25 novembro, 2013

Momento de Reflexão

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

É inevitável que depois do empate com o Nacional em pleno Dragão, um estádio onde muito raramente cedemos pontos, ainda se torne mais premente a discussão em torno do atual momento do Tricampeão Nacional.

A paragem competitiva nas competições oficiais para dar lugar à chatice das seleções nacionais não melhorou significativamente os problemas bem visíveis nos últimos jogos do FC Porto, quer para o campeonato, quer para a Champions League.

Em abono da verdade, e porque a minha participação neste blog sempre se pautou por defender as minhas convicções independentemente do que 99% das pessoas pensam, devo dizer que discordo completamente de muitas análises que tenho visto sobre o jogo de ontem.

Sim é verdade que aquele horrível resultado atrasou ainda mais a equipa no seu processo evolutivo, que obviamente e por muito que não se queira depende em grande medida de RESULTADOS, mas não podemos concluir que o jogo de sábado foi o corolário lógico dos problemas que se têm vindo a verificar e que eu próprio tenho comentado aqui no blog. O FC Porto no sábado fez tudo o que estava a seu alcance para levar de vencida os dois autocarros do Nacional. Gostei da primeira meia hora com boa dinâmica e algumas oportunidades de golo. Nos últimos 10 minutos a equipa baixou o seu ritmo mas considero que os primeiros 45 minutos demonstraram um FC Porto minimamente competente para já ter uma boa vantagem. Depois na 2ª parte o golo foi o corolário lógico do domínio Portista. Quando tudo parecia encaminhado, e já depois de Lucho completamente enquadrado com a baliza ter falhado o 2º golo que daria a tranquilidade no resultado, o autocarro vindo da madeira aproveitando uma perca de bola a meio-campo, acabou por empatar o jogo de forma completamente injusta face ao que se estava a passar. Até ao fim foi atacar mais com o coração do que com a cabeça mas mesmo assim Jackson a segundos do fim e depois de um excelente passe de Lucho, acabou por ficar a centímetros do golo da vitória. A defesa in-extremis de Gottardi, aquela mão salvadora lá selou mais um empate do FC Porto, desta vez algo injusto face ao jogo. Quase 80% de posse de bola, 30 remates, 17 cantos e meia dúzia de oportunidades de golo cantadas… Tudo isto resultou num mísero empate!

Todavia, nada do que aqui analisei sobre o jogo de sábado me impede de constatar que este FC Porto tem muitos problemas e começa a dar mostras preocupantes de não conseguir dar a volta ao texto.

Nas últimas semanas tem havido um retrocesso no desenvolvimento da equipa… Têm havido erros individuais de jogadores nucleares que continuam a repetir-se de forma alarmante… Tem havido uma passividade preocupante por parte do treinador, bem como erros de principiante na forma como aborda o jogo… E tem havido também falta de soluções criativas para resolver os jogos com equipas fechadinhas lá atrás (95% das equipas da liga portuguesa).

O momento é obviamente para reflexão. Todos têm de parar para pensar: são demasiados jogos em que a equipa não consegue segurar vantagens, demasiados erros individuais e demasiados maus resultados que apenas não se devem só a infelicidade. O treinador tem errado e muito. Não tem conseguido capitalizar o facto da massa associativa Portista, farta de VP e do seu futebol "chato" (que ganhou 2 campeonatos ao mestre da tática), ter dado uma margem de manobra superior ao técnico vindo do Paços de Ferreira. Ainda assim irritam-me certos argumentos que tenho lido e ouvido… Que o FC Porto não é o Paços… Pergunto: quem tinham treinado Artur Jorge, Mourinho ou AVB antes de vir treinar o FC Porto? Que outro treinador português faria muito melhor… Tenho ouvido o nome de Marco Silva… Sabem qual a diferença entre PF e Marco Silva ou José Peseiro ou Nuno Espirito Santo? ZERO ou perto disso… Defendi-o no defeso, quando ainda nem se tinha resolvido o dilema VP, que se o FC Porto quisesse um salto qualitativo significativo para o cargo de treinador teria que fazer algo muito simples: ir buscar um treinador estrangeiro com currículo!! Sendo a escolha um treinador português jovem sem currículo seria pouco relevante este chamar-se PF, Marco Silva, Pedro Emanuel ou qualquer outro… Agora PF só tem uma saída: provar por A+B (ou seja, ganhando jogos!) que é uma ótima solução para o clube. Capaz de dar a volta a todos estes problemas já detetados. E não nos podemos esquecer também de uma coisa: o fracasso de PF não é apenas e só o seu fracasso. É o fracasso de quem o escolheu (Pinto da Costa). É o fracasso dos Portistas que assistirão à vitória dos seus inimigos mais odiosos… Será o fracasso de TODOS nós! Ou as vitórias são de todos e as derrotas apenas do treinador?!?!

É evidente que falta um extremo de qualidade. Izmailov está fora, Kelvin pouco conta, Licá baixou de forma e será uma boa alternativa mas nunca um titular indiscutível, Ricardo idem aspas… Varela não pode ser o nosso melhor extremo, por muito que tenha sido um jogador útil nos últimos anos. Em suma: chame-se Quaresma, Joaquim ou António o FC Porto precisa de um extremo como de pão para a boca… Aguardemos pelo mercado de inverno.

Há outra coisa que me tem irritado. O catastrofismo, a depressão imensa do “estamos quase em 2º lugar”, do “é tudo uma merda e cambada de incompetentes desde o roupeiro ao tratador de relva”… Meus amigos, na vida só há uma coisa que não se resolve: a morte! A tese do catastrofismo percorre o FC Porto há 2 anos e este prepara-se para ser mais um… Chamem-me louco mas continuo a acreditar que vamos ser novamente quem ri por último…

PS: O que me dá mais vontade de rir sobre tudo isto é que os encornados ainda estão a jogar pior que nós… e o sporting é muito bom mas levou 3 de um FC Porto a meio gás e tirando o pé do acelerador depois do 3º…

PS2: É inadmissível que não ganhemos 4ªf ao Austria de Viena. A menos que esta equipa queira entrar numa das campanhas mais vergonhosas na Champions League… Haja um bocadinho de vergonha pelo menos.

7 comentários:

  1. Não diria melhor…Subscrevo na íntegra todo o post!

    Só um aparte…o jogo da champions é já amanhã!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Pois é, o grave problema é que já é o 3º ano consecutivo de futebol muito fraco, nós adeptos do FCP estamos fartos de mau futebol e fartos de discursos absolutamente desenquadrados da realidade por parte dos treinadores.
    Neste jogo por exemplo 77% de posse de bola, 30 remates e 17 cantos para quê?? posse de bola inconsequente, 30 remates só 3 ou 4 acertaram na baliza alguns dos quais até pela linha lateral saíram e 17 cantos sem criar perigo nenhum, repito sem criar perigo nenhum, qual o resultado final, perda de mais 2 pontos, isto é que são as melhorias??
    o Porto joga pressionante durante 20 m depois acabou, falham passes como amadores que não são, perdem bolas que nem os infantis perdem, a culpa é de quem??os suplentes vêem o colegas a falhar constantemente e não lhes são dadas oportunidades porquê?? Os outros não jogam a ponta de um corno e nós também não por isso estamos todos com os mesmos pontos ou quase. Ontem ainda tive de ouvir o gordo sebento no trio de atauqe a gozar e a dizer que o FCP nunca desperdiça vantagens de 5 pontos e que em 2 jogos já está só num, isto é de facto muito mau, o Porto até já dá abébias destas?? isto era impensável há muito pouco tempo atrás.
    É mais que evidente que o Porto precisa de um treinador com CV e que venha ensinar novos métodos que aproveite toda a estrutura da máquina e aí teremos resultados maiores do que possamos pensar, mas tem de ser um Van Gaal ou outro do mesmo calibrenão me digam que não há dinheiro porque se há dinheiro para comprar reyes a 10 milhões e herreras a 8 milhões tem de haver 3 ou 4 para pagar a um treinador que agarra nos que tem e faz deles craques para vender por 30 ou 40 milhões. Na F1 dás um redbull a um nabo e ele espeta-se constantemente todos os fins de semana e não acaba uma corrida.
    Se puserem um treinador com CV já não vêem certos jogadores e têm de vir os que o treinador quer e isso não interessa a muita gente.
    Quero ver se ganhamos ao Austria, vamos aguadar para ver, os austriacos têm uma preparação física muito melhor que a nossa vamos ver...
    Por sermos todos Porto é que nos damos ao trabalho de tentar mudar alguma coisa enquanto ainda vamos a tempo de ao menos ganhar o campeonato. Cada vez menos gente no estádio, mas depois deste último jogo que melhoramos a olhos vistos na 3ª a CL o estádio vai estar cheio de certeza, se estivrem mais de vinte mil já não é mau.

    ResponderEliminar
  3. Pois...

    Eu tb subscrevo totalmente este POST. Tenho sido muito crítico com o que se tem passado ESTA época com o futebol do nosso clube, particularmente com o treinador, não especialmente com as suas capacidades (cada um tem as que tem...) mas com o seu discurso quase sempre desfasado da realidade!

    Continuo sem perceber a mudança de chip entre a pré-época e os jogos de agora, os quais faziam prever uma evolução no sentido certo, num upgrade ao futebol sólido de VP...mas NÃO! Puro engano!

    No entanto, se fui e tenho sido crítico até agora, não posso deixar de ser justo e dizer que o jogo com o Nacional não foi tão mau como vejo 95% dos adeptos dizer! Percebo a frustração e o cansaço e a decepção com a equipa (os quais partilho), mas acho que DESTA vez, os jogadores deram tudo, havendo até alguns momentos de bom futebol. Mesmo as substituições não me pareceram estúpidas como o normal!

    Muito sinceramente, eu notei diferenças para melhor! Não foi perfeito, até porque não ganhámos (podia ser goleada!) mas eu vi ali vontade e ISSO para mim é o mais importante, pois o resto virá por acréscimo (a manter-se a atitude).

    Por tudo isto, espero ver os meus anseios confirmados já amanhã, contra o Áustria! Acredito que o que vi não foi á toa e que desta vez...a bola vai entrar e por mais do que uma vez! E pode ser que daqui para a frente a equipa entre definitivamente nos eixos, ganhe a confiança perdida e acelere para a época que todos desajamos!

    A ver vamos!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  4. Não concordo. Primeiro, porque é mais um jogo que em vantagem permitimos perda de pontos; segundo, porque os erros de outros jogos continuaram lá, desde a incapacidade para matar o jogo, até à abébia da ordem, passando por uma grande quantidade de passes errados, uma finta ou um toque mais, acabando no último passe queb raramente saía bem. É verdade que merecíamos ganhar e o resultado é injusto, mas os jogos passam e continuamos a não aprender com os erros e a entregar o ouro ao bandido.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Concordo que este jogo até foi dos que mais situações de golo criamos, mas voltamos a cometer erros defensivos que só vejo isso acontecer agora com PF. A equipa desiquilibra-se defensivamente muito facilmente e isso assusta-me...

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Óptimo e sagaz post, oxalá Paulo Fonseca conseguia inverter a tendência dos últimos jogos e o actual momento de forma satisfatória, bem como alguns jogadores comecem a carburar com consistência para que o nosso FC Porto regresse aos triunfos.

    Abraço

    Castle

    ResponderEliminar
  7. Boa Noite amigos Portistas.
    Como acho que o debate é salutar e enriquecedor, permitam me dizer que discordo deste post, pk embora o mesmo esteja corretamente elaborado e siga uma linha de raciocinio que respeito mas discordo, ele é mais um de muitos que infelizmente nos ultimos tempos tenham , que como é obvio são com o objectivo construtivo mas padecem de um mal incontornavel e indefensavel, protegem e tentar por paninhos quentes sobre o responsavel pelo descalabro que se começa a tornar e epoca do Fc porto, e sobretudo o seu futebol...refiro me a Paulo Fonseca, continuar a por paninhos quentes sobre a questão do treinador é tapar o sol com a peneira e assobiar para o lado...Acabo de chegar do Dragão, e lá estava eu no meu lugar do costume e num raio de 10 metros não tinha ninguem a volta...É claro que é culpa da crise financeira mas não tapemos o sol com a peneira(e fazer isso é fazer um mau serviço ao FC Porto), mas o principal responsavel é o futebol miseravel que equipa demonstra e enorme falta de liderança que se vê, e denota a vista de toda a gente.Na massa associativa, existe uma descrença total na equipa, absolutamentefundamentada ,na minha opiniao...Como gosto de ler e ouvir a opinião dos meus consocios, gostava de ler a opinião dos amigos que referem que subscrevem a opinião deste post, repito o debate na minha opiniao, é algo salutar. Gostava também de deixar mais uma pequena, apos o jogo com o Nacional, vi aqui um post com o titulo, desastrado Otamendi...Para quando a coragem de efectuar um Desastrado Paulo Fonseca?
    Abraço a todos

    Eduardo
    Rio Tinto

    ResponderEliminar