15 dezembro, 2016

O GRUPO ECONÓMICO DO PORTO.


Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. O golo de Rui Pedro afastou fantasmas e fez com que a equipa se soltasse dentro de campo e, com isso, conseguisse crescer e catapultar-se para novos patamares. Daí para cá, mais 9 golos, com exibições seguras à mistura. A prova de que não há maldição que sempre dure quando não se desiste e se luta até ao fim pelos objectivos.

Uma coisa é marcar golos. Outra bem diferente é não os sofrer. E nisso a equipa de NES tem estado sublime. Se no passado se contavam os minutos que Baía passava sem sofrer golos, há que começar a fazer esse exercício para Iker. Mérito do guarda-redes, claro está, da dupla de centrais, obviamente, mas também de NES e da sua máquina bem oleada no processo defensivo. Todos defendem, a começar por André Silva e Diogo Jota. Uma pressão avassaladora ao adversário portador da bola, daquelas que não deixam respirar. E, depois, Marcano e Felipe controlam a profundidade e o espaço aéreo de forma mandona e impositiva.

Vamos agora às frases que vêm marcando a semana, porque no FC Porto 3 vitórias não bastam nem nunca bastarão para que tudo esteja bem. O nosso actual Presidente deu uma entrevista de cerca de 1h ao novo projecto do Jornal de Notícias e convirá analisar algumas declarações:

“Senti um grande apoio dos verdadeiros portistas, das claques (…)”.
Vou adoptar o estilo Euronews: No comments.

“Pensei que Adrián Lopez era um novo Maradona”.
Assim se enxovalha na praça pública um activo do clube. Venham depois também chorar e dizer que o Jorge Mendes só faz bons negócios com outros.
No comments x2.

“Rolando era um peso morto que ninguém queria no clube, embora eu achasse que poderia ter sido aproveitado.”
Não era, não era um peso morto, caro Presidente. E se achava que poderia ter sido aproveitado, porque é que não usou dos seus poderes enquanto Presidente? O ano passado, por exemplo, teria dado muito jeito à defesa da equipa. Não teria sido apenas titular, como também teria sido o patrão da defesa. Mas por qualquer motivo não serviu. O mesmo se passou, aliás, com Otamendi. Está recordado? Porquê?

“Rui Pedro só está no FC Porto em virtude dessa empresa da qual o Alexandre fazia parte ter interferido em prol do jogador para assinar um contrato”.
Será mesmo assim? Então o rapaz não estava no FC Porto desde pequenino? Iria mudar porquê, logo ele que é portista? O que se terá passado para ter que ser Alexandre Pinto da Costa a intervir neste processo?

“O jogador (Rui Pedro) punha como condição que arranjássemos um emprego para o seu pai (…) Falei ao José Américo Amorim (…) e resolvemos o problema”.
E assim se expõe a vida privada da família do Rui Pedro, assim como uma matéria que deve ficar no segredo empresarial de qualquer empresa.

“O Alexandre conseguiu vender o Rolando e segurar o Rui Pedro.”
Falando assim, parece que Rolando se trata de um central do nível do Barreirense e que Rui Pedro, criado nas escolas do clube e com 18 anos neste momento, tinha convites do Barcelona e do Real Madrid.

“Joaquim Oliveira deixou de aparecer e de me falar”
O negócio televisivo MEO/Altice vs NOS/Joaquim Oliveira já começa a cheirar mal. Se calhar conviria não mexer muito mais neste tipo de assunto. Nem expôr os nomes e os diálogos de Miguel Almeida e Joaquim Oliveira, que dirigem grupos económicos que no passado foram muito úteis e importantes para o FC Porto.

Há muitos grupos económicos em que é o filho a suceder ao pai como acontece, por exemplo, com o grupo do Expresso", diz o Director de Comunicação do FC Porto.
Desculpe, mas deve haver aqui algum lapso. Desde logo porque o FC Porto não é nenhum grupo económico, embora por vezes pareça que os negócios estão à frente de tudo. Depois porque, há aqui um erro de base no diagnóstico: o Expresso pertence realmente a Francisco Pinto Balsemão, é propriedade sua, por isso é normal e natural que o pai passe o negócio para o seu filho, como acontece em tantas outras empresas por esse Portugal fora.
Sucede que o FC Porto não é uma empresa. É um clube de futebol que pertence aos seus sócios, que a seu tempo terão oportunidade de mostrar que no FC Porto não há dinastias.

Voltamos ao assunto inicial: o FC Porto resolveu o seu problema com as balizas, mas isso não chega para se aproximar do 1º lugar, pois as arbitragens continuam sempre a remar para o mesmo lado, mantendo-se o clube quieto e calado com os sucessivos roubos a que é votado todos os fins-de-semana. Pudera. Basta ver os ditos acima para perceber que o nosso actual Presidente e a sua estrutura há muito que se deixaram de preocupar com futebol e com o panorama futebolístico português.

