31 agosto, 2008

Sabor a frustração...

30 de Agosto de 2008
Liga Sagres 2008/2009

Estádio da Luz, em Lisboa
assistência: 56.436 espectadores


árbitros: Jorge Sousa (AF Porto), José Ramalho e José Luís Melo; Duarte Gomes.

SL Benfica: Quim; Maxi Pereira, Luisão «cap.», Katsouranis e Leo; Yebda e Carlos Martins; Di Maria, Aimar e Reyes; Cardozo.
Substituições: Aimar por Nuno Gomes (50m), Cardozo por Sidnei (65m) e Leo por Ruben Amorim (68m).
Não utilizados: Moreira, Makukula, Binya e Balboa.
Treinador: Quique Flores.

FC Porto: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Fucile; Fernando, Tomás Costa, Raul Meireles e Lucho González «cap.»; Lisandro Lopez e Rodríguez.
Substituições: Tomás Costa por Guarin (46m), Fernando por Hulk (62m) e Raul Meireles por Candeias (81m).
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Lino e Farias.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Disciplina: cartão amarelo a Katsouranis (10 e 58m), Sapunaru (16m), Fernando (20m), Rodríguez (26m), Cardozo (50m), Lucho González (70m), Lisandro Lopez (81m) e Nuno Gomes (83m); cartão vermelho a Katsouranis (58m).

Golos: Lucho González (11m, g.p.) e Cardozo (55m).


Cambaleando de sono, após uma noite mal dormida, o Barbas dirigiu-se para o WC. Esgotado, olhou para o rosto que o mirava, proveniente do espelho. Assustou-se, antes de se reconhecer a si mesmo, reflectido na superfície brilhante. Os olhos encovados, a pele do rosto macilenta e os enormes papos cinzentos, bem debaixo dos olhos, não enganavam. Estava exausto. Engoliu em seco. Uma tarefa simples, mas transformada num acto doloroso, pois a traqueia encontrava-se ressequida. A língua, coberta por uma camada de bilís, exalava um odor agoniante. Com a mão a tremer, abriu o armário dos medicamentos. O tremor acentuado fê-lo deitar abaixo várias caixas de comprimidos. Praguejou em voz alta, sentindo a veia da têmpora a latejar. “Maldita dor de cabeça”, pensou, enquanto enchia um copo de água. O coração acelerado, batendo loucamente, como se fosse uma gazela correndo na savana, aumentava a sensação de vertigem.

Olhou para o relógio. Soltou um gemido baixo. 6.45 da manhã. Ainda faltavam mais de 12 horas para o Benfica-Porto. E o medo, aquele pânico ancestral, já o deixava tolhido. Recuou para a penumbra do quarto, deixando o corpo cansado cair no colchão convidativo. Enrolou-se em posição fetal, começando a proferir, vezes sem conta, como um mantra: “Desta vez vamos ganhar… desta vez vamos ganhar… desta vez vamos ganhar…”
**

Chegou mais cedo ao Estádio do que o normal. Estacionou no lugar do costume. Como um autómato, pegou no cachecol vermelho, pendurou-o descuidadamente ao pescoço, alisou os pelos hirsutos da barba e saiu. Parou, olhando para as luzes do Estádio, iluminando o recinto do jogo. Olhou em volta, expectante. Rostos fechados, bocas cerradas num ricto severo. Olhos aguados, faces crispadas, andares pesarosos. A multidão dirigia-se, lentamente, para o recinto. Deslizando, como num vácuo, seguindo as instruções dos stewards. O medo era palpável, na falange de adeptos encarnados. Dentro em pouco iriam encontrar-se com a sua “besta negra”, o pior pesadelo: a recepção aos TRICAMPEÕES nacionais. O Barbas benzeu-se. Entrou no Estádio…
**

Durou 20 minutos a aparente bonomia. Frustrado com o que via, humilhado por mais uma lição táctica, dorido por ver as cores azul e branca trocar a bola, confortavelmente, dominando o encontro, entrou intempestivamente em campo. E, com o espírito desportivo que grassa por aquelas bandas, mimoseou o árbitro assistente com umas “carícias”. Foi convidado, de forma educada, a ir dar a volta ao bilhar grande…
***

Feito este pequeno intróito, vamos lá dissecar o jogo grande da jornada, caprichosamente coincidente com a 2ª jornada. Engoli em seco, ao ver a constituição inicial da equipa. Abanei várias vezes a cabeça, exasperado. “Outra vez?”, murmurei, vendo a pequena revolução levada a cabo por Jesualdo. Desde logo saltava à vista desarmada que o 4-3-3 de estimação tinha sido deixado na Invicta. Os vaticínios, durante a semana, falharam todos redondamente. Nada de Hulk na frente de ataque, nada de Lisandro nas alas, numa transformação radical e inesperada, atendendo aos bons sinais deixados na partida com o Belenenses.

O técnico portista, precavido, optou por uma estratégia calculista, mais comedida em termos ofensivos, mas propiciadora de um maior domínio da partida. Fernando, na sua estreia de Dragão ao peito na Superliga, colmatou o lugar deixado vago por Paulo Assunção. À sua frente, um trio de respeito: a dupla argentino – Lucho e Tomas Costa – e o hiper-tatuado Meireles, servindo de respaldo para as diabruras ofensivas de Lisandro e de Rodriguez. Na defesa, a saída da voz de comando de Pedro Emanuel, capitão de inúmeras batalhas, e a entrada do delfim Rolando. Os dados estavam lançados…

Um dos pontos altos, esperado com ansiedade pela tribo de Neandertais vermelha, era a recepção ao proscrito Cebola. Infelizmente, como não existe, ainda, uma selecção genética, à nascença, para eliminar alguns espécimes que pululam pelos campos do País, lá tivemos que levar com uma dose industrial de impropérios, insultos gratuitos e, claro, estupidez congénita. Nada a que não estejamos habituados…

O jogo começou como muitos outros. Intenso, é certo, com a chama a arder em lume brando, mas numa fase cordata, com as hostilidades a serem remetidas para inglórias acções individuais. Até que…

Sonhei, meses a fio, com a Justiça Divina punitiva. Algo ou alguém que fosse capaz de punir, de forma exemplar, o grande filho da p**a que lesionou com gravidade Anderson. Nunca fui ouvido. Desde desastres de carro, passando por lesões violentas, de tudo um pouco supliquei aos Deuses lá de cima. Não me deram ouvidos. Até hoje.

Passe longo para as costas da defesa encarnada, aproveitando as debilidades defensivas da dupla de centrais, Lucho a esgueirar-se furtivamente e a ser agarrado pelo grego anormal. Grande penalidade justa, convertida com enorme frieza pelo argentino. PUMBA. Golo comemorado a preceito, aqui por casa. Grito estridente, joelhos no chão, junto à TV, e uns piropos menos simpáticos aos protozoários de vermelho. Estávamos na frente…

Com o jogo a subir de intensidade, Lisandro valeu novamente ouro. Não marcou, ele que anda numa fase de divórcio com as redes. Mas salvou um golo cantado pelas bancadas, bem em cima da linha de golo…

Já com a cobarde agressão ao fiscal-de-linha a manchar a noite, Christian Rodriguez passeava classe. Estilo único, cavalgando a faixa esquerda como um puro-sangue, criava dificuldades acrescidas ao último reduto adversário.

Num jogo aparentemente controlado, os fogachos benfiquistas eram, na sua maioria, facilmente contidos. Realce para um, aos 37 minutos, com Aimar a entrar na área portista, mas a ser desarmado em grande estilo por Rolando. Imperial, o jovem central português não acusou a responsabilidade da partida, fazendo lembrar, em muitos aspectos, Pepe. Temos ali um digno herdeiro dos grandes guerreiros de azul do passado. Poderoso, com elevado sentido táctico, forte impulsão e uma capacidade quase sobrenatural de adivinhar o local exacto onde cai a bola, mostrou uma maturidade desconhecida...

Bem antes do intervalo, a prova definitiva de que os Deuses da Fortuna nos viraram as costas. Depois da Supertaça e da bomba de Lucho devolvida pelo poste, foi a vez de Lisandro rematar para golo, mas com o esférico a bater caprichosamente no ferro da baliza de Quim. Oportunidade soberana de, definitivamente, encerrar as festividades.

Se a 1ª metade acabou com uma oportunidade desperdiçada, a 2ª iniciou-se da mesma forma. Guarin, substituto de Tomas Costa, serve na perfeição Licha, mas este deslumbra-se com a oferta e falha a sua estreia a marcar, nesta edição da Superliga.

Numa segunda metade repleta de emoção, o Benfica chega ao empate numa falha clamorosa de Helton, oferecendo a bola para o cabeceamento de Cardozo. O esforço titânico de Bruno Alves quase impedia a bola de se anichar nas redes. Castigo injusto para a melhor equipa em campo, fustigada por uma série de factores aleatórios, bafejando o opositor.

Se os Deuses da Fortuna nos viraram as costas, os da Justiça descarregaram as sentenças pendentes todas sobre Katsouranis. Aos 60 minutos, após mais uma dura falta sobre Cebola, o árbitro da partida [corajoso e não se deixando intimidar pela turba] expulsou o prevaricador helénico.

Até ao fim, com mais um homem e com Hulk em campo, os portistas bem tentaram o golo redentor, prémio justo ao labor. Esteve perto, por várias vezes. Fucile e Candeias, novamente irreverente e sem medo de encarar o adversário directo, estiveram perto da consagração. Não era, infelizmente, o nosso dia. E no ar, pese o empate, ficou o sabor agridoce da frustração pela perda de dois pontos…

Melhor em campo: Difícil escolha, mas opto por Christian Rodriguez. Raça, força, potência, uma enorme capacidade de ignorar o ambiente adverso, resistindo às picardias e agressões dos antigos companheiros, provocou várias vezes o pânico na área encarnada.

Arbitragem: Pouco a dizer. Apenas um OBRIGADO. Pela coragem. Pelo estoicismo. Pela capacidade de análise, mesmo apitando numa panela de pressão. Pela argúcia em destrinçar os lances polémicos, mesmo correndo risco de agressão. É que, bem vistas as coisas, há quem queira ganhar de qualquer forma. Na Luz estão habituados a isso. Não estão é habituados a arbitragens isentas...





51 comentários:

  1. vai ser um bom jogo.

    eu aposto:

    0-2, marca Hulk e Rodriguez.

    visitem

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Helton; Sapunaru, Bruno Alves, Rolando, Fucile; Fernando, Meireles, Tomás Costa, Lucho; Lisandro, Rodríguez.

    Tantas alterações! Não gosto! Nem tão-pouco do alterar do sistema. E se era para jogar em 4-4-2, preferia Rodríguez no miolo, em vez de Fernando, com Hulk na frente. Muito conservador o Jesualdo... Quanto a Fucile e Rolando até concordo, se bem que o uruguaio está em baixa de forma, quanto a mim. Aqui está a minha opinião anterior ao jogo, porque falar depois é bem mais fácil...

    ResponderEliminar
  3. Bruno Pinto:

    Concordo contigo numa parte do teu comentário, o Rodriguéz deve jogar frente ao Benfica.

    visitem

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. dASSE....

    Tou como o Bruno Pinto. Para já, siderado. À 2ª jornada, para que tanta alteração, colocando jogadores pouco rotinados? Não aprendeu a lição da final da Taça de Portugal?

    Espero que a equipa se supere e me dê uma grande alegria. Vamos a eles!

    ResponderEliminar
  5. Para mim, empatar com umas galinhas a jogar com menos um e que nem sequer se aguentavam de pé equivale a uma derrota por 5-0. UMA VERGONHA. ESTOU MESMO FOD***!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. O Porto surpreendeu-me positivamente pela equipa que apresentou, embora eu pudesse optar por uma solução de pendor diferente...Fucile no lado direito -fazendo-o mais ofensivo e notou-se bem a falta de um ponta direita- e no resto mantinha, embora evidentemente o defesa esquerdo tivesse que ser o Benitez...Achei que a substituição de Guarin se justificava pela força física do Hondurenho mas, revelou-se insuficiente...Também na entrada de Candeias, não compreendi que ele fosse para o lado esquerdo, pois nessa ala tínhamos Rodriguez, Lisandro ou Hulk...Fazer sair Raul Meireles, retirou-nos a superioridade concreta no jogo. Já saíra Fernando, impunha-se manter Meireles. O meio campo perdeu clarividência e ficou um pouco à mercê da sorte e da classe de Lucho. Sapunaru assustou-me...Grande jogo de Lucho Gonzalez, Rolando e de Cristhian Rodriguez -mostrou que é valente e lutou sempre de rosto erguido.
    Os nossos adversários ficaram todos rotos -aquele gás da entrada cheirou-me a "nitro.cotina"...Depois romperam! No resto tudo como dantes em Abrantes, gostei da cena do "Diabo Vermelho"! -E os insurrectos somos nós.

    ResponderEliminar
  7. No fundo empatámos com 1 golo a nosso favor e meio golo deles...Sim, porque eu nem tenho a certeza absoluta de que a bola entrou, bem sei que isso não conta para ninguém a não ser para nós, mas carago!...Existe um método para tirar as dúvidas ou não existe?...Então e a famosa linha esverdeada.azul.avermelhada?
    Viram o bando dos quatro juntinhos?: O Ministro Ranheta, o Enche-Pneus.Cabeçudo, o Faca.na. Liga.Sagres e o Barba Ruiva!...Belo quadro, volta PIcasso.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite a todos

    INACREDITAVEL O QUE SE PASSOU NO ESTADIO DA LUZ!

    4min Luisao agride Sapunaru

    20min Um adepto benfiquista entrou no relvado e agrediu o árbitro assistente José Ramalho, fugindo depois para as bancadas.
    INACREDITAVEL SO TERMOS VISTO ISTO UMA VEZ!!!!!!
    REPUGNANTE A PROTECÇÃO QUE A SPORTTV DÁ AO CLUBE PROTEGIDO!!!!!!

    Lembro-me como fomos tratados por um adepto ter agredido o jornalista da rtp no Porto Famalicao!!!! Nao me esqueço do que foi dito na altura e das imagens que passaram na reportagem em horario nobre do "Bom, o mau e o vilão"!!!!!!

    23min nao vi a repetição de como é que Carlos Martins atrasa a bola para Quim (a sporttv esqueceu-se)

    A falta e o 2º cartao amarelo ao paneleiro frances Yebda (ou la como se escreve) quando travou Raul Meireles de sair a jogar para o contra ataque... (mais uma vez a SportTv nao mostrou imagens do Lance)

    E como é que Nuno Gomes termina o jogo... em campo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    INACREDITAVEL!!!!

    Desculpem mas so mais esta...

    Alguem me prova que o benfica marcou golo no jogo de hoje????

    ResponderEliminar
  9. Não deixemos cair no esquecimento, a agressão ao arbitro auxiliar, senão vão ter que me aturar no Dragão!!!

    ResponderEliminar
  10. Boas,

    Ora vamos lá ver...
    A minha opinião anterior ao jogo está registada ali em cima. Não gostei das mudanças, sobretudo de sistema táctico, mas perante o jogo tenho que dar a mão à palmatória e elogiar o desempenho do nosso treinador no jogo de hoje. Lendo alguns comentários por essa blogosfera a dizer que Jesualdo é uma vergonha e foi-o também no jogo de hoje, só me apetece dizer: perceber alguma coisa de bola dava um jeitaço do caraças a certos indivíduos! Adiante...

    A opção pelo 4-1-4-1 revelou-se acertadíssima, mesmo com Tomás Costa em sub-rendimento. Tal opção deu-nos, na primeira parte, o controlo do jogo, domínio mesmo em vários períodos, superioridade no meio-campo, espaço para jogar e atacar, facilidade em chegar à frente e a criação de várias oportunidades de golo. Foi pena que, por vezes, se quisesse fazer tudo muito depressa e que se perdessem jogadas desnecessariamente.

    Podíamos ter sofrido o golo no lance que o Lisandro tira em cima da linha mas tivemos o remate ao poste do mesmo Lisandro, o remate perigoso de Rodríguez (grande atitude e maturidade) e mais alguns lances de perigo relativo. O penalty foi claríssimo, pelo que não restava outra alternativa a Jorge Sousa que não assinalá-lo.

    Para a segunda parte, foi muito boa a troca de Costa por Guarín, o tal que deu numa bandeja de ouro o golo a Lisandro (não pode continuar tão perdulário...). Após a expulsão de Katso, Jesualdo mexeu bem , quanto a mim, e arriscou na procura da vitória. Ninguém de bom senso lhe pode aposntar nada. A verdade é que contra dez jogámos pior (algo que sucede frequentemente nestas situações) e fomos menos incisivos. Começámos a ser muito individualistas - sobretudo Hulk - e não demos a devida sequência a jogadas que, se feitas de forma mais perfeita, nos poderiam ter dado a vitória. Não circulámos a bola como deve ser e isso foi muito prejudicial.

    Fomos superiores tanto contra 11 como contra 10, daí que este empate sabe a muito pouco, foram claramente dois pontos perdidos, mas o Jesualdo merece elogios pela forma excelente como a equipa se apresentou na Luz, perante um conjunto de grandes individualidades.

