04 novembro, 2013

Preocupado, apreensivo, dececionado…

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Poderia continuar a enumerar adjetivos para descrever o meu estado de alma neste momento no que ao FC Porto diz respeito. Poderia continuar mas provavelmente iria enfastiar os leitores dado que seriam muitas linhas de adjetivos que teria de escrever. Sinceramente nem sei bem por onde começar relativamente àquilo que penso sobre este FC Porto. Mas tentando enquadrar a análise, em primeiro lugar devo dizer que quer para mim, quer seguramente para a grande maioria dos Portistas (à exceção daqueles que acertam no totobola à 2ªF), aquilo que se está a passar atualmente encerra uma grande deceção e de certo modo surpresa face às razoáveis expetativas de todos nós.

Para descrever o atual momento do FC Porto não basta analisar só o jogo do Restelo, ou os últimos jogos com Zenit e sporting que até tinha demonstrado pelo menos uma atitude positiva da equipa, ou apenas 3 ou 4 jogos menos conseguidos da equipa Portista. Basta fazer uma curta passagem pela blogosfera azul e branca ou pelos jornais desportivos para se perceber que a época começou com enorme confiança nas hostes Portistas. A pré-época, com a consciência daquilo que uma pré-época pode esconder em relação ao que vai ser a época oficial, foi boa e demonstrou bons apontamentos em relação ao plantel azul e branco. Assim de repente lembro-me de vitórias sobre boas equipas como o Marselha ou o Nápoles aliadas a exibições agradáveis. Lembro-me também de alguns jogadores que prometiam explodir durante a época, tais como Iturbe que acabou dispensado para Itália, provavelmente porque os responsáveis consideraram que os extremos do atual plantel chegavam e sobravam em qualidade e abundância para as necessidades competitivas de um clube como o FC Porto.

Não se pode dizer, em abono da honestidade intelectual, que a época tenha começado mal. Lembro-me até de alguns jogos relativamente conseguidos como a final da supertaça ou o jogo em casa com o marítimo. No entanto, a partir de determinada altura os defeitos deste FC Porto têm-se sobreposto a tudo o que de bom augurava esta época desportiva. São erros atrás de erros, exibições cinzentas atrás de exibições medíocres, uma passividade (e desorientação!) gritante da parte do treinador, tudo isto com a SAD a assistir, espero que com alguma intervenção, porque assobiar para o ar não resolverá coisa nenhuma.

Nos poucos momentos em que a equipa até parece ligada, unida e predisposta a fazer algo de positivo, como os jogos em casa com Atlético Madrid e Zenit, acontece sempre uma asneira individual, uma aselhice do arbitro ou um azar dos diabos para deitar tudo o perder. Foi o frango do Helton com o Atlético, foi aquele lance anormal sob todos os pontos de vista do Herrera, são as constantes paragens cerebrais do Otamendi, a impetuosidade estupida do Mangala. E poderia continuar aqui a dissecar erros, asneiras, parvoíces, estupidezes de cada um dos muito bem pagos jogadores do FC Porto. Por exemplo, esta semana li em vários órgãos de comunicação social que Herrera tinha achado “má, mas engraçada a expulsão frente ao Zenit”. Chega a este cúmulo de nós adeptos (tolos digo eu!) nos matarmos de preocupação com os resultados do nosso clube e depois um jogador que causa um lance daqueles vir dizer que até foi engraçado. Foi, foi engraçadíssimo, então se perdermos na Rússia será mesmo de partir a rir... 3 pontos em 4 jogos, ui vou-me partir a rir com isto!

Sinceramente não consigo em grande profundidade explicar totalmente o porquê de toda esta letargia a que se tem assistido, toda esta mediocridade exibicional, aliado agora a resultados maus com consequentes percas de pontos. Tenho algumas desconfianças e tenho apenas uma certeza: tal como em todos os momentos, eleger um único fator como o causador da m**** parece-me errado.

Na vida há apenas algo de inevitável: a morte. Recuso a ideia de que não há volta a dar à atual situação. Recuso a ideia de que PF é um demente sem qualquer capacidade de emendar os erros que tem feito. Recuso a ideia de que temos um plantel de qualidade similar ao do Braga. Recuso a ideia de que temos o pior plantel dos últimos 30 anos. E também recuso a ideia de que a SAD é um bando de irresponsáveis que deixa para segundo plano os resultados da equipa. Curiosamente, todas estas ideias que eu recuso correspondem exatamente a 90% das ideias que tenho lido na blogosfera azul e branca. O que não me deixa de surpreender.

Acho também verdadeiramente fantástico que nesta altura se reaviva o fantasma VP. Se querem a minha opinião aqui vai: gosto de VP, acho-o competente, considero que foi o treinador mais injustiçado de sempre do FC Porto e penso que a forma limpinha como limpou dois campeonatos ao mestre da tática não foi por acaso (como muitos Portistas pensam!). Agora, pelo amor da Santa, neste momento as comparações entre PF e VP valem rigorosamente ZERO! Lá pelo verão de 2013 eu emiti aqui neste blog a minha opinião sobre tal assunto, no fundo a altura correta para o fazer. Estávamos no impasse renovação VP ou entrada de novo treinador e eu referi-o sem qualquer problema que para mim só havia dois treinadores portugueses melhores que VP do ponto de vista meramente técnico. Um que fugiu da cadeira de sonho e outro que já se esqueceu de qual o clube que o catapultou para o estrelato. Por isso, esta histeria agora e toda esta constatação de que PF efetivamente não acrescenta qualidade face a VP é que me espanta. Mas os Portistas não faziam ideia disso?!?! Pensavam que com PF todos os problemas dos últimos 2 anos (que ate foram ultrapassados) iriam ser superiormente eliminados? Pensavam que iriamos dar um grande qualitativa em termos de treinador?!?! Acreditar nisso, desculpem, foi equivalente a acreditar no Pai Natal. Em suma, não vale a pena remoer no tema VP. Na altura própria, em que muita esteve calada e bem caladinha, é que era o momento apropriado. Agora reavivar o fantasma de VP serve de muito pouco.

Basicamente continuo a esperar pacientemente que todos façam o seu trabalho porque são bem pagos para isso, sem fatalismos nem catastrofismos.

8 comentários:

  1. Portista em Lisboa04 novembro, 2013

    Boa tarde caros Portistas:
    É evidente que como Portista, não estou de acordo com muita coisa que se passa com o nosso clube. Nervoso anormal na defesa, falta de confiança dos avançados, eu sou da opinião que só no final se avalia o trabalho do treinador. Penso que ele tem inteligência para alterar o que está mal.
    Cumprimentos:

    ResponderEliminar
  2. No futebol existiram, existem e vao continuar a existir lances " anormais " como a expulsao do witsel contra o austria viena( forcadissima um escandalo)e a do Herrera contra o zenit ( correta mas o timing...)mas e aqui um grande MAS estes lances servem para que as casas de apostas nao percam o seu dinheirinho, nao sei se me fiz entender....
    O estoril por acaso nesta jornada perdeu 2 a zero com o setubal mas tà tudo bem , nao se passou nada...

    ResponderEliminar
  3. Isto é normal acontecer, temos um plantel fraquíssimo, com limitações gritantes que não foram compensadas!!! Licá, Josué, Ricardo, Herrera algum dia têm qualidade para jogar no Porto? de tantos e tantos milhões de vendas são estas as contratações que foram feitas??? agora temos de aguentar!! perguntem ao presidente como tem desfalcado a equipa até ao nível lamentável em que estamos, agora não batam só no treinador, porque ele não é o principal culpado.

    ResponderEliminar
  4. Pensem o que pensarem, o treinador é a mais importante figura duma equipe! Vejam Simeone, vejam o Klopp (Dortmund)...
    Agora treinar o Paços Ferreira para eles jogarem à Porto, e no ano seguinte treinar o Porto a jogar à Paços de Ferreira !!!

    Até Domingo vai acontecer algo! Quinito era o outro...

    ResponderEliminar
  5. Caro Fernando B

    O que eu gostava que acontecesse até domingo era que o FC Porto saísse vivo da Rússia ainda com hipóteses de apuramento e seguisse em frente na taça no domingo… Isto era mesmo o que eu gostava que acontecesse…

    Quanto às comparações com Quinito, para bem de todos nós, era bom que tal não se repetisse… O insucesso de PF não é apenas o insucesso dele é o insucesso de todos nós e por conseguinte o sucesso de outros. Mas se acha que é positivo estar nesta altura com comparações com episódios tristes do nosso clube força.

    Durante 2 anos VP foi comparado por centenas ou milhares de Portistas com Otávio Machado… Agora é PF que é novo Quinito… Só digo uma coisa: espero que tudo corra bem e que na 5ªf de manha as caixas de comentários estejam VAZIAS… É sinal que não há facas longas para espetar…

    Abraço e volte sempre

    ResponderEliminar
  6. “Licá, Josué, Ricardo, Herrera algum dia têm qualidade para jogar no Porto?”

    Quando se ganha tudo parece espetacular… Quando se perde parece tudo uma cambada de bestas incompetentes… Curiosamente no início de época quando Licá até arrancou umas exibições interessantes não vi muita gente a criticá-lo…
    Agora tudo parece uma m****, desde o Helton até ao Jackson… Mas tenha em atenção que as coisas não são assim tao lineares… ´Também me parece que o plantel do FC Porto decresceu de qualidade … Mas temos jogadores suficientes para jogar bem mais do que temos feito no campeonato e de pelo menos lutar pelo apuramento para os oitavos até à última jornada. Tudo o que seja diferente disto é mau… Depois o desporto é ganhar, mas infelizmente por vezes também é perder…

    “Pensem o que pensarem, o treinador é a mais importante figura duma equipe! “

    O treinador é uma figura obviamente importante numa equipa… Mas os jogadores também o são… E o dinheiro para os comprar também parecendo que não mas ajuda… Não querendo entrar em comparações… mas Quaresma, Hulk, James ou Lisandro não é a mesma coisa do que ter apenas Varela… As coisas não se podem separar, está tudo ligado.

    ResponderEliminar
  7. O RCBC disse tudo no seu comentário. No final de época, independentemente do percurso na Champions (acho que não temos "estaleca" para grandes feitos), quando recebermos o benfica já como campeoes, cá estaremos para ver os comentários a deitar abaixo o treinador, jogadores e imagine-se o Presidente.
    Também sou da opinião que temos sérios problemas no plantel, nomeadamente no meio campo (saida de Moutinho nota-se e não é pouco), mas para consumo interno chega e sobra. É preciso é que alguns jogadores acordem (centrais, Jackson, Herrera, Defour) e tratar da ausencia do Fernando.
    Abraço e bamos a eles carago
    DMST

    ResponderEliminar
  8. "Preocupado, apreensivo, dececionado..."

    estás tu, estamos eu, acredito até, estamos todos nós... mas como isto não é, como nunca foi, como começa ou está, mas sim, como acaba, enquanto houver estrada para andar, vamos continuar a caminhar rumo ao objectivo principal, o TETRA.

    tudo o resto, é verdade que hoje está nebloso, aliás, tem andada sempre quase assim desde o inicio da época, agora que já levamos 13 jogos oficiais, mas, como não há nevoeiro que sempre dure... "amanhã, vai melhorar com toda a certeza, e o sol, acabará por surgir, quente e radioso por entre um emaranhado de nuvens escuras, mas passageiras.

    Siga...

    ResponderEliminar