09 outubro, 2014

VIRA O DISCO... E TOCA O MESMO!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Na passada quinta-feira decidiu-se o futuro do FC Porto. Mas decidiu-se o verdadeiro futuro do clube, e não meras questões básicas como se a bola entra ou bate no poste... apesar de parecer que é isso que define o futuro da instituição, isso não é de todo verdade.
Vou-me escusar a apresentar as conclusões finais, pois um pouco por toda a parte isso já foi feito. Digo apenas que, entre o inicialmente previsível e a “versão final”, há enormes diferenças, as quais permitem que se diga que foram as medidas possíveis, e que os interesses do clube ficaram salvaguardados e até reforçados.
Mas a razão de chamar este tema a este espaço, tem a ver com mais uma demonstração de falta de associativismo activo do nosso clube.
Os temas eram de grande importância e do conhecimento geral. As decisões eram fundamentais para o futuro do clube. Os ditos temas foram discutidos (quase até á exaustão) em diversos blogs e foruns azuis e brancos. Existiam (como quase sempre acontece) diversas versões opostas á direcção, alternativas mágicas, soluções fantásticas.
A verdade é que se chegou á hora da verdade, e (como quase sempre em dia de Assembleias Gerais do clube) muito malta teve que ir trabalhar, outros adoeceram, e houve até gente que foi ao estádio e não encontrou o local da reunião magna.
Lá dentro, praticamente os mesmos de sempre, por ventura, com um ligeiro acréscimo face a situações idênticas. Intervenções de um ou outro sócio que não são presenças habituais, mas grosso modo, também neste particular, foram os mesmos de sempre a intervir, questionar e discutir. E como é importante discutir os temas, e então quando os mesmos têm a importância daqueles, mais importante se torna... como o nosso museu recorda, o nosso clube cresce após o 25 de Abril de 74, e é esse espírito democrático que continua a reinar nas Assembleias Gerais, apesar de muitos dizerem o contrário, provavelmente os tais que depois não aparecem.
É por estas e outras que abomino as redes sociais!
Chegam-me relatos de centenas de pessoas com estratégias mirabolantes, opiniões válidas e bem amadurecidas, amor louco e irracional....mas no momento de tirar o cú de casa e depois confrontar quem de direito, “chuta para canto” pois é preciso ter os tomates que as teclas de um computador não exigem.

Poucos dias depois jogamos em casa frente ao Braga, equipa que se reforçou com qualidade,que ainda recentemente lutou pelo título e marcou presença na Champions.
Jogo importante, vitória fundamental, 3 pontos essenciais.
Depois de um jogo Europeu durante a semana onde oferecemos 2 golos mas jogamos futebol de qualidade, o Dragão recebeu aqueles que, para o bem ou para o mal, vão ser aqueles que connosco estarão até Maio de 2015.
Quando uma equipa tem treinador novo, tantos jogadores novos, vem de uma série de jogos sem ganhar (quase todos eles por impedimento do homem do apito), vem de sofrer 2 golos tristemente oferecidos, e ainda não tem processos totalmente assimilados, é natural que a confiança não esteja nos seus níveis mais desejados.
Se ainda por cima a sua primeira linha de construção é aquela onde tem apresentado maiores dificuldades, é natural que esteja sob brasas nessa fase do jogo.
Mas, eis senão quando, aqueles que supostamente deveriam ser os mais interessados em que a coisas corressem bem (os sócios e adeptos do clube) começam a assobiar aos 10m de jogo, de forma despropositada, ridícula e descabida.
Resultado? É óbvio que uma equipa que não está totalmente segura de si, que não está completamente á vontade com aqueles princípios de jogo, passa a jogar sob brasas e sob uma pressão imensa, fazendo de cada passe em zona intermediária um autêntico caso de "vida ou de morte".
Já próximo do final da 1.ª parte, e após assobiadelas repetidas sempre que fazíamos 3 passes seguidos nos primeiros 30 metros, desabafei de pé, a alto e bom som, qualquer coisa como: E se fossem assobiar a senhora vossa mãe? E se aproveitassem e fossem chatear o sr. Carvalho? Para esta porcaria, ficavam em casa que pelo menos não prejudicavam o rendimento dos jogadores. Mais palavra menos palavrão, foi este o meu desabafo.
Finalizados os primeiros 45 minutos, aproxima-se de mim um senhor com sensivelmente 50 a 55 anos, e diz: “Oh amigo, nós não estamos a assobiar a equipa... estamos a assobiar o treinador!”. Pelos vistos o assobio agora tem uma melodia própria para se perceber quando se assobia o treinador ou os jogadores. Perguntei eu: “Mas o que é que quer? Mandar o treinador embora á 6.ª jornada?”. Respondeu-me: “Claro... isto são muitos espanhóis!”. Bom, saltou-me a tampa, e agora sem eufemismos, respondi-lhe: “Olhe, vá chatear o caralho!”.
Quantos jogos perdemos? Zero!
Quantas vezes despedimos um treinador á 6.ªjornada? Zero!
São muitos espanhóis? E brasileiros nos carneiros... quantos são?
Então estamos a assobiar para quê e com que intuíto?

Concluindo, ficam 2 exemplos daquilo que os portistas são hoje em dia: utopicamente exigentes e intolerantes, sem darem margem de manobra a ninguém, mas apoiarem, terem paciência, envolverem-se nos problemas e assuntos do clube... tá queto!
Termino dizendo: sempre que abrirem a boca, perguntem-se a vocês próprios o que é que já fizeram e deram ao clube, e não o que é que o clube tem que vos dar a vocês! Se fizerem esse exercício de forma intelectualmente honesta, se calhar tinhamos menos atoardas nos blog's e afins, menos assobios no estádio, e mais gente activa e pró activa na vida do clube.

Um abraço,

9 comentários:

  1. Caríssimo Norte,

    Bravo. muito bem escrito, como sempre. Não estive na AG, não me foi possível. Mas também, digo-lhe, sempre acreditei que quem, em 31 anos de Presidência, pôs sempre o Clube à frente, não iria agora deixar de fazê-lo. Portanto foi com um sorriso, sim, mas sem grande surpresa, que soube das conclusões.

    Subscrevo absolutamente tudo o que escreve, mas deixe-me por favor sublinhar a parte da equipa, do seu treinador, e dos resultados.

    Vamos para o segundo mês de Liga, com o roubo á que já assistimos, tão bem demonstrado no vídeo "Liga Salazar 14/15". Passamos, por 3-ZERO, uma equipa complicadíssima e bem entrosada como o Lille, logo no início da temporada.

    Vamos em PRIMEIRO lugar do grupo da Champions. Há quanto tempo isto não acontecia? Grupo fácil o tanas. Grupo fácil, um Shaktar super entrosado, um BATE Borisov que derrotou o Athletic de Bilbao, essa pequenina equipa?

    Mas principalmente, Julen Lopetegui, o nosso Basco treinador (chamar-lhe "espanhol" é para alguns Bascos um insulto), está cá há pouquíssimo tempo. Houve peças da sua equipa que estão mais do que frescas no clube. Miúdos, como Óliver ou Tello. Não estamos a falar de jogadores super experientes.

    Neste curto espaço de tempo, já conseguiu criar um sentimento de prevalência da equipa vs individualismo (vide "caso" Quaresma, hiper empolado porque dá jeito), já conseguiu estabelecer um sistema de jogo e sair do espaço tremido e defensivo onde antes fomos parar. Somos de novo respeitados e temidos.

    E isto com 14 jogadores completamente novos! Que jogam juntos há DOIS MESES! Do 11 habitual, Brahimi, Tello, Óliver, Indi, Rúben, Casemiro, são novos. Estão a conhecer-se, a saber como jogam e até a descobrir novas posições!

    Que absurdo pensar que se poderia dar show em DOIS meses! A tão badalada "rotatividade" deu a noção ao jogadores que não há lugares cativos, mas também, muito mais importante, que ninguém fica de fora!

    E, de uma vez por todas, meu caros Portistas, não há nenhuma "armada espanhola". 2 de 11 titulares habituais espanhóis, não é uma "armaada". Casemiro é brasileiro. Brahimi argelino. Indi holandês. Jogavam muitos em Espanha? Sim, claro, mas todos os treinadores trazem consigo o mercado que conhecem!

    E, por favor, deixem-se do Trauma Quinhocentista de Tordesilhas! Julen Lopetegui não é Colombo! Isso já passou! São espanhóis a mais? Quantos temos, mesmo? 5? em 28? Uau.

    Parem de insultar o nome do treinador. De lhe chamar Flopetegui ou Lopatêgo. É ridículo, vindo da própria casa. Se sois todos Mestres da Táctica orgulhosamente reflexiva, ide vós para alí. Comandaí vocês! Arranjai um sistema de jogo, entrosai uma equipa inteira desta forma em dois meses dois! Desafio-vos!

