02 novembro, 2016

DÉJÀ-VU?


FC PORTO-CLUB BRUGGE, 1-0

Lembram-se do jogo com o Copenhaga? Ontem quase que vi o mesmo filme. Com uma diferença. O Porto venceu esta noite. No jogo com o Copenhaga empatou e desperdiçou dois pontos em casa.

O resumo do jogo de ontem fica-se pelo pouco mais do que os 3 pontos. Além disso, pouco produziu este FC Porto que continua a ser muito curto para uma champions league e insuficiente para se assumir como candidato sério ao título nacional. Valeram os 3 pontos que relançam os portistas para os oitavos-de-final. No entanto, uma prova de fogo esperam os Dragões lá para o fim do mês na Dinamarca.

O jogo foi pobre e de pouca produção. O FC Porto apresentou o onze habitual com uma única alteração que não consegui perceber. Maxi no lugar de M. Layún. Poupar o mexicano para Domingo? Ou apenas uma opção? Fico-me pela primeira, embora não compreenda.


A falta de tranquilidade e a inexperiência nesta equipa azul e branca é mais do que notória. Os Dragões encaram os jogos com vontade mas é claro que a equipa não consegue desenvolver o seu futebol com calma e com maturidade.

Os belgas criaram a primeira oportunidade de jogou e isso inquietou ainda mais os jogadores portistas. Foi preciso um Dragão de reacção para fazer face a este Clube Brugge que, continuo a dizer, é das equipas mais frágeis desta edição da Champions League.

O FC Porto foi crescendo no terreno aos poucos e contrariando o adversário gradualmente. Até que começaram a surgir algumas oportunidades. Alex Telles atirou à trave, na cobrança de um livre, Marcano cabeceou para as nuvens em frente à baliza e aos 37 minutos de jogo, finalmente André Silva fez o resultado do jogo num cabeceamento que ainda sofreu um desvio na cabeça de um adversário antes de entrar na baliza.


O golo trouxe alguma tranquilidade aos Dragões mas não por muito tempo. Esta equipa respira ansiedade, nervosismo e intranquilidade por todos os poros.

O Clube Brugge subiu no terreno na etapa complementar. O FC Porto não soube tirar partido para acabar com o jogo e este facto retirou toda e qualquer tranquilidade que a equipa necessitava. Corona que rendeu Diogo Jota ainda deu um ar da sua graça mas faltou o que a equipa precisava: o golo da tranquilidade.

Casillas teve a sua quota parte no triunfo portista ao defender um lance com selo de golo ao cair do pano. Foi um triunfo sofrido dos Dragões, em que foi preciso suar as estopinhas. Com este FC Porto não será nada fácil vencer o benfica. Taticamente, os Dragões têm muito para aprender e resistir a um clube como o Brugge foi uma tarefa bastante árdua.


Não se pense que o FC Porto está quase nos oitavos-de-final da prova. Pelo contrário. Será um teste muito difícil e decisivo o jogo frente ao Copenhaga. Se fosse um FC Porto a que nos habituámos, diria que teríamos o primeiro lugar na mira. Sendo este Porto, direi que vou esperar para ver, salvaguardando que, na pior das hipóteses, o clube será relegado para a Liga Europa.

Nota final para uma missão bastante dura para Nuno Espírito Santo no que respeita à preparação do jogo do próximo Domingo que poderá ou não definir muito da presente edição da Liga NOS.

A Champions League regressa perto do final do mês com o FC Porto a deslocar-se à Dinamarca para defrontar o Copenhaga a contar para a 5ª Jornada da Champions League.




DECLARAÇÕES

Nuno: “Estamos mais próximos daquilo a que queremos chegar”

Análise ao jogo
“Sabíamos que era um jogo difícil. Na Champions é importante, depois de chegar à vantagem, saber controlar e matar o jogo. Quando não é assim acabamos por sofrer naturalmente. Nesse aspeto a equipa esteve bem, soube interpretar a necessidade, porque ganhar era fundamental. Parabéns aos jogadores, que fizeram um trabalho fantástico, isto é saber sofrer e estar unido. Faltou-nos matar o jogo, tivemos muitas saídas perigosas e continuámos com um défice de eficácia, mas é bom ter oportunidades e vamos continuar a crescer, a melhorar. Estamos mais próximos daquilo a que queremos chegar, mas ainda falta caminho.”

A falta de eficácia
“Consideramos que a juventude é uma virtude que temos de potenciar. Isso vai chegar naturalmente. A produção é boa e os jogadores vão naturalmente chegar ao golo. Não só isso, mas quero também realçar que a equipa soube defender, soube sofrer.”


A entrada de Rúben Neves
“São decisões que temos de tomar. O Rúben entrou bem, faltava mais controlo e posse à equipa e o Rúben Neves entrou bem e deu-nos isso. A equipa foi baixando mas mantendo o controlo. Na parte final, o Brugge começou a fazer um jogo direto que é sempre incómodo, faltou-nos saber matar o jogo e o Dragão sairia com um resultado diferente. São três pontos, o Dragão ajudou-nos, obrigado ao Dragão”.

Maxi no onze
“A equipa consolidou-se, frente ao Vitória de Setúbal fez um bom jogo, o resultado poderia ter sido outro. É importante dar continuidade, por isso entrou o Maxi, mas todas as opções são fundamentais e é bom ter todos os jogadores disponíveis.”

O jogo com o Benfica, no domingo (18h00)
“A melhor maneira de preparar o próximo jogo é com uma vitória anterior. Agora sim, vamos começar a prepará-lo. Vencendo tudo é mais fácil, tudo se consolida. Os jogadores agora têm de descansar, recuperar e estar preparados para enfrentar o próximo jogo no Dragão.”



RESUMO DO JOGO

1 comentário:

  1. Ponto prévio: Sinto vergonha de ver um estádio do Dragão que não acarinha os seus...sempre a assobiar! Se não é caso único...deve andar lá perto!!!

    Sobre o jogo, não sei se a maior parte dos que aqui comentou foi ao estádio e ficou com uma ideia diferente da minha, mas, sinceramente, não me pareceu um jogo tão mau assim! Concordo que a equipa não empolgue mas...as minhas expectativas não estão assim tão altas! O que quero e exijo é que os jogadores se esforcem, lutem, até à última gota e isso eu vi ontem! O resto virá por acréscimo.
    Não temos killer instinct, não temos um matador, pois houve várias jogadas que era só encostar e...nada! E não é só de agora.
    Temos bons jogadores, jovens mas...não com muita classe. São os que temos, assim como o treinador...e os dirigentes! É com estes que estamos na luta.
    Agora...assobiar???!!! Depois de ver como é na Luz, como é em Istambul, como é em Dortmund...
    Sem apoio NUNCA a equipa se vai sentir confiante. Os jogadores vão duplicar a pressão (evitável), ficam frustrados porque é sempre sobre brasas e assim fica difícil...
    Mais uma vez digo, ontem não mereciam assobios. Houveram más decisões, passes falhados, golos desperdiçados? Sim...mas há-de melhorar! Mas temos de apoiar, pois aos outros que aí vêm...não falta colo, imprensa, APAF, etc. Ganham com uma p*** de penalty e são os "senhores milhões"...nós ganhamos igual, de bola corrida..."golo a meias salva Porto"

    Fod****!!! Espero que Domingo o jogo seja nas Antas...

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar