02 outubro, 2014

“DESLIGUEI QUANDO SOFREMOS O 2º...”

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Desligaste? Então, faz-me um favor. Não voltes a ligar!!!

Se és daqueles que desligam na adversidade, és o mesmo que sai antes do jogo acabar, és o mesmo que assobia quando as coisas não correm como tu queres. Não és o gajo que festejou o golo comigo aos 92, não és o gajo que festejou o golo do Bruno Moraes contra os de Carnide, nunca serás o mesmo que abafa a luz quando estamos a perder, nunca serás o “rouco” no trabalho no dia seguinte, nunca serás, por muito que tentes, um adepto à altura do Futebol Clube do Porto.

É revoltante a estupidez que hoje “atacou” as redes sociais, “desliguei e não vi os golos”, “dou azar”, “que recuperação, e eu não vi! Se calhar dou azar”! Eram estas as manifestações de “alegria” que hoje assisti.

Que cambada de anormais!!!

E depois cobram do jogador X que não corre, depois cobram que o Y está aqui de passagem, que não suam as camisolas, que não se identificam com o FCPorto! Mas vocês fazem a ponta da ideia do que isso é? Tenham vergonha!!!

Sabem qual foi a minha reação e o meu descontentamento depois do falhanço do Maicon? Não ter apanhado a bola e ter corrido para o meio campo! Sabem quando insultei o Jackson? Quando não correu ainda mais depois de ter feito o golo no penalty. E sabem quando é que o insultei ainda mais? Quando ficou no chão depois do 2º! Para mim ainda havia tempo! Irracionalmente claro! Mas era esse o meu “mind set”! É isto que temos que acreditar, lutar, defender! Não é um “porra… estes gajos não valem nada, vou ver a novela com a Maria…” ou então, “deixem-me por no “arejo” se não depois apanho transito na VCI”…! O FCPorto é mais que isto, queremos mais que isto, somos adeptos de tudo ou nada, mas temos que estar preparados para nós próprios ser o tudo! Para envergonhar quando algum dia um jogador não der nada. Tem que sentir que está a falhar, que está a dececionar quem por ele dão tudo. Se vocês que se dizem adeptos porque tem like’s na página do FCPorto mas têm “mais do que fazer” quando as coisas correm mal, e/ou, atiram logo a toalha ao chão, pensem a imagem que dão a um jogador quando este olha para a bancada e vê o pessoal a ir embora!

Reflitam e pensem que o que querem construir para o Porto, muito começa em vocês.

Em jeito de desabafo final... dou-vos o seguinte cenário que REZO nunca assista no nossos meandros... Tenho, infelizmente, trabalho em Marrocos de Portugal, o azar de diariamente cruzar-me com seres de outras espécies.

No último carnide-Zenit, em que o resultado foi favorável ao visitante, um adepto desse clube chama-me a atenção (extasiado) para o facto de que um jogador do clube marroquino partilhou no seu facebook uma jogada em que finta um adversário e depois faz um passe que ele entende ser bom. Esse seu post entre mil e um likes recebe imensos aplausos, “vivas”, “olés”, enfim... um chorrilho de orgasmos…

O tal adepto, entre vivas e também ele “orgasmos” de elogios, diz-me: “queria ver uma coisa destas nos teus! Vê e aprende!”.

Por momentos hesitei. Não percebi se o havia de insultar. Ou rir-me.

Optei por rir e responder com um simples: “Realmente não fazem. No dia em que a equipa perdesse e um jogador meu se congratulasse com um momento individual, era sinal que algo estava muito mal”.

E acrescentei, “se algum dia eu tiver um orgasmo por tal, faz-me um favor (dei dois números de telefone) contacta estes e diz que é para me levarem para o Porto para me atirarem da ponte”.

Resumindo. A equipa perde. Mas o jogador fez uma jogada fantástica. Jogador extasiado. Adeptos extasiados. Mas, reafirmo, a equipa perde.

Algo está errado nestes adeptos. E, que bom é saber isto e eles não.

Terminando, não se tornem os segundos, o adepto do "espetáculo”, do “jogador” em detrimento da equipa, e se são dos que abandonam a equipa na adversidade ou têm orgasmos com um lance de um jogador. Façam um favor. Vão ter orgasmos para carnide!

