01 dezembro, 2016

UMAS ATRÁS DE OUTRAS.


O futebol é o desporto do povo, vive do povo, depende do povo, só faz sentido com o povo.
O povo são os adeptos, são aqueles que amam o desporto, são aqueles que veneram o seu clube... somos todos nós.
O problema é quando o futebol, e essencialmente quem o comanda, começa a borrifar-se para aqueles que alimentam o desporto rei.
No FC Porto parece que há muito se estão a marimbar para o que pensam e o que sentem os sócios.
Nestes últimos dias, têm-se repetido as faltas de respeito pelos associados,
e já nem falo no absurdo rendimento da nossa equipa de futebol. Vamos a exemplos!

1. Há algumas semanas, fiz aqui a contabilidade do número reduzido de jogos em que havíamos envergado o nosso tradicional equipamento azul e branco. Há aqueles que acham que isso é irrelevante, mas felizmente para a maioria dos portistas não é! Vieram logo os entendidos, presidente Pinto da Costa incluído, dizer que a culpa é da Liga porque a isso obriga. Ora, estava eu a aguardar as partidas da 2ª volta para perceber se nos jogos em nossa casa, todos os clubes iriam usar o equipamento alternativo, mas não foi preciso esperar tanto.
No duplo confronto com o Belenenses, os azuis do Restelo usaram o mesmo equipamento em casa e no Dragão... já nós, jogamos de amarelo em Belém e de azul e branco na terça-feira. Tendo isto acontecido, porque não jogamos então no sábado de azul e branco? Foi a Liga que obrigou? Quem deixou? Ou será que não tinham tempo de lavar o equipamento e colocá-lo a secar a tempo de estar pronto para terça-feira? Fica à análise e reflexão do Sr. Presidente Pinto da Costa que, na última Assembleia Geral, garantiu que só não jogamos de equipamento tradicional quando somos forçados.

2. Entretanto, iniciou-se a taça da Liga, essa bela competição!
Da nossa parte, a estreia fica marcada por mais uma exibição absurda, ficando igualmente o registo de se ter marcado a 1ª jornada desta emocionante competição para as 21:15h, em pleno dia de semana, com transmissão direta em canal aberto, numa fase de rendimento desportivo como aquele que é conhecido. Não foi seguramente para os adeptos que este jogo foi agendado.
Mas de facto esta competição é muito própria, e para a qual eu acredito que o FC Porto nem sequer olha. E concluo isto, não só pelos desempenhos num passado recente, mas essencialmente pela não reacção relativa aos moldes e local a disputar a final four.
O FC Porto permitiu, sem protesto ou posição firme que se conheça, que o inovador modelo de final four implementado para este ano, venha a ser disputado no Algarve, com as meias-finais a serem disputadas em pleno dia de semana. Resumidamente, se formos apurados para as meias-finais, jogaremos frente ao vencedor do grupo do slb numa quarta-feira em pleno estádio do Algarve. Se ganharmos, lá voltaremos no domingo seguinte. Ou seja, qualquer adepto da cidade invicta que queira acompanhar a equipa nesta fase final da competição, terá que não trabalhar, no mínimo na quarta-feira e fazê-lo na quinta-feira quase de direta, após percorrer 1200kms. No domingo repete a dose de mais 1200kms e vai trabalhar segunda-feira quase de direta. Ora, 2400kms em 4 dias, com portagens pelo meio e dias de trabalho a meio gás, é caso para agradecer a tão brilhante mente que se lembrou deste modelo. Mas agradecer ainda mais a todos aqueles que supostamente nos deveriam defender, mas que simplesmente não têm voz.
Se isto é proteger os adeptos, se isto é estar preocupado em ter apoio, se isto é cultivar a relação clube/adepto, então está tudo dito sobre esta ligação.


