21 agosto, 2008

Receios? Já vi o Porto ser Campeão 18 vezes. E tu?

Previsível. Houve um abanão no sábado passado na Casa do Dragão. A torre dos Clérigos ia caindo. E os adeptos Portistas desceram do céu ao inferno num ápice alucinante.

Questiona-se o que volta e meia até é questionável, e começo a falar mal da minha vida. Raios Partam o Sporting, mais o penteadinho assimétrico de risca ao meio. Aqueles gajos superam-se cada vez que sonham que irão confrontar-se connosco. Anda ali fetiche, só pode! E quantas vezes já vimos este filme? Graças a Deus, relativamente poucas. O que eu sei e já vi, foi o Porto ser campeão 18 vezes. E tenham lá paciência, permitam-me soletrar: d-e-z-o-i-t-o! Fora o resto.

Tudo bem, doeu. Temos o mau gosto de lhes dar essas pífias alegrias de vez em quando, mas, agora de cabecinha mais fria, quando começamos a dar o dito por não dito, uma pré-época que era mais ou menos boa por uma de todo fraca e mal reforçada, expliquem-me lá, como explicariam a uma criança de três, quatro anos que tenha o bom senso de vestir a camisola Portista.

Não dizes que o Porto é Bi-Tricampeão? É. Não está a ganhar sempre desde o ano em que eu nasci, e em 1º lugar da tabela? Está. E que mora naquela cidade um clube que não desiste, um orgulho que pode ser combatido, mas nunca derrotado? Sim. Então estás com medo, do quê?

O Sporting demonstrou no sábado passado, e mais uma vez, que é uma boa equipa para assapar, para brilharetes pontuais de 90 minutos, um peso-pesadote em provas de sprint quais Francis Obikwelos, e como tal aguentam-se, desde que a prova seja de 100 ou 200 metros. Como consequência, lá conquistam umas medalhas de Prata de vez em quando. Agora, eu quero é vê-los a competir em provas de longa distância, de resistência física e mental, onde não desfazendo, se exige estofo de campeões. É nestas que o FC Porto se sente a vontade. Quais Rosas Motas ou Fernandas Ribeiros, não fazem a coisa por menos que a medalha de Ouro. E é com estes trunfos que cada equipa se apresenta para mais uma época. Ao Paulo Bento quando lhe sai em sortes um jogo contra Jesualdo, seja para uma bisca dos nove (leia-se Taça) ou uma sueca (campeonato), a impressão que temos é que ao Bento até pode sair a «bisca seca» mas matreiro e com jeito, passa a ser ele a dar cartas, mais uma pontinha de sorte, e acaba sempre ganhando o jogo...

Impressionante ou não, Jesualdo vai ter que superar-se a sí e a equipa sabendo que nestes jogos não basta ser-se o Ás de trunfo. Convencer-se que noves-fora o clube perito em jogar com a bisca seca, há outro e de naipe vermelho que também quer ir a jogo nem que para isso tenha de mostrar suas habilidades em jogar à renuncia. O FC Porto tem decididamente de deixar de andar a fazer o papel de Joker do baralho, e esta questão é muito mais abrangente do que possa parecer lançada assim, qual trinta e um de boca. Quantos abanões mais se aguentarão na casa do Dragão? E a Champions, este ano estranhamente tão suada? Como é Mister Jesualdo? Ou isso... ou começo a suspeitar que no fim o people vai dizer que és carta fora do baralho...

Sabem, depois de ver o Porto perder no sábado, apeteceu-me ir repescar umas palavras que deixava por aqui numa caixa de comentários, faz dias.

Após o verão quente que passamos, com assaltos das papoilas saltitantes a champions, agora com uma imitação de inicio da época passada onde também perdemos a Super-Taça e como resposta a equipa deu oito vitórias seguidas, gosto de vez em vez nas dificuldades banais do dia a dia, de lembrar que sou Portista. E como tal, que temos estofo para essa gente toda! E assim sendo, o mínimo que exijo aos meus jogadores é que nesta época desportiva transportem naquelas camisolas a fúria que nos vai na alma. Que desportivamente abrasem quem surja na frente, que ao virar costas, exibam as golas da camisola, e por fim, que recordem ao Platini de que fibra é feito um campeão. E enquanto houver uma bola e relva para correr, que mostrem aos putos deste pais, como é bonita a dança do Dragão. Pois que coitados, esses têm de ser vacinados.

