27 outubro, 2014

JÁ TINHA SAUDADES DE ESCREVER UMA CRÓNICA ASSIM!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Confesso que já ansiava há algum tempo por fazer uma crónica sem falar em problemas, seja a rotatividade, seja a organização tática do FC Porto de JL, sejam os erros individuais que invariavelmente dão golo ou na falta de forma de alguns jogadores. Hoje vou falar daquilo que mais gosto (bem ao contrario de muita gente que prefere o sangue das “facas afiadas”), vou falar das coisas positivas que o FC Porto de JL tem demonstrado ao longo destes meses. Sim, pode ser uma heresia para alguns “orgulhosos portistas”, mas efetivamente o FC Porto de JL não se resume só à rotatividade, ao banco de Quaresma ou à eliminação da Taça, o FC Porto de JL tem também demonstrado coisas positivas, demonstra virtudes que com o tempo, uma maior entrosamento entre os jogadores e um pouco mais de tranquilidade no ambiente da equipa poderá tornar esta equipa um verdadeiro caso sério, como já aconteceu tantas vezes ao longo dos últimos 30 anos.

Não há dúvidas de que a importantíssima vitória frente ao Bilbau, que praticamente deixa o apuramento a 4 pontos de distância, bem como a gorda vitória em Arouca fazem aumentar os índices de confiança da equipa num altura fundamental em que vários desafios se colocam, quer a nível nacional, quer na importantíssima Champions League, uma competição que para uns é acessória, mas que para os grandes clubes europeus como o FC Porto tem de estar sempre no topo das prioridades da época.

Em minha opinião, a grande virtude deste FC Porto é claramente a sua vocação ofensiva, a abundância de craques do meio-campo para a frente faz com que seja um deleite ver o FC Porto na sua ação ofensiva. Quando as coisas começam a correr bem, direi que é quase impossível parar o ataque azul e branco, e é um gosto para mim enquanto Portista ver jogadores cujo pensamento só está na baliza adversaria, jogadores com técnica e magia suficiente para derrubar qualquer muralha defensiva por mais organizada que seja. Em Arouca, há vários apontamentos que para mim são relevantes e que revelam uma melhoria que já se tinha notado em grande parte do jogo de Bilbau. Os 5 golos surgiram de jogadas bem elaboradas ofensivamente, com movimentos interessantes e combinações ofensivas cada vez mais bem oleadas.

Quintero parece definitivamente ter encontrado alguém que aposte nele (sim, chama-se JL) com continuidade e tem provado nos últimos jogos que é um grande jogador com bola, apesar de ainda ter muito a aprender sem bola, algo que também só conseguirá jogando de forma constante. É impressionante verificar que o colombiano contribuiu enormemente para a reviravolta de Donetsk, marcou o golo da vitória ao braga, assistiu brilhantemente Jackson no único golo marcado à lagartagem, assistiu Herrera no golo ao Bilbau e finalmente em Arouca “partiu completamente a louça toda” com golos e grandes jogadas. Quintero é um génio que melhorando a sua ação defensiva (nenhum jogador se pode dar ao luxo de pura e simplesmente não defender!) estará seguramente daqui a 2 anos no topo do futebol mundial.

Falar também de Tello, que continua a colecionar assistências atras de assistências. É um jogador rapidíssimo e muito forte no um contra um, sendo que está a melhorar as suas prestações de jogo para jogo. Jackson por sua vez continua a marcar golos atrás de golos e Brahimi continua a confirmar toda a sua qualidade ofensiva e o grande acerto na sua contratação. Temos efetivamente uma grande frente de ataque, que dá gozo ver jogar. Quanto a equipa estiver totalmente consolidada em termos defensivos e o meio-campo carburar melhor, com “meninos” destes no ataque, creio fortemente que iremos ter muitas alegrias nesta época.

OFF-TOPIC: Deixa ver se eu percebi, um vice-presidente de um clube manda alguém depositar dinheiro na conta de um árbitro assistente que vai arbitrar dentro de dias um jogo do clube desse vice-presidente. Posteriormente, esse vice-presidente em virtude desse caso é acusado de vários crimes nomeadamente burla qualificada, branqueamento de capitais, devassa por meio de informática, peculato e crime de denúncia caluniosa qualificada. Como conclusão desse caso o Conselho de Disciplina da FPF suspende esse ex-dirigente por 15 meses, obriga-o a pagar uma multa de 3 mil euros (mais mil euros em relação ao montante que tinha sido depositado na conta do arbitro assistente) e obriga o clube do qual esse dirigente pertencia (que por acaso se chama SPORTING) a pagar uma multa de 2 mil euros (exatamente o montante do depósito na conta do arbitro assistente). A generalidade da comunicação social deu essa notícia como uma irrelevante nota de rodapé, sendo que alguns apenas mantiveram a notícia por escassos minutos nos seus sites. Imaginem por um segundo se Paulo Pereira Cristóvão se chamasse Reinaldo Teles e se o sporting se chamasse FC Porto?! Seriam anos e anos de falatório! Como os intervenientes são estes e não outros, não se passa nada e coloca-se uma esponja no assunto.

PS: Continua a excelente participação das equipas de arbitragem neste campeonato. Foi só mais um penaltie claríssimo por marcar sobre Jackson quando o resultado estava em 0/0 em Arouca. E foram só mais 2 penalties claríssimos a favor do Braga que não foram marcados. É a verdade desportiva à moda de lisboa ou provavelmente é um qualquer desígnio de bicampeonato que já não acontece há 30 (TRINTA) anos.

9 comentários:

  1. Viva RCBC,

    É verdade. No final, com calma e sem estar sobre brasas, é possível ao Porto estabilizar um onze tipo e, como bem diz, torna-lo numa equipa de toada ofensiva.

    Resolver problemas de defesa é mais simples que resolver um ataque inoperante, na minha modesta opinião.

    E, com os jogadores a apoiarem-se mutuamente, esses erros defensivos são ultrapassados.

    Parece-me injusta a forma comoa generalidade dos media descrevem o Arouca como "macio". Tiveram bons períodos de futebol e ocasiões que só mesmo Fabiano resolveria!

    A respeito da CS e do branqueamento dos media, falo no meu último post, que lhe convido a ler.

    Obrigado,

    Abraço azul e branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Para mim os problemas estão todos aí e escancarados para todo o mundo ver. E nem os 5 golos os consegue minimizar. 5 Golos foi positivo. 3 pontos foi positivo. O jogo com muito esforço consegui vê-lo até o fim. O meio campo (Herrera + Casemiro) torna o FCPorto uma equipa fraca tanto a defender como a atacar. O Casemiro tem de ser devolvido urgentemente para que Lopetegui não continue a insistir nele. O Rúben é 1.000.000.000 de vezes melhor e não acho que estou a exagerar.

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,

    Para parte significativa da comunicação social só há duas razões para quando o FC Porto ganha: ou são os árbitros ou é o adversário que é macio.

    Há 30 anos que é assim, quando não conseguem agarrar-se a um qualquer erro de arbitragem, a culpa é dos adversários serem macios. Até fomos 2 vezes campeões europeus devido aos adversários serem macios…

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida RCBC,

    Não é nenhuma novidade não.

    Não deixa de ser falso.

    Abraço,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  5. ui se fosse o Reinaldo Teles, nem diga nada, era um pandemónio durante os próximos 10 anos com capas de jornais a pedir a exclusão do FC Porto das provas europeias e tudo

    ResponderEliminar
  6. Como diria o Daniel Alves:

    Quando ganhamos é dos árbitros.

    Quando perdemos é do fim de ciclo.

    Os cães ladram e a caravana passa. BAMBORA FCP!

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. "...e é um gosto para mim enquanto Portista ver jogadores cujo pensamento só está na baliza adversaria, jogadores com técnica e magia suficiente para derrubar qualquer muralha defensiva por mais organizada que seja."
    Subscrevo e... simplesmente, grande abraço AZUL FORTE, caro amigo RCBC.
    bibó PORTO!

    ResponderEliminar
  9. Caro RCBC.
    "Para parte significativa da comunicação social só há duas razões para quando o FC Porto ganha: ou são os árbitros ou é o adversário que é macio."

    É mais um motivo de orgulho em ser Portista.

    Os cães ladram á margem da estrada e nós seguimos o nosso caminho.

    Quanto á sua visão sobre a nossa equipa:
    É só melhorar aqui e ali uns pormenores e é para arrebentar com todos.

    Avante FC Porto!!!

    ResponderEliminar