6 comentários:

  1. Concordo com quase tudo neste texto, inclusive até com a fotografia que é a minha imagem de fundo do telemóvel. Convivo diariamente com esse tipo de adeptos dos clubes rivais: acima de tudo, têm uma grande colecção de vitórias morais. Os museus desses clubes devem estar cheios de jogadas de extraordinárias, "quase-vitórias" em finais europeias e taças dos tempos da bola quadrada. Que diferença para o Museu do nosso clube.

    Quanto aos adeptos que refere, não merecem o clube que têm. O amor pelo clube deve ser vivido todos os dias, em cada discussão, em cada minuto de jogo (seja um amigável seja uma partida da Champions), em cada memória dos grandes momentos de glória do FC Porto.

    Por isso, aqui vai o aspecto em que discordo deste texto: o sítio a que chama "Marrocos" (sim, eu sei que é uma expressão popular para os Portistas), eu chamo-lhe Lisboa e é a minha cidade. É o local da histórica Delegação nº 1. Garanto-lhe o seguinte: se esses adeptos que saem mais cedo do Estádio por causa do "trânsito na VCI" ou porque "isto já está arrumado" tivessem que assistir aos jogos com dois polícias ao lado por causa dos adeptos rivais ou tivessem que esconder as cores do FC Porto no metro para evitar problemas, certamente teriam outra atitude para com o clube. Ou se tivessem que festejar os títulos num passeio mínimo porque a polícia não quer cortar a rua. Ou se todos os dias tivessem que reagir às bocas da "fruta" e ouvir que só ganhamos por razões extra-desportivas.

    Estou convencido que é esta a experiência que falta aos adeptos que descreve no texto. Ser portista tornou-se demasiado fácil e os adeptos tornaram-se estupidamente impacientes. E a reacção mais natural hoje é desistir de apoiar o clube quando as coisas parecem não estar a correr bem. Nada mais errado: será que não aprendemos nada com os primeiros anos de Pedroto e Pinto da Costa? Será que nos esquecemos do espírito de sacrifício em prol do clube de João Pinto ou Paulinho Santos? Ou mesmo com o grito de revolta de Vítor Pereira?

    Enfim, em momentos como este, e para os portistas mais esquecidos, cumpre lembrar o célebre "em condições normais vamos ser campeões... E em condições anormais também seremos campeões".

    ResponderEliminar
  2. Bravo!

    Nem mais, carlh! Assino por baixo!

    ResponderEliminar
  3. Há muito adeptos do FCP que hoje em dia são assim, o que interessa não é o resultado da equipa mas sim os malabarismos que certos jogadores fazem e a esses todos, mas mesmo todos façam-nos um favor, mudem de clube e juntem-se aos jumentos da mouraria que lá é que é o vosso lugar sem dúvida nenhuma, obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Eu diria que sofri ainda mais quando sofremos o 2º.Desligar a TV... NUNCA!!! E também vos digo que são estes jogos que me dão "pica", que o coração quase salta pela boca... que as unhas ficam mais pequenas, enfim...PORTO!

    ResponderEliminar
  5. Subscrevo na integra o que disse o Manuel Lopes Rocha, e consequentemente grande parte da cronica do CATIVOANTAS!
    Sublinho apenas o apontamento de entender as reações dos Portuenses ou Portistas ao que existe em Lisboa, mas jamais esqueçam que o FCPorto há muito que deixou de ser o clube de uma região. Entendo o simbolismo e identifico-me com ele, com a garra e frontalidade das gentes do Norte, mas não menosprezem o Sul e principalmente aquilo por que passam os Portistas no Centro/Sul. É preciso estofo para aturar tanta parvoíce de lampiões e calimeros!
    Hajam vitorias nossas para os manter na linha!
    PS. Para mim (ao vivo) o jogo só acaba com o agradecimento dos jogadores ao publico... se houver!
    E Biba o Porto, carago!
    DMST

    ResponderEliminar
  6. Concordo a 100% com tudo o que foi escrito neste post!!! Tudo!! Grande abraço Portista!

    ResponderEliminar