14 dezembro, 2016

DESERTOR E O GANG.


Há muito que se assistem a tentativas claras de criar fatores de conflito e desunião entre os portistas, com o objetivo evidente de descredibilizar quem gere o FC Porto, dando a ideia de que os desertores é que eram o lado bom do clube, pois não concordavam com as supostas atrocidades que eram cometidas. Ora, nada melhor do que montar uma época, construir um plantel, deixá-lo com fragilidades e lacunas, cultivar o empréstimo por substituição da venda faltando assim liquidez para o equilíbrio financeiro da sociedade, importar nigerianos para a B e sub19 retirando desta forma espaço aos que connosco cresceram, e depois disto ir à sua vida... top, fantástico, quem vier atrás que feche a porta porque agora vou ver de camarote!
Mas melhor ainda, é estar do alto da sua seriedade a “sofrer” no dito camarote presidencial, fazer-se acompanhar por “parceiros estratégicos” para a área do futebol, ser nosso representante em algumas instituições, ou seja, manter um portismo vivo e militante, um portismo como nunca antes sequer se tinha visto, mas ao mesmo tempo “roer as unhas” para que a bola bata no poste e saia ou ficar de sorriso amarelo só porque o Xistra devia ter dado apenas 4 minutos de desconto.

Confesso que desde 1 de Setembro me ando a conter para não escrever determinado tipo de coisas, mas o limite da decência, da falta de vergonha na cara e da dissimulação tem vindo a ser ultrapassado momento após momento, semana após semana, notícia após notícia. Tenho muito respeito por quem serve ou serviu o FC Porto, partindo do pressuposto de que terá dado o melhor de si. Mas a tentativa de dividir para reinar, a tentativa de passar a ideia de “eu ou o Apocalipse”, a tentativa de criar cenários de crise para depois aparecer como “D. Sebastião no meio do nevoeiro”, a intoxicação constante de notícias sobre o filho do presidente mas nada sobre o ex-genro, já são tão descaradas, tão óbvias e tão evidentes, que já não me consigo conter mais e até o mais distraído dos portistas já percebeu quem está por trás disto tudo.

Já não bastavam as fotografias em Londres no restaurante do mouro Idalécio (sim, o calmeirão ex-defesa central de Braga e outros), já não bastava a “relação amorosa” com Joaquim Oliveira (a tomar compensan desde o negócio das tv's), já não bastava a triologia com Carlos Gonçalves (esse icónico empresário da capital que ainda não se percebeu bem como, passou a agente de algumas pérolas da nossa formação) e Teodoro Fonseca (a bem do nosso clube, felizmente ainda não apareceram documentos sobre as suas comissões), já não era suficiente a coincidência de Raul Costa (moço de mão do nosso ex-CEO e ex-elemento do nosso gabinete jurídico) menos de 10 dias depois de ter saído do nosso clube, ter tratado da multimilionária transferência de André Villas Boas (o tal que amava o FC Porto até à morte), ainda temos que levar com a hipocrisia suprema da “solidariedade” mais falsa do que Judas.

O rei da comunicação social em Portugal, aquele que manda e desmanda, aquele que ordena e não precisa de pedir, aquele que planta e não precisa de condicionar, ainda não teve a coragem de vir dizer que Pinto da Costa mente em relação ao processo MEO vs NOS... pudera! Sobre isso, nada vou dizer pois já tudo foi dito e esclarecido... Joaquim Oliveira, depois de o slb ter rasgado contratados e o ter apelidado de ladrão, afinal pôs-se de cócoras para o seu presidente, e tinha que garantir que não pagaria mais aos outros. Perdeu a corrida no FC Porto, perdeu porque houve concorrência, perdeu porque houve quem tivesse oferecido mais. Mas pelos vistos, mais importante do que fazer um bom negócio para o clube, havia gente com algum poder interno de decisão, que estava mais preocupado em que o negócio fosse com a NOS do que em saber quanto lucraria o clube. Estranho ou talvez não, tantas e tantas vezes que o mesmo aconteceu... allô Caballero, Quiñones e sus muchachos!!!

Começamos depois a assistir às repetidas notícias, Bernardino Barros chamou-lhe no último domingo “encomendadas” mas eu prefiro chamar-lhe “alheiras e chouriços” em homenagem ao bom fumeiro do Norte do país, que vão sempre no sentido de atacar Pinto da Costa e quem lhe está próximo. E desenganem-se aqueles que pensam que o objetivo é atacar essas pessoas... não, nem pensar! O objetivo é criar um ambiente externo de desagrado pela ausência de vitórias, aproveitar o impacto das redes sociais e o seu anonimato, para criticar e achincalhar o presidente, desunir e pôr em pé de guerra todos os portistas. E isso é tão escancarado, que nem vale a pena repetir a explicação que ontem o diretor de comunicação do FC Porto deu sobre as trocas de mail's com o Expresso, nem vale a pena recordar que o Football Leaks deu à estampa a vergonhosa transferência de Oblak mas que ninguém lhe “pegou”. O objetivo é óbvio: minar, desunir, desestabilizar, criar focos de contestação, pôr toda a gente à espera que alguma coisa corra mal para apontar o dedo.