Rodrigo de Almada Martins

8 comentários:

  1. Subscrevo na totalidade.
    Tivemos o Melhor Presidente.
    Cada vez estou mais convencido que isto vai ser sempre a descer.

    ResponderEliminar
  2. Excelente ponto esse da sucessão empresarial vs clube, caro Rodrigo. Tinha reflectido sobre ele mas esqueci-me de o incluir na minha análise.

    É preciso viver desfasado de realidade, ter uma noção de tudo poder, para se permitir cair num erro grosseiro deste calibre. Sinais dos tempos... e do tempo, que passa sem parar.

    Abraço Portista,

    LAeB : Do Porto com Amor

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo!
    Bem a equipa. Nota-se que está a melhorar.
    Mal o Presidente. Piora de intervenção em intervenção e já nem sequer se assume como Presidente de todos os Portistas.
    Se o Porto for campeão, teremos pela primeira vez um treinador que será campeão "apesar" da outrora tão famosa "Estrutura". Longe vai o tempo em que a "Estrutura" era meio caminho andado para ser campeão - hoje está decrépita e já só atrapalha.

    ResponderEliminar
  4. Só o facto de dizer que não sofremos golos,que já se vê uma melhoria em relação a época passada,já se vê obra do melhor presidente do mundo.
    Porto sempre

    ResponderEliminar
  5. E assim se insiste, ainda não percebi porquê, na repetida crítica ao presidente em situações banais. Quando fala só diz asneiras, quando não fala está morto! Aquilo que antes dizia e era alvo de elogio, agora é sempre alvo de crítica!

    Em particular nesta entrevista, disse muitas e muitas coisas importantes, mas faz-se um resumo da entrevista apenas a apontar o dedo, não havendo pelo caminho um único elogio, quanto mais não seja, ao reconhecimento público de erros de estratégica e respectivas medidas de tentativa de correcção.

    Especificamente do que diz, e logo no início com a tão famigerada declaração de que as claques são os verdadeiros portistas, é falso, o presidente não diz isso. Fala dos verdadeiros portistas E das claques, e por isso é que você colocou (e muito bem!) uma vírgula entre as duas expressões. Portanto dizer-se, como já vi escrito em muito lado, que o presidente está a dividir os portistas entre as claques e os outros, é falso!

    Sobre o Adrian, concordo que se alongou e exagerou no tema, mas acho hilariante o comentário adicional que é feito envolvendo Jorge Mendes. Quer dizer, o anão faz um péssimo negócio connosco, tem-no repetido e, entre outros, "roubos-nos" á descarada o Mangala para o Valência com agradecimentos públicos dos espanhóis, e o presidente ainda tinha que ter pruridos em abertamente falar sobre isso, sobe pena de depois o anão só fazer negócios com os carneiros?! Por favor....

    Sobre Rolando, apontar o dedo ao presidente nesta matéria, é ter muita lata ou pouca memória.
    Para os mais esquecidos, depois de Rolando se ter "arrastado" no clube após a conhecida desavença com Antero e ter saído por empréstimo pela primeira vez, o jogador é reintegrado no plantel na pré época seguinte. Pinto da Costa fez declarações públicas e das quais devem haver registos, a elogiar o jogador e dar-lhe um grande voto de confiança. Na primeira convocatório Rolando recusa-se a seguir para estágio, e a culpa é do presidente! Valha-me Deus...
    E sobre Otamendi, devemos estar esquecidos de um processo que se inicia na derrota 2-0 na luz com Paulo Fonseca numa péssima exibição do argentino, e com o mesmo a exigir AINDA EM LISBOA sair do clube.

    Sobre o processo Rui Pedro, as pessoas estão mais interessadas no facto de o jogador ter sido agenciado por Alexandre Pinto da Costa do que propriamente no assunto em si.
    O jogador ia sair porque terminava contrato, o slb estava em cima do assunto, pressionou a família com ofertas enormes, mas ainda assim o jogador ficou. Pergunte-se é o porquê de a proposta de renovação ter demorado tanto a chegar e tão rápida apareceu quando o jogador deixou de ter empresário (situação que ainda acontece).

    E para finalizar, naquilo que Francisco J. Marques disse, das duas uma: ou não ouviram o que o senhor disse ou então estão a descontextualizar tudo.
    O diretor de comunicação do clube, quando estava a explicar o teor das perguntas que o Expresso havia formulado, e com as mesmas a andarem sempre á volta do filho do presidente induzindo dessa forma o conflito de interesse e\ou a sucessão dinástica, quis descredibilizar o Expresso pelo seu passado recente, no qual aí sim tinham existido essas sucessões dinásticas. Ou seja, em momento algum induziu que se passa ou passaria o mesmo no nosso clube, não o sugeriu nem o comparou diretamente ao Expresso.

