11 setembro, 2009

Agora, escolha!! - semana 5

Miran Pavlin

Data de nascimento: 08-10-1971 (37 anos)
Posição: Médio
Clube anterior ao FC Porto: Karlsruher SC
Clube posterior ao FC Porto: Samsunspor
Clube actual: FC Koper - Eslovénia

Épocas no FC Porto: 2 (2000/01, 2001/02)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 0

Pontos de exclamação: as suas exibições ao serviço da selecção eslovena, no Euro 2000, prometiam muito, onde construiu uma boa dupla com Zahovic.

Reticências: por vezes dei por mim a pensar se com um torno mecânico se conseguiria “ajeitar” aquele pé esquerdo. Cheguei à conclusão que não.

Pequenos apontamentos:

    Chegou ao FC Porto com 28 anos. Jogava no Karlsruhe, da 2ª divisão alemã, quando assinou por 4 anos. Veio ganhar um ordenado mensal de 10 mil contos, considerado elevado na altura.

    Ao fim de 1 ano no clube já pretendia ir embora, quando ficou a saber que o seu nome não constava da lista de 25 jogadores escolhidos por Octávio Machado para a Liga dos Campeões.

    Nessa altura afirmou: “…Tenho uma boa proposta do Lyon e, assim sendo, gostava de sair do FC Porto, e também que os responsáveis do clube compreendessem a minha situação. Preciso de representar uma equipa onde possa jogar, dado que um dos meus objectivos é participar, pela selecção da Eslovénia, no Mundial 2002”. Acabou por ficar.

    Com a chegada de Mourinho tudo muda. O novo treinador elogia-o regularmente e afirmar que conta com ele para o que resta do campeonato e da campanha da Champions. Dá-lhe a titularidade, mas foi sol de pouca dura.
Alguns jogadores importantes com quem jogou: Jorge Costa, Capucho, Domingos, Deco, Paulinhos Santos.

Na semana passada tivemos a maior participação de sempre no “Agora escolha…”, 178 votantes! Os comentadores também se mostraram bastante activos! Impressionante! Comunidade “Bibó Porto” aderiu em peso à “festa de aniversário” de Argélico Fucks, presenteando-o com o belo título de Morcão! Uns expressivos 94% são o prémio mais que justo para este jogador. Também eu contribuí para esse prémio. Bibó Porto escolheu, está escolhido.

Estou deveras impressionado com o “hat trick” do Intrusus, um verdadeiro artilheiro-mor quando se trata de descobrir o jogador a votos na semana seguinte! Esta semana não foi excepção, acompanhado no perspicaz vaticínio pelo Jorge Aragão e pelo Paulo Pereira. Parabéns aos 3!

Ficar 7 épocas no FC Porto não é para quer, é só para quem merece! Houve um médio-ala baixinho que conseguiu essa proeza. O jogador a votos na próxima semana foi daqueles que foi ficando, ficando... ficando, e nunca se impôs verdadeiramente como um esteio da equipa. Se a irregularidade exibicional desse lugar a multa, tínhamos os cofres cheios. Já se o ar de "puto reguila" fosse recompensado, o moço ainda hoje estava a receber comissão. De quem estarei eu a falar?

Saudações,
Dragon Soul

25 comentários:

  1. Tb diria Jorge Couto, no FCP de 89/90 a 95/96, com um golo memorável de meio campo ao SCP.

    Quanto ao Pavlin ainda joga no seu país no "Football Club Koper", equipa que lidera a classificação do seu país

    ResponderEliminar
  2. Nem Dragão, nem Morcão, há um senão.
    Chegou depois de boas exibições pela selecção do seu país mas nunca chegou a vingar.
    Na próxima semana será o Jorge Couto com quase certeza absoluta.

    ResponderEliminar
  3. É difícil, mas aposto no intermédio. Lembro-me bem dele, apesar de nunca se ter afirmado definitivamente.