Da minha parte, todos têm que contar sempre com uma postura interventiva, atenta à vida o clube, alerta para o que de bom e o de mau se faça. Uma postura de crítica construtiva, de querer mais e melhor para o clube e cortar com um caminho que foi trilhado na última década e nos trouxe até aqui. Um caminho onde perdemos identidade em nome da marca! Um caminho onde perdemos referências em nome do negócio! Um caminho onde perdemos Porto para ganhar hastags!
De qualquer forma, fá-lo-ei sempre com respeito. Respeito por quem lidera, respeito por mim, respeito pelo meu amor ao Futebol Clube do Porto. Não tenho que defender nada nem ninguém a não ser o meu muito amado clube. Mas se há coisa que quero, muito mais do que as minhas preferências pessoais, é o sucesso do mágico Porto!
Uma coisa é certa, nunca poderão esperar de mim que pise quando as coisas não estão bem só para dizer “eu tinha razão!”. Nunca poderão esperar de mim o silencio em relação áqueles que estando de fora apenas querem minar. Aqueles que enquanto estavam lá dentro eram sobranceiros e “pidescos” para com quem abria a boca, mas que agora fomentam a mais vil e nojenta de todas as opiniões: o boato!
Não sou eu que o digo! Quem o diz são funcionários do clube que até lhe eram muito próximos mas que desde a sua saída dizem que ele era “a cabeça do polvo” e que ainda estão muitos lá dentro que contam a vida do clube ao minuto e se riem com as nossas derrotas.

Até quinta, no sítio do costume!

9 comentários:

  1. Grande post. Do melhor que já li na bluegosfera. Parabéns pela coragem e por tentar acordar o rebanho.

    ResponderEliminar
  2. não pretendendo discutir o acessório, porque se assim fosse, então, cada cabeça sua sentença, os haveria para todos os gostos, fins e destinatários dos mais diversos quadrantes, mas procurando apenas centrar-me no essencial, não duvidando de nada, salta-me sempre a mesma pergunta de ontem, hoje e sempre, para a qual nunca encontrei resposta, isto é, mas a ser assim, a ser verdade que era assim, ou assado ou ao sol, era casa sem dono?! ninguém sabia?! ninguém via?! então, se sabia, porque consentia?! porque se deixou perpetuar a coisa?! mas, partindo sempre do pressuposto que sabia.... porque se não era esse o caso, se não sabia mesmo, não via, desconhecia, andava na horta e não via as couves, bem, então, excluo-me de adjetivar, fica cá para mim, para os meus, e em privado (e esses, já a conhecem qb).

    ps - a quem ler e não perceber, não, pf não confundir as coisas... o PORTO, só o PORTO, apenas o PORTO, exclusivamente o PORTO... para bom entendedor.

    ResponderEliminar
  3. Toda a gente entendeu. O artigo é uma pérola literária. A pouco e pouco vão-se juntando os bocados desta grande embrulhada. Tenho receio é que, quando se descobrirem todas as verdades, o clube esteja sem conserto. Saudações portistas

    ResponderEliminar
  4. Grande texto. Quem me dera que a época dos bodes expiatórios estivesse brevemente a acabar.
    Isto chega a ser poluição para o Nosso Clube.

    ResponderEliminar
  5. Quando é que o Alexandre passou a ter dedo na vida do FCPorto?

    Quando é que o FCPorto deixou de ganhar títulos?

    Quem é que regozijou no camarote com o título do Benfica durante o Apito Dourado?

    ResponderEliminar
  6. ... e no entanto, lendo a recente entrevista do nosso Presidente, tudo está 5 estrelas com esse senhor. Seremos mesmo um case-study a nível mundial, onde uma pessoa externa ao clube, representa-o na sede da mais importante competição nacional.

    Não seja a culpa de tudo (ainda) de Lopetegui...

    ResponderEliminar
  7. Durante décadas, navegamos em águas calmas. Ultimamente passamos por tempestades, furacões e ciclones. Como de costume, houve ratos que já abandonaram o navio, e a salvo da borrasca, soltam a badalhoca com o simples prazer de dividir, fomentar o ódio e minar a esperança dos que ainda se encontram a bordo.
    A bem ou mal acredito que o barco atingirá bom PORTO. E o comandante mais uma vez dará a volta por cima!

    ResponderEliminar
  8. "Não sou eu que o digo! Quem o diz são funcionários do clube que até lhe eram muito próximos mas que desde a sua saída dizem que ele era “a cabeça do polvo” e que ainda estão muitos lá dentro que contam a vida do clube ao minuto e se riem com as nossas derrotas."
    Lapidar, meu caro Watson!

    ResponderEliminar
  9. Só agora li este post... e tenho a dizer que estamos totalmente de acordo caro Norte. Não estamos sempre (também, mau era) mas no meio do maralhal, é importante uma voz assim, objectiva, com dados concretos, analisando mesmo friamente as questões, e colocando alguns pontos nos Is.

    Um post que merece ser lido, partilhado até à exaustão.

    E discutido, debatido como e quando for preciso. Muito importante. Opiniões há muitas, mas se há coisa que este post faz, é remar contra uma maré que já parece cascata ou catarata de linchadores de facas longas afiadas para não sei para quê.

    Bem hajas, Norte. Nunca te doa a voz. Não estás sozinho nisto. Nem pensar!

    ResponderEliminar