Triabraços, à Campeão!

22 comentários:

  1. Não tenho qualquer dificuldade em aceitar uma derrota, tenho é dificuldade em aceitar o mesmo tipo de erros cometidos, erros que conduzem a derrotas semelhantes e sempre contra os mesmos adversários.
    Se me disserem que as estradas têm buracos e é possível meter de vez em quando a roda do carro num desses buracos, eu até concordo, tenho é alguma relutância em aceitar meter as rodas do meu carro ou de outro carro qualquer sempre no mesmo buraco...Irra, sempre a bater com a cabeça no mesmo candeeiro ou na mesma esquina da cómoda, por favor, também não é admissível!...Mesmo que eu o faça sempre às escuras...
    Agora treinar sempre o mesmo desvio, a forma de abordar o trajecto a realizar e depois zás, lá estou eu a enfiar com a virilha na merda da porcaria da quina da mesa!...Isso é talvez burrice, digo eu!?!...

    ResponderEliminar
  2. Bem, pensando melhor, talvez seja uma forma de "adormecer" a concorrência...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Mr Cosmos,

    Belo artigo, mostrando fundamentalmente algo que uma parte dos adeptos portistas aparentemente ainda não percebeu: o nosso código genético obriga-nos a vencer. E de tanto vencer, aparentemente, alguns ficam mal habituados...

    Só assim se compreende o rol de críticas após a derrota, frustrante como todas, na Supertaça. Os tricampeões passaram, num ápice, a uma equipa banal, com carências e, pasme-se, sujeita a uma época de pesadelo...

    Todos os cenários catastróficos foram equacionados. Mas, lá está, não se aperceberam do que explicaste, de forma sintética: nós somos corredores de fundo! Nós temos, mais do que ninguém, estofo de campeões! E nós temos o nosso mantra: nunca desistimos, nunca nos vergamos, jogamos para vencer!

    Posto isso, deixem começar os jogos. Aqueles a sério. Jogados com mau tempo. Com frio insuportável. Em terrenos impróprios. Com jogadores lesionados. Pois é aí, nesse imenso rol de dificuldades, que a separação entre os meninos do coro e os verdadeiros homens é feita...

    8 vitórias seguidas, como resposta ao desaire, era ouro sobre azul. Eu acredito que é possível. Porque, lá está, "a vencer desde 1893" é o nosso lema. E, quando assim é...

    ResponderEliminar
  5. Ok vamos encarar a perda da Supertaça como uma espécie de aviso, de despertar, de arrepiar caminho, mas é bom que o Professor Perde Taças, se convença que nós não estamos habituados a entrar na época a perder.
    Esperemos que as correcções apareçam já no Domingo e não deixemos os créditos de Tri-Campeões por mãos alheias.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Isto foi só um xupa-xupa que nós demos para andarem entretidos a chupar durante o ano todo...
    No campeonato vai ser canja!!!!
    Amorim

    ResponderEliminar
  7. A participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim custou ao Estado cerca de 15 milhões de euros. Grande parte deste valor foi utilizado no pagamento de bolsas e financiamentos à preparação dos atletas – tendo alguns deles acabado por nem sequer competir em Pequim.

    Os valores foram determinados no início de 2005, quando o Instituto do Desporto assinou com o Comité Olímpico de Portugal (COP) o protocolo para o Projecto Pequim 2008, aos quais teriam direito os atletas que obtiveram classificações de mérito em Atenas 2004 ou bons resultados em Campeonatos da Europa e do Mundo, “deixando antever a probabilidade do cumprimento das exigências do Projecto Pequim 2008”.

