13 agosto, 2008

Que ganhe o melhor

A bola ainda nem sequer recomeçou a rolar a sério mas parece já indiscutível que o FC Porto está mais forte ou, pelo menos, mais equilibrado e com um banco bem recheado. A prova de que o trabalho nas contratações é favorável é já um saldo positivo nos resultados.

E enquanto alguns se queixam, outros batem recordes e uns terceiros se preocupam com assaltos à RTP por, imagine-se, lóbies do Norte, os reforços, sem euforias da síndrome D. Sebastião, não hesitam em demonstrar já um excelente entrosamento com a restante equipa sendo o espírito do Dragão, por demais, visível.

Óbvio que haverá ainda algum trabalho de casa por completar mas pouco se tem notado as saídas do Paulo Assunção, do Bosingwa e mesmo até sem a magia do Quaresma (quem não gostaria de ver uma linha avançada com Rodriguez, Licha e Quaresma?) sente-se uma equipa com um favoritismo enorme à conquista do tetra.

Melhor ainda, para jogos da Champions, pois não faltam soluções para quebrar o habitual e funcional 4-3-3, suficiente para o mercado interno, numa táctica de um meio campo mais físico e povoado, com a entrada de mais um homem para o flanco a servir um ponta de lança mais fixo.
E este será mesmo o desafio do Prof. Jesualdo. Afinar a máquina para que não vacile aquando da utilização de um esquema diferente. Matéria-prima não lhe falta, condições tão pouco.

No entretanto, fica já marcado para o próximo Sábado no Estádio Algarve (não havia mais longe???) o embate para a Super Taça com o rival habitual.
Pede-se, não invenções, mas pulmão no meio campo e entrega total da equipa.
Que ganhe o melhor.

27 comentários:

  1. Eu não acho o Algarve uma má escolha! Só os portistas que estão de férias mais os portistas do algarve chegarão para encher a metade respeitante ao FC Porto. Eu tive a sorte de calhar estar no Algarve nessa data e já tenho o meu bilhete!

    Possiveis soluções: Leiria (Já foi lá no ano passado e fica muito mais perto de Lisboa do que do Porto) ; Coimbra (uma opção viável mas que teria dificuldade em encher)

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Estilhaço, para o ano a Supertaça tem de ser a Norte e mais nada!
    Que ganhe o melhor, mas que o melhor seja o F.C.Porto.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Estilhaço,

    Dizes:"Matéria-prima não lhe falta, condições tão pouco."

    Mas falta algo muito importante, "tê-los no sítio". Cada vez que joga contra o Sporting, o Prof. borra-se todo com medo do meio-campo leonino.
    Sempre foi a sua grande preocupação, como combater o losango dos leões. Por isso, fez sempre alterações na equipa que redundaram em fracasso. Esta obcessão em adaptar-se ao meio-campo do Sporting já se tornou uma paranóia e o mais grave é que não aprende com os erros. Cada vez que mexe na equipa habitual em função do adversário, normalmente, dá cagada. É uma tremenda limitação do nosso treinador. Por isso, nunca será um grande treinador.

    Não ficaria surpreendido se, no Sábado, ele jogasse com o Raúl Meireles, Guarin, Lucho e Mariano no meio-campo, deixando o Lisandro e o Rodriguez abandonados à sua sorte. No jogo da final da Taça de Portugal fez algo parecido com os resultados que se conhecem.

    Desde que me conheço, o Sporting sempre foi freguês, cá e lá. Levava sempre no corpo. O Sporting só se tornou num problema pela manifesta incapacidade do Prof. em "tê-los no sítio" e em pôr a equipa a jogar como joga habitualmente. Não é por acaso que em 6 jogos com os leões, só foi capaz de ganhar um e com o lance do livre indirecto polémico dentro da grande-área.

    Duvido que o nosso Prof. não vá precisar de fraldas, mais uma vez.

