29 outubro, 2014

BOMBA? MORREMOS JUNTOS!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Nota: artigo de opinião escrito por CATIVO DAS ANTAS.

Parece radical. É. Mas assim tem de ser. Ser do Porto não é ser um mero simpatizante. Ser do Porto é sentir o Porto em todas as suas vertentes. Conhecer os seus defeitos e virtudes. É um insaciável querer mais. É uma constante insatisfação. É ganhar o Tetra e não perder tempo em festas mas sim em perspectivar o Penta. É correr mal e corrigir sabiamente sem que se cometa atropelos. Ser do Porto é um desígnio. É uma sorte. É uma benção.

Tenho escrito neste meu espaço de antena algumas reflexões sobre portismo, sobre a defesa atenta da região que o Porto representa, sobre a postura do adepto e do sócio dentro e fora do Estádio. Aponto algumas críticas a X e a Y. Faço considerações daquilo que eu acho que está mal no entanto tenho cometido um erro basilar - ignorar a conjuntura desportiva-econômica actual.

A SAD do Futebol Clube do Porto como empresa que é procura o lucro. E esse lucro terá que ser proporcionado pelos resultados econômicos baseados em maiores proveitos que dividendos.

Se hoje vestimos warrior e de cor de rosa. Há uma explicação.

Se hoje a bancada é MEO será também "justificável".

O "modern Football" tem vindo a criar raízes e alterando a maneira de que os clubes se comportam em "sociedade". Hoje cotados em bolsa, primam pela transparência. Pelo rigor orçamental. Pelo lucro.

O problema é que as SAD's provêem de uma realidade e de uma instituição movida a paixão. O Clube.

O Clube tem um patrimônio incalculável, imutável e fiel. E sobejamente mais valioso de que qualquer jogador, seja ele um Cristiano Ronaldo ou um "Pedrinha" do Campeonato Nacional de Seniores. Os adeptos.

Este "activo" não tangível do Clube e, por conseguinte da SAD, tem uma carga de trabalhos associada. Os gajos pensam! Os gajos tem voz. Os gajos são humanos! Mutáveis a humores, resultados, performances desportivas..tudo! São acionistas com Golden Share sem nunca terem injectado um euro que o justificasse!

Ou injectam? Injectam pois. Cada deslocação. Cada cântico. Cada apoio. Cada quota paga. Cada novo sócio conquistado. Cada entrada neste blog. Cada participação nos comentários. Cada "like" no Facebook. Cada partilha de fotos do nosso clube e dos nossos jogadores é um contributo para a valorização da marca Porto, da marca Dragão. Cada valorização gera um resultado financeiro. O Futebol Clube do Porto tem uma enorme fonte de rentabilização, de prospecção e de internacionalização.

Nós.

Agora, importa é perceber qual o nosso valor, e se o mesmo é reconhecido dentro da SAD.

Estará tudo à venda? Nós os adeptos? Estamos à venda ou já fomos vendidos?

Tenho para mim, que o adepto é aquele que vive e sente o clube de forma desmesurada. Se for racional é um simpatizante. Será preciso é entender o que será a forma "desmesurada". É a revolta à primeira contrariedade? Foi assim que Pinto da Costa nos habituou? Sabem a resposta.

É o lenço branco à primeira derrota? Foi assim que Pinto da Costa nos habituou? Sabem a resposta.

É o desmobilizar ao primeiro passe falhado? Foi assim que Pinto da Costa nos habituou? Sabem a resposta.

É o atirar a toalha ao chão? E o desunir na adversidade e na ameaça?

A Pinto da Costa admiro a sua capacidade de liderança e o estrondoso sucesso desportivo que alcançou e alcançará, mas admiro mais a inteligência na valorização do maior ativo que o Clube tem. Os seus fiéis seguidores. Pinto da Costa soube criar uma identidade um "mind set", lutou contra o "centralismo", mas também contra o "conformismo" de muitos Portistas e Portuenses, ele soube "educar as suas gentes". Mostrar o caminho da perseverança, do ser "Porto", do lutar na adversidade, do "não baixar as calças" quando assim nos querem. Pinto da Costa criou uma mentalidade e uma identidade.

E, espantem-se, o que move os adeptos, os fiéis seguidores, são esses valores. Se os resultados falharem. Os fiéis estão lá. Se os "passivos" aumentarem? Os fiéis estão lá.

