28 setembro, 2009

116 anos de (B)itórias!

No dia 28 de Setembro de 1893, um comerciante de vinho do Porto descobriu o futebol numa viagem a Inglaterra e decidiu fundar por cá um clube. O seu nome foi António Nicolau d'Almeida e hoje, esteja onde estiver, certamente estará orgulhoso por ver como o "seu" clube cresceu e se tornou um dos maiores do mundo.

Ao longo destes anos todos nem tudo foi fácil, porque em 116 anos é óbvio que as coisas nem sempre correm bem. E é também verdade que a muitos não convém que as coisas nos corram da melhor maneira. Mas contra tudo e contra todos este clube continuou a crescer, e as dificuldades nunca hão-de deixar de existir, mas ainda bem que assim é. Quem ganha mete medo, quem ganha é importuno, quem ganha chateia os outros e quem ganha é o FC Porto.

Podemos bem dizer que somos um clube eclético. Temos títulos em tudo quanto é modalidade. Futebol, andebol, hóquei em patins, hóquei de campo, ginástica, natação, boxe, bilhar... é um sem fim de modalidades que já puderam presenciar ou que ainda vão presenciando a infindável grandeza do nosso clube.

Cada dia que passa o nosso orgulho em fazer parte deste grande clube vai aumentando. Todos os dias mais uma vitória, mais uma adversidade passada, mais uma volta dada por cima.

A vencer desde 1893.

importante: no âmbito das celebrações do 116º aniversário, durante o dia de hoje, o FC Porto disponibiliza a todos os interessados, lugares Dragon Seat a 50% de desconto para a época 2009/2010... confirma aqui.

8 comentários:

  1. Parabéns ao GRANDE Futebol Clube do PORTO!!!

    116 anos de glória.... é esta a nossa história!!! :)

    AMO-TE PORTO

    ResponderEliminar
  2. É verdade que o Porto vence desde 1893 mas se recuarmos só até 1974, isto é, depois do 25 de Abril, então o Porto é de longe o clube com mais títulos em Portugal.

    Isto quer dizer que enquanto alguns têm de ligar o Canal História para verem títulos nós todos os anos ganhamos títulos, seja no futebol, no hóquei (onde só começamos a ganhar na década de 80 mas daí para cá tem sido avassalador), no andebol (esperemos que este ano não seja tão mau como está a ser este começo de época), no básquete (acredito que este ano seremos campeões), no bilhar, natação ou qualquer outra modalidade.

    Além disso, não é portista quem quer. Ser do Porto é um estado de alma mas é também ser exigente com o clube e com quem o dirige. O Futebol Clube do Porto é hoje um clube moderno, eclético e conhecido mundialmente não só pelos seus resultados do futebol mas também por ter um dos melhores e mais modernos estádios do mundo, por ter um pavilhão novo e fora do comum e pelos títulos de hóquei patins ou bilhar.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  3. PARABÉNS, para o MELHOR CLUB DO MUNDO!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  4. "Porque os outros se mascaram mas tu não

    Porque os outros usam a virtude
    Para comprar o que não tem perdão.
    Porque os outros têm medo mas tu não.

    Porque os outros são os túmulos caiados
    Onde germina calada a podridão.
    Porque os outros se calam mas tu não.

    Porque os outros se compram e se vendem
    E os seus gestos dão sempre dividendo.
    Porque os outros são hábeis mas tu não.
    Porque os outros vão à sombra dos abrigos
    E tu vais de mãos dadas com os perigos.

    Porque os outros calculam mas tu não."


    Quantas lágrimas já escorreram pela minha cara por ti,quantas refeições já saltei por não aguentar o nó na garganta,quantas cavalgadas já fez o meu coração com tanto nervosismo.

    Ah,mas meu Grande Porto,quantas alegrias já me deste.Quantos sorrisos já dei ao ver-te vencer.Quanto já cantei,gritei,festejei por ti.
    Nada.Nada comparado com a tua grandeza,com a tua mística,com a tua força!

    Longa vida ao Dragão!

    ResponderEliminar
  5. Ser do Futebol Clube Do Porto é uma honra, e essa, só está ao alcance dos que a têm, ponto final, parágrafo!

    Pela minha parte, e enquanto por cá andar, levando já mais de 3 décadas disto, nunca em momento algum, contem comigo apenas e só para dar palmadinhas nas costas quando o meu clube estiver no apogeu, idolatrar apenas e só quando for Rei e Senhor na Europa ou cá no burgo, ou ainda, ajudar a dobrar mais um obstáculo apenas e só quando os ventos correrem de feição e levem a Nau a bom porto.

    Não, não e não. Jamais contem comigo apenas e só para isso, porque para esse triste espectáculo, felizmente, os hão poucos, mas esses, felizmente que ninguém os ouve, ninguém lhes liga, nem tão pouco lhes reconhece qualquer credibilidade ou moral para falar do que quer que seja que envolva a instituição Futebol Clube do Porto.

    Eu, com o meu simples e humilde contributo, nunca renunciarei ao meu lugar por mérito próprio na linha da frente de batalha, em todo e qualquer momento em que sinta o meu Futebol Clube do Porto a quebrar, a adoecer, que esteja fraco ou sem forças, que tenha (aparentemente) perdido a sua identidade, que (aparentemente) já não consiga distinguir os tortuosos e traiçoeiros caminhos que atravessa, que (aparentemente) já não tenha sequer uma mão amiga que o ampare, um incentivo que lhe crie algum conforto, alguém que simplesmente olhe para ele e diga:

    - "Estou aqui para te apoiar, estou aqui porque te amo".

    Sempre fui, sou e sempre serei um dos seguidores da Fé, daqueles que nunca desistem, daqueles que acreditam e amam e não conseguem virar costas, os que ficam contigo e te fazem ver que podes contar connosco, os que sofrem em silêncio, respeitando a tua fraqueza e que não te apunhalam pelas costas num qualquer momento de debilidade.

    Infelizmente, por vezes, parecem poucos os que ficam… mas não deves sentir-te desolado, triste, amargurado, por veres que nem todos os amigos são para todas ocasiões, que naquele momento, nem todos ficaram para te amparar!

    Talvez tenham sido mais os que partiram, ficaram alguns, não muitos é certo, mas lá diz o outro, somos poucos, mas somos bons, ainda que me sinta triste por ver que nem todos te quiseram ajudar, mas orgulhoso de mim por sentir uma maior vontade de te acarinhar.

    Que te posso dizer? Que importa o que te diga??

    Tanto faz, o que sei é que ficarei sempre contigo até ao fim, ao teu lado e em pé, nos bons e nos maus momentos, a mostrar a minha devoção por esta religião que me consome a alma!

    Muito orgulhosamente, sou Futebol Clube do Porto… mai’nada!

    Ahhh, já me esquecia… parabéns, miúdo!!!

    ResponderEliminar
  6. É uma honra ser Portista.
    Parabéns meu nobre e leal Futebol Clube do Porto.

    ResponderEliminar
  7. Amo-te FC Porto... para sempre!

    Psd - Blue, a imagem está fenomenal! Parabéns

    ResponderEliminar
  8. Caro blue boy.
    Soberba a sua definição de Portismo. Quase sinto inveja de não ser o autor do texto, tal é a sinceridade que transborda em cada palavra. Ser um verdadeiro adepto do FC Porto é mesmo isso. Sofrer com as derrotas (felizmente poucas) mas mesmo assim erguer mais alto o estandarte das nossas cores para que todos vejam que nunca estaremos vencidos.
    Quem sente o Porto acredita no grito tripeiro de: O PORTO É UMA NAÇÃO CARAGO!!!!!!!
    PARABENS!

    ResponderEliminar