13 junho, 2006

Passou-se um ano da sua morte

Álvaro Barreirinhas Cunhal (10 de Novembro de 1913 - 13 de Junho de 2005)
"É justo e é sério que Álvaro Cunhal seja lembrado, por todos, como um político de convicções que arriscou a vida na luta contra o fascismo; mas também como autor de uma obra literária que é um testemunho vivo de um regime e de um país retrógrado que diminuía os cidadãos nos seus direitos, liberdades e garantias."
Miguel Coutino - Diário de Notícias, Junho 2005
Não, não se enganaram. É que às vezes acordo de barriga para o ar e depois fico a pensar como o nosso país ainda é um país retrógrado que continua a diminuir os cidadãos nos seus direitos, liberdades e garantias em várias áreas como o ensino, a saúde, a justiça e o desporto e que falta faz um "combatente" como Álvaro Cunhal.
Estive em desacordo com ele em várias matérias como é normal em democracia mas tive sempre a certeza que aquilo que ele dizia era exactamente aquilo em que ele acreditava e essa certeza nunca mais a tive com nenhum outro politico.
Um dia, Álvaro Cunhal disse mais ou menos isto: "Se houve decisão correcta na minha vida, foi ter entrado, aos 17 anos, no Partido Comunista".
Acredito que sim porque eu também costumo dizer que se houve decisão correcta na minha vida foi ter escolhido o Mágico FC Porto porque, como diz a canção, "ser Portista é uma bênção que não se pode partilhar" mas a verdade é que é cada vez mais dificil ser adepto do FC Porto.
"Um país retrógrado que diminuía os cidadãos nos seus direitos, liberdades e garantias". Lembram-se? Pois bem...esse país, o tal que Álvaro Cunhal combateu está cada vez mais forte e o pior é que ele já não está cá para o tentar melhorar.
Ele que um dia também disse que haveria de morrer comunista. E morreu. "O último dos comunistas", dizem alguns. Assim como eu também tenho a certeza que só poderei morrer PORTISTA e embora saiba que não serei o último dos portistas, espero conseguir ver o que Álvaro Cunhal nunca conseguiu, um Portugal onde todos os cidadãos e instituíções, de norte a sul, de leste a oeste, tenham os mesmos direitos, liberdades e garantias.
Descansa em Paz...

4 comentários:

  1. O HINO AO SR:ÀLVARO CUNHAL:UM VERDADEIRO LUTADOR:

    ResponderEliminar
  2. o hino aos portistas que sao e serao sempre eternosssssssssssssss

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  3. fica aqui aminha homenagem a esse grande lutador

    (ps: para quem nao sabe hoje passado rigorosamente 1 ano apos a sua morte a sua companheira morreu hoje
    para ela paz á sua alma)

    ResponderEliminar
  4. Não posso deixar em claro, morreu a última muralha de defesa do povo, agora mais que nunca, é fartar vilanagem.

    ResponderEliminar