01 agosto, 2008

A Natação do FC Porto em directo no BiBó PoRtO

Depois da entrevista com o técnico adjunto dos nossos infantis da Natação, temos a oportunidade de publicar uma entrevista exclusiva com o técnico principal, José Carlos. Agradeço, uma vez mais, ao André Cereja pela sua colaboração neste e noutros trabalhos. Ao José Carlos fica também o nosso agradecimento pela disponibilidade demonstrada e a certeza que em breve teremos nomes desta equipa de nadadores infantis do FC Porto nos Campeonatos da Europa, do Mundo e Olímpicos.

Quem sabe se uma nova Sara Oliveira não estará já na forja?
Ou um novo Luís Monteiro?
Pelo menos, já temos esta certeza: estão muito bem orientados!!


ENTREVISTA EXCLUSIVA
José Carlos, treinador principal dos infantis na natação

1. Como foi o seu percurso até chegar à natação do FC Porto?

Como devem calcular, sempre nutri uma grande paixão por este clube. Comecei por ser nadador, começando pelas "escolinhas", seguindo o percurso até sénior. Acabei por desistir da natação talvez cedo, mas os tempos eram outros. Depois de alguns anos de ausência, acabei por ingressar em 1993, novamente no FC Porto, como monitor de natação. Após alguns anos viria a ser adjunto, precisamente do escalão de infantis, até que passaria a ser técnico principal no mesmo escalão.

2. Como avalia a importância do seu trabalho ao treinar crianças com 13 anos de idade?

Não só o meu trabalho, mas também o de todos os técnicos que trabalham neste escalão. São 2 anos em que passam de meninos/meninas, pois vêm do escalão de cadetes, e no curto espaço de tempo dão um salto para o grupo principal. São sem dúvida 2 anos importantes na carreira deles. No entanto, o mais gratificante, é ver atletas que passaram por este escalão, e que não tinham resultados de relevo e, hoje em dia, têm uma evolução fantástica, e em diversos escalões estão no topo da modalidade. Mesmo alguns que tiveram resultados de relevo, enquanto infantis, continuam lá em cima.

3. Quais os principais destaques do seu passado como atleta do FC Porto?

Eu destacaria a contribuição para alguns títulos no Nacional de Clubes. A conquista de títulos nacionais a nível individual, a obtenção de alguns recordes nacionais, a participação em vários Torneios Internacionais e a participação nos Campeonatos da Europa de Juniores.

4. Quais as aspirações da equipa de infantis do nosso clube?

Como é do conhecimento geral, desde que ficámos sem a nossa piscina, que o número de crianças que frequentavam as nossas escolas caiu a pique. Como tal, dentro da quantidade encontra-se qualidade. O que era mais fácil no passado, hoje torna-se mais complicado, porque quando se faz a selecção de miúdos nunca é o mesmo, comparando com o "excesso" de crianças que havia nas nossas escolas.

Grande parte das crianças que chegam a Infantis, têm imensas dificuldades, que têm de ser ultrapassadas e isso demora tempo. Refiro-me sem dúvida a carências de ordem técnica, que num passado recente não se verificavam. Apesar destas dificuldades, não deixamos de ser ambiciosos e, tentando melhorar o aspecto técnico, trabalhamos para levar o maior número possível de atletas quer aos Campeonatos Zonais, quer aos Campeonatos Nacionais. E, apesar das várias dificuldades, vamos tendo todos os anos resultados bastante honrosos.

5. Acha que a modalidade de Natação no FC Porto tem um futuro «risonho»?

Sou um crente por natureza, e sei que muita gente não partilha da minha opinião, mas talvez, quem sabe, num futuro não muito longínquo, porque não voltarmos a ter casa própria? Apesar das dificuldades que temos tido ao longo destes anos, continuamos no topo da natação nacional. Esta é que é a verdade.

É lógico que acredito que a nossa natação tem um futuro risonho. Tem uma direcção fantástica e, talvez o segredo do sucesso, seja o facto de determinadas pessoas estarem à frente da natação do FCPorto há já muitos anos. Sem esquecer os profissionais que lá trabalham diariamente. Com tudo isto, só podemos pensar no positivo... um futuro mais que risonho.

6. Há algum nadador na equipa em que treina que daqui a uns anos poderá vir a ser uma referência da modalidade?

Não quero estar a individualizar, porque apesar de ser um desporto individual, nunca se esqueçam, acima de tudo está a «equipa». Mas estou convencido que a curto prazo ouviremos falar de alguns atletas. É o meu querer, é o meu desejo... é o meu sonho.

VIVA A NATAÇÃO.

Um Grande Abraço do Vosso Amigo,
Zé Carlos.


No fim de semana de 19 e 20 de Julho realizou-se a última prova de Infantis desta época, o Campeonato Nacional em Famalicão. O FCPorto/Império Bonança conseguiu 4 títulos, 2 segundos lugares e 1 terceiro lugar. Existem 4 novas campeãs nacionais no nosso clube, Ana Neto, Joana Rosas, M.ª Luís Amorim e Sílvia Soares. Os Segundos Lugares foram para Ana Neto e M.ª Luís Amorim enquanto o terceiro Lugar foi obtido por Luís Fonseca, Miguel Ferraria, Miguel Lemos e Tiago Rola.

Entretanto, no passado fim de semana realizou-se o Campeonato Nacional Absoluto (Juv., Jun. e Sén.) na Piscina do Jamor. O FC Porto conseguiu 10 títulos Nacionais a que corresponderam 28 medalhas de ouro, distribuídas por 14 nadadores, isto sem contar com as várias medalhas de prata e bronze conseguidas... Sara Loureiro arrecadou 5 dessas 28 medalhas de ouro, João Almeida 4, Marta Marinho 3, João Ferreira 2, Danilo Machado 2, Paulo Andrade 2, Cláudia Moreno 2, Alexandra Oliveira 2 e por último Paulo Santos, Gil Pinto, João Carvalho, Luís Monteiro, Joana Carvalho e Joana Rodrigues com uma medalha de ouro para cada um destes últimos 6 nadadores do FC Porto.

Nas duas fotos anexas relativas aos campeonatos absolutos estão os nossos 14 nadadores medalhados com ouro. Realço ainda que nesta competição Sara Oliveira, nadadora do FCPorto, esteve ausente porque já está em estágio para os Jogos Olímpicos de Pequim que se disputam de 8 a 24 de Agosto e onde o FC Porto estará representado também por Augusto Cardoso e Sandra Tavares (Atletismo).

Um abraço,
Lucho.

1 comentário:

  1. Além de agradecer a disponibilidade do Zé Carlos e a colaboração extraordinária do André Cereja aproveito só para dizer q nos Campeonatos Absolutos o FC Porto foi a 2ª equipa em nº de medalhas conseguidas e, tal como referi no post, os azuis e brancos conseguiram efectivamente 10 títulos nacionais a que corresponderam 28 medalhas de ouro porque 6 desses títulos foram em provas de 4 nadadores (6x4=24) o que dá 24 medalhas de ouro, que somadas com os outros 4 títulos individuais (João Almeida e Sara Loureiro, duas cada) dá as tais 28 medalhas de ouro, distribuídas por um total de 14 nadadores do FCP. Conseguiram-se ainda 9 segundos e 10 terceiros lugares.

    ResponderEliminar