    Entendam, vindo Lopetegui de um campeonato competitivo como o Espanhol, onde um Elche e um Levante não se fecham no último terço do terreno, é normal que ele respeite o adversário "a mais", que tenha de saber que aqui não se preocupam em jogar futebol, porque, quando se joga, o Porto ganha. E ganha bem!


    E fnalmente, pelo amor da Santa, sabei que vimos todos da origem Ibérica e Celta. O nosso dialecto é marcadamente Celta, como o Galego e uma parte do Catalão. É ridículo, quando nós trocamos, com muito peito no meu caso e orgulho, os vs pelos bs, quando falamos com entoção e damos um som grave a todo o ditongo, falar de "espanhol a mais". Somos praticamente indistintos! Picar-se com uma pessoa por ser espanhola, especialmente sendo da NOSSA CASA, é um absurdo.

    Somos Portos, UNIDOS venceremos!

    Obrigado.

    Jorge Vassalo.

    ResponderEliminar
  2. Viva.
    Em relação à assembleia devo confessar que fui um dos muitos que não compareceram. Mas também devo confessar que não sabia, nem dia, hora, ou local. Aqui duas coisas podem ter acontecido, eu andar a dormir (bem provável) ou não ter sido devidamente divulgado. O que me parece mais grave, principalmente porque há um site e um canal t.v. onde seria fácil transmitir a um elevado numero de sócios.
    Em relação aos assobios já desisti de tentar compreender. Sobre o treinador, basta ouvir qualquer conversa de café, estádio, ou outro sitío para perceber que todos pensam saber mais de futebol do que Lopetegui. A maior parte claro nunca deu um treino, mas continuam convencidos de que percebem á brava daquilo.
    Esta semana não há bola, até dia 18, no sitío do costume.
    Abraço.
    Sérgio.

    ResponderEliminar


  3. @ "Norte"

    com toda a propriedade que me assiste, vai escrever assim para o car@**o :D
    (e que nunca te doam os dedos)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. muito bem, concordo com tudo

    ResponderEliminar
  5. Plenamente de acordo!!

    Esta fobia sobre a pretensa "espanholização" do Porto, sabiamente alimentada pela "imprensa" -falada e escrita - da capital do império e afins, já enoja!
    E, como muito bem diz, ainda há uns parolos que mais parecem galinholas em vez de Dragões, que vão nessa conversa!!!

    Qual é o problema de no plantel termos 5, 6 7 ou 8 espanhóis? E quando temos 7 ou 8 brasileiros? E mais não sei quantos, sul americanos hispânicos? Deixamos de ser PORTO?

    Esta mania que esta "gente" tem de se armar em padeira de Aljubarrota ou Condestável, é de uma estupidez que já fede!!!! Vão passar férias a Espanha e vejam se não são mais bem tratados como turistas do que, por exemplo, no Algarve!

    Assumindo aqui a minha total incompetência para o treino de futebolistas, gostava de ver os comentários destes profetas da desgraça se não nos tivessem espoliado os 6 pontos da forma escabrosa como todos sabemos!!!

    Este tipo de atitudes já me irrita e qualquer dia ainda levo uma tareia no estádio porque não sou capaz de me conter - e já tenho idade para ter juízo! - já não tenho pachorra para estes imbecis que só sabem denegrir o trabalho do treinador, porque sim!, assobiam, mal há algum passe mal feito, nem que seja na bola de saída,!!!!!! Ainda no jogo com o Braga, mandei a boca para meterem o assobio no dito cujo e parece que, pelo menos nos que me circundam, resultou.....

    O treinador, quanto a mim como adepto de futebol e sócio do FC Porto, está a fazer um trabalho fantástico!

    E quero lá saber se é basco, chinês, italiano ou afegão!!!!

    Importante para mim, é que o meu Clube jogue bem à bola (e, embora a espaços já cada vez mais curtos, que belo futebol temos apresentado!!) e que ganhe, de preferência LIMPO!

    Adorava vê-los no tempo do Ivic quando, a ganhar sempre na tremideira por 1-0 ou 2-1, ficamos campeões com 15 pontos de avanço do segundo e isto quando a vitória a valia 2 pontos !!! Assobiavam todo o jogo e no caminho de e para casa????