    ResponderEliminar
  4. Gostei da Referência à Sara,merecida mas acima de tudo adorei o link para mais um texto execrável do fascista Cartaxana que uma vez mais destila o seu ódio ao Porto mesmo com acusações ridículas como esta da RTP. Antes fosse como ele diz:)

    Quanto ao sistema estamos de acordo, há mais e melhor mão de obra para Jesualdo não ter q inventar.

    Supertaça: Quero mt ganhar e acredito q o consigamos. Mas o XISTRA está nomeado e todos sabem qual é o seu clube. Já imaginaram se fosse eu a apitar? Então imaginem q eu era o xistra mas em vez do azul gostava do verde.

    ResponderEliminar
  5. Blue Boy,

    E se liberasses novamente os comentários? Ou seja, suspendias a moderação.

    O mete-nojo habitual já desapareceu de circulação. Experimentavas e vias o que acontecia. Se se justificasse, tornavas a activar novamente a moderação.

    Sem a moderação o blog ganhava mais dinâmica nos comentários. Haveria, como já houve, maior debate de ideias.

    Mas tu é que sabes.

    ResponderEliminar
  6. Sabem porque é que eles adoram jogar no Estádio do Algarve?...Se repararem bem verão, a explicação está na fotografia: -A plantação de tomates!...Exacto, ali mesmo ao lado do Estádio, aquela fila de barraquinhas.

    ResponderEliminar
  7. Estilhaço,

    Gosto do teu desportivismo. Mas eu mando às malvas o ser melhor. Quero é ganhar, seja lá como for:)
    Massacrado, com sorte, imerecidamente, o k conta é trazer o caneco. Jogar bem, como em Alvalade, e perder é k não...

    Mas como dizes, a equipa parece estar bem e recomenda-se. Pena a situação de Quaresma, colocado numa redoma, esperando não sei o quê. Uma linha avançada com a explosividade do Cebola, a magia do Cigano e o killer instinct de Licha seria fabulosa. Talvez ainda a vejamos em acção...

    Por falar em Algarve, teremos uma arbitragem tendencialmente isenta ou o Xistrema atacará de novo?

    ResponderEliminar
  8. "Quero é ganhar, seja lá como for"
    100 de acordo :)

    "Mas como dizes, a equipa parece estar bem..."
    Só bem? Eu acho que estamos a milhas do sporting e do slb :P

    ps: estadiozinho mais horroroso :(

    ResponderEliminar
  9. Curiosidades:

    Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo. [1]
    O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 16º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).
    O FC Porto é o clube português com maior número de títulos, contando actualmente 265 títulos oficiais (somando: Internacionais, Nacionais e Regionais) e 110 títulos oficiais (somando apenas: Internacionais e Nacionais) NOTA: Este ranking encontra-se falseado ja que foi somado ao palmarés do SL Benfica 15 campeonatos nacionais de escolinhas, escalão esse que nunca teve tal competição. Na verdade, descontando esses 15 títulos ao SL Benfica, o FC Porto é o líder com 110 e Benfica em segundo com 107.
    O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA. O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos.
    O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 110 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal; 19 Campeonatos Nacionais de Juniores; 17 Campeonatos Nacionais de Juvenis; 12 Campeonatos Nacionais de Iniciados; 2 Campeonatos Nacionais de Infantis) contra 107 do Benfica e 76 do Sporting .
    O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (6), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.
    O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.
    O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.
    O FC Porto já disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.
    O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.
    O FC Porto já fez o pleno nacional ou seja, fez a "Tripla" por 3 vezes (1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal e Vencedor da Supertaça Nacional, na mesma época.
    O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.
    O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).
    O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato, a Taça de Portugal e a competição Europeia em que esteve envolvido (em 2003).
    O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).
    O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.
    O FC Porto tem, segundo o seu último relatorio e contas, 83.669 sócios pagantes. No ano anterior o clube tinha 86.229, tendo por isso perdido 2560 sócios no espaço de um ano. [2]
    O FC Porto era o único clube português no extinto G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa, sendo também o único representante de Portugal entre os 16 fundadores da Associação Europeia de Clubes (ECA), criada após a extinção do G-14.
    Segundo o Ranking Histórico Mundial de Clubes, o Futebol Clube do Porto é considerado, em termos de currículo, o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 17º maior do Mundo.
    Tendo em conta um estudo realizado em 2004 pela FutureBrand, uma empresa americana especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português. O estudo apresenta as 30 marcas mais cotadas do futebol europeu e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto. O estudo teve em conta factores como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube. Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a primeira posição em Portugal e a 27ª na Europa [3]. Um estudo semelhante efectuado em 2007 pela empresa alemã BBDO remete o FC Porto para o 2º posto nacional (atrás do SL Benfica), embora a nível europeu o clube se encontre melhor posicionado do que no estudo da FutureBrand, no 21º lugar [4].