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  4. Também vou pelo intermédio.Jogador que jogava quase parado.
    Para a semana só pode ser o Jorge Couto.

    ResponderEliminar
  5. Não aqueceu nem arrefeceu. Jogar no F.C.Porto dos tempos modernos e não ser campeão... só pode morcão.

    Também acho que estás a falar do Jorge Couto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Estou com o Vila Pouca. Pavlin é, com certeza, um morcão.

    Jorge Couto ou Folha, mas vou pelo Couto. Marcou um golo ao Sporting em Alvalade (num chapéu antes do meio campo) e depois o André foi festejar para cima dele de uma forma muito maliciosa:) Recordam-se? :)

    ResponderEliminar
  7. Antes do mais, obrigado pelo elogio à minha pessoa... mas às vezes, depois dos elogios é que se borra a pintura...

    Confesso que fiquei às aranhas com essa pista... Embiquei no Folha e nunca mais me lembrei do Jorge Couto (que quase de certeza é o candidato da próxima semana)... :P

    Sobre o menino do Clube dos Poetas Mortos, fico-me pelo intermédio.

    Lembro-me de boas exibições dele no Europeu 2000 e de algumas também com o Mourinho, por isso não o colocaria como Morcão, mas a verdade é que nunca convenceu...

    Nem Dragão nem Morcão...

    ResponderEliminar
  8. Para mim, morcão.

    O mais curioso da sua passagem pelo FC Porto, foi a "paixão" inexplicável que o Mourinho sentia por ele. Salvo erro, houve um jogo com o Marítimo, em que na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, Mourinho afirmou que tinha uma confiança absoluta em Pavlin e que com ele, o esloveno jogaria sempre. Depois veio o jogo, Pavlin falha um penalty e faz uma 1ª parte banal, substituição no início da 2ª parte e lá se foi a confiança de Mourinho. Foi o princípio do fim da estadia de Pavlin no Porto.

    PS: Lucho, não sejas mauzinho, o André estava chateado porque ninguém lhe passava a bola, e apenas quis “brincar” com aquelas que estavam mais à mão! :)

    ResponderEliminar
  9. PAVLIN teve todas as oportunidade para se fazer um grande jogador, Mourinho apostou forte nele e mesmo assim não deu em nada.... por mim é Morcão por não ter aproveitado as oportunidades que lhe foram dadas.

    ResponderEliminar
  10. é morcão !
    Não foi sobre ele que foi cometido um penalty não assinalado num jogo com o Anderlecht e que até resultou numa lesão grave ?


    em relação à próxima semana também voto no Jorge Couto, mas só me lembrei dele depois de ver os comentários.

    ResponderEliminar
  11. Offshore,

    Esse que se lesionou gravemente (e que me cheira mais dia menos dia virá a estar no Agora Escolha) foi o Silvio Maric, que depois ficou meia época arrumado reaparecendo num jogo da taça no estádio da Luz em que o Porto jogou com a segunda equipa e quase ganhava o jogo... :P

    Pelo que me recordo, não foi um penalty, mas sim um golo mal anulado...

    ResponderEliminar
  12. Foi um golo mal anulado e que nos impediu de entrar na Liga dos Campeões. Perdemos por 1-0 em Bruxelas e empatámos nas Antas a zero.

    Esse jogo na Luz para a Taça de Portugal, penso que foi uma eliminatória em que empatámos na Luz e no desempate nas Antas vencemos por 4-0 num jogo em que choveu como se não houvesse amanhã e numa noite fantástica do Alenitchev.

    ResponderEliminar
  13. obrigado por me avivarem a memória.

    golo mal anulado e falta para penalty

    provavelmente fruto dessa lesão nunca soubemos o real valor do jogador

    ResponderEliminar
  14. "provavelmente fruto dessa lesão nunca soubemos o real valor do jogador"

    Estou totalmente de acordo com o que dizes.