    De resto, o que estes adeptos assobiadores e outros que tais fazem, não é mais de que alimentar as animálias que destilam o seu fel contra o nosso Clube na "imprensa", para aumentarem o moral, para eles perigosamente baixo dos grupos da segunda circular, face à evidência da qualidade que o FC Porto tem apresentado.

    Para esses, deixo aqui o meu recado:
    Fiquem em casa ou então metam o assobio no dito cujo!!!!

    PS.: Norte e Vassalo parabéns pelo texto!

    ResponderEliminar
  6. Esta mania dos assobios irrita, irrita e ainda mais me irrita, e gostaria de saber o que se passa na cabeça desses que dizem que são adeptos do FC Porto.
    Deixem-se de coisas e vão ao estádio para se unirem numa só voz a apoiar o clube que já nos deu vários tipos de alegrias.
    Já andam ai os burros com inveja de nós, portanto há que unir e vencer tudo e todos.

    ResponderEliminar
  7. @ norte,

    Em relação à participação, sim ou não em AG's, respeito, admiro e apoio todos aqueles que nelas participem ou queiram vir a participar, nada contra, tudo a favor, portanto... a mim, pessoalmente, levo já mais de 25 de associado, participei em apenas 3 delas até ao dia de hoje, consecutivas, diga-se de passagem... na 1ª curti (prontos, ok, tb era uma novidade), na 2ª desconfiei, na 3ª jurei para nunca lá mais pôr os pés... ainda hoje não me sai da memória o "esboço de riso" com que determinada figura do clube patrocinou consecutivas faltas de respeito e de ordens para se calar e dali sair, para com um associado e orador já com cabelos brancos, com idade para ser meu avó. Posto isto, lamento dizê-lo até, mas é o que manda a minha consciência, a mim, numa AG, nunca mais me põem a vista em cima, enquanto essa figura do clube ali marcar presença.

    Em relação ao restante teor do teu post, dizer-te apenas que quem não sabe porque HOJE ganha, nunca vai perceber porque ONTEM tal não acontecia... "ontem", o futebol era o ópio do povo, dos pobres, no sentido figurado... hoje por hoje, é moda ir ao futebol, é socialmente fashion, é cool, é uma boa altura para levar a camisa xpto, a calça ywzm, o sapatinho da moda, tudo num modo pró-fevernight logo de seguida, em sentido figurado, tornou-se um estádio de elites, tens dinheiro, vais, não tens, ficas em casa... isso, alterou completamente o figurino dos que lá estão, de todo, ou em grande parte... queres dizer um caralho, um vai-te foder, um filho-da-puta, e logo és olhado de soslaio por uns quantos que por ali vegetam armados em tansos, otários da merda, que te olham com cara de horror, fulminando-te com um carimbo de malcriadão, de anti-social... se soubessem o fdp de NOJO e ASCO que me metem!?!?!? com tanto fdp de shopping aberto àquela hora, e tinham que ir práli, fodasse lá prós tansos. São estes, especialmente estes, hoje, uma larga maioria no "nosso" estádio, que comandam o compasso, por isso, ao fim de 10min de jogo, já os ouves a assobiar... se fossem assobiar a p*** que os pariu!!!... são estes, especialmente estes, que nunca saberão explicar ou entender a razão porque HOJE ganhamos, e só não o sabem por um motivo muito óbvio, porque ONTEM, não estavam lá. Parece uma estupidez natural, se calhar até é, talvez sim, mas hoje por hoje, "pica" para apoiar o "meu PORTO", só a encontro nas bancadas do sector visitante em paços, em guimarães, em braga, em olhão, em coimbra, naqueles 2 aidos de marrocos e por ai fora. Hoje por hoje, no "nosso" Dragão, só dá coneiros... enfim...

    ResponderEliminar
  8. "...É por estas e outras que abomino as redes sociais!..."

    Caro Norte, abomina as redes sociais e escreve, regularmente, num blogue, por sinal um dos principais da bluegosfera?

    ResponderEliminar
  9. "...ainda hoje não me sai da memória o "esboço de riso" com que determinada figura do clube patrocinou consecutivas faltas de respeito e de ordens para se calar e dali sair, para com um associado e orador já com cabelos brancos"

    Caro bLuE bOy, devo dizer que, nesta AG, fiquei bem impressionado com a forma como o Dr. Miguel Bismarck conduziu os trabalhos.

    ResponderEliminar