    Em resumo, nenhum de nós anda feliz de não ganhar há 3 anos e de estar 4 pontos atrás do lider, sendo que obviamente não são 3 vitórias que nos fazem sossegar.
    Pinto da Costa está longe de estar imune á crítica...ninguém o está.
    Mas em minha opinião, os portistas devem ser os primeiros a criticá-lo de forma positiva e\ou construtiva e não desta forma.

    Pelo exposto, e com o máximo respeito pela sua opinião e mais ainda pelos seu Portismo, o caríssimo Rodrigo permita-me que discorde de todo com o teor do seu post.

    Pontos de vista diferentes, Paixões iguais!

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  6. Excelente comentário do SrºNorte, já há muito que ando a ouvir falar mal de tudo que o nosso presidente, já não há paciência para estes portistas que eu penso que são portista, já não basta ouvirmos os nossos adversários/jornalistas/outros dizerem mal de tudo que diz respeito ao nosso clube, meus amigos vamos remar todos para o mesmo lado apoiar o nosso clube ou então tempos difíceis se avizinham. Via o FCP e tudo que diga respeito ao mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Caro RAM permita que o felicite por tão pertinente comentário a juntar à maioria dos blogues representativos da bluegosfera e dos quais, me permito salientar os textos de NORTE aqui ontem, do Tribunal do Dragão, do lápisazulebranco do blogue Do Porto Com Amor, e do Miguel Esteves Pereira no Reflexão Portista.
    Já ando por cá há muitos anos e penso que será altura de encararmos a sucessão do nosso presidente como prioridade máxima. Com exceção dos 19 anos que estivemos sem ganhar nada, este período é o pior, sem que veja a maioria dos sócios querer debruçar-se sobre ele. Primeiro, sempre que se fala em assuntos económicos (eu prefiro dizer “financeiros”) dizem que “isso não interessa para nada”. Asneira! Interessa e bem. É um clube onde todas as receitas estão dadas de garantia e com prejuízos nas Contas do tamanho da Torre dos Clérigos. Não temos um cêntimo para contratar jogadores em Janeiro nem hipóteses de vender os 3 ou 4 melhores atletas que cá temos senão rebentamos com o plantel.
    Percebo que haja quem defenda o senhor Presidente por tudo aquilo que nos deu nestas três décadas. Mas tudo tem limites. Não é com uma vitória aqui e outra acolá que as coisas vão mudar. O tempo segue o seu caminho inexorável e nunca será em cima da hora que vamos proceder à substituição desta equipa diretiva. Precisamos de construir esse futuro já!
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  8. Felicito o Norte pelo pertinente comentário, contudo tenho que confessar que a sensação que tive ao ler a entrevista vai mais ao encontro das palavras do RAM.

    Acho importante, e apoio, que o Presidente seja mais interventivo do que o tem sido no passado recente. Contudo ficaria muito mais satisfeito que o intuito das entrevistas fosse blindar o clube e atacar alvos externos, do que o inverso. Nesse aspecto, e ao contrário do que acontecia nos tempos do "velho" Pinto da Costa, não podemos escamotear que o Presidente tem dado tiros no próprio pé. Personalizar os nossos, tenha ou não PdC razão nas críticas ou situações, é sempre uma abordagem fracturante, além de deselegante. A chamar nomes aos "bois", que sejam aos verdadeiros. E nesse ponto, Pinto da Costa tem-se esquivado como uma enguia.

    Contudo, nem tudo é mau no presente mandato do Presidente. Nos últimos tempos têm-se verificado escolhas acertadas para a gestão da equipa de futebol, no sentido de devolver espírito portista ao balneário. É um caminho que se saúda. Bem como a noção de erros na compra de jogadores. Aguardemos próximos negócios para constatar a veracidade desta preocupação.

    Quanto ao comentário do RAM, gostaria de fazer um pequeno reparo. A equipa de futebol do FCP pertence efectivamente a uma empresa. Por uma questão estatutária, a SAD de futebol AINDA pertence ao FCP Clube. Contudo, nada garante que num futuro mais ou menos próximo, o clube tenha que abrir mão da sua parcela maioritária de acções. A acontecer esse caso, a SAD poderia estar ao alcance de uma OPA que proporcionasse maioria a determinada pessoa, ou grupo económico, para fazer o que bem lhe aprouvesse com a equipa de futebol.

    Isto num plano teórico, obviamente. Para a desblindagem de acções acontecer, teria que passar por uma assembleia de sócios. Mas nunca é demais estar atento...

    ResponderEliminar