    Acabei por não ver esse tal jogo na Bélgica, mas deram-me muito boas referências dele e pelo pouco que vi o Maric jogar, fiquei mesmo com muita pena de ele se ter perdido com essa lesão... faz lembrar o caso do Mielcarsky que além da lesão grave teve o "azar" de apanhar o Domingos e o Jardel na forma que se sabe...

    Sevilha 03,
    Esses 4-0 foram memoráveis...
    Lembro-me que cheguei tarde ao jogo e ainda ia a caminho do estádio quando ouço o primeiro estrondo de alegria... Quando cheguei ao meu lugar já lá estava a primeira bomboca... ;)

    ResponderEliminar
  15. É caso para dizer, apostem todos no euromilhões que isto hoje tá tudo em alta! ;)

    Lucho, já nem me lembrava desse "famoso" festejo do André, o homem só queria ver se ele tinha "tomates" para marcar outro golo daqueles :)

    Offshore, Intrusus e Sevilha 03, recordar é mesmo viver, estou "praqui" a desbobinar mentalmente o filme desses dois jogos, como é boa a tertúlia azul e branca! Maric já estava (e está) na minha lista do "Agora Escolha...", daqui a uns tempos vá! ;)

    Saudações a todos

    ResponderEliminar
  16. Não é Dragão...mas também não é morcão...

    Eheh lembro-me desses 4-0!O Alenitchev partiu a loiça toda mesmo!

    ResponderEliminar
  17. Do Pavlin só quse me lembro de um belo golo no Estrela com um tiraço de pé esquerdo.
    Prometeu ma pré-epoca mas depois não deu...
    Prá semana... vou alinhar pela maioria, Jorge Couto, um dos campeões de Riad, belo jogador mas nem sempre titular que Robson mandou para o Boavista em troca com o Artur... Vamos a ver...

    ResponderEliminar
  18. Nem Dragão nem Morcão. Lembro-me dele mas muito vagamente.

    ResponderEliminar
  19. Pavlin tinha um bom pé esquerdo, chutava bem mas era muito lento e não defendia. O Mourinho achava que conseguia fazer dali um jogador mas depressa deixou de acreditar.

    Apesar de tudo e pelo pé esquerdo que tinha não acho muito morcão. Claro que concerteza não é dragão e, por isso, fico-me pelo intermédio.

    Voto no Jorge Cou para a semana. E desde já acho que era um dragão.

    ResponderEliminar
  20. Apesar de estar no auge da minha infância, lembro-me perfeitamente dessa eliminatória com o Anderlecht e da outra para a taça de Portugal e o famoso 4-0 ao benfas!Jogámos duas vezes segyidas na luz, primeiro para taça e depois para o campeonato.

    ResponderEliminar
  21. Pois, pois, o Pavlin,
    o lento e pachorrento Pavlin ;)

    Bem, nem Dragão, nem Morcão foi o meu voto... tinha um pé esquerdo de fino recorte, mas aquilo era classe a mais num cepo daqueles que gostava de jogar devagar, devagarinho, para não dizer parado.

    Este, não foi daqueles se que possa queixar de falta de oportunidades... só que este, é daqueles que parece que quando o sol nascia, para ele não era concerteza.

    Quanto ao next, pois, já tinha lido e não me lembrei desse Jorge Couto, o metro e quinze Jorge Couto... mas depois de tantas e tantas apostas para ali, tb alinho pelo mesmo diapasão :D

    ResponderEliminar
  22. Para Mourinho, q o tentou transformar num Dragão de qualidade, Pavlin parecia ser cheio delas...

    Para mim, q detesto ver as referidas qualidades serem desperdiçadas, de forma inglória, leva um Morcão. Talento tinha, não o sabia era usar.

    ResponderEliminar
  23. Viva !

    Quanto a mim, não tenho qualquer opinião.

    Um jogadot que esqueci.

    Ia votar, mas parece que as urnas já estão fechadas.

    Fecharam mais cedo que habitualmente ou ter-me-ei enganado ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar