27 junho, 2006

José Manuel Ribeiro n'OJOGO

Desaprender no Mundial

Alguém mais reparou que os novos tempos constatados por Figo há coisa de duas semanas têm grandes parecenças com os antigos ou a Imprensa estava toda demasiado entretida a saltar nos camarotes?

Alguém deu conta de que a selecção portuguesa voltou a fazer o habitual?

E nós também? Estou a olhar agora - quer dizer, agora ontem às 19h27 - para o Abel Xavier na Sport-TV e a reparar que o cabelo lhe embranqueceu, mas embranqueceu por causa do efeito Clorane, não foi a mortificação por aquele penálti que provocou o estoiro da boiada nas meias-finais do Euro'2000. Ninguém chegou a dizer-lhe "rapaz, tem juízo, admite que puseste a mãozita à frente da bola e que empurraste os colegas, à falsa fé, para cima dos árbitros por seres incapaz de assumir que meteste água". Quando escrevo ninguém, quero dizer mais do que meia dezena de pessoas. A esfrega ficou para a vez seguinte, porque a gente, mesmo a gente que não tinha dúvidas a respeito do penálti, sentiu pena daquele pessoal que tinha jogado com tanta pinta. Mas a vez seguinte, bem na vez seguinte era complicado, porque em 2002 havia prioridades e o rescaldo da falta estúpida de João Pinto, seguida de um candidato a soco no árbitro Angel Sanchez, calhou no dia em que o seleccionador já tinha consulta marcada. Até por imposição hierárquica, havia que o atender primeiro. Ainda assim, lembro-me dos debates em que se discutiu o perfil do sucessor de Oliveira e era unânime: alguém que travasse a progressão desta má imagem.

Nesse parêntesis, o recorde de cartões em campeonatos do Mundo, mais a cabeçada de Figo que ontem andou nos jornais de todo o planeta, são mesmo o que o doutor receitou. Por isso, prossiga a histeria. Continuemos a berrar contra o árbitro e a ilibar os jogadores, ainda que tenham metido novamente a mão a uma bola desnecessária, quase infantil (Costinha), limpado o nariz de um adversário com a testa impunemente (Figo) e vingado com os pitons - para vermelho directo - uma falta de fair-play dos holandeses (Deco). Pode ser que as pessoas acreditem que a culpa foi toda de Ivanov. Até à próxima, pelo menos.

Lá fora

"É verdade que, no segundo tempo, o jogo quase vira uma batalha campal e a cabeçada que Figo deu num holandês não tem justificativa em nenhuma hipótese, no máximo explicação (...) Devia saber o que estava fazendo, macaco velho que é nos campos europeus"

João Ubaldo Ribeiro, escritor brasileiro, no jornal "O Globo"

in "O JOGO", 2006.06.27

17 comentários:

  1. carissimos senhores escritores de td mundo nao descubram as verdades que ainda podem ser acusados ou presos em algum proçesso ok.........
    tenham cuidado mas muito cuidado

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  2. Hoje não há crónica do MST?

    ResponderEliminar
  3. nao...o figo nao agredeu ninguem o holandes é que nao tinha nada que ter la a cabeça enquanto passava o figo.

    há ......ja me esquecia...puta que pariu a selecçao..rsrsrs

    ResponderEliminar
  4. biologicamente nao mas sinteticamente sim portanto , deparamo-nos diante de factos narrados inclusive neste assunto discutido parcialmente no lado obscuro das leis democraticammente votadas por maioria, situada na base de toda esta polemica instalada a partir do blog, mas fazeadamente iremos ao encontro da conjuntura politica da mesma.


    abraço

    ResponderEliminar
  5. ó carlos dias vai pó caralho . se nao vai chatear o fodasse

    ResponderEliminar
  6. isto é para ti ó mouro que se diz azul(carlos dias)

    Miguel Sousa Tavares nasceu no Porto, Portugal. Abandonou a advocacia pelo jornalismo, até se entregar à escrita literária. Colunista do jornal Público e da revista Máxima, é comentarista da Rádio e Televisão de Portugal (RTP). Jornalista famoso e controvertido, é dono de opiniões fortes, trava polêmicas em vários campos: política, literatura, esportes e outros. Seu primeiro livro lançado no Brasil foi “Equador”, que obteve enorme receptividade entre o público leitor. O autor é filho da grande poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, falecida em 2004.


    este texto foi copiado ( nao vá ser acusado por esse boi(c. dias)

    heheheh

    ResponderEliminar
  7. Caxana, não precisavas de dizer que foi copiado por dá para ver...

    ResponderEliminar
  8. Tinhacolocado isto no texto do MST:

    Ok Blue boy.

    Já fiz parte há algum tempo de uma comissão que pretendia colocar ética nos blogs, sites, tendo-me retirado por outros fazeres profissionais, e onde um dos principais pontos negativos da blogosfera, era toda a gente copiar o copy/past sem fazer referência pelo menos de onde tirou, e já não falo em pedir permissão para publicar textos de outro autor.

    E foi nesse contexto que fiz referencia aos textos de MST, que há muito acompanho no Souportistacomorgulho,e que ao navegar vir parar ao teu blog, que ao contrario que possas pensar, aprecio, e deparei-me com o texto de MST e referencia Abola, quando afinal de contas o "verdadeiro autor" dessa digitalizaçao tinha sido o JSP.

    Digo desde já que não conheço o JSP de lado nenhum, mas aprecio a sua forma de colocações de posts, sem hipocrisia, diz o que pensa, coisa rara hoje em dia. Mas afinal de contas não foi para isso que os blogs nasceram?

    Um abraço e continua o trabalho.

    ResponderEliminar
  9. Caxana, cresce pá, deixa de ser criança!!!

    ResponderEliminar
  10. Caro Carlos,
    De minha parte... o assunto está esclarecido e mais que esclarecido.
    Portanto, não acho necessidade de mais palavreado.
    aKeLe aBrAçO

    ResponderEliminar
  11. que é que queres ó meu animal?(carlos)
    se queres falar de mim ou de algum dos blues marcasse um encontro pessoalmente.
    se nao poe-te no caralho antes que o caralho se ponha em ti ó boi.

    ResponderEliminar
  12. és um ético do caralho!
    mas mete a ética pelo cu acima que nós aqui nos entendemos e nao queremos aqui um cromo da ética.



    afinal malta somos nós os verdadeiros miguelitos.


    hehehehhehehe

    ResponderEliminar
  13. ó meu amigo blue desculpa lá este tipo de palavriado mas um cromo destes , um mouro que diz que é um mágico, fico fodido .
    estamos nos aqui na parodia e vem esse gajo para aqui falar ética ,fodasse parece o orelhas.

    faz-me um favor mata-me esse gajo.

    ResponderEliminar
  14. Ó meu amigo Caxana tem calma!O que é preciso é paz muita paz,percebes ?

    ResponderEliminar
  15. isto esta ao rubro amigossssssssssssssssssssssssss
    o bicho muita paz ? essa fui boa ahahahahahahahahahahahaha
    ja agora bicho diz ao teu ( amigo ) pra ter calma e diz lhe quem eu sou ok ? obg


    aquele abraço

    ResponderEliminar
  16. Sr. Carlos tenho que falar vc e persistente pra carago, já toda gente entendeu o seu ponto de vista , e tb o blue boy já te esclareceu portanto faz um favor a malta e para com essas conversas ok ?
    Faz comentário que realmente nos interessa ta sobre os teus ideais em relação ao f.c.p ou selecções ok ?
    Já agora me tira uma duvida , o caxana diz que és mouro , e verdade ?

    ResponderEliminar
  17. ups nao dei erosssssssssss no comment anterior dahhhhhhhhhhhhh

    ResponderEliminar