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_Clube_do_Porto

    ResponderEliminar
  10. Caro Estilhaço!

    Muito bem!
    Porem a minha experiência de muitos anos diz-me que há que ter em conta a acção dum sr.chamado Xistra!Acção esta,que se pode transformar num factor altamente perturbador, e, que desequilibra até nos pequenos detalhes.
    Alguém tem dúvidas que o homem na dúvida decida contra nós e favor do Sporting? Pela minha parte só tenho duas reivindicações a fazer:
    Que faça cumprir os parametros estabelecidos no regulamento sobre arbitragens de futebol e que utilize o mesmo critério para as duas equipas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Para o Estilhaço:
    A Supertaça a norte foi disputada em 2003. Ganhamos 1-0 ao Leiria.

    ResponderEliminar
  12. Bem, o F.C.Porto é favorito só tem que vencer e mais nada, bem no algarve muitos dizem que é mau, pode ser mau sim para a equipa, mas é bom para os adeptos algarvios ( que é o meu caso) que têm poucas oportunidades para ver o F.C.Porto, também nesta epoca estão muitos portistas a passar ferias no algarver, de certeza que encherão o estadio do algarve. VOU ESTAR Lá

    ps. bibo porto carago , poderiam-me adicionar nos vossos Links portistas? Gostava muito, tenho o vosso link no meu Blog, aprecio muito o vosso trabalho. Obrigado

    visitem : http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  13. Como aqui já foi dito, comigo ou sem migo, quero é que o FC Porto ganhe e mai'nada!

    Quanto ao local do jogo, já o disse... qq dia, só falta marcar em Marte, não?

    Valha-me a sorte que consegui alterar o meu período de férias de forma a conjugar a minha estadia nos ALLgarve's nessa data, o que está a acontecer de momento e como tal, dia 16, estarei lá a desempenhar a minha obrigação, sempre num apoio non-stop ao clube do meu coração: o FC Porto! e ostentando orgulhosamente a minha camisola listada de azul e branco em terra de infiéis!

    Tenho pena que tantos outros não possam estar presentes devido à distância... mas aqui, o clube tem culpas no cartório pq aceitou este local... e com isso, calha sempre aos mesmos ter que galgar kms e mais kms para acompanhar o seu clube, neste caso, o nosso!

    Bem, isso não interessa agora nada... dia 16, tou lá e mai'nada!

    Até os comemos, carago!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Ter que ir jogar ao 'ALLGARVE' é penalizante para os adeptos portistas, e eu não me posso queixar, por isso espero que tudo façamos para que no futuro se jogue a Norte, até porque Leiria, também muito em voga, continua a ser mais perto aqui da al-Lixbuna e já lá jogámos nos tempos mais recentes com V.Setúbal e Sporting.

    Quanto à arbitragem, acho um escândalo:
    Então, só podia ser o B.Paixão 'ladrão' de Campomaior, no ano do título do Sporting e que o ano passado não quis ver o penalti do Tonel, ou em alternativa o Xistra albicastrense e sportinguista, que em Alvalade validou um golo precedido de fora de jogo, não marcou um penalti escandaloso sobre o Quaresma e não expulsou o 'glope de karaté' do Liedson sobre o Helton?

    Chega de continuarmos na passividade de bonzinhos...importa equilibrar a balança do bom senso.

    Bom, sábado lá estarei no tal ALLGARVE e espero que o nosso GRANDE FCPORTO ganhe.


    ps1: a nossa menina da natação está de parabéns, afinal duas provas, dois recordes nacionais, creio que um ibérico.

    ps2: a telma lampiona é uma triste...

    ps3: Quanto ao 'Kartaratazana' ninguém o consegue 'apagar'-'internar'? A doença/frustração daquele 'animal' já atingiu o último grau há muito tempo.

    ResponderEliminar
  15. hurakatai:

    missão cumprida ;)

    vitor daniel:

    os teus pedidos, são ordens ;D

    ResponderEliminar
  16. Só não ganharemos no sábado se Jesualdo Ferreira não tiver aprendido com os erros do ano passado.Vamos lá Jesualdo, não tenhas medo,que até a brincar ganhamos a esses lagartinhos....

    ResponderEliminar
  17. Relativamente à estratégia a adoptar pelo Jesualdo Ferreira, digo o seguinte:
    Se o jogo fosse apitado por um árbitro inglês,alemão,ou até espanhol,eu aconselharia o treinador a jogar em 4x3x3 de peito feito sem qualquer receio.
    Agora disputando-se o jogo fora do nosso ambiente e dirigido por um árbitro pró-sporting,então eu acho que será preciso ter muita calma,saber resistir às provocações(jogo subterrâneo),que vão existir,d'alguns jogadores do sporting, e, sim povoar o meio-campo.
    Não nos podemos esquecer que o Sporting tb vai jogar sobre a defesa e tentar explorar o contra-ataque,servindo-se da velocidade d'alguns dos seus jogadores.
    Contra equipas que utilizam bem o contra-ataque,quem jogar em ataque contínuo,quase sempre perde.
    Além disso,é preciso notar que alguns dos nossos jogadores ainda não conhecem a forma de actuar dos árbitros portugueses,os quais decidem a maior parte das vezes contra o FC Porto.Este facto tb poderá ser um elemento bastante perturbador(enervar)a ter em conta.

    Depois,se por exemplo,o árbitro,se limitar a marcar sem reprimir as faltas cometidas pelos jogadores do sporting, e, em contra partida marcar e reprimir com cartões amarelos as faltas cometidas pelos jogadores do FC Porto(intimidação),logo aí estará a ser substâncialmente tendencioso e a influênciar o resultado do Jogo.
    Por outras palavras: se for permissivo para com as faltas dos jogadores do Sporting,e, utilizar o excesso de zelo,for rigoroso para com as faltas cometidas pelos jogadores do FC Porto,temos o caldo entornado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Ser no Algarve ou noutro local qualquer o mais importante é trazer a taça. Isso é o que todos queremos. Claro que a distância implica outros "custos". Mas a fé é grande e move montanhas.
    Blue, boas férias e traz daí esse caneco.

    Saudações Azuis
    Emília dracaena.

    ResponderEliminar
  19. Um aparte...

    oLYMPUS, os teus comentários são excelentes. Davam óptimos artigos. Caramba, têm carrada de informação...

    Qt ao Xistrema, eu tou receoso, confesso. Prevejo mais uma série de dúbias decisões. E, já se sabe, basta haver um árbitro de tomates - k não é o caso - para aquele meio-campo leonino ser corrido a vermelhos. O Rochemback, com arbitragens isentas, não dura 45 minutos...

    Não me alongo mais antes k o FS Franco dê uma conferência de imprensa a dizer k o Bibó Porto anda a condicionar a arbitragem:)

    ps: Depois da vergonhosa participação da Telma Monteiro, só falta mesmo a Vanessa Fernandes tropeçar com a meta à vista:)

    ResponderEliminar
  20. Olá!

    Como diz o Paulo,e,é por demais evidente,se o Xistrema tivesse tomates,alguns jogadores do sporting,não acabavam o jogo.
    Mas mesmo que acabassem,ganhariamos de certeza.
    Os jogadores do sporting gostam de dar no osso dos adversários,mas reclamam se o árbitro sanciona!Das experiencias vividas n'outros jogos com o sporting,tenho más recordações,há sempre problemas,com entradas à margem das leis por jogadores do sporting.

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Outro off-topic:

    Estive hj na Póvoa de Varzim e assisti a um jogo de andebol (de pré-época)do nosso FC Porto frente aos Espanhois do Cangas. Ganhamos 30-29 com um golo de Ric.Moreira no último segundo.

    Caramba, temos (também)q ser campeões de andebol este ano!

    ResponderEliminar
  22. Viva !

    De novo de volta !

    Estilhaço, como sempre gosto bem dos teus artigos. Acho que dão uma excelente síntese, graças aos links, para quem não tem tempo de ler tudo. No que diz respeito à nadadora em questão, é verdade que é um pouco simples a sua desculpa, mas não deixa de ser verdade, segundo me contaram, não tenho acompanhado os Jogos Olímpicos , que a arbritagem tem sido tendenciosa a favor dos atletas Chineses.

    Lucho : Muitos Parabéns pela entrevista. Não deixa de ter piada que M. Serrão tenha sentido a vitória de Viena como a mais explosiva ( eu igual) e não integre no onze ideal Madjer.Mas acho que o Barroco ( no sentido nobre da palavra) é algo bem portista . A tua pergunta é fenomenal e um quebra cabeças como ja escrevi Lol !

    Vi um pouco do jogo Porto Lazio. Foi bom, mas, ao mesmo tempo aterrorizante : Acho que o Porto está mesmo dependente do Lucho no meio campo ( simplificando).

    Parabéns ao Bruno Pinto pela sua exposição do jogo. Gostei de ler.

    Parabéns às estatísticas do Olimpius. Instructivas.

    Relativamente ao que escrevi, sobre a lei do "6+5". Não tive tempo de responder ou desenvolver nos comentários. Mas a saber : Não tenho nada contra a que o Porto alinhe com onze estrangeiros desde que haja espírito de equipa. Mas será possível ? O exemplo do Arsenal mostra que não ! Nada ou pouco alcançaram. Por outro lado penso que é preciso defender as escolas de formação dos clubles. A lei do "6+5" como escrevi, já está, empiricamente, em aplicação. Preparando o futuro e levantando uma mera hipótese : Se em 2012, por exemplo, a fifa impõe a dita regra seremos sempre competitivos ?

    Só para terminar, acho que a comparação entre a novela Quaresma e novela C. Ronaldo são incomparáveis. Por essa razão, quanto a mim, Miguel Sousa Tavares não fez uma boa comparação. Aqui Ronaldo está uma espécie de idolo que há muito ultrapassou o mundo do futebol. Os magazines tv, os magazines para mulheres hetero, bi ou homo falam do Ronaldo, os magazines para homens hetero, bi ou homo falam do C. Ronaldo, os blogs do Le Monde ou do Liberation falam de C Ronaldo. E, para acabar, até os magazines dos meus filhos falam do homem o que , quando li, me levou à beira do xilique !

    Gostava de saber quanto recebe o seu sósia ? É que ele não pode estar em todos os lados, né ?

    Espero poder ver o jogo da supertaça. Força Dragãonet !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  23. O Derrota de Guimarães empatou em casa 0-0 com o Basileia. Já percebi porque é q tanto lutaram fora de campo. Mas nada está ainda perdido:)

    ResponderEliminar
  24. A verdade no Campeonato Português de Futebol Seniores:

    1. Estado Novo (1933-1974): Benfica (20), Sporting (14), Porto (5), Belenenses (1)
    2. Governos Provisórios (1974-1976): Benfica (2)
    3. III República (1976-presente): Porto (18), Benfica (9), Sporting (4), Boavista (1)

    ResponderEliminar
  25. Liga dos Campeões

    Princípios das receitas
    Na principal competição europeia de clubes, a UEFA Champions League, os princípios de distribuição das receitas entre os clubes participantes mantem-se tal como na época anterior. Metade do valor é distribuído em somas fixas e a outra metade de acordo com o valor dos mercados comerciais das federações envolvidas.

    Somas fixas
    No que às somas fixas diz respeito, cada clube recebe um prémio de participação no valor de 2 milhões de euros. Cada clube recebe ainda 400 mil euros por cada jogo disputado na fase de grupos, totalizando 2,4 milhões de euros por emblema. As vitórias na fase de grupos rendem 600 mil euros e cada empate 300 mil.

    Bónus nas eliminatórias
    As 16 equipas que alcançarem os oitavos-de-final recebem um bónus de 2,2 milhões de euros cada. Os clubes que chegarem aos quartos-de-final têm direito a mais 2,5 milhões de euros, sendo que cada um dos quatro semifinalistas arrecada mais 3 milhões de euros. O vencedor da UEFA Champions League recebe mais 7 milhões de euros, enquanto o finalista vencido tem direito a 4 milhões de euros.

    Valor do mercado
    No que diz respeito à outra metade das somas monetárias, aquilo que cada clube recebe tem em conta o valor do respectivo mercado nacional, bem como o número de equipas por federação, as posições em que se classificaram nos campeonatos nacionais e o número de jogos realizados na edição da UEFA Champions League.

    Pagamentos solidários
    Além disso, são realizados alguns pagamentos solidários. Os campeões nacionais que não alcancem a fase de grupos recebem 160 mil euros cada, enquanto os clubes que disputarem a primeira e a segunda pré-eliminatória da UEFA Champions League têm direito a 100 mil euros por ronda, com excepção daqueles que chegarem à fase de grupos. Não são realizados pagamentos solidários aos clubes que disputarem a terceira pré-eliminatória. Os clubes eliminados jogam na Taça UEFA e os restantes têm direito aos pagamentos referentes às anteriormente referidas pré-eliminatórias.


    Taça UEFA

    Quanto à Taça UEFA, cada clube recebe 70 mil euros por ronda, desde a primeira pré-eliminatória até à primeira eliminatória – totalizando um máximo de 210 mil euros. Parte do excedente das receitas da UEFA Champions League é distribuído pelos 80 clubes que jogarem a primeira ronda da Taça UEFA. Cada clube recebe 100 mil euros.

    Fase de grupos
    Cada equipa que jogue a fase de grupos da Taça UEFA recebe uma soma fixa de 70 mil euros. Uma vitória na fase de grupos vale 40 mil euros e o empate fica fixado em 20 mil. As equipas que passarem às eliminatórias recebem 70 mil euros, primeiro por chegarem aos 16 avos-de-final e depois por alcançarem os oitavos-de-final. Estas somas não são pagas às equipas que se juntarem à prova provenientes da fase de grupos da UEFA Champions League.

    Prémios para os vencedores
    Os participantes nos quartos-de-final da Taça UEFA recebem 300 mil euros cada, enquanto os semifinalistas têm direito a 600 mil euros. O vencedor ganha 2,5 milhões de euros por vencer a final, sendo que o finalista vencido arrecada 1,5 milhões de euros. Além disso, as equipas que alcançarem os quartos-de-final têm direito a uma soma monetária tendo em conta o valor do seu mercado e dependendo do sucesso no caminho para as meias-finais.


    Os valores para a época 2008/09 poderão aumentar ligeiramente.

    O objectivo principal desta análise é a constatação do enorme fosse de receitas entre a Liga dos Campeões e a Taça UEFA. Percebe-se bem porque os 3 grandes não querem ir parar à Taça UEFA.

    ResponderEliminar
  26. Off topic

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, Pequim, a capital da China é a cidade mais poluída do Mundo. Uns dias mais, outros dias menos, mas o manto de poluição é duas vezes superior ao normal. Centenas de fábricas foram encerradas e um milhão de automóveis postos fora de circulação. A China tem 16 das 20 cidades mais poluídas do Mundo. Durante os jogos olímpicos a circulação automóvel é feita da seguinte maneira, ímpares num dia, pares no outro, camiões não circulam, obras da construção civil paradas. Ainda segundo a Organização Mundial de Saúde, respirar durante o dia em Pequim equivale a fumar 70 cigarros.

    ResponderEliminar
  27. Dragão na SuperLeague Formula

    Existe uma nova competição no mundo automobilístico que promete atrair tanto os adeptos do desporto automóvel como os adeptos dos principais clubes europeus. A SuperLeague Formula é uma competição na qual algumas das principais equipas do futebol mundial têm uma equipa.

    Todas as equipas correm com carros iguais, sendo as principais diferenças que decidem a classificação final as afinações de última hora e a capacidade dos pilotos.

    O FC Porto foi convidado a participar (como é óbvio, ou não estaria eu a fazer este artigo no Reflexão Portista) tendo inclusivamente já apresentado o seu carro, numa cerimónia que contou com os jogadores do plantel, a direcção do clube, representantes da organização do SuperLeague Formula, e vários convidados (entre os quais os pilotos portugueses e portistas Álvaro Parente e Tiago Monteiro).

    Os clubes convidados para participar na primeira época da competição foram: AC Milan (Itália), Al-Ain FC (Emirados Árabes Unidos), Anderlecht (Bélgica), AS Roma (Itália), Beijing Guoan FC (China), Borussia Dortmund (Alemanha), Corinthians (Brasil), FC Basel (Suiça), FC Porto (Portugal), Flamengo (Brasil), Galatasaray (Turquia), Olympiacos (Grécia), PSV Eindhoven (Holanda), Rangers FC (Escócia) e Sevilla FC (Espanha).

    As corridas para a época 2008 são as seguintes: Donington Park (Reino Unido) a 30/31 de Agosto, Nürburgring (Alemanha) a 20/21 de Setembro, Zolder (Bélgica) a 4/5 de Outubro, Estoril (Portugal) a 18/19 de Outubro, Vallelunga (Itália) a 1/2 de Novembro e Jerez (Espanha) a 22/23 de Novembro.

    A organização da competição, espera conseguir incluir mais corridas nas próximas épocas (9, 12, 15 e 17 segundo o site oficial), assim como mais equipas.

    O fim-de-semana da corrida tem vários eventos que podem ser acompanhados pelos "adeptos". No sábado de corrida, são feitos os chamados treinos livres (usados pelas equipas para afinar os carros e para os pilotos se ambientarem à pista) e a qualificação. No domingo são feitas duas corridas, a primeira com a grelha de partida obtida pela qualificação do dia anterior, e a segunda com a grelha de partida invertida (dependendo da classificação final da primeira corrida).

    Os clubes de futebol envolvidos não têm qualquer custo associado à participação nesta competição (a manutenção e a gestão é feita por equipas especializadas), fornecendo apenas o nome e a imagem do clube. Pela cedência da imagem e da marca, a organização da competição vai distribuir 1M€ por corrida pelos participantes, não estando (pelo menos para mim) ainda claro se todos os clubes recebem o mesmo, se os valores já se encontram definidos em contractos, ou se dependem dos resultados da equipa.

    A nível económico é uma situação segura, sendo que na pior das hipóteses o saldo será nulo (visto que os clubes não precisam de fazer qualquer investimento). Esta é uma oportunidade importante para o FC Porto potenciar o seu reconhecimento/marca a nível internacional.

    Fonte:reflexaoportista.blogspot.com

    Link:
    http://superleagueformula.net/

    Não se esqueçam. É já no fim do mês que vamos ver o nosso bólide a zarpar em Donington Park (Reino Unido).
    Acelera aí!!!

    ResponderEliminar