26 agosto, 2008

O pulsar do Dragão nos últimos 12 meses

Iniciei a minha participação neste blog em Junho de 2007 e desde essa data procuro dar ênfase a todas as modalidades do FC Porto. Desde Agosto de 2007 até Julho do corrente ano (época 2007/08), várias foram as competições disputadas pelas várias modalidades e escalões do FC Porto. Seguem-se, de forma resumida, os destaques que se impõem e que tiveram em tempo útil o merecido espaço neste local de adoração ao clube da Invicta.

A época desportiva do FC Porto começou em Agosto de 2007 e a 1ª competição disputada foi a Supertaça Portuguesa de futebol que acabou por ser perdida para um Sporting que na final de Leiria beneficiou e muito da prestimosa ajuda de Bruno Paixão. Ainda no mesmo mês a vingança foi servida no Dragão com um míssil de Raul Meireles a derrotar o Sporting na 2ª ronda da BwinLiga.

Chegamos a Setembro e desta feita não deixamos escapar mais uma supertaça. O mérito tem que ser dado à nossa equipa de hóquei que arrecadou o trofeu ao bater o Cambra por 5-1 no pavilhão do Infante de Sagres. Antes desta conquista sobre patins já se tinha iniciado a Champions League no relvado do Dragão com um empate que soube a pouco diante do Liverpool. Setembro terminou com um milagre de Fátima deixando o País em festa com a eliminação dos azuis e brancos na taça da Liga em futebol.

Outubro foi mês de andebol com o FC Porto a bater de forma clara o Sporting por 27-23 em Santo Tirso, com Eduardo Filipe em grande.

Em Novembro a magia Africana encantou o Dragão e uma jogada magistral do Marroquino Tarik (1º golo) entrou para a história num jogo da Champions que o Porto acabou por ganhar ao Marselha. Ainda em Novembro Fânzeres encheu para um grande jogo de hóquei entre Porto e Benfica que terminou empatado 6-6 com um golo providencial de Pedro Moreira a 13 segundos do fim. Mas o melhor estava ainda por acontecer, no andebol depois de brilhante exibição em Santo Tirso (30-23) o FC Porto garantia na Capital Francesa o apuramento para os oitavos de final da Taça das Taças eliminando o Paris Handball com um decisivo golo de Bosko no segundo final.

Dezembro chegou com uma vitória fantástica do Porto na Luz materializada com uma trivela de Quaresma e dias depois o Besiktas perdia no Dragão 2-0 e o apuramento dos Dragões (em 1º lugar) para os oitavos de final da Champions League estava consumado e com isso os Portistas puderam ter um Natal feliz.

Janeiro de 2008 foi mês de dois clássicos no mesmo dia, em futebol e andebol, ambos em casa do Sporting. No andebol ganhou o Porto mas no futebol venceu o Sporting que foi extraordinariamente feliz nessa partida. Apesar de tudo o Dragão seguia isolado e muito tranquilo no 1º lugar.

Fevereiro, mês de folia e de samba, foi também o mês da nossa equipa de basquetebol que em Vagos derrotou a favorita Ovarense na final da Taça da Liga (67-64). O trofeu foi erguido pelos pupilos de Babo após um fabuloso triplo de Gentry num jogo em que Nuno Marçal voltou a deslumbrar. Seguiu-se um clássico de hóquei na Luz ganho pelos Dragões (4-2) com grande exibição de Reinaldo Ventura. No final do mês o FC Porto era eliminado na Rússia nos oitavos de final da Taça das Taças de andebol mas toda a caminhada dos pupilos de Resende era elogiada.

Chegamos a Março e logo no início mais uma grande festa para as cores azuis e brancas, a nossa equipa de andebol ganha a Taça da Liga derrotando (23-18) na final, em Portimão, o Sporting. Grandes exibições de Candeias e Bosko. Mas o mês de Março trouxe também duas desgraças. A primeira aconteceu no Dragão frente ao Schalcke da Alemanha nos oitavos da Champions League. O Porto ganhou o jogo (golo magnífico de Lisandro) mas no desempate por penaltys a sorte nada quis connosco. Logo de seguida a nossa equipa de hóquei era também afastada da final four da Liga Europeia ao perder em Vic por 4-0 quando até a derrota por 3 golos nos servia...

Abril iniciou-se com a semana que antecedeu o tricampeonato da nossa equipa de futebol. No penúltimo dia de Março Lucho marcou um golo tardio no Restelo e a festa ficou desde logo anunciada para o primeiro fim de semana de Abril. O Dragão rebentou pelas costuras e mais de 50 mil pessoas festejaram o tri com uma goleada das antigas (6-0) ao Estrela ainda com 5 jornadas por disputar. No basquetebol perdeu-se por um ponto a Taça de Portugal diante do Guimarães e no andebol o São Bernardo afastava com enorme surpresa o FC Porto nos quartos de final do play-off (acabamos em 5º). Abril marcou também o nosso apuramento para a final da Taça em futebol no Jamor depois da vitória clara em Setúbal e terminou da melhor forma com mais uma enchente no Dragão para se assistir ao Porto/Benfica ganho pelos Dragões com 2 golos do nosso matador Lisandro. No final do jogo era com cara de alívio que Chalana, treinador do Benfica, encarava os jornalistas, escapara a uma goleada.

Maio marcou o final do campeonato de futebol ganho há muito pelo Porto de Jesualdo que acabou com 20 pontos de avanço sobre o Sporting (2º) e 23 sobre o Benfica (4º). Maio, um mês de grandes recordações Europeias para o nosso clube, foi, desta feita, marcado por um domingo negro em que perdemos duas finais da Taça de Portugal. No futebol perdemos no prolongamento no Jamor diante do Sporting (novamente com uma arbitragem cirúrgica, desta vez por um tal de Benquerença) e no andebol perdemos a final para o rival do Minho, ABC. No dia do jantar do 2º aniversário deste blog perdemos a negra na final do play-off em basquetebol (Ovarense campeã) mas garantimos nesse mesmo dia a final do campeonato de hóquei batendo com golo de ouro a Juventude de Viana.

Junho foi o mês das conquistas gloriosas da nossa equipa de hóquei em patins (treinada por Franklim) que na final do play-off bateu o Benfica por 3 jogos a 1 com vitórias decisivas em Fânzeres por 6-0 e 5-3 e em Lisboa por 4-3. Festejou-se o heptacampeonato em pleno pavilhão da Luz. Uma semana depois em Aljustrel conseguiu-se a dobradinha com a vitória na Taça de Portugal após as vitórias sobre o Barcelos no prolongamento e o HCBraga numa final mais tranquila que o esperado (5-1).

A época terminou em meados de Julho com a conquista do campeonato nacional de infantis em hóquei em patins numa fase final onde também entraram Benfica, Sporting e HC Carvalhos. Este foi o único título conseguido pelo Porto (esta época) nas camadas jovens de todas as 4 modalidades aqui referenciadas. Julho foi ainda marcado pela novela da Champions League e pelo comportamento vergonhoso de Benfica e Guimarães. Pinto da Costa e o nosso departamento jurídico, no entanto, chegaram para as encomendas. Também aí, fora de campo, fomos melhores.

ps - Domingo inicia-se a época oficial do andebol do FC Porto. Os pupilos de Carlos Resende deslocam-se ao pavilhão da Luz na 1ª jornada do campeonato (16h sporttv1).

Saudações Portistas,
Lucho.

12 comentários:

  1. Lucho:

    O habitual «brigado» pelas memórias desfiadas que aqui nos deixas... ainda que numa abordagem lateral ao ponto forte do nosso FC Porto, que é o futebol... mas onde as tais ditas amadoras, carregam tb elas os genes da Bitória e da Glória de azul e branco listado.

    Felizes aqueles que um dia souberam escolher... e bem!!!

    Venham mais 12 meses de alegrias e lá pró ano, por esta altura, qd voltares ao teu "Porto Seguro", nos deixes aqui mais uma resenha das últimas conquistas.

    TRIaBrAçO... ahhh, e cuidado com o «gaijedo» lá pelas areias brancas e águas límpidas desse tal "Porto Seguro", não vá desfocares as «lunetes» com tamanhas vistas assim pró próximas d'uma qualquer alucinação :D ;)

    ResponderEliminar
  2. Antes de ir de férias, quero aproveitar para deixar o meu Muito Obrigado ao LUCHO pelas muitas e belas crónicas "uptodate" das outras grandes modalidades de competição do nosso FCPORTO, bem assim pelas entrevistas aqui espelhadas que também contribuem, e muito, para a difusão do espírito de PORTISMO.

    Uma vez mais "Bem Hajas". Continuarei leitor fiel e interessado e, às vezes, a comentar, sendo certo que aqui pela "al-Lixbuna" defendo e divulgo o nosso FCPORTO com firmeza, começando pela bandeira e pelo cachecol do FCPORTO numa das minhas janelas de casa e tendo conquistado um espaço especial para as nossas cores no café cá do bairro, onde só se viam "propagandas" benfas e calimeras.
    Entretanto, nas próximas três semanas "vou para fora cá dentro". O Minho, o Alentejo e o Algarve esperam por mim, mas o nosso FCPORTO acompanhar-me-á.

    ResponderEliminar
  3. Lucho obrigado por tudo, mas principalmente pela tua contribuição para manter a chama do eclectismo bem viva no nosso clube.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Eis a prova da existência de um clube que nunca se cansa de vencer. Mês após mês a coleccionar troféus, nas mais díspares modalidades, fazendo jus ao novo mantra "a vencer desde 1893".

    Somos uns sortudos, é o que é!

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Brilhante sumário da época passada.

    Para mim, o que mais me marcou foram os 20 pontos de avanço no campeonato de futebol. Mesmo bem e bom.

    Em seguida, é claro, a qualificação do Porto perante o Paris hand. Que vi e vivi ao vivo. Creio que deu maior projecção ainda ao nosso clube.

    Acho que seria interessante investir ainda mais neste desporto que está a crescer muito, sobretudo, nesta terra.

    Não quero ofender, mas não sei porquê o hoquéi em patins não pega. Tenho comentado vídeos, etc. não pega. Talvez seja a excepção Portuguesa. Se sim tanto melhor !

    Obrigado pelos teus textos, Lucho, durante estes dozes mese, que foram esclarecedores e elucidativos.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Um abraço a todos desde o Brasil, Porto Seguro.

    E o FCPorto em grande... Agora venha os lamps...

    ResponderEliminar
  7. Ahhh Lucho isso não vale!!!!
    Nós aqui a picar cartão e tu no meio das Bahianas e ainda gozas!!! :D

    Proximo jogo em casa...tas tramado!!! ;)

    Umas boas Férias para ti e aproveita bem o sol...mas só o SOL, Ok? :P

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. A que horas abrem amanha as bilheteiras? Alguem sabe?

    ResponderEliminar
  9. Lucho,
    que continuem tuas boas crónicas das modalidades amadoras, bem como entrevistas a individualidades deste clube. São uma enorme mais valia!
    E as modalidades bem merecem e precisam. Bem hajas por isso!
    No resumo da época passada com que nos brindas no artigo de hoje, recordo o hepta-campeonato da equipa de hóquei como sendo um feito que recebi com bastante relevo, desde o hexa-campeonato que esta modalidade me despertava uma atenção mais em especial. Aí está uma fasquia para a equipa de futebol almejar.


    Um abraço e boas férias!

    ResponderEliminar
  10. Pinho:

    Se penso não estar enganado, as bilheteiras abrirão pelas 10h por baixo da bancada nascente do Estádio do Dragão (junto ao Freixo)... a confirmar.

    De qq modo, se tens ideia a avançar, não esperes pela hora... quanto mais cedo chegares, melhor!

    TRIaBrAçO,

    ResponderEliminar
  11. O ecletismo sempre foi uma grande mais-valia para o nosso clube. Todos já vibrámos com magníficas vitórias também no andebol, basquetebol ou hóquei patins. Por isso, é sempre um prazer ler estes textos do Lucho.

    Continua Lucho, um abraço.

    ResponderEliminar