3. Mas, infelizmente, não ficamos por aqui em situações bizarras!
Ficamos esta semana a saber que vamos disputar a 14ª jornada antes da 15ª, tudo a bem de os jogadores do FC Porto poderem entrar de férias mais cedo e mais prolongadas. Ora, tal não deixa de ser hilariante quando ouvimos até à exaustão a resposta repetida e redonda do nosso treinador a dizer que “Temos que trabalhar mais!”. Pois bem, se vão estar mais tempo de férias, significa que vão estar mais tempo sem treinar, mais tempo sem tentar consolidar processos, mais tempo sem apurar a forma física, mais tempo sem tudo. No estado desportivo actual, é de facto um cenário que se compreende e se aceita de bom grado.
Factualmente, os jogos da 14ª e 15ª jornadas são ambos em casa com Chaves e Marítimo respectivamente. Entretanto, foi antecipado o jogo da 15ª jornada frente ao Marítimo para uma quinta-feira (!!!!), dia 15 de Dezembro às 20:30h, e retardado o jogo da 14ª jornada com o Chaves para uma segunda-feira, dia 19 de Dezembro. Desta forma, todas as donzelas que fazem parte do grupo de trabalho e que são pagas a peso de ouro, entram automaticamente de férias, pois só regressam à competição a 30 de Dezembro, novamente no Dragão, para a palpitante recepção ao Feirense para a taça da Liga.
Se eu não estivesse a escrever em público, diria “Vão todos gozar com o C#r%lh&”, mas como estou num espaço que me merece o maior respeito, apenas pergunto que falta de vergonha é esta, que indignidade é esta, que desrespeito é este? É este o caminho? Então estamos conversados...
Boas férias a todas as donzelas, até porque de facto ainda ninguém percebeu se vocês não estão de férias desde Agosto! Divirtam-se, comam como abades, bebam como desalmados, e depois regressem à estância balnear do Dragão para fazerem o obséquio de jogar à bola, afinal aquilo que supostamente vos faz levar algumas dezenas de milhares de euros no final de cada mês.
Mas atenção: a culpa não é dos jogadores! A culpa é de uma estrutura profissional do futebol absolutamente ridícula que permite, patrocina e promove esta situação. Perderam a vergonha, a compostura, e tratam o clube como se fosse o seu quintal, achando que não têm que dar explicações e justificações a ninguém, e desculpem-me a expressão, mas, estão-se cagando para todos nós!

Termino meramente com uma reflexão: Não há ninguém na estrutura do nosso clube que pense e defenda os adeptos? Não existe ninguém que erga a voz para proteger os adeptos e alertar para estas atrocidades? Será que aqueles que semana após semana, jogo após jogo, acompanham no estádio o nosso Porto, são apenas uns meros fantoches?

Até sábado no sítio do costume!

7 comentários:

  1. Infelizmente estas pessoas que estão no departamento de futebol já se esqueceram de como os adeptos festejaram aquele campeonato depois dos 19 anos de seca.
    Infelizmente estas pessoas já se esqueceram de que há sempre um grupo de adeptos que vão a todos os estádios e para apoiar durante 90 minutos.
    Infelizmente estas pessoas já se esqueceram o quão significativo é para os adeptos quando vão ao estádio.
    E infelizmente são pessoas que já se esqueceram as raízes do Clube e o sentido do futebol.

    É por isso que existe esta troca de equipamentos semana sim, semana não, semana sim. Esta cobrança alta por bilhetes de futebol.
    É por isso que depois de mais um empate, ontem foram alguns jogadores à nova loja da NB como se nada estivesse a acontecer, e ainda por cima a fachada de edifício estava de cor vermelha.

    Tornaram-se snobes do capitalismo e são pessoas sem a alma e a mente para pensar nos pormenores que são pormaiores.
    E nós adeptos por muito que assobiamos ou apoiamos, nada chega aquelas pessoas que estão sempre na tribuna.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. FC Corporate, da marca e sei lá o que mais. Depois acontece destas coisas. Mas depois querem "Mística".

    Exacto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Como é que pode haver alguma voz no clube a defender o que quer que seja, quando o presidente e a direção são um conjunto de fantoches? Quem acredita que é com eles que vamos mudar para melhor que ponha o dedo no ar!

    ResponderEliminar
  4. O esquecer o clube e os seus adeptos começou com a parolice do "Dragon Force", ao ponto dos jogos miudos e desportos amadores usarem camisolas com este nome e não o do meu amado FC Porto. Isto diz tudo do novo riquismo a que a nossa sad está entregue.

    ResponderEliminar
  5. O futebol é o desporto do Povo!! Infelizmente esta afirmação à muito tempo que deixou de ser verdade para a nossa Sad. Esta aburguesou-se pois se assim não fosse, não teriam os maiores salários das Sad portuguesas.... Enquanto esta corja não for corrida, nós adeptos bem poderemos e deveremos esperar sentados por novas glórias. Vitórias do nosso Porto só se for no cana História da RTP!.

    ResponderEliminar
  6. Acredito amanhã numa vitória do nosso Porto sobre o Braga.
    Acredito que vamos fazer um bom jogo.
    Acredito que os nossos jogadores vão dar resposta a esta série menos positiva.

    Nunca vamos perder a fé!!!

    ResponderEliminar
  7. Muito bom post com muitas verdades mas...cuidado que se o presidente o ler o seu autor passa logo para a classe dos adeptos mais...ah pois, afinal não corre esse perigo o presidente não lê nem quer saber do que por aqui se passa...deve andar muito ocupado a destruir o que demorou 30 anos a construir.

    ResponderEliminar