02 agosto, 2008

Sinais promissores

FC Porto, 3 - Leixões, 0 (4-3 gp)

Torneio Internacional Cidade de Braga
01 de Agosto de 2008
Estádio AXA, em Braga

FC Porto: Nuno; Fucile, Rolando, Pedro Emanuel «cap.» e Benítez; Guarín, Raul Meireles e Lucho; Mariano, Lisandro e Rodríguez.
Jogaram ainda: Ventura, Bruno Alves, Tomás Costa, Hulk, Bolatti, Candeias e Tengarrinha.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Leixões: Beto; Vasco Fernandes, Sandro, Nuno Silva e Hugo Morais; Bruno China «cap.» e Castanheira; Zé Manuel, Chumbinho e Jorge Gonçalves; Marques.
Jogaram ainda: Diogo Luís, Diogo Valente, Paulo Tavares e Braga.
Treinador: José Mota.

Disciplina: ---.

Golos: Lucho (9 min), Bruno Alves (62 min) e Lisandro (70 min).
grandes-penalidades: 4-3 (Bruno Alves, Hulk, Benítez e Pedro Emanuel)

Os Tricampeões Nacionais cumpriram mais uma etapa na preparação para a nova época competitiva, e fizeram-no de uma forma esclarecedora: um triunfo expressivo frente ao Leixões, 3-0, fruto de uma exibição, na mesma medida, convincente e promissora. Os sinais reveladores foram bem evidentes e até Hulk, que se estreou de azul e branco, mostrou serviço.

Em menos de dez minutos, os Dragões foram capazes de colocar o adversário em sentido, de se colocarem em vantagem no jogo e de esclarecerem as dúvidas quanto ao trabalho efectuado nas últimas semanas, quando se aproxima a passos largos o arranque da nova época. Antes ainda de Lucho abrir o activo no segundo jogo do Torneio Cidade de Braga, foram azuis e brancos os primeiros sinais ameaçadores junto da baliza contrária.

Em cima do minuto 10, um entendimento perfeito entre Lucho e Mariano permitiu ao médio portista surgir em posição privilegiada para dar início ao triunfo, abrindo caminho ao consistente trajecto percorrido depois.

Os comandados de Jesualdo Ferreira mantiveram a rotação alta ao longo da primeira metade, aliando excelentes entendimentos colectivos a boas ocasiões para avolumar o resultado. Rodriguez foi, neste período, um dos elementos mais irrequietos dos Tricampeões, gerando constantes aflições ao reduto mais recuado da formação de Matosinhos. Deu até para que o uruguaio fosse rasteirado em plena área leixonense, sem que nada fosse assinalado...

A toada manteve-se até ao descanso e subsistiu no reatamento, apesar das alterações produzidas no descanso pelo técnico portista. O destaque do reinício vai para a estreia de Hulk ao serviço do F.C. Porto, integrado em pleno no sector ofensivo azul e branco, na companhia de Lisandro e Rodríguez.

As apostas de Jesualdo Ferreira revelaram-se acertadas e Bruno Alves, um dos chamados ao intervalo, aos 62 minutos subiu às alturas por entre os centrais do Leixões e respondeu da melhor forma ao pontapé de canto cobrado por Tomás Costa, aumentando a contangem para os portistas.

Apesar de assegurada a tranquilidade, o ritmo dos Tricampeões não baixou e oito minutos após o 2-0, Lisandro deu a melhor sequência a uma jogada de insistência colectiva, que passou por Hulk e Guarín, para passar com oportunismo pelos pés do argentino e terminar com delicadeza nas redes leixonenses.

Após o apito final do árbitro, houve ainda tempo para a marcação de grandes penalidades, que será colocada em prática em todos os jogos do torneio e servirá como forma de desempate na discussão final do troféu. Também aí sobressaiu a determinação portista, expressa de resto em nova vantagem, por 4-3.

Se dúvidas restassem, os Tricampeões fizeram questão de as esclarecer, de forma expressiva e absolutamente inequívoca. Em tempos de apuro físico e preparação mental, ficou a imagem de uma equipa em ritmo acelerado de afirmação e senhora de passos seguros tendo em vista as competições vindouras. A próxima etapa cumpre-se já este domingo, com o segundo encontro do Torneio Cidade de Braga, desta vez frente aos italianos do Cagliari, numa partida agendada para as 18h15.

in fcporto.pt















11 comentários:

  1. Nada mau. Nada mau, mesmo!

    Gostei fundamentalmente do adiantamento do Guarin. Já se viu que ali existe técnica. E muita. Mas, com aquela sofregudão de atacar, na posição do Paulo Assunção, o Porto perdia consistência no miolo. Com Meireles mais recuado, na posição que era do brasileiro, Guarin pode ter rédea solta para as tropelias atacantes.

    Depois, Lucho continua a ser profissional ao máximo. Queria sair? Não se nota na forma como aborda todos os jogos. Está no ponto!

    Na frente, o grande atractivo do jogo era a estreia de Hulk. E este, sinceramente, não me defraudou. Possante, com uma capacidade física impressionante, mostrou alguns bons atributos técnicos e combinações interessantes com Lisandro. Deixou água na boca. A rever...

    Bom ensaio!

    ResponderEliminar
  2. O FC Porto demonstrou já um grande ritmo competitivo para um inicio ainda curto de época. O Porto esta bem e recomenda-se, parece uma equipa preparada para atacar a nova época com força. Guarin continua a surpreender mostrando raça e disponibilidade a meio campo. Rodriguez é muito bom mesmo e vai brilhar de azul e branco. O Hulk teve uma agradável aparição veremos o que o futuro reserva.

    Visitem e comentem: http://foradejogo08.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Blue já se consegue.Estava a ver que alguém andava a boicotar o BIbÓ-Porto, carago!!!!!!!!!!!
    Gostei muitos dos primeiros 15 minutos, do Rodríguez, do T.Costa, Benítez - mas deste tenho que ver mais - e acho que o Hulk, quando estiver mais ambientado no clube, futebol português e com os colegas...vai ser um caso sério.Impressionou-me muito.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei bastante do jogo!
    então o 3º golo, adorei!

    visitem

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Muito bom o blog, está neste momento a decorrer a viagem mediaval em Santa maria da Feira.

    ResponderEliminar
  6. Gostei do jogo e da generalidade dos jogadores.

    Quanto ao Hulk ainda é cedo, mas deixou bons apontamentos. Gostei.

    Só uma nota: o "colina português" não sabe marcar penalties a favor do FCPORTO.
    Será um prenúncio\orientação do que vai acontecer no campeonato? Nada a que já não estejamos habituados...

    ResponderEliminar
  7. E Ventura? Não fez ele, também, pelo menos duas magníficas intervenções?

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito da generalidade dos nossos jogadores...Muitas e boas promessas e uma grande certeza, temos um plantel muito equilibrado e rico em soluções para os mais diversos sectores do campo. Um conjunto muito forte, mais forte -tenho a certeza- que o da época passada. Se Tarik readquirir a forma que o distinguiu, se Quaresma ficar junto de nós, sinto-me tentado a apostar este ano muito forte na Champions...Um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  9. Amanhã o porto também joga!!!
    E espero que o Jesualdo meta o Quaresma a jogar.............!!!!!!

    abraços

    ResponderEliminar