    Na altura, ficou estabelecido que os atletas seriam divididos em quatro categorias. Os medalhados teriam direito a uma bolsa mensal de 1250 euros; os finalistas ficavam com 1000 euros; os semifinalistas com 750; e os restantes com 500 euros. Os respectivos treinadores receberiam 75 por cento do valor – em caso de acumulação, receberiam por cada um mais 10 por cento, num máximo de três atletas.

    Valores atribuídos a atletas olímpicos:

    Telma Monteiro - Recebeu 52.000 euros - Resultado: 9º lugar - A culpa foi do árbitro. É do benfica e basta.

    Naíde Gomes - Recebeu 48.500 euros - Resultado: 32º lugar - Não sabe o que aconteceu. Se alguém souber que lhe diga. Ela agradece.

    Sérgio Paulinho - Recebeu 57.500 euros - Resultado: Não participou - Descobriu há pouco tempo que Pequim fazia mal à saúde. Problemas de asma. Não está a pensar em devolver o dinheiro.

    Rui Silva - Recebeu 57.500 euros - Resultado: Não participou - Sofreu uma lesão abdominal. Não está a pensar em devolver o dinheiro.

    Francis Obikwelu - Recebeu 57.500 euros - Resultado: 11º lugar - Perdeu a meia-final dos 100m. Recusou-se a participar nos 200m e encerrou a carreira.

    Vanessa Fernandes - Recebeu 54.500 euros - 2º lugar - A prata vale mais do que o ouro. Se a australiana soubesse disto antes.

    Nélson Évora - Recebeu 48.500 euros - Disputa hoje a final. Esperemos que tenha mais sorte.


    Houve mais de 100 atletas que, nestes quatro anos, estiveram integrados no Projecto Pequim 2008 – alguns beneficiários foram sendo integrados, outros foram sendo excluídos à medida que perderam as hipóteses de qualificação. À partida para os Jogos, havia 11 colocados no Nível 1: Francis Obikwelu, Rui Silva, Nélson Évora, Sérgio Paulinho, Joaquim Videira, Telma Monteiro, João Neto, Vanessa Fernandes, Álvaro Marinho e Miguel Nunes. Desta lista, destacam-se Rui Silva e Sérgio Paulinho, atletas que receberam a bolsa máxima (1250 euros mensais, num total de 57.500) durante quase quatro anos e acabaram por nem sequer marcar presença nos Jogos Olímpicos de Pequim. Marco Fortes, o lançador do peso que disse que gosta mais de estar “na caminha” de manhã, recebeu 2500 euros pela sua integração no Nível 4 desde Março de 2008. Todos estes valores são pagos directamente pelo COP e ficaram isentos de IRS desde o início deste ano. Recentemente, todos os atletas de alta competição foram inseridos no sistema de Segurança Social. Federações também recebem Mas não é só. Além disso, as federações com atletas integrados no Projecto Pequim 2008 tiveram direito a um “financimento à preparação” dos seus competidores, “ponderado em função do currículo desportivo, bem como da expectativa que suscitem relativamente à participação e obtenção de resultados nos Jogos Olímpicos”. Nas modalidades individuais, esse financiamento era de 22.000 euros por ano por cada atleta que estivesse entre os escalões de semifinalista amedalhado e demetade desse valor para os restantes. Nos desportos colectivos, a federação que garantisse qualificação receberia 15.000 euros por atleta, enquanto as outras teriam direito a 7500 euros, a atribuir em função do critério do COP.


    Como estão previstos mais 15 milhões para os Jogos Olímpicos de Londres, se algum de vocês puder contribuir com algum, os nossos atletas olímpicos agracedem encarecidamente porque de manhã só é bom é na caminha.

    Fonte: 24horas

    ResponderEliminar
  8. FC Porto já tem piloto para a Superleague Formula

    A poucos dias para o arranque da Superleague Formula, o F. C. Porto anunciou que o francês Tristan Gommendy, ex-vencedor do Grande Prémio de Macau e piloto das competições Champ Car, foi o escolhido para pilotar o carro do monolugar azul e branco na nova competição, que arranca dentro de duas semanas no circuito de Donington Park, em Inglaterra.