Assim, será necessário sempre procurar o lucro e a expansão. Mas sem nunca colocar em causa a identidade, a mentalidade e os princípios que foram incutidos sob pena de se esvaziar a longo prazo a verdadeira locomotiva financeira da SAD.

Criticamos hoje os assobios no Dragão. Também o faço. Mas depois penso. Será que o problema é meu, deles, ou da conjuntura que lhe é oferecida.

Eu vou ao Estádio por paixão, mentalidade, e identidade. E eles?

Porque gostam de futebol e "adquiriram" o direito a um bom espectáculo de futebol? Adquiriram um serviço.

Se eles adquiriram um serviço tem razão! Se esse é o mind set, quem sou eu para criticar se não estão a gostar do jogo que estão a assistir? O Futebol Portugues não oferece o espectáculo que se paga. Não gostam? Vaiam! Normal. Ou saem mais cedo...!

O problema esta todo no "adepto" que estamos a "educar". O Adepto da vitória ou da identidade? O adepto da conquista ou da mística? O problema de hoje é fruto da história de sucesso. Habituamo-nos a valorizar a conquista e não a luta. Habituamo-nos ao confeti e temos esquecido o "cortar dos papéis".

Hoje ir ao Dragão é ir ver o FCPorto a ganhar. Antigamente ir às Antas era uma demonstração de mística.

E de quem é a culpa?

É minha. É tua. É nossa. É da SAD. É do Clube.

E de quem é a responsabilidade para incutir os valores?

É minha. É tua. É nossa. É da SAD. É do Clube.

Vais ao dragão pela mística? Então incute-a no teu "vizinho" da cadeira. Usas o azul e branco por paixão? Explica-a ao teu filho. Críticas quem assobia? Aplaude a equipa quando o fizerem! Demonstra que a mística prevalece. Que a mística "vende", que a identidade é o bem maior que temos.

E a SAD? ( ou seja lá quem for) Há o objectivo de tornar o Clube internacional? Hoje temos as ferramentas perfeitas ( facebook instangram'S etcs)? Usem e abusem! Mas com responsabilidade e respeito por favor. Dou este exemplo... Aniversário do nascimento do Pedroto. O que colocam no Facebook? Uma foto do balneário com as camisolas expostas com o intuito de demonstrar que "está tudo preparado". Porra... sempre o Porto defendeu o seu balneário da devassa. Uma visita ao Dragão não permite tal "privilégio", os "mandamentos" de Pedroto assim o ditam. E, precisamente na data do seu aniversário violam assim a nossa identidade? Entendem o que eu digo? O post deve ter tido imensos likes, o meu foi "não pretendo ver esta publicação".

Adepto do serviço vs adepto da mística.

Cabe a todos a defesa da substância do segundo. Sem ele. #somosumaempresa.

Por fim deixo uma frase do livro 31 anos 31 decisões para "pensarem":
    "Ir ou estar no Dragão, é o mesmo que ir ou estar, na casa e no coração de todos e cada um de nós, pois todos somos o Dragão, símbolo do nosso clube e da nossa cidade"
PS: ontem a gala teve de tudo... não gosto de ver galardões atribuídos ao sabor de interesses. Mas percebo que o fazem. Lá está... interesses! Enquanto ao serviço da mística... percebo a sua "razão de existência"! Agora o que me dói a alma é ver que depois do ENORME discurso de Jorge Nuno Pinto da Costa, e quando se cantava o hino alguns "portistas" já se encaminhavam para a saída. O Hino é para ser respeitado e cantado de pé. Haja respeito.

4 comentários:

  1. Caro Blue Boy,

    Obrigado pelas palavras, que nem me atrevo a comentar. São TUDO o que é preciso.

    Impõe-se mesmo gritar bem alto, bater bem alto as palmas e ABAFAR OS ASSOBIOS!

    É a nossa casa porra!

    Mas tenho uma esperança, que se renova todos os anos:

    como diz o Game Of Thrones, "Winter is Coming!"

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Grande texto caro Blue Boy.
    Este artigo devia passar sempre nos ecrãs do estádio e com som e bem alto para acordar quem anda a dormir na forma.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Blue Boy
    Como eu o compreendo...
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. para que conste, o seu a quem de direito... por motivos de impossibilidade técnica, o autor deste texto não o conseguiu publicar e pediu-me esse favor, dai que está explícito logo no início do texto a nota de que:

    "Nota: artigo de opinião escrito por CATIVO DAS ANTAS."

    feita então a correção aos comentários com destinatário já aqui deixados.

    ResponderEliminar