18 setembro, 2009

Agora, escolha!! - semana 6

Jorge Couto

Data de nascimento: 01-07-1970 (39 anos)
Posição: Médio-Ala / Extremo
Situação actual: Retirado do futebol profissional

Clube anterior ao FC Porto: Gil Vicente
Clube posterior ao FC Porto: Boavista
Clube onde terminou a carreira de futebolista: Boavista (2003)

Épocas no FC Porto: 7 (1989/90, 90/91, 91/92, 92/93, 93/94, 94/95, 95/96)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 5

Pontos de exclamação: Não raras vezes transformava-se no “prozac” que uma equipa amorfa estava a precisar. Tinha uma admirável precisão nos cruzamentos para a área.

Reticências: era a “arma secreta”, por vezes tão secreta que até James Bond sentia o lugar em perigo. Nessas alturas recusava-se a sair do anonimato e a única coisa que sobressaia eram as suas fintas aos painéis publicitários enquanto aquecia para entrar.

Alguns jogadores importantes com quem jogou: Domingos, Madjer, André, Bandeirinha, Jaime Magalhães, Vítor Baía, Paulinho Santos, Kostadinov.

Estava ainda a dar os primeiros passos na equipa, e foi o marcador do único golo num jogo contra o Setúbal em que o FC Porto se sagrou campeão nacional, na época de 89/90. Que saudades das invasões de campo no Estádio das Antas. Vale a pena ver.



Três votos! Três votos apenas livraram Pavlin de se juntar à equipa dos Morcões. Nunca uma votação no “Agora escolha…” foi tão disputada até ao final. 73 votantes foram suficientes para considerar que Pavlin não era “Dragão, nem Morcão, há um senão”. A minha escolha recaiu sobre a opção de Morcão, considerava-o um jogador débil e desconcentrado, mas admito que houve outros “morcãozolas” piores que ele nas bandas do Dragão. Comunidade Bibó Porto escolheu, está escolhido.

O Ramon abriu as hostilidades com uma pergunta retórica (digo eu) ao acertar no nome de Jorge Couto para esta semana, e vai daí foi um fartote de tiros no alvo. A Santa Casa agradece o facto dos comentadores Bibó Porto nem sempre terem paciência para porem as cruzinhas no euromilhões. Cheira-me que esta semana iam à falência, tal era a pontaria dos nossos comentadores. Parabéns a todos pelo acerto na previsão e pela participação!

Na próxima semana teremos a votação num ponta-de-lança, aliás n”O” ponta-de-lança! O homem que coleccionou os mais elogiosos epítetos, que chegou com ares de gaivota com o seu peito curvilíneo, e saiu a cantar a música dos pássaros que para sempre o imortalizará como um fenómeno da área. A sua cadência de golos era galáctica, apenas possível aos predestinados. Nos últimos tempos acabou encostado às 4 linhas, por vezes às 5 e 6 linhas, dependendo do que o salário milionário permitia. O único que me fazia passar uma época descansada a pensar: podem tapar a baliza com esferovite que ele vai lá e marca de “cuzada”. Enfim, já devem saber de quem se trata, apenas e só “O” Ponta-de-lança! Ele vai merecer cada voto.

Saudações,
Dragon Soul

14 comentários:

  1. Esta é fácil,Dragon Soul =)

    "Voar como o JARDEL sobre os centrais..." +.+

    Gostava tanto dele que me lembro de festejar um golo que ele marcou ao Real Madrid-quando jogava já no Galatasaray-como se estivesse de Dragão ao peito,para grande divertimento do meu pai =)

    Quanto ao Jorge Couto,muito sinceramente não me lembro...

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Jorge Couto é Dragão, ou melhor e atendendo à sua altura, um Dragãozinho, a fugir para pantera.

    Jardel

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Do Jorge Couto, mais do que os jogos de dragão ao peito, lembro-me sempre do nome que o meu pai lhe chamava: "Perna Torta" ... :)

    Como jogador, pouco me fascinou... então depois de saber (por um amigo que chegou a estar na estrutura do FCP) que ele se conseguia lesionar a sair da cama, a minha escolha cai direitinha no Morcão...

    Sobre o senhor que se segue, tá tudo dito...

    É "O" Jardel... e não "aquele" Jardel que agora anda aos caídos... Para esse senhor, o meu voto já está decidido!

    ResponderEliminar
  4. Jorge Couto é dragão. Pode não ter brilhado intensamente mas era sempre um jogador com uma técnica assinalável e que decidiu alguns jogos, não esqueçam! E da nossa formação. Aquele golo em Alvalade do meio campo é inesquecível. E este q vem no vídeo decidiu o título em 1990.

    Se Pavlin não é morcão, então o Couto tem q ser dragão!

    Quanto ao Super Mário, era mesmo o homem q voava sobre os centrais. Tantos e tantos golos, tantas e tantas alegrias, gritos de euforia que me proporcionou. Ao Jardel o meu muito obrigado por tudo! Lamento que os ares de Lisboa o tenham levado para os maus caminhos.

    Mas O PONTA DE LANÇA para mim, Dragon Soul, O VERDADEIRO, esse chama-se FERNANDO GOMES.

    ResponderEliminar
  5. Estou como o Lucho.
    Comecei a ler "n”O” ponta-de-lança!" e pensei logo Fernando Gomes. O Bi-Bota foi "O" ponta de lança.
    O próximo Dragão é o JARDEL !!! Dragão pelo que fez de azul e branco, obviamente.

    Jorge COuto tb é dragão

    ResponderEliminar
  6. É claro que Jorge Couto é Dragão. Deixava tudo em campo e lutava bravamente mas, como a todos, nem sempre lhe saía bem.

    Lembro-me bem do golão em Alvalade como me lembro bem de um grande golo que ele marcou pela selecção no Mundial Sub-20 que brilhantemente conquistámos.

    Não gostei da forma como saiu do Porto "empurrado" e foi parar no Boavista onde os ajudou muito.

    O próximo é o Super Mário.

    ResponderEliminar
  7. Diria que, um Dragãozito... de metro e quinze d'altura.

    Lembro-me perfeitamente do Jorge Couto... um anãozito, pernas curtas e arqueadas qb, capaz do muito bom (ainda que poucas vezes), do bom (algumas vezes) e do mau (muitas vezes)... mas era muito pouco malandro no que toca ao jogo colectivo e penso que isso, por si só, já será um excelente elogio.

    O golo que o notabilizou, se assim podemos dizer, foi esse mesmo em Alvalado, quando do meio-campo, vendo a pomba esboaçar por cima da baliza adversária, faz-lhe ponto de mira, fuzila na passada, mas erra o alvo por completo... acaba a colocar a fazer balançar as redes da baliza adversária com a bola lá anichada. :)

    Como dizia no inicio, um Dragãozito... de metro e quinze d'altura.

    Pá semana, pois, de tão óbvia, só podia mesmo ser o Perna-Longa do Jardas... mas e como já aqui foi dito, "O", bem, esse tem dono próprio e dificilmente, nas próximas décadas, alguém lhe conseguirirá roubar esse pedestal memorial... "O" é por direito próprio do mamucha e saltitão do (enorme e saudoso) Fernando Gomes, o bI-bOTA.

    ResponderEliminar
  8. Jorge Couto Dragão!

    Bem, falar de Jardel, é simplesmente recordar um momento fantastico que guardo do estádio das Antas, que foi assistir ao vivo, ao golo soberbo frente ao Farense (se não me engano),após cruzamento e do meio da rua Super Mário de primeira, em jeito de trivela, remata sem hipotese ao canto da baliza. Estava mesmo atras daquela baliza (a norte), e foi brilhante.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Bem, quanto ao Jorge Couto, só me lembro dele na rotunda fc lol Mas pelo que tenho conhecimento... também votei Dragão!

    Para a semana, ora nem mais, o Super Mário-Jardel!! Mas só aquele Jardel até ter aterrado no aeroporto com o cachecol do Porto ao pescoço e o Octávio dizer que não percisava dele!! A partir daí, estragou-se, este homem com faro de golo!! O grande matador (cresci a festejar os seus golos, jogo após jogo!)

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  10. Amigos, para o bi-bota de ouro, quando for alvo de votação, tenho outros elogios mais abrangentes! :)

    Era mais refinado, mais completo, mais móvel que Super-Mário, mais susceptível de ser apelidado de "O" Avançado! :)

    Em todo o caso Super-Mário encheu-me as medidas, um fora-de-série que tantas alegrias me deu! Tantos e tantos golos seus guardo na minha memória... chiuf!

    Saudações

    ResponderEliminar
  11. Para mim o Jorge Couto é um Dragão, se bem que não muito grande.

    ResponderEliminar
  12. Hesitei um bom pedaço, mas para mim não foi nem morcão nem dragão. Pura e simplesmente andava por lá e de quando em vês dava nas vistas para desaparecer logo a seguir.
    Possivelmente o Jardel, mas sem sombras de duvidas O ponta de lança soberbo e inesquecível é Fernando Gomes.

    ResponderEliminar