    Helton acabou por comprometer a equipa, com um erro clamoroso e pouco aceitável. Já era tempo de se pensar no Nuno mais seriamente para a baliza. O Helton já não transmite segurança, muito pelo contrário.

    Em suma, não gostei do resultado, mas gostei do comportamento da equipa. Se calhar, muitos não esperavam tão bom desempenho. E repito, não gostei do onze que Jesualdo apresentou, mas o jogo veio dar-lhe razão. Claramente!

    ResponderEliminar
  11. Paulo,boa análise (post)!

    Meireles-portuense,bom comentário!Esclarecido!

    Mítico,boa chamada de atenção,é como referes !Tal e qual!Afino pelo mesmo diapasão.

    Agora o meu:
    O FC Porto de Jesualdo Ferreira perdeu uma oportunidade soberana de bater o SLB no seu terreno.
    Por duas razões principais: o golo do Benfica foi obtido devido a uma defesa deficiente do Helton que ao sacudir a bola para a frente,entregou nitidamente o ouro ao bandido,e,devido à inépcia dos seus avançados no capítulo da finalização.
    Importante:Jesualdo devia puxar as orelhas ao Candeias,por este jogador em início de carreira,já querer imitar o Quaresma, arriscando um remate para fora quando lhe competia executar uma assistência para os dois colegas desmarcados(bem colocados)!E assim se perdeu mais uma oportunidade de ganhar o jogo.
    A esta equipa do FC Porto,se bem que já mostrou algumas coisas boas,ainda lhe falta,muito trabalho,em termos de afinar os automatismos,e da eficácia,até podermos dizer que temos uma boa equipa,um bom conjunto.
    Na 2ª parte o rendimento da equipa do FCP baixou imenso,não obstante os elementos mais frescos que entraram!Porventura devido ao excessivo individualismo,desses elementos que entraram para refrescar a equipa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Quanto à arbitragem, eu não tenho nenhum OBRIGADO para o Jorge Sousa. Ele fez o que lhe competia. Além disso, faltou amarelo para Luisão e exagerou no amarelo ao Lucho.

    ResponderEliminar
  13. Desde a expulsão quase não houve jogo porque os jogadores do Benfica quebraram o ritmo totalmente, devido a estarem sempre a mandarem-se para o chão. Isso sim, meus senhores, foi a causa do empate final.

    ResponderEliminar
  14. Moral da história:

    Ficamos com as barbas de molho, na expectativa... de ver quem é o feliz (es) contemplado (s) a destronar o N.º 1 de Portugal. :-| foram mil e quantos dias?

    Paulo, aprecio as tuas analises após desaires como estes(e vão dois este mês) pois a forma lúcida, lógica e clarividente como desmontas os jogos, ajudam a retomar a sensatez necessária após estes dissabores. Tens feito um bom trabalho nesta vertente, onde regra geral, tenho concordado com a tua visão. Boa continuação, carago!!

    Triabraços à campeão.

    ResponderEliminar
  15. Estou triste, muito triste, com a falta de ambição do FCPORTO no ninho dos "gayvotas", sobretudo depois daquela primeira parte.

    O jesualdo e os seus "medos" são o que se sabe. Não acrescento nada, porque é o treinador que temos, logo é o "melhor"...devo conter-me, porque não quero ser injusto, mas...

    O helton já começa a cansar. Comete erros inaceitáveis e provoca irritação quanto baste, especialmente em jogos importantes/decisivos...

    Pena, muita pena, podíamos perfeitamente ter goleado, se houvesse FCPORTO à PORTO!!!

    Quanto ao árbitro, lamento, mas não merece quaisquer parabéns. Teve critérios desiguais na amostragem de cartões, apenas concedeu 4 minutos extra (!?!), quando houve 3 ou 4 interrupções longas, uma bem longa por sinal e com burburinho à mistura; houve ainda as habituais substituições e os "gayvotas" fartaram-se de empatar tempo, qual equipazinha menor.

    Tudo quanto fosse menos de 8 minutos de tempo extra neste jogo era (como foi) roubo. E fico à espera de saber o que diz o relatório arbitral sobre a incursão ao relvado do "diabo" e da agressão física consumada ao seu auxiliar, bem assim qual será a exemplar sanção ligueira. Convém ler os regulamentos.

    Claro que não foi tudo mau, houve boa dupla de centrais, razoáveis laterais, boa dupla argentina (Lucho-Lizandro), apesar do desacerto e algum azar do Liz na finalização, e outros toques de classe e de esperança, como o Fernando a trinco, p.e., mas como diz a canção "hoje soube-me a pouco...".

    Como é possível jogar tão devagar, devagarinho, aparentemente sem ambição, contra 10 (e alguns deles mal se aguentavam em pé)? Por isso, reafirmo que perdemos uma boa oportunidade de golear!

    ResponderEliminar
  16. Também eu estou muito triste por este resultado. Desde o início o Porto mostrou ser bem melhor com o treinador a mudar bastante a equipa mas, desta vez, a acertar bastante. A entrada de Rolando foi muito importante bem como a do Fernando que sossegaram toda a defesa. Apenas Fucile me pareceu um pouco fora de ritmo e Tommy muito encostado à direita. Por isso fomos sempre melhores e tirando um ou outro habitual calafrio nos lances de bola parada (grande Licha) podíamos ter marcado mais depois de um penalti claro e de termos sofrido 3 cartões amarelos muito forçados. Na 2ª parte não percebi a saída do Tommy para a entrada do Guarin que, tirando uma excelente arrancada a oferecer o golo a Licha, foi muito inferior especialmente a passar a bola - alguém tem de o ensinar a passar a bola jogável aos colegas. Depois, com o falhanço do Helton (mais 1) e o golo (entrou???) dos rosinhas tremi mas a expulsão do sarrafeiro grego foi importante. Nessa altura, não gostei do treinador (mais uma vez) que meteu tanta gente na frente que até se atrapalhavam. Alguém me diz porque é que o Candeias entrou para a esquerda e passou o Cebola para a direita quando o normal é o contrário?

    Notas finais: Muito bem o árbitro no penalti e na expulsão do grego e muito mal nos amarelos dados a Sapunaru, Fernando, Rodriguez e esqueceu-se de dar ao Luisão e expulsar o Nulo Gomes pela entrada assassina sobre Sapu. Também não gostei da atitude individualista de alguns jogadores do Porto e acho que o Guarin foi muito fraco juntamente com Helton que voltou a comprometer num jogo importante. No entanto, este jogo serviu para mostrar que somos MUITO MELHORES do que as Gayvotas.
    Vamos ver também o que é que vão fazer ao vândalo que invadiu o campo e ainda deu uma paulada no árbitro. Se fosse no Porto, diziam logo que somos uns vândalos e, se calhar, o PGR mandava criar uma equipa especial para investigar...

    ResponderEliminar
  17. Só mais uma coisa: é inadmissível que o Porto faça tantas faltas junto à área. Já no jogo da Supertaça e contra o Belenenses isso aconteceu. Mesmo que o árbitro acrescente algumas que não seriam a verdade é que com tantas faltas junto à área, os adversários conseguem criar lances de perigo até porque o Jesualdo tem dificuldade em organizar a equipa nos lances de bola parada. E se no campeonato isso é mau, na Champions isso poderá ser ainda pior. É absolutamente necessário corrigir esse ponto.

    ResponderEliminar
  18. Creio que ficou provado que o Porto -ou qualquer outra equipa- joga melhor -especialmente fora- em 442...A frente de ataque entregue a dois avançados móveis, é terrível e devastador para um adversário que necessite absolutamente de ganhar um desafio.
    Ontem isso ficou mais uma vez provado. E já acontecera o mesmo na Supertaça.A partir do momento em que o Benfica se refugiou na defesa o Porto teve dificuldades em abrir o sistema de jogo contrário de uma forma objectiva.
    Ficou também claro que o Benfica está mal preparado fisicamente. Foi doloroso e algo anedótico ver tantos jogadores encarnados a queixarem-se de maleitas musculares. Estava a ver que acabavam sem os jogadores suficientes.
    Não gostei nada de ver dois/três jogadores adversários sós, bem no eixo da área, aquando da marcação de um canto!
    Gostei de Fernando, Fucile, Rolando e Tomás Costa -só não percebo deste, tanto escorregão...Três elementos indispensáveis na linha média: Raul Meireles, Fernando e Lucho...Depois Tomás Costa e Guarin...Na frente, Lisandro, Rodriguez e Hulk.
    Atrás, aceito Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Fucile, ou Fucile, Rolando, Bruno Alves e Benitez...O Prof deve testar um e outro quarteto.
    Na baliza: Ventura ou Nuno. Helton no banco!

    ResponderEliminar
  19. Sinceramente eu, toda a gente sabe, não sou um grande entusiasta do Jesualdo, mas dizer que o homem no jogo de ontem teve medo...não entendo.Acabamos o jogo com Candeias, Hulk, LIsandro e Rodríguez e falam em medo?!...

    A minha análise é esta.
    Um misto de azar e de azelhice, impediu-nos de ganhar um jogo em que fomos claramente superiores, durante todo o encontro.
    Helton, mas também Lisandro,o egoísmo de alguns, que queriam ser os heróis, a quebra física do Lucho e uma substituição que não discuto, mas que não resultou, foram algumas das razões que aponto.
    Fisicamente ganhamos de goleada à famosa forma física benfiquista que afinal não passa de um mito e mais uma fabricação da C.Social vermelha.
    A primeira página do Record é uma risota e deve ter sido feita pelo Cartaxana, que como todos sabemos, aquela hora já não funciona.
    Se uma invasão de campo com agressão só dá multa...é um convite à violência.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Boas,

    Bem, de forma mais racional, depois de uma noite relativamente bem dormida, tenho que confessar que o amargo de boca continua cá...

    No entanto, se estranhei o 11 inicial, reconheço que não foi por aí que o porto empatou. Boa jogada de Jesualdo, armando a equipa para o domínio do jogo. Pena foi que, mais uma vez, a finalização não correspondesse. Lisandro despediçou uma bola de golo, na 2ª metade, que colocaria o jogo num THE END perfeito.

    Helton falhou, é certo, num erro penalizador, mas não o crucifixo mais do que a Lisandro, pelo acima referido.

    Em suma, boas ilações retiradas do jogo de ontem, apesar das loas tecidas à abnegação encarnada pelos media do costume. 2 pontos de avanço da escumalha, na 2ª jornada, depois de os termos visitado, é francamente positivo. O nosso adversário directo é agora o Rio Ave, daqui a 15 dias [e como eu detesto estas paragens prolongadas]...

    Rolando aprovado com bela exibição, Sapunaru algo indigesto, raramente apoiando o ataque, Tomas Costa a passar do 80, depois da magnífica jogatana contra o Belenenses, para um 8, com muito fraco rendimento ontem...

    Rodriguez, claramente cheio de moral e gana [pena não ter marcado ontem, pois esse seria o castigo merecido para os neandertais], dinamitando aquela defesa...

    Qt ao resto, esclareço que, naquele ambiente, a arbitragem foi a possível. Para que, como eu, achava que iriamos ser "comidos" pelo juiz da partida, a surpresa foi agradável...

    MR cOSMOS,

    És um exagerado:)

    Meireles,

    As tuas análises são perfeitas. Bela capacidade de destrinçar os meandros tácticos do jogo, num belo estilo.

    ResponderEliminar
  21. Meus amigos.

    Sorte foi o que nos faltou, mas naquele ambiente frenético e a cheirar a violência foi melhor assim.

    Se o FCP ganha, não sei o que poderia acontecer.

    A continuar assim, impávidos e serenos, a não responder à violência gratuita, provamos que somos muito superiores como jogadores e como homens.
    Vejam o que o Luisão faz ao C.Rodriguez quando o jogo está interronpido.
    Vergonhoso.
    Nem o Mozer fazia isto ao F.Couto.

    Não se esqueçam que houve cartões amarelos a condicionar os nossos jogadores logo ao ínicio do jogo.
    Fernando e Sapu. Esperto o arbitro.

    Fernando marcava Aimar, e Sapu era mais rápido e seguro que Leo, não o deixando entrar na área.

    Caso o Sapu não tivesse visto o amarelo antes, não sei se o o paneleiro de cabelo amarelo do benfica, tinha conseguido cruzar a bola tão facilmente para o golo das bostas.

    A Sport Tv, tinha uma câmara da bancada por trás da baliza do FCP, mas nunca mostrou essa imagem do golo. Não sei se a bola entrou totalmente.

    O Helton continua numa de paz e amor, que é por demais. Se fosse um excelente guarda-redes tinha encaixado a bola, porque a bola foi pingada para a área. Estas bolas nunca se socam, pois a mesma não vinha tensa e a grande altura.
    Se estivesse quieto a bola tinha sido jogada de cabeça por um colega, com quem ele chocou ficando fora do lance da recarga. Vá aprender com videos do Vitor Baia, p.f.

    Ou muito me engano ou o homem usa óculos fora do campo?

    ResponderEliminar
  22. Nota prévia: não sou adepto nem sócio dos 3 estarolas!
    vim cá só porque o meu amigo paulo é vosso colaborador e quis hoje,ver o que se escreve sobre o jogo com os dois clubes com os adeptos mais irracionais, e perante o que li no post ressalvo 2 passagens que reforçam o que atrás escrevi:

    "Infelizmente, como não existe, ainda, uma selecção genética, à nascença, para eliminar alguns espécimes que pululam pelos campos do País, lá tivemos que levar com uma dose industrial de impropérios, insultos gratuitos e, claro, estupidez congénita. Nada a que não estejamos habituados…"
    "Grito estridente, joelhos no chão, junto à TV, e uns piropos menos simpáticos aos protozoários de vermelho"

    Nós que não somos sócios de outras instituições,no caso a Académica" também já estamos habituados a estas guerrinhas que vos enchem de orgulho.
    Parabéns.

    Pedro Oliveira

    ResponderEliminar
  23. Nós que somos sócios de outras instituições,no caso a Académica, também já estamos habituados a estas guerrinhas que vos enchem de orgulho.
    Parabéns.

    Pedro Oliveira

    ResponderEliminar
  24. Meus caros, de regresso...
    E logo num clássico de emoções fortes...
    Vi o jogo, estranhei mas depois compreendi a táctica do Prof.
    Podiamos e deviamos ter ganho, a quebra física dos abutres foi uma anedota pegada mas é sempre difícil ganhar com dez a defender,
    Apesar disso não fora o falhanço à boca da baliza, o frango do Helton e o individualismo da fase final de alguns, ganhavamos claramente. Assim perdemos 2 pontos perante um adversário menor.
    Gostei muito do Rolando e da desinibição do puto Candeias pese o individualismo, mas continuo a achar que falta um criativo - e se o Lucho não puder jogar ainda é pior - e um ponta de lança alto e espadaudo para dar luta em bolas a pingar na área. Mais uma vez este ano não temos ninguém assim.Um Tarik em forma também fez muita falta.
    Na esquerda, confirma-se o que se pensava, Fucile é o melhor, a ironia de que falava faz tempo o Vila Pouca..
    O invasor está identificado, é um lampião de Gaia, distribuidor de tabaco, bem conhecido por lá como me informou um amigo vizinho dele que viu o jogo comigo. Portanto ... apanhem.no e interditem o cesto do pão.
    É um prazer participar aqui de novo,
    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  25. Viva !

    Vi a maior parte da primeira parte e a segunda integralmente. Obrigado, pelos links.

    O meu prognóstico não ganhou por causa dum poste.

    Grande Treinador tem o Porto. Pontuar na Luz Apagada no início do campeonato é excelente. Mesmo se há, efectivamente, um sabor a frustação.

    Excelente o teu início de artigo, Paulo Pereira,para introduzir a loucura do adepto encarnado. Em qualquer lado do Mundo, após tal tipo de comportamento, o estádio de Luz ficaria interditado por vários jogos.

    Gostei menos das referências à selecção genética e ao Homem de Neandertal. A selecção genética lembra o Nazismo ( mas também o eugenismo praticado pelos sociais-democratas Suecos após a 2ª Guerra). Aliás, exceptuando os verdadeiros gémeos /nascidos do mesmo ovo/, somos todos diferentes geneticamente. E ,curiosidade, mesmo os verdadeiros gémeos têm um cérebro diferente.

    Que seja claro e evidente que não estabeleço qualquer comparação entre o eugenismo dos sociais democratas suecos e o Nazismo.

    Só quem viu ustensílios domésticos feitos a partir de restos do corpo humano ( pentes, garfos, tapetes, etc...) poderá conceptualizar o que é o Nazismo para a espécie humana.

    O homem de Neandertal, geneticamente bastante diferente de nós, em nada era inferior aos nossos ancestrais. Teve de qualquer modo uma duração que a nossa espécie humana não está certa de poder alcançar.

    Voltando ao futebol :

    Para mim, o melhor Portista foi Rolando. Que grande classe e elegância, pelo que vi. Tem aspectos que lembram Becknenbaur.

    O Lisandro tem mesmo que jogar no centro. A sorte ( também é necessária ) voltará. Fez um grande jogo de abnegação.

    Lucho continua um grande Senhor e o Porto cada vez mais dependente ( o que não é forçosamente bom para o futuro ).

    Bruno Alves à altura do que era pedido.

    Fucile gostei. Sapu igual, embora por vezes destraído.

    A entrada de Guarin refrescou a equipe. E fez um passe de morte.

    Meireles, o marinheiro de sempre.

    Hulk, pareceu individualista, mas entrou num momento em que a equipe parecia mais um conjunto de individualidades que um colectivo, propriamente dito.

    Grande estreia de Candeias. Sem complexos remata à baliza, criando perigo. Os jogos ganham-se rematando à baliza ! Deu frescura ao ataque.

    A defesa do Helton parece idêntica àquela que faz contra o S04. Defende bem para a frente, só que a bola devia ter ido para muito mais à frente. Parece que não têm força nos punhos. Tem culpa,pois,no golo, quanto a mim.

    Rodriguez : Não sei o que pensar. Por isso espero. Tal quanto a Tomaz Costa. Mas acho que o Guarin tem mais força.

    Grande victória táctica de Jesualdo Ferreira que soube ocupar muito bem o miolo, no início do jogo, abafando uma eventual pressão inicial.

    Resta-lhe a agora a construir um grupo colectivo. O que penso que será mais fácil, uma vez as novelas das trasferências acabadas.

    MeirelesPortuense, penso que é golo. Mas também não deixa de ser verdade que uma câmera é mentirosa. Foi pena a fifa ter abandonado a ideia da bola com uma pulga electrónica incorporada e bips na baliza. Certamente, quiseram defender o aspecto universal do futebol, já que este sistema, sendo caro, não estaria ao alcance do futebol amador.

    E, pequena vingança ( para quem por aqui passa às vezes : Lol ! ) : É por isso que o rugbi deixou de ser um desporto universal. Com feito, o rugbi amador não dispõe de meios vídeos ( et toc ! ).

    Paulo Pereira, Parabéns pelo teu texto.
    Só os textos que deixam o leitor indiferente ( ou aquele que prefere clicar na estrela a comentar ) é que não são válidos.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  26. Ficou mais que visto a falta de classe do nosso treinador!! Como é possível que a 30 mins do fim a jogar contra 8, sim porque Katso expulso, reyes já nem se mexia e yebda também estourado, não se conseguiu ligar uma jogada, não se criaram situações de perigo...Isto sim deixa-me preocupado, passando o jesualdo todo esse tempo sentado no banco sem puxar pelos jogadores! Ah, se ele julga que por ter 4 avançados iria criar perigo estava muito enganado.Como é que lhes chegavam as bolas, só com o Lucho e o Guarin? Por favor...ontem soube a derrota...e helton já está na altura de tirares bilhete! Sempre que tens que marcar posição sai daí um frango. Já nem posso ver essa viola.
    Abraços portistas

    ResponderEliminar
  27. Para ver o jogo e comer comidinha da boa sem trabalho, liguem-nos!
    Serviço de entrega de comida em casa:
    91 446 38 16

    ResponderEliminar
  28. Estou a começar a ficar farto do Helton ...

    Valha-nos esta bela prosa !

    ResponderEliminar
  29. O jogo de ontem até pareceu fácil, mas não foi nada disso.
    -Estive hoje a revê-lo e devo dizer que o Benfica entrou com tudo o que tinha para dar -excepto Suazo- com velocidade, agressividade a roçar a violência e com a carne toda no assador...Era um jogo de vida ou morte para eles, tinham que provar perante o "Mundo" que eram melhores e realmente tinham razão na guerra que nos moveram todo esse grupo de doninhas fedorentas ali bem assentes nas poltronas de honra -o governo, as organizações desportivas Nacionais...O Porto é que estava bem estruturado, bem montado e aguentou muito e bem a investida.
    Depois foi saindo da sua concha com cada vez maior perigo e fez um, mas poderia ter feito dois ou três golos. O esforço que "eles" fizeram na 1ª parte foi "pago com juros" nos quinze minutos finais...Acho que a nossa equipa ficou banzada com o estouro deles...Pareciam um grupo de figuras de "fogo de artifício preso" a desfazerem-se aos bocados...Mais um jogo como aqueles e o Benfica tinha que ir ao mercado comprar uma equipa totalmente nova! E era impossível -penso eu de que-, a época de contratações termina hoje. Foi uma grande aposta feita por "eles" -sabe-se lá com que dinheiros-, milhões de Euros investidos para conseguirem provar que tinham razão e acontece uma coisa destas!...Só faltou a "águia" -o milhafre- voar para fora do Estádio e voltar às origens.Foi demais...Espero que o Prof deixe de se sentir tão "compreensivo" e adquira a sabedoria suficiente para os aniquilar -no bom sentido claro...Já repararam que até a apertar o pescoço ao líner, eles são péssimos!...Que incompetentes!

    ResponderEliminar
  30. O Classico Jesualdo em todo os Portos!
    Se tivesse de dar um titulo ao jogo de ontem seria por ai....foi talvez dos melhores classicos que assisti nos ultimos tempos sem grandes espartihos defensivos excepçao feita aos 15m finais dos encarnados tb muito por culpa das contigencias.Banalidades e fait divers aparte e no que toca aos Portistas ontem deu pra tudo....2ª jornada da liga e porf. pardal inventa de novo desta feita na procura de objectivamente emperrar a manobras das gaivotas (a diferencas entre treinadores e um Treinador começa ai tb), o jogo ate pelo facto do penalti nos ter dado a vantagem no jogo deu-lhe razao..alicercado na suptuosidade e classe de Lucho toda a manobra e tranquilidade nas saidas de atake passaram pelos seu aveludados passes. Fernando acrescentado ao miolo deixou meireles como bombeiro provando k é o melhor 6 para o mercado interno nao sendo manifestamente o jogador para a posiçao frente aos emblemas na Champions...Tomas Costa ao contrario daquilo que ja vi escreti nao tendo feito uma exibiçao de encher gostei (eu ate nao sou grande apreciador do mesmo) pressionou alto e obviou inumeras vezes a tranquilidade do sector defensivo, tem para mim uma melhor capacidade de recuperar bolas entregando sempre bem e com qualidade capaz de fazer jogar o inveso se passa com guarin sempre muito faltoso e displicente na entrega do esferico.Este foi um Porto falta-me apenas referir que o 4 defensivo foi bem escolhido sobretudo Rolando que é imperial no jogo aereo e tenaz nos cortes vai crescer muito se lhe der-mos minutos para tal. O Sapu é muito verde poderá crescer mas ou me engano muito ou vai ser outro seitaridis....Ontem apesar da injustiça do amarelo foi um bom castigo porque abordagem ao lance prova toda a imaturidade e os prejuizos que trazem (livre a camacho nao deu golo por um triz)....e deixar yebda cruzar sem ser pressionado entao nem sei que dizer...
    Assim ia o jogo o Porto quando joga por cima controla, manieta e demonstra a tranquilidade dos campeoes.
    2ª parte nova invençao troca de tommy por Guarin aparentemente ate entramos melhor ao inves do que acontecerá na 1ª parte. o Colombiano e nao hondurenho como vi escrito ai por alguem ofereceu a lizandro a possibilidades de aniquilar os Diabos..de candeias as avessas com as balizas adversarias so a sua abnegaçao e esforço o poupam aos assobios da massa adepta azul, depois veio o classico Helton agora joga melhor com os pes que com as maos deixando infelizmente as plateias azuis sempre com o coraçao perto de sair pela boca em ambas as situaçoes( uma cura de banco com Nuno a ocupar o lugar nao era mal pensado)...empate na partida e desempate no nº de jogadores o grego prosseguio a sua senda de reabilitar perante os dragoes e depois do penalty e quando se propunham a ganhar ascendente o amado Katsoranis ceifou o cebola e deixou Quique a chorar ...Curiosamente ou nao Lucho desapareceu emancipou-se o dito rodriguez e apareceu hulk..naofoi super heroi porque e apesar das substituiçoes de pendor ofensivo entranhou-se no corpo dos Dragoes a medo de perder...se o medo veio do Treinador nao sei ...para mim sou sincero a possibilidade de sofrer um 2 golo de uma ekipa de rastos mas que num fortuito canto livre ou atake rapido se adianta-se no marcador fez crer que 1ponto era bom ...sim acho que nem no ano passado estivemos tao por cima de um Benfica de rastos com varios jogadores a Soro..baixaram o bloco sofreram e contaram com a benevolencia de um Porto que abandonou a zona nevralgica como municiadora de atakes ..pois deixou a Guarin a despesas de cortar e lancar o que se viu é muito para ele ...lucho ja nao existia e sobrava no jogo kem kisesse resolver ...hulk que faz de cada posse de bola um remate a baliza depois de deambular e serpentear sem grande objectividade (inoperancia colectiva), na procura da luz salvadora ao fundo de um túnel ainda entraria Candeias que como muito bem alguem disse traria a ultima invençao ou distraçao no banco dos dragoes..entao com os encarnados a jogar com 4 laterais..sim porque na direita jogavam R.Amorim logo secundado pela estrela Reys, na esquerda o expoente Maxy era coadjuvado pelo medalhado Di Maria que com o peso da mesma estava estenuado ao fim de 3 sprints...e ojovem candeias entra para a esquerda ...????
    Traços gerais o classico Jesualdo no olha pra o que digo nao olhes para os avancados que meto...E os todas a possibilidades de Porto experienciaçao de em 90m, 3 nºs 6...A constataçao que ou ^lizandro encontra o caminho do golo ou nao sei quem fará golos e a certeza que fucile nao fazendo exibiçao de encher o olho é mais fiavel que benitez...
    Amigo Paulo tb eu nao gosto das paragens , pra tua informaçao o porto regressa a liga novamente fora de porta em vila do conde daki a 3 semanas e aos embates as doer uns dias mais cedo ja pra liga milionaria frente aos turcos que por sinal ganharam esta semana pra o campeonato turco...
    Em suma um jogo ainda assim melhor que contra o Belenenses mas muito longe daquilo que espero ver este Porto render

    ResponderEliminar
  31. Estas críticas ao Jesualdo chegam a ser inacreditáveis. Terei sido o único a ver que as alterações de Jesualdo, apesar das minhas reservas iniciais, resultaram em pleno e nos deram o domínio do jogo durante grande parte do tempo? Se calhar vi um jogo diferente... Enfim... Um bocado de sensatez, às vezes, valia a pena.

    ResponderEliminar
  32. Viva !

    Creio, já mais acima, ter dito o bem que pensava de Jesualdo Ferreira.

    Para mim é um grande jogador de xadrez, mesmo se por vezes algumas peças se mostram irrequietas. Mas a culpa não é dele. Há quem queira mexer no Xadrez. Exemplo, a novela das transferências.

    Grande escolha como treinador quanto a mim.

    Como ficou o Porto em andebol ?

    O Benfica vai ser interditado ou não pelo que aconteceu na Luz ? Contem !

    Amanhã, vou começar de novo a ter horários fixos (aulas). Trabalhar ?Sempre pesquizei e sempre trabalhei!

    Farei o máximo para vir aqui ler e comentar. É um grande blog ! E é um prazer para mim.

    Serei sempre Portista nas divergências e convergências. Nas vitórias e nos desaires !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  33. PortoMaravilha,

    O FC Porto em andebol empatou 31-31, com o golo do empate para o Benfica marcado no último segundo...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  34. Afinal tanta coisa e o homem, vai por menos de 40 milhões??????????

    Alguêm anda a brincar ou o Pele vale 22 milhôes?

    Não percebo!!!

    Tanta negociata, tanto chinfrim e vai por 18 milhôes ?

    Mais uma para a colecção, da nossa SAD.

    ResponderEliminar
  35. Quaresma no Inter por 30 milhões (22 milhões + Pelé, avaliado em 8 milhões). Face a todas as circunstâncias, aplaudo este negócio. 30 milhões é um valor razoável, 40 milhões era exagerado na conjuntura actual.

    Terminou a novela! Ainda bem!

    ResponderEliminar
  36. Viva !

    Obrigado pela resposta Bruno Pinto. Essa coisa dos golos nos últimos minutos já me anda a perseguir ( lol ! )

    Vou começar ( se tiver tempo ) a acompanhar de perto o andebol porque é uma modalidade que me agrada cada vez mais.

    Quaresma no Inter, segundo li. Não me interessam os valores. Pelo menos haverá estabilidade para o treinador. Agora, trata-se de descobrir Pelé.

    E Viva o porto !

    ResponderEliminar
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  38. Meus caros amigos
    Faço um apelo a todos os portistas que eventualmente tenham gravado o jogo colquem a agressão de Luisão a Sapunaru, quando o jogo estava parado.
    Esse visionamente terá que ser tratado na C D da Liga pelo senhor Costa (é certo) mas contra factos não haverá argumentos.
    Que todos os blogues Portistas façam eco desta vergonha de um colega de profissão.

    ResponderEliminar
  39. Olá, gosto deste blogue, eu sou benfiquista mas também sou um bocadinho do FCPorto, eu respeito o clube dos outros.

    abraços

    ResponderEliminar
  40. www.tribunaldofutebol.blogspot.com

    AS IMAGENS NAO ENGANAM!

    As provas estão lá!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  41. Retirei este assunto do meu blogue, e do site a bola.

    Quaresma confirmado no Inter de Milão

    Já é oficial a ida de Ricardo Quaresma para o Inter. A Gestifute, empresa do empresário Jorge Mendes, emitiu um comunicado a confirmar a transferência, num negócio que envolve a vinda de Pelé para o FC Porto, a título definitivo.

    Tal como A BOLA avançou (18 h), já foi confirmada pelo empresário Jorge Mendes, no site da Gestifute, a ida de Ricardo Quaresma para o Inter de Milão. «Está consumada a transferência do número sete portista para a equipa de José Mourinho, num negócio que envolve a cedência definitiva de Pelé ao clube português. O acordo entre os clubes foi consumado neste domingo e conduzido por Jorge Mendes, proprietário da Gestifute», diz o comunicado.

    Ricardo Quaresma apresenta-se esta segunda-feira no Inter para ser sujeito aos habituais exames médicos e formalizar contrato com o clube italiano. Ai invés, Pelé estará no Porto para cumprir as mesmas formalidades.

    Quaresma no Inter por 30 milhões

    Negócio fechado. A maratona negocial que se prolongou durante o fim-de-semana terminou ao final da tarde de hoje com a transferência de Quaresma para o Inter. O FC Porto encaixa 22 milhões de euros e recebe o médio português Pelé, avaliado em oito milhões. Quaresma viaja imediatamente para Milão.

    Ricardo Quaresma, de 24 anos, terá de ser inscrito esta segunda-feira, data em que fecha o mercado de Verão. O contrato do futebolista com o Inter ainda está por negociar, admitindo-se que o extremo possa assinar por cinco anos. A questão será tratada em Itália, para onde Quaresma viaja este domingo, ao que tudo indica em avião privado, sendo esperado ao início da madrugada de segunda-feira.

    se quiserem comentar este assunto venham a:

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  42. Comunicado da F.C. Porto - Futebol, SAD

    A F.C. Porto – Futebol, SAD anunciou este domingo ter chegado a um acordo de princípio para a transferência de Quaresma para o Inter de Milão e para o ingresso de Pelé no F.C. Porto. O negócio pode atingir os 30,6 milhões de Euros.



    COMUNICADO



    A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo de princípio com o Inter de Milão para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Ricardo Quaresma.



    O acordo foi fixado em 24,6 milhões de euros e prevê o recebimento de 18,6 milhões de euros, ao qual acrescerá o valor de 6 milhões de euros, resultante da aquisição dos direitos de inscrição desportiva do jogador Pelé. Este atleta irá celebrar um contrato desportivo com a F.C.Porto – Futebol, SAD o qual será válido por um período ainda a definir.



    O valor global a receber por esta transferência poderá atingir os 30,6 milhões de euros, dependendo da performance desportiva do atleta Ricardo Quaresma e do próprio clube que irá representar, Inter de Milão, durante as próximas 3 épocas desportivas.



    Mais se informa que a formalização final deste acordo está dependente da celebração dos contratos de trabalho dos atletas supra referidos com os respectivos clubes e da conclusão dos exames clínicos a que se irão submeter.



    O Conselho de Administração



    Porto, 31 de Agosto de 2008

    ResponderEliminar
  43. Sobre o jogo,confesso que houve aspectos que me aborreceram profundamente.Gosto de ver o futebol como um desporto e num contexto de diversão.As constantes agressões, as entradas maldosas,por parte de certos jogadores do Benfica a jogadores do FC Porto,mais as cenas de teatro (rebolando-se no chão)d'alguns jogadores benfiquistas a tentarem impressionar o árbitro a fim de o convencerem a amostrar o cartão amarelo aos jogadores do FCP!Tudo isto me incomoda.E eis aqui algumas das razões porque não vou ver certos jogos.Não gosto de touradas.

    Depois,ganhar a qualquer preço, como o Benfica tentou fazer,corre-se o risco de transformar um jogo de futebol ,um espectáculo de diversão,num campo de batalha, em que o espírito desportivo deixa de existir para dar lugar à brutalidade!
    E efectivamente foram muitas as agressões,por parte de certos jogadores do Benfica,a jogadores do FC Porto,a que o árbitro optou por fechar os olhos,para não ter de sancionar ainda mais a equipa do Benfica,facto este que a ser posto em prática,iria agravar mais a situação da equipa encarnada.

    Outro aspecto que me desagradou imenso foi a inesperada inépcia do Lisandro!E para agravar mais a situação,aquela autentica anedota do Helton,passar a bola ao Cardoso!
    Já repararam que não é a primeira vez que o Helton em momentos importantes compromete a equipa?!Já aconteceu no passado,e pelos vistos vai voltar a acontecer no futuro.Esperemos que o Ventura ganhe ràpidamente maturidade, senão estamos tramados. Se o Helton fosse o guarda-redes do Benfica,teriamos goleado. Como "Keeper" é inferior por exemplo, ao Quim.

    Abraço

    PS - Tb não percebi!Só 4 minutos de tempo extra dado pelo árbitro, depois daquele tempo todo perdido com as lesões dos jogadores do Benfica!Um escandalo!

    ResponderEliminar
  44. Cá estou de regresso ao meu PORTOgal, depois de (mais) uma viagem a Marrocos para acompanhar o meu FC Porto.

    A viagem começou ali pelas bandas da nossa cidade do Porto, caminhava-se já para o final da manhã, com chuvinha à mistura pa amolecer a ansiedade... mas com uma excelente e fantástica companhia para se galgarem quilómetros de alcatrão até Marrocos.

    Depois d'umas paragens obrigatórias na A1, desvio em Rio Maior para aconchego dos estômagos, era hora de colocar as máscaras de oxigénio e dar entrada em Marrocos, ali pelo parque de estacionamento do (cú do) Colombo... não sem antes, assistir ao monumental cortejo dos adeptos do TRIcampeão Nacional na chegada ao Galinheiro dos GAYvotas... era vê-los ao magotes, completamente tresloucadas e insanes a espumarem-se de inveja pela nossa SUPERioridade... para muitos deles olhei de soslaio, sem responder às provocações, mas pensando cá para os meus botões: "meu FDP, pagava só para te ver nascer um pinheiro nesse cú, meu cabrão de merda". E prontos, assim foi... DRAGONmobile estacionado no parque de estacionamento e era hora de ir ter à porta 26 com os nossos, a malta do TRIcampeão Nacional.

    Por muitos passei, para muitas olhei... e para com todos, pensei cá para comigo o mesmo dito atrás... a esta hora, e pelas horas já passadas, a raíz já deve estar a estrebuchar em muitos deles :D... até que, ali à nossa frente, estava toda a mole de indefectiveis do nosso FC Porto... aqueles que nunca desistem, abandonam ou deixam de acompanhar... tal como eu, aqui ou na Regional... finalmente, respirava-se ar purificado... este sim, era o meu mundo, o meu paraíso, o meu país!!!

    Com as habituais demoras, atropelos e confusões d'uma organização de 3º mundo que por aquelas bandas já faz parte da ementa principal a cada visita do TRIcampeão Nacional, lá entramos e preenchemos a nossa área restrita, prontinhos para cumprir o nosso papel... apoio non-stop e incansável ao nosso FC Porto... a única razão pela qual lá estávamos.

    Antes de ir ao jogo em si, dizer só que, tal como eu gosto, procurei um posicionamento lateralizado à esquerda, ali por quem caminha para a zona d'um grupinho de meninos de escola, uns tais de auto-intitulados «rabos vermelhos», e distanciado apenas a 4/5 mts da mole de cabeçudos e marretas dos encornados, separados pelo cordão de segurança policial. Durante os 90 minutos, fui mantendo um diálogo acesso com muitos do outro lado, mas em especial com um deles que vou-vos contar, conseguia ser pior do que o «outro» tal que entrou lá dentro para dar uma carícias no árbitro-assistente… o pobre do homem espumava-se todo, inchava por todos os poros sempre que eu olhava para ele e largava um sorriso irónico, ou pior ainda, quando cordialmente lhe lançava um simpático gesto de cortesia e ao mesmo tempo, tentava manter um diálogo simpático… foram 90 minutos d’um outro jogo muito electrizante e de confraternização :D ;)

    Bem, vamos então ao jogo e pelo meio, vou-vos contando algumas peripécias do tal outro jogo.

    Logo que entrei, topei as novidades no aquecimento: Fucile, Fernando e Rolando… 3 alterações que a mim pessoalmente, muito me satisfizeram, deduzindo que o esquema passaria por um 4x4x2, com Lisandro e Cristian Rodriguez a fazer de vagabundos na frente de ataque… permitindo a Lucho adiantar-se para um apoio mais perto da frente da batalha.

    Logo ali, começou o outro jogo… vá-se lá saber porquê, o tal FloribelaGAY com a sua vestimenta rosinha começou logo por engraçar comigo e com uns tantos outros que ali estávamos mais à mão… bem, depois do riso de desprezo para com aquele FDP, tratei logo de o saudar à boa maneira nortenha (coitada da mãe, da tia ou da prima que não tem culpa nenhuma de ter um familiar daqueles). Bem, só visto… e ouvido :D :D

    Começado o jogo, e já com o nervoso miudinho a atacar-me o fundo do estômago, bem cedo fiquei com uma leve sensação que estávamos ali para dominar o jogo e até mesmo ganhá-lo com uma perna às costas. A nossa defensiva estava certinha, o meio campo a dominar as operações, com Fernando a não dar um milímetro de espaço a Aimar, indo até com este ao banco para ouvir as instruções dadas pelo Quique da Flores e na frente, Lisandro e Cristian Rodriguez muito mexidos e acutilantes no ataque da defensiva adversária.

    Pelo meio, Rolando vem à linha lateral para ser assitido, ouço um zum-zum qualquer de alguém ali ao lado a falar numa suposta agressão de Luisão… mas só ontem já em casa, percebi que afinal, a vitima tinha sido Sapuranu com uma cobarde cotovelada desse avestruz do Luisão… aguardo para ver o tratamento da CD da (des)Liga… aguardo!

    Quando então pouco depois, Lucho foge à marcação de Katsouranis e dentro da área, é derrubado… penalty e expulsão… amarelo? como? então não é para expulsão? mas porquê? que é esta merda? Já começa a roubalheira? Um árbitro sem tomates, essa é que é essa!!! (Paulo Pereira, desculpa lá discordar, mas este tipo aqui, como noutros lances ao longo do jogo, foi um tipo sem tomates, começando então depois disto a distribuir amarelos por tudo quando azul-e-branco se mexia… foi o que eu vi!). O mesmo Lucho encarregou-se (desta vez) de a colocar lá dentro e fazer «balançar as redes».

    Era a primeira explosão de alegria… e hora de cumprimentar o vizinho do lado... muito educadamente :D bem, não queiram saber, estava a ver que ao FloribelaGAY lhe ia dar um qualquer AVC… bem, ficou mesmo só pelo aviso, mas lá que o moranguito-com-açucar estava a passar mal, estava, estava… aqueles olhos, quase que lhe saltavam das pálpebras, os lábios secos e cheios de cuspo nos cantos, o corsário branquinho todo maneira com camisolinha rosa, mêmo à Roberto Leal… coitado do homem, até dava pena… eu bem que o queria ir abraçar (com 2 patadas naquele focinho), mas os Stewards não me deixavam (óh Steward492, não arranjas forma da próxima estar em serviço e ficar ali perto de mim para fechar os olhos à nossa passagem pró outro lado para os ir cumprimentar?). Enquanto os festejos continuavam, o FloribelaGAY não havia maneira de se calar. Bem, resolvi deixá-lo em paz por uns segundos apenas :D

    Lá dentro, continuávamos a dominar, ainda que os outros tentassem acelerar o ritmo e a pressão sobre os nossos que transportavam a bola, mas sem conseguirem criar grandes lances de perigo… apenas e só, maior pressão, que são coisas bem diferentes. Pelo meio, 2 lances de relativo perigo para a nossa baliza, onde na mais complicada delas, Lisandro fez de Hélton e tirou-a lá de dentro (lá mais para a frente, preferia ter Lisandro na baliza do que este nosso que cada vez mais se assemelha a um mãos-dáranha que nos jogos mais críticos, só faz merda!).

    Pelo meio, tempo para umas bastonadas valentes e da grossa ali para as traseiras do banco adversário… risos à mistura, aplausos em forma de festejo como se d’um golo se tratasse… para só ontem, e pela TV, ter percebido o que se passou, porque ninguém ali ao meu lado o tinha percebido. E andam estes tipos a falar do FC Porto e dos seus adeptos… se a vergonha fizesse nascer pinheiros no cú, este país parecia a Amazónia da Europa… em forma de balão a hélio. Mais uma que aguardo para ver o tratamento da CD da (des)Liga… aguardo!

    De seguida, Cristian Rodriguez esteve pertinho de pagar na mesma moeda o tratamento que os moranguitos-com-acuçar lhe reservaram sempre que tocava na bola… teria sido a noite perfeita. Entretanto, quase no fecho dos primeiros 45 minutos, Lisandro numa excelente desmarcação por Lucho, remata cruzado, levando a bola a embater na parte exterior do poste esquerdo de Quim, numa ocasião que poderia ter matado o jogo, tamanha era a evidente superioridade dos azuis-e-brancos. Eis que o intervalo chega.

    Durante esses 15 minutos de descanso, apenas o foram para os jogadores, porque a troca de saudações entre eu e uns quantos mais ali ao meu lado e o tal FloribelaGAY durou a bom durar, sempre nuns décibeis elevados, mas sempre numa de «paz e amor»… e o raio do moranguito-com-acuçar que lá se aguentou e não lhe deu um AVC no fundo das costas… bem que me esforcei por isso, mas ele lá se aguentou, sempre com aquela cara encornada e estilo de azeiteiro.

    Para os segundos 45 minutos, Guarin entra para o lugar de Tomás Costa, quanto a mim, mal numa perspectiva de que Fernando estava já amarelado e defender Aimar, poderia dar azo a um novo amarelo… mas verdade seja dita, agora que passou, até que não correu nada mal essa troca.

    Quando menos se esperava, aos 10 minutos da 2ª parte, o mãos-de-aranha resolveu dar mostrar de estar em jogo e (mais uma vez!!! que já começam a ser demais… Nuno, aquece que vais entrar!!) faz merda da grossa, ficando o jogo empatado… sentimento de frustração na nossa bancada, repulsa pela asneira do tamanho da torre dos clérigos do mãos-de-aranha… e momento hard-core altamente sexualizado pelo FloribelaGAY que entrou em fase de masturbação precoce, mais parecendo uma hiena com cio, querendo-se à força violar a si próprio… ai que tanto me apetecia ir cumprimentá-lo… mas não me deixavam, lembram?

    De imediato, Katsouranis, que já tinha nas pernas 45 minutos a mais do que devia, derruba Cristian Rodriguez e vai tomar banho mais cedo… ali, naquele instante, pressenti que era hora de ir para cima deles sem dó nem piedade, porque tudo estava a funcionar da melhor forma.

    Afinal, maldita a hora dessa expulsão que parece ter feito adormecer à sombra do resultado os nossos jogadores que em vez de lançar uma ofensiva para cima deles, começou a entrar em auto-gestão de esforço e ir batendo umas bolas entre eles, quase sempre d’um modo inconsequente. Maldita a hora… quando deveria ter expulso, não expulsou… quando não o deveria ter feito, fez… que nojo de árbitro!!!

    Entretanto, um a um, os tais que são treinados pelo melhor preparador físico do mundo (sim, do mundo… porque para esses, o mundo deve-se centrar na 2ª circular, ali em frente ao Colombo, 100 mts para cada lado, só pode)… ia caindo completamente exaustos, não podendo com uma gata pelo rabo, pedindo até substituições quando já mais não as haviam para fazer.

    Hulk entrou (sempre a agarrar-se em demasia à bola e a querer fazer tudo sozinho), Candeias entrou também (quando souber dosear a excitação de querer ser um novo Quaresma, aposto que vai ser um caso sério, não um diabo - arreee dassse pá besta - mas sim um Dragão à solta), mas o resultado manteve-se inalterável até aos apito final… depois dos míseros 4 minutos dados pelo árbitro que mais pareceram uma brincadeira de putos do que um jogo de futebol profissional.

    Acabou-se o jogo… mesmo frustrados, festejamos… e não é que o FloribelaGAY também festejava? Realmente, um clubezeco que merece os adeptos que tem… empatar com o TRICAMPEÃO NACIONAL, já dá direito a ir desopilar ao final da noite ali para os lados do Parque Eduardo VII, antes do regresso a casa. Nessa altura, admito, quase que tirava a sapatilha em jeito de lembrança, mas depois lembrei-me que ainda tinha 300 kms para o regresso ao meus país e controlei-me.

    E prontos… uma horinha de espera no estádio era o que nos reserva, nunca julgando ir ainda assistir ao vivo ao momento circense da noite… eis que, estádio vazio, entram os rosinhas em campo, sapatilha branca calçada e bora lá a correr em volta do campo para desemtorpecer os músculos… ao ritmo das nossas cordiais saudações sempre que em defronte de nós passavam… bem, foi o momento hard-core da noite… realmente, é verdade, este clube e as suais ideias iluminadas, são qualquer coisa digna de registo no livro dos records na secção «burros mais burros, não há»!

    Regresso ao Colombo, pelas ruas, mais parecia estar numa qualquer selva amazónica cheia de elefantes, tamanhas eram as trombas (pois, só o FloribelaGAY é que arranjou motivos para se rir, ele lá saberá… Parque Eduardo VII, lembram?) e regresso ao meu país.

    Nova trip fica reservada para a visita ao WC XXI no inicio de Outubro.

    ps – Paulo Pereira, mais uma vez, thanks pela colocação da crónica… és o maior… da tua rua ;)

    ResponderEliminar
  45. Não deixem de falar disto:

    http://www.youtube.com/watch?v=OE8Cp5Fc0fI

    Vamos ver o que dá

    ResponderEliminar
  46. Só há pouco com um cadito de mais calma andei para aqui a ler e reler toda esta dose industrial de comentários, cada qual com a sua análise, opinião ou critica a fazer.

    Alguns desses comentários deixaram-se assim um nada em total divergência... aqueles em que se critica o Prof. Jesualdo Ferreira pelo onze, pela táctica, pelas substituições operadas... só faltou mesmo falar da côr da gravata ;)

    Bem, antes de expôr a minha opinião sobre o tema, direi que quem já me conheçe, sabe que não sou nem de perto nem de longe, um apaixonado pelo Prof. Jesualdo Ferreira... reconhece nele muitas virtudes, para além de ser o nosso treinador e se o é, numa determinado óptica, é sempre o melhor (ainda que possivel)... mas tb lhe reconheço algumas casmurrices que trazem prejuízo à equipa aqui e acolá.

    Mas falando de sábado passado, já o disse atrás que concordei com o onze, com a táctica... e nas substituições, apenas achei que poderia ter defendido para a 2ª parte o Fernando de continuar a seguir o Aimar para todo o lado, devido ao perigo do 2º amarelo poder ser uma realidade... teria tirado Fernando em vez do Tomás Costa.

    Na altura, achei tb que ter colocado Hulk à direita e Candeias à esquerda, não seria a melhor opção... como não foi, porque não deu resultado... mas lá que percebi a ideia, percebi, pois procurava que estes jogassem para o interior, especialmente o Hulk na procura do pé esquerdo para fuzilar as redes à guarda de Quim... só que não deu resultado... foi esse o problema!

    O problema no sábado foi outro: foi Katsouranis que deveria ter vindo para a rua aos 10 minutos de jogo, a bola no poste de Lisandro aos 41m que faria o 0-2 (já no algarve aconteceu o mesmo... e depois os calimeros é que jogaram bola pa carago, pois, pois...), o falhanço inacreditável de Lisandro na 2ª parte com um passe de morte de Guarin para o interior da área, a asneira (mais uma!) do Hélton nos jogos onde é proibido falhar... e por fim, a sensação de que os jogadores a determinada altura, não quiseram dar a estocada final.

    Agora pergunto eu: atendendo a tudo isto que atrás refiro no último parágrafo, e acabando o jogo com tantos atacantes (só faltoui entrar o Farias... pois, mas esse não é atacante, já me esquecia), que queriam que o Treinador fizesse? Só falta agora que queiram que ele tb entre para marcar golos, não?

    Não é uma critica a ninguém, nem tão pouco a quem discorda em parte ou todo da minha opinião, mas aqui, mesmo não sendo dono da verdade, que não sou, não posso deixar de dizer:

    "vamos ser sérios, ok? criticar por criticar, só porque não se gosta da côr da gravata, não... não pode valer tudo só para dizer mal!"

    E prontos, é o que penso... o treinador não esteve mal... os problemas foram outros!

    TRIaBrAçO a todos,

    ResponderEliminar
  47. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  48. Vamos esperar pela sentença do caso da agressão do adepto i da agressao do Luisao!!

    ResponderEliminar