    Depois de ter testado o monolugar de 750 cavalos e motores V12, nos ensaios realizados no circuito de Vallelunga, Gommendy estrear-se-á ao volante do bólide azul e branco no circuito de Donington Park a 22 de Agosto.

    «Adorei competir com um carro de grande potência no Champ Car da época passada e o carro da Superleague Formula deve ser tão ou mais rápido e soar ainda melhor, graças aos seus motores V12, que serão espectaculares para os adeptos», afirmou o piloto, salientando que: «estou muito feliz por regressar às competições na Europa. Estou desejoso de ver a minha família e os meus amigos puxarem pelo F.C. Porto nas corridas», acrescentou.

    Nesta nova competição, Tristan Gommendy terá a oportunidade de reatar o duelo com o ex-rival e ás do Champ Car, Robert Doornbos, que em 2007 aqueceu a disputa do Champ Car World Series Championship.

    O calendário completo da Superleague Formula contempla as provas de Donington Park (30 e 31 de Agosto), Nurburgring (20 e 21 de Setembro), Zolder (4 e 5 de Outubro), Estoril (18 e 19 de Outubro), Vallelunga (1 e 2 de Novembro) e Jerez (22 e 23 de Novembro).

    ResponderEliminar
  9. Well......... MrCosmos, concordo que o treinador excessivamente tranquilo já começa a aborrecer-me com os resultados que consegue frente ao nosso Porto... mas, daí a abanar ao mais pequeno desaire... não vamos por ai :D
    Sensibiliddae e bom senso! A maioria não acredita nem os revê no futebol. Mas eu sou assim, e é assim que vivo o meu Porto: um clube acima de resultados.
    Somos mais, muito mais que dados estatisticos, há "outros" que dão grande valor a isso: o meu benfiquista, é verdade... tenho um :D, teve o especial cuidado de me enviar um e-mail que comparava as assistências destes dois ultimos jogos: o nosso com o sporting e o deles com os do Mourinho... blá blá blá.... ficarias espantado com a importância dos números... eu sorri, ainda estou a pensar numa resposta à altura ;)

    ResponderEliminar
  10. Acho q conseguiste demonstrar na perfeição a diferença q existe entre o FC Porto e os restantes. Tb estou convencido q na corrida principal, a da medalha de ouro, não vai haver uma só equipa q nos resista. FORÇA PORTO.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Meirelesportuense...Não tenho qualquer dificuldade em aceitar uma derrota, tenho é dificuldade em aceitar o mesmo tipo de erros cometidos, erros que conduzem a derrotas semelhantes e sempre contra os mesmos adversários!
    Tambem penso o mesmo!
    Segundo o que vejo é o Sporting a defender-se com "unhas e dentes" e tentar explorar o contra ataque.E é assim que eles têm ganho ao FC Porto. Porque têm tido a humildade de jogar à defesa (defender com 9 elementos,e,só 2 homens no ataque) e tentar depois o contra ataque,ou até aproveitar como se viu,os nossos eventuais erros.
    Em primeiro lugar procuram não sofrer golos,assegurando desde logo a inviolabilidade da sua baliza,e só então depois tentam marcar,acabando por fazê-lo com alguma sorte.
    Há 50 anos que vejo equipas mais fortes que jogam em ataque contínuo,perderem com equipas teòricamente mais fracas que adoptam o contra ataque como estratégia.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. O nosso FCP vai com certeza demonstrar com mais um campeonato ganho q 2 ressaltos de bola num jogo não fazem mossa nenhuma. :)

    Já agora, o Miguel Sousa Tavares não escreveu a nortada desta semana?
    Gostava de ter lido a análise que ele fez.
    Alguém que "publique" sff.

    ResponderEliminar
  13. Boas;

    Então agora partimos do principio que perder uma taça, é o mal menor desde que se ganhe um campeonato?
    Foi assim que os outros começaram a descida ao inferno.
    Perdemos uma super-taça, mas ganhamos um campeonato. Perdemos o campeonato, mas ganhamos a taça de Portugal. Perdemos a de Portugal ganhamos a da liga ou o troféu de Huelva.
    Agora nem o troféu do Huelva ganham....eh...eh...eh.

    Sejamos exigentes e coerentes, ou então retirem a indicação que escreveram na gola das camisolas.

    Aceito as derrotas quando jogamos e tudo fizemos para ganhar, mas por azar não o conseguimos.

    Já aconteceu tantas vezes e vai voltar a acontecer.

    Agora, quando se perde com os mesmos marretas tantas vezes seguidas, para mim só pode ser mesmo burrice.


    Não se esqueçam que o homem foi campeão com jogadores que estavam no Clube, por indicação da SAD e do Co.

    Este ano é que vamos ver o trabalho na integração das suas escolhas.

    No ano passado nem um entrou na equipa, a 100%

    Vencer, e voltar a vencer, nem que seja a feijões, pois é assim que se fazem os campeões.

    ResponderEliminar
  14. Apraz-me ver os meus camaradas Portistas, bem vivos e prontos para o debate. A olhar o seu clube, viver o seu clube e empurrar o seu clube! Não há tempo para baixar os braços, mais que criticar por criticar, é nestas alturas que a equipa precisa de nós. Apoia-los quando estão na mó de cima, é fácil. Eu já vi o Porto ser campeão 18 vezes, mas há por aí muito bom adepto azul e branco que também viu passar muitos e longos anos sem nada... ambição, exigência e perseverança, são testemunhos que recebemos deles. cabe-nos a nós passar o testemunho as gerações mais novas.

    Saudações Dragoninas.

    ResponderEliminar
  15. Um aparte.
    No meio disto tudo houve uma frase do Co Adriassen, que continua a fazer-me espécie nos dias de hoje.
    Manifestava o Sr, que desconhecia a existência de um mini-campeonato, que se decidia entre o FCP-SCP-SLB, para além do campeonato normal.
    Não percebeu a tempo, que era tão ou mais importante ganhar o campeonato, como ganhar aos ditos rivais. Por tal facto, era olhado sempre de lado, e com desconfiança por adeptos e dirigentes.

    Hoje, há um que perde consecutivamente os jogos com o SCP, e não vejo nenhum dirigente a manifestar desagrado.
    Nada. Nem poeira.

    Não percebo.

    P.S. (Que fique claro, que não sou incondicional adepto do holandês).

    Mas que há coisas que me fazem confusão, lá isso há.

    ResponderEliminar
  16. Olá!
    Não sou daqueles que emitem críticas destrutivas a qualquer preço.Mas que custou muito a engolir mais esta derrota da Supertaça,custou!
    Tenho para mim que com um pouco mais de humildade,cautela e atitude da parte da equipa do FC Porto,se calhar,não seria tão fácil ao sporting cantar vitória.
    Claro que há que ter em conta diversas condicionantes. A equipa sofreu a perda de dois elementos preponderantes no rendimento do conjunto (Bosingwa e Assunção).
    Os substitutos (os novos)ainda não estão adaptados à equipa e ao futebol português.
    Esbarramos com um Xistra predisposto a fechar os olhos às entradas maldosas dos jogadores do sporting, e,em contra partida, a apitar a tudo que lhe parecesse falta contra o FC Porto.
    Depois,e alem disso,acho que o Jesualdo,revelou uma certa inépcia na estratégia que adoptou,porque ainda não conseguiu descobrir a fórmula de derrotar o sporting.
    Chegado a este ponto,volto a insistir na tecla de que para vencer o Sporting,o FC Porto tém de vestir o fato macaco e ser humilde.Defender em primeiro lugar a todo o custo,com determinação, com atitude, e, só depois pensar em marcar golos para tentar ganhar.

    ResponderEliminar
  17. Não custa aceitar a derrota mas começa a ficar entalado cada vez que jogamos com os verdes é sempre mais do mesmo.~
    Se a culpa é do treinador, ok, chamem o Rui Barros, que se não me engano foi o treinador que ganhou a ultima Supertaça
    Se a culpa é dos jogadores, o treinador que trate do assunto é para isso que lhe pagam ao fim do mês.
    Se a culpa é dos arbitros, já sabemos que temos que lutar contra tudo e contra todos.

    A Supertaça já la vai agora é hora de atacar o campeonato.

    ResponderEliminar
  18. Viva !

    Oba, Oba ! MeirelesPortuense, consegui chegar à programação da rtpi de Domingo. Esta abriu , finalmente.

    O Porto vai dar na rtpi.

    Fico-lhe grato pela sua resposta e solicitude. Um Portista ( eu é claro, neste caso ! )nunca esquece as pequenas palavras e ajudas que fazem as grandes coisas.

    Abraço, para si !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  19. Gomes:
    O MST ESTÁ DE FÉRIAS, NÃO HOUVE CRÓNICA.

    ResponderEliminar
  20. Viva !

    Mr Cosmos : Gostei do teu texto. Creio que tenho idade e idade para ser teu "ancestral". Todavia,não é por isso que terei razão. O argumento da idade, só por si, não é argumento.

    Mas já podemos pensar que a experiência é um argumento. E a experiência é independente da idade. É que há a idade mental, a idade fisiológica, etc ( com sotaque inglês ( ou americano ? da Costa Oeste pra ser moderno)e o resto. O resto somos nós reduzidos a tripas ! Lol !

    Eu faço parte dos Portistas que atravessaram o deserto. Aquando da final de Viena tinha quase trinta anos.

    Aquando da atravessia do deserto, ensinaram-me uma coisa : A saber perder. E porquê isso ? . Para saber corrigir os erros. Para ganhar amanhã !

    Quando se fala de arbritagem não se fala de futebol ! Temos é que nos ver nós mesmos .

    Nasci no Porto. No seu coração. Tinha um tio fanático. Quando o Porto perdia ele ia para a cama e a minha avo materna ficava fera. O meu tio, ele que me ofereceu as primeiras quotas, na altura eram 20 escudos, nunca criticou qualquer arbritragem.Com o meu pai, que era pelo Covilhã, ensinaram-me saber descobrir o futebol e a sua geometria. E também a respeitar o adversário para melhor progredir.

    Não vou continuar porque falar/escrever de si próprio não tem qualquer interesse.

    Assim, o Porto tem um piloto Francês. O que vai dizer o literário Miguel Sousa Tavares que acusou os Franceses de serem altivos etc ( desta vez com sotaque Português dos quatro cantos do Mundo . Lol ! ).

    Hurukatai ( se dei erro é sem ofensa ) : Acho que os números de pagamento que deu,relativamente aos jogos olímpicos, quanto aos atletas Portuguesas, são muito baixos. Também é verdade que não conheço, infelizmente, o poder de compra da sociedade portuguesa. Comparativamente aos atletas Franceses são mal pagos. Mas isso já seria outro debate.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  21. Primeiro, não atribuo a responsabilidade da derrora unicamente ao Jesualdo Ferreira, mas a todos: SAD, equipa técnica, jogadores, inclusivamente o Lucho, nosso melhor jogador no Algrave, que falhou um penalty. Sobre o jogo em si, tudo já foi mais ou menos discutido.

    Depois, concordo com a comparação que se fez do FC Porto aos fundistas e do Sporting aos velocistas. Mas o FC Porto é um clube de exigência máxima, nós queremos ganhar sempre. Taças e Supertaças também são para ganhar. Temos perdido vezes a mais nestas competições, que apesar de serem de segunda linha, são igualmente importantes.

    ResponderEliminar
  22. O F.C.Porto habituou todos adeptos a vencer todas as finais, é normal que estamos um pouco aterdoados pela forma como jogamos, mas é isso no campeonato ninguém nos baterá. Enquanto os sportings e os benficas fazem de uma vitoria frente ao porto a maior festa do mundo nós simplesmente ganhamos todos os anos e para nós é tão normal que em vez de festejarmos o ano inteiro o tri já estamos a festejar o TETRA. BIBO PORTOOOO!

    Abraços,
    http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar