Para além disso, já este sábado, grande jogo no Dragão Caixa para a Liga dos Campeões diante dos Polacos do Wisla Plock (19h30 na Sporttv1), jogo que será apitado pela dupla Russa, Zotin & Volodkov.

4 comentários:

  1. Parabéns ao Moncho pela equipa excelente que está a construir! Quanto ao jovem Miguel Martins do andebol concordo com o Obradovic, vai ser mesmo uma estrela!

    ResponderEliminar
  2. HÓQUEI
    Jorge Silva aponta à terceira vitória consecutiva

    Ainda a saborear o triunfo em Itália, na ronda inaugural na Liga Europeia, o FC Porto Fidelidade volta a centrar atenções no campeonato. Jorge Silva dá voz ao campeão nacional na antecâmara da curta viagem ao reduto do CH Carvalhos (quarta-feira, às 21h), da 3.ª jornada, e garante que só existe um resultado no pensamento dos Dragões.

    "É uma equipa aguerrida que joga num pavilhão tradicionalmente difícil, pelo que esperamos um jogo complicado. Sabemos que a nossa missão será difícil e respeitamos o adversário que teremos pela frente, mas vamos com o intuito de ganhar e temos de sair de lá com uma vitória", afirmou o avançado portista, que garante um FC Porto motivado e concentrado depois da estreia vitoriosa na Liga Europeia, frente ao Viareggio (4-3), em Itália.

    "São competições diferentes, mas aqui queremos sempre ganhar, seja qual for o adversário. Tivemos um jogo extremamente exigente no sábado, mas tenho a certeza que a equipa não vai acusar o desgaste. Estamos totalmente focados em alcançar a terceira vitória consecutiva no campeonato e esse é o nosso maior objectivo no imediato", declarou o camisola 38 dos Dragões, detentores do melhor ataque da prova (19 golos marcados).

    O jogo entre CH Carvalhos e FC Porto Fidelidade, referente à 3.ª jornada da 1.ª Divisão, disputa-se esta quarta-feira, às 21h. Ao contrário dos azuis e brancos, 100 por cento vitoriosos, o conjunto gaiense soma por derrotas os jogos realizados até ao momento.


    :::::::::::::::::::::::

    ANDEBOL

    O ânimo da equipa está em alta"

    O guarda-redes Alfredo Quintana espera que o jogo no pavilhão do Belenenses (11.ª ronda do Andebol 1, quarta-feira, 21h) seja mais difícil do que as duas últimas jornadas – em que o FC Porto Vitalis venceu tranquilamente o ISMAI e o AC Fafe –, mas garante que os portistas estão com o ânimo "em alta" para evitar "surpresas" nesta deslocação.

    "Acho que este jogo vai ser mais complicado e vamos jogar fora, mas o ânimo da equipa está em alta e acho que tudo vai correr bem. Estamos preparados, temos treinado muito esta época para que tudo corra bem e não tenhamos surpresas em nenhum jogo fora", afirmou o cubano, em declarações ao www.fcporto.pt e Porto Canal.

    Na última destas partidas, frente ao AC Fafe, o FC Porto bateu mesmo o seu recorde de golos marcados, vencendo por 50-25. Quintana considera que se trata de uma "motivação extra", mas a equipa vai continuar a competir "sem pensar em voltar a bater o recorde" e também sem ter em conta o próximo desafio europeu, para a EHF Champions League, frente ao Wisla Plock.

    Os Dragões recebem os poderosos polacos, vice-campeões do seu país, no sábado, às 19h30, em encontro da quinta jornada da prova.

    ResponderEliminar
  3. Boas Lucho!

    Domingo fui assistir ao basket e saí do Caixa deliciado!

    Grande jogaço, pleno de emoção e no final o merecido prémio para um conjunto de jogadores que me entuasiasma cada vez mais.

    Começamos bem, salvo erro chegamos a um 23-9 ainda durante o primeiro período, depois a Oliveirense foi recuperando com a ajuda de uma eficácia impressionante do João Soares e o jogo foi equlibradíssimo com consantes alternâncias e sem nenhuma equipa conseguir fugir no marcador.

    Isso só sucedeu no 3º prolongamento onde a nossa eficácia de 3 pontos contrastou com o menor acerto da Oliveirense (e em particular do João Soares que nos prolongamentos esteve com a mão muito menos quente) e no final foi a explosão de alegria nos sectores do Dragão Caixa afectos ao FCP.

    Fui contra e ainda não aceito a decisão que foi tomada o ano passado, mas com um projecto com esta raça cá estarei para dar a mão à palmatória! Mas como disse no final o treinador da Oliveirense, o lugar do FCP é na liga principal!

    No andebol, vitórias normais mas mais uma vez ficou provado que com o Obradovic não existe espaço para rotação baixa e poupanças...Depois do que li sobre o nosso puto, estou com água na boca para ver ao vivo as qualidades da nova promessa!

    No hóquei, que bela entrada na Champions. A pergunta repete-se mas impõem-se:será este o nosso ano?

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Grande jogatana no Basquetebol e quem joga assim merece estar ao mais alto nível, na Liga Principal. Já não deve tardar muito.

    Se Obradovic que não é muito desses coisas, diz que o puto tem muito talento e pode ser grande, eu só tenho de acreditar. Pelo menos está com o treinador indicado para evoluir e chegar muito alto.

    Bela vitória no Hóquei, num excelente fim-de-semana portista.

    Abraço

    ResponderEliminar