28 agosto, 2008

O Clássico, mais um conto clássico.

Acho giro a flagrante necessidade que tantos adeptos benfiquistas têm de enfatizar, e em bicos dos pés, sobre os atletas Portugueses medalhados em Pequim serem afectos daquele clube. A carência de sucesso é tal, que nem reparam no ridículo que é debitarem com um resultado que por aí pulula onde se lê «Benfica - 3, Portugal - 0», sendo que o terceiro trata-se da medalha de Di Maria pela selecção... Argentina.

É o habitual, ou admiram-se que por aqueles lados reclamem como seu o mérito de terceiros? Colher proveito dos títulos desportivos dos outros?

E bem vistas as coisas, hum, ham, - já deve andar a matutar Luís F. Vieira - nem deveria ser "A Portuguesa" a tocar na cerimónia protocolar com o nosso atleta! Era o nosso hino, bem alto, é que até os chineses sabem de cor o hino do Benfica, e depois, mais um record para o Guinness, bandeira do glorioso bem desfraldada e o culminar em êxtase com milhares como nunca vistos a entoar: "...são papoilas saltitantes." - O Nelson Merecia!


Isto não pode ficar assim! Hum, ham. Não! Vou pedir ao Vital Moreira para equacionar um parecer que sirva de recurso para o TAS, pois estão-se a passar coisas inadmissíveis nas Olimpíadas. Nos nossos atletas não podem constar nenhumas alusões a águia nem ao Benfica mas disfarçadamente qualquer pessoa no mundo pode vir a associar o nome de uma cidade na palavra em letras garrafais que exibem, PORTUGAL. Não pode ser! Talvez o Freitas do Amaral consiga argumentos suficientemente aflorados para que, mais tardar até Londres 2012, se mude a denominação da Nação para BENFICAL.

Companheiros Portistas, orelhas no ar! Terá afiliação clubística o Presidente do Comité Olímpico? Diz que não se recandidata, mas depois já recandidata se tiver o apoio das federações e tal... Olha que eles sabem como se resolvem as coisas por outros lados... eu se fosse a vocês até começava a dormir mal de noite. Imaginem que eles arranjam maneira de substituir o Nelson-dos-cinco-milhões à direita pelo Nelson saltitante, e põem a Vanessa a fazer o corredor esquerdo. Saímos de lá com os rins todos partidos. Já não digo nada, daquelas almas há que esperar de tudo!

Maluco, eu? Ouvi dizer que foram convocados a comparecer no relvado da Luz para o próximo clássico... Ah, não tem nada a ver! Pronto. Já não está cá quem falou. Sendo assim passemos a assuntos sérios.

No Sábado, o Futebol Clube do Porto... - desculpem, é só um minuto... (é o que bLuE? Esgotei o meu espaço? Pá, só mais quinze - vinte linhas! Dez? Não?...)

Peço desculpa. Parece que desperdicei um post a falar sobre coisas supérfulas. Com equipas de «Flores, el quique y sus papoilas saltitonas». Damn It !

Mas também, não quero começar já a empanturrar-vos com o clássico, temos tempo, temos tempo. E assim faço um "passe de letra" para o Bruno Pinto. A bola fica do teu lado. ;-)

________

No sábado não terei hipótese de assistir ao vivo ao clássico. Apesar de não ser necessário pedi-lo, algum de vós que esteja lá presente, faça-me o favor de aplaudir por mim aqueles dois Portugueses Medalhados que deverão ser lá homenageados. Até porque bem vistas as coisas, não deixando de ser um pouco bizarro, no entanto e ao mesmo tempo irónico, nada como juntar o Campeão Olímpico de Triplo Salto com o Tri-Campeão de futebol Português, naquele palco. Fez-se "Luz" naquelas cabecinhas. Depois continuem no espírito do aplauso, azuis e brancos, mais 90 minutos. Não é pedir muito, ou estou-me a esticar?

TRIabraços, à campeão!

10 comentários:

  1. Olá!
    Será que quaresma sempre vai?!

    Quaresma por horas
    Ainda que se mantenha a convicção generalizada de que o negócio se vai mesmo fazer, não foi ontem que a transferência de Quaresma ficou concluída. Entre informações e contra-informações, dando conta, entre outros detalhes, de que Jorge Mendes já teria apresentado ao FC Porto a proposta formal do Inter, sobrava o mesmo de sempre: uma diferença de verbas. Ontem, em Itália, corria a versão de que os portistas teriam pedido 27 milhões de euros, verba que os transalpinos dizem não estar interessados em pagar. Pelo meio, num turbilhão de detalhes, surgia a indicação da contraproposta do Inter: aceitava passar dos 18 milhões iniciais, considerava até a hipótese de chegar aos 20 milhões e admitia incluir Pelé no negócio. Mas, ressalvavam as mesmas fontes, o português deveria ser apenas emprestado e não envolvido a título definitivo, hipótese que, dita assim, sem opções de compra, se afiguraria como menos provável. Em todo o caso, sabe O JOGO, jogar no Dragão é do agrado do médio português.

    Quaresma, esse, continua à espera e a treinar no Olival. O extremo não é opção para o jogo da Luz, onde, na época passada, marcou o golo da vitória. Excepção feita a uma conversa breve com Jesualdo, como já é hábito no início de cada treino, e às brincadeiras com Tomás Costa, Quaresma passou quase despercebido na sessão de trabalho de ontem.

    ResponderEliminar
  2. Gosto deste teu estilo corrosivo, ah pois gosto:)

    Não me admirava nada, mas mesmo nada, que o Orelhas se lembrasse de fazer alguma das coisas que preconizaste aqui. Se juntarmos isso ao "roubo descarado" de que foi alvo a Telma, ainda vamos ter a PJ e a diligente Morgadinha a investigar os chineses todos...

    Sábado já se sabe. Uma turba ululante, vivendo numa realidade alternativa, invectivando tudo o que veste de azul e branco. Talvez tenham o correctivo merecido...

    ResponderEliminar
  3. Caro Paulo Pereira, não dá. A MiZéTung não pode fazer nada pelo "gajo dos pneus com pó", dito orelhudo.
    Se bem me lembro, naqueles tempos do PREC e nos que se seguiram, o MRPP nunca foi "protegido" pelos chineses. Eram outros os favoritos, tipo PCP-ML onde militou o Pacheco Pereira.
    Ou achas que se houvesse hipótese, o Pintinho (monteiro), dito beirão (e conhecido benfas), antigo membro de órgão federativo ao tempo visitador assíduo do poiso dos "gayvotas", não tinha já constituído um "esquadrão" da mor...alidade?

    Ah, a noite passada é que foi! Os ex-conquistadores, que viraram "padrinhos" na apresentação aos apaniguados, foram à vida em Basileia, e roubados.
    Temos pena, mas PORTOgal não paga a traidores!
    Reclamem! Vão pró TAS...se bem que a coisa não colha, até porque parece que fizeram porcaria no final do jogo e aumentaram a dose esta manhã no aeroporto, num encontro imediato com a equipa de arbitragem. A UEFA deve passar-lhes, não um cheque de milhões, mas uma factura de milhares, pelo menos, penso eu de que...

    Agora, só falta sábado aplaudirmos os TRI de que o post refere.
    Eu fá-lo-ei no meu sofá, ou provavelmente em convívio na sede da Delegação dos Dragões de Lisboa, ali ao Campo Pequeno. Lamento, mas se faço mais de 600 Km de autoestrada para ir ao Dragão várias vezes por época e mesmo ao Allgarve para puxar pelo grande campeão, não me desloco, nem de metro, ao ninho nojento dos "gayvotas". De mim não levam nem um "tusto", só "cuspo" (esta até rimou). Peço desculpa, mas como disse antes, PORTOgal não paga a traidores.

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Segundo ABOLA d'hoje Quaresma está prestes a rumar ao Inter, por cerca de 27/28 milhões de euros.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Caros PORTISTAS Muito Bom Dia:
    Completamente de acordo JDM.Dragao.lisboeta.. Tambem eu que moro aqui para estas bandas do sul faço mais facilmente 500 Kms para ir ao DRAGÃO ver o nosso orgulho jogar do que vou ao galinheiro ver o que quer que seja mesmo que seja de borla.Só espero mesmo que as penas sejam canudos que sejam devidamente depenados para ficarem prontos para o churrasco. Quanto aos outros diga-se de Guimarães pois olha vão-se queixar e a peninha que eu tive coitadinhos ficaram a ver a champions por um canudo que antes tinha sido tirado ao frango da 2ª circular (apenas por emprestimo).
    De preferencia a vingança serve-se ao jantar.

    Força PORTO Para sempre o nosso ORGULHO

    276mqj

    ResponderEliminar
  6. Blue eu nem sei se deva comentar, porque no último comentário, apareceu aqui,acho que pela primeira vez, o célebre, maiskemaluko, que tem uma grande tara comigo e só comenta para comentar o que eu digo. É a minha cruz, os tipos do Julio de Matos deixam -no utilizar o computador e deopois eu é que aturo.

    Sobre o post: tentar tirar dividendos das medalhas é mesmo o estilo Vieira:não tem triatlo, mas tem a Venessa e o seu patético pai.Não tem Judo, mas tem a Telminha, chorona e queixinhas.
    No atletismo todos os anos tem desinvestido na modalidade, mas tem o Nelson - deste gosto, tem uma postura simples, humilde, de grande campeão - e tem o Maria, mas na selecção argentina.
    Enfim os delírios de sempre.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Mr Cosmos:

    Ora nem mais... que mais acidez em dose maciça era preciso pra botares a tua faladura? nenhuma, porque ela está cá toda :D

    Há muito que gosto do estilo e do conteúdo... hoje, muito mais, porque o «local» das tuas observações têm agora outro poiso... este BiBó Porto, carago!!. Fico a aguardar por mais...

    Quanto ao resto, de que irão eles falar, senão da competição que agora lhes virou «moda»: os JO? queriam que falassem do quê? do dream-team, versão Rui Bosta? óhhh, a vocês dá-vos pra cada uma.

    Espero eu que no sábado próximo, enquanto a corja dos GAYvotas se entretém a dançar o malhão com os meninos/a dos JO, os jogadores do FC PORTO saibem honrar a mágica camisola que trajam e os façam vergar ao final dos 90 minutos perante a nossa superioridade. Assim espero e não admito outro cenário.

    ps - tá prometido... no sábado, lá estarei orgulhosamente a cantar/apoiar por mim, por ti e por todos aqueles que não estando fisicamente, estão em pensamento... não abdico nunca do meu apoio incondicional ao «meus», aos do FC Porto... cá, ali, acoli ou mesmo no galinheiro dos GAYvotas, apenas por uma razão, por um nome, por uma honra: o FC PORTO!!! Por esses, vou ali... e não volto mais!!

    Sábado, não vai ser "até os comemos"... contra esses e só contra esses, gosto mais do estilo "até os fod***, car****"!!! ;D

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Gostei do texto.

    Acho um pouco estranho tal apresentação da direcção do Benfica. Parece algo de quem já não tem nada para expõr na montra.Mas como não me diz respeito não vou comentar.

    Faço parte dos Portistas bem ancestrais. Naquela altura, sobretudo, quando morava na Constituição um Porto-Benfica era sempre o jogo do ano. Ainda me lembro do meu tio que me dizia : Vês a categoria do Ivic : 15 pontos de avanço.

    Entretanto, como diria o poeta, muita água passou debaixo da ponte. O Porto ganhou um estatuto internacional que o Benfica não tem. Talvez por estar "cá fora", tenha uma visão diferente. Não sei.Talvez me engane. Para mim o objectivo é atingir um lugar na Liga dos Campeões. Logo, ganhar o campeonato.Que seja o Benfica ou Freixo de Espada à Cinta ( sem qualquer ofensa ), o que me interessa é ver o Porto a pontuar o máximo fora e a não perder pontos em casa. Creio que sábado será possível. E, para isso, espero que o nosso treinador guarde Lisandro lá bem no centro do ataque.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. Não sei até que ponto a insistência do Guimarães na UEFA não se reflectiu nas arbritagens dos jogos em que intervieram,... que pena!!!!Acho muito bem que contestem, recorram novamente para a UEFA e se for possível para o TAS............., pode ser que agora tenham mais sorte!Acho estranho que quando Platini abre a boca e ofende uma colectividade centenária como o FCP, não surja uma voz dentro da instituição que reaja e o processe, pois nenhum de nós gosta de ouvir aquele caramelo e não haja uma reacção á medida.....

    ResponderEliminar
  10. Epah matei-me a rir!! LOOOOOOOl

    Que grande post, Mr Cosmos... :-)

    O teu 'passe de letra' teve direito a uma recepção perfeita, mas vais ter de esperar mais um bocadinho... Não vou falar do clássico! "Temos tempo, temos tempo!". Para ganharmos ao Benfica basta um treininho ligeiro, eles quando não conseguem "fazer as coisas por outro lado" são muito fraquinhos. LOOL.

    Em relação aos medalhados, também acho um pouco patético a necessidade de os benfiquistas dizerem que são atletas deles. Não me lembro de ter ouvido o ridículo hino encarnado, nem ver subir a bandeira com o milhafre lá desenhado. Foram duas medalhas olímpicas portuguesas e tive muito gosto em vibrar com elas, especialmente com a de ouro de Nélson Évora, que é um aleta cuja personalidade muito admiro. Aliás, digam lá que o Évora não tem cara de FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

    Mr. Cosmos, mais uma vez, grande post este, estavas inspirado... :-) Ainda me estou a rir!!

    ResponderEliminar