22 setembro, 2009

12 minutos a seco...

Antes de falar no andebol, que é a única modalidade de pavilhão que já regista jogos oficiais, devo informar os interessados que no próximo sábado, antes do clássico de futebol no Dragão (FC Porto/Sporting, 19.15h na Sporttv1), estarei presente em Viana do Castelo para assistir ao vivo à Supertaça de hóquei em patins (1º jogo oficial), que se disputará pelas 16.15h (TVI 24), entre as equipas do FC Porto e do Benfica. Por isso, entre as 18 e as 19 horas, um grupo de adeptos do FC Porto passará pela A28 em "grande correria" rumo ao Dragão! E mesmo que cheguemos mais tarde ao estádio, não há problema, porque no futebol, não faltará apoio... já no hóquei, a nossa presença é bem mais importante e queremos muito este troféu!!!

Por falar em hóquei, o FC Porto venceu o torneio Cidade do Porto, depois de bater no pavilhão do Infante de Sagres (onde estive na meia final, esta sexta feira), a Oliveirense por 6-3 e na final o Liceo da Corunha por 4-1. Na supertaça, não teremos o capitão Filipe Santos, mas teremos 10 guerreiros cheios de vontade de enriquecer mais um pouco, as vitrines do futuro museu do FC Porto.

FC Porto perde nos Açores, depois de estar quase 12 minutos sem marcar!

  • SC Horta, 24 - F.C. Porto, 22

No último sábado, o FC Porto esteve em dia não. Além da derrota dolorosa em Braga no futebol, também o andebol nos deixou ficar mal. Ao intervalo, os Dragões venciam por 10-14 nos Açores e ninguém esperava uma reviravolta no marcador por parte do Sp.Horta. Mas o inacreditável sucedeu mesmo, e por isso, a vitória Portista diante do Sporting no fim de semana anterior, não teve a sequência que todos aguardávamos.

Entre o minuto 41 e o 53, o FC Porto conseguiu a proeza de estar quase 12 minutos sem marcar um golo, permitindo um parcial de 7-0 aos Açorianos (bem reforçados, esta época). De 15-18, o marcador virou para 22-18, a favor dos Açorianos, a menos de 7 minutos do fim. A juventude do plantel e os novos métodos do treinador obrigam a alguma moderação nas minhas apreciações, mas destaco uma vez mais, 4 livres de 7m falhados e a escassa eficácia de Grilo e Wilson (1 golo cada), eles que tinham sido fundamentais diante do Sporting (que este domingo goleou o Benfica por 37-28).

Neste jogo nos Açores que o FC Porto acabou por perder por 24-22, destaco os 5 golos de Tiago Rocha e de Álvaro Rodrigues, logo seguidos de Ricardo Moreira (na foto) e Inácio Carmo, com 3 e Pedro Spínola e Filipe Mota com 2.

No próximo sábado, o FC Porto recebe o Xico Andebol (16h) e espera-se que tudo volte à normalidade, mesmo que o “Lucho” não esteja nas bancadas do Dragão Caixa, pois ainda não lhe é possível estar em 2 locais ao mesmo tempo (estarei em Viana do Castelo a ver o hóquei). Na época passada, cometi "a proeza" de assistir a todos os jogos caseiros do andebol do FC Porto, situação que já não poderei imitar em 2009/10.

Tiago Rocha

O nosso pivot, foi o jogador Portista que mais se destacou nos Açores, tendo marcado 5 golos (os mesmos que o lateral Álvaro Rodrigues), com um 4/4 em remates aos 6 metros. Pena o livre de 7m que falhou. Depois dos 3 golos ao Sporting, mais uma boa exibição no nosso pivot, Tiago Rocha (na foto) que além dos 4 golos aos 6 metros, marcou ainda mais 1 em contra-ataque. Não se compreende foi como permitiram a um jogador do SCHorta marcar 50% dos golos da equipa (12). Uma decepção logo à 2ª ronda, sinal que Obradovic tem ainda muito que fazer...

Um abraço do Lucho.

28 comentários:

  1. Pronto,isto há dias em que não vale mesmo a pena sair de casa =/
    Paciência,só há que continuar a trabalhar.

    Por falar em Dragões de Ouro.
    Vi agora a cerimónia no Porto Canal.
    Um autêntico regalo,desde o nosso presidente a aclamar poemas de uma forma simplesmente linda,passando pela homenagem sentida a César Fidalgo(até a mim vieram as lágrimas)até aos mais pequenos do Dragon Force a cantar o nosso Hino cheios de alegria e vida!

    Que sirva de estímulo para o longo caminho que temos pela frente.


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Esta semana nem dá vontade de nada... mas Deus é grande e os beneficiados ainda hão-de cair...

    ResponderEliminar
  3. Caro Lucho, ainda bem que há adeptos como tu que são capazes desses sacrifícios e vão primeiro ao Hóquei. Venham com calma que nós asseguramos o apoio necessário frente aos chorões, que ontem ganharam com um penalti vergonhoso.

    Sobre o Andebol e como sabes, uma das razões das minhas criticas ao Resende eram exactamentas essas: a equipa ganhava vantagem confortável e depois, desconcentrava-se, deixava de jogar e sofria grandes dissabores. Afinal, parece que saiu o Carlos e as coisas continuam na mesma. Vamos esperar que tenha sido apenas uma má noite, a excepção à regra e não volte a acontecer.

    O campeonato este ano vai ser muito complicado, há um grande equilibrio e mesmo sabendo que o Horta está forte, quer-me parecer que é ganhando estes jogos que se marca a diferença.

    Vamos esperar que os açorianos em casa, façam aos outros candidatos o que nos fizeram a nós.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. O grupo para Viana vai crescendo, pelas minha contas, pelo menos 10 Portistas fanáticos estão garantidos...

    ResponderEliminar
  5. Dragões de Ouro distribuídos ao ritmo da poesia

    Cerimónia de tradição no universo azul e branco, a gala dos Dragões de Ouro voltou a primar pela elegância e originalidade, transformando a noite dos cerca de 450 convidados numa ocasião verdadeiramente singular. Os espectáculos e a poesia recitada conferiram magia acrescida ao evento, no decurso do qual foram distribuídos 16 galardões, referentes à época 2008/09.

    Realizado no Pavilhão Dragão Caixa, o convívio começou com um jantar, seguindo-se a entrega dos prémios, intercalada sempre com momentos de animação musical, assegurados por uma orquestra, e com a declamação de um conjunto de versos simbólicos de alguns dos maiores poetas portugueses.

    De relevar ainda a mensagem do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, coberta de palavras de reconhecimento e inspiração, e a estreia de um grupo de alunos do Dragon Force enquanto coro, dando voz ao Hino do Dragão.

    Atleta do Ano: Bruno Alves

    Futebolista do Ano: Raul Meireles

    Atleta de Alta Competição do Ano: Ricardo Moreira (Andebol)

    Atleta Amador do Ano: Sara Loureiro (Natação)

    Atleta Jovem do Ano: César Fidalgo (Hóquei em Patins, a título póstumo)

    Atleta Revelação do Ano: Fernando Reges (Futebol)

    Técnico do Ano: José Alexandre Silva (Natação)

    Seccionista do Ano: Manuel Pereira (Basquetebol)

    Dirigente do Ano: Paulo Teixeira

    Funcionário do Ano: António Costa (FC Porto – Futebol, SAD)

    Quadro do Ano: Acácio Valentim (FC Porto – Futebol, SAD)

    Sócio do Ano: Rui Pedro Soares

    Filiais e Delegações do Ano: Casa do FC Porto de Leiria (Nacional) e Casa do FC Porto de Gross Umstad – Alemanha (Internacional)

    Recordação do Ano: Joaquim Tamagnini (a título póstumo)

    Dedicação do Ano: Rui Vicente (Desporto Adaptado)

    ResponderEliminar
  6. FC Porto defronta alemães e italianos na Liga Europeia

    O FC Porto defronta duas equipas alemãs e uma italiana no grupo D da edição 2009/10 da Liga Europeia de hóquei em patins, cujo sorteio se realizou este sábado. Os Dragões, cabeças de série, têm assim como adversários as formações germânicas do RSC Cronenberg e ERG Iserlohn e os transalpinos do AS Valdagno.

    Na primeira jornada, que se disputa a 21 de Novembro, o F. C. do Porto recebe o ERG Iserlohn. As restantes jornadas jogar-se-ão a 19 de Dezembro (RSC Cronenberg-FC Porto), 16 de Janeiro (FC Porto-AS Valdagno), 20 de Fevereiro (ERG Iserlohn-FC Porto), 6 de Março (FC Porto-RSC Cronenberg) e 27 de Março (AS Valdagno-FC Porto).

    A Liga Europeia tem, esta época, um novo modelo. A fase final terá o formato de «final six», a que terão acesso o primeiro classificado de cada um dos quatro grupos e os dois vencedores dos jogos de qualificação a realizar entre os segundos classificados de cada grupo.

    ResponderEliminar
  7. No basket jogamos dia 3/10 com o Maia no dragão caixa para o trofeu A.Pratas.

    Mas este fim de semana o FCP ganhou 2 jogos particulares. No pavilhão do Sampaense ganhamos por 55-84 e em Guimarães por 60-69.

    ResponderEliminar
  8. «Lucho, e que tal o nosso 'novo' reforço no hóquei?»

    Estilhaço:

    Estamos só a falar do melhor jogador do Mundo, na minha opinião.
    Pedro GIL!

    ResponderEliminar
  9. Não contava perder este jogo nos Açores...

    Estar 12 minutos sem marcar, permitindo um parcial de 7-0, é verdadeiramente desastroso num jogo de andebol.

    Sábado temos que vencer o Xico Andebol.

    No hóquei, lá estaremos em Viana, esperando trazer mais um troféu para casa.

    ResponderEliminar
  10. MOMENTO DE POESIA COM PINTO DA COSTA, ontem na cerimónia dos dragões de ouro:

    "Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces Estendendo-me os braços, e seguros De que seria bom que eu os ouvisse Quando me dizem: "vem por aqui!" Eu olho-os com olhos lassos, (Há, nos olhos meus, ironias e cansaços) E cruzo os braços, E nunca vou por ali... A minha glória é esta: Criar desumanidades! Não acompanhar ninguém. — Que eu vivo com o mesmo sem-vontade Com que rasguei o ventre à minha mãe Não, não vou por aí! Só vou por onde Me levam meus próprios passos... Se ao que busco saber nenhum de vós responde Por que me repetis: "vem por aqui!"? Prefiro escorregar nos becos lamacentos, Redemoinhar aos ventos, Como farrapos, arrastar os pés sangrentos, A ir por aí... Se vim ao mundo, foi Só para desflorar florestas virgens, E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada! O mais que faço não vale nada. Como, pois, sereis vós Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem Para eu derrubar os meus obstáculos?... Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós, E vós amais o que é fácil! Eu amo o Longe e a Miragem, Amo os abismos, as torrentes, os desertos... Ide! Tendes estradas, Tendes jardins, tendes canteiros, Tendes pátria, tendes tetos, E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios... Eu tenho a minha Loucura! Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura, E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios... Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém! Todos tiveram pai, todos tiveram mãe; Mas eu, que nunca principio nem acabo, Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo. Ah, que ninguém me dê piedosas intenções, Ninguém me peça definições! Ninguém me diga: "vem por aqui"! A minha vida é um vendaval que se soltou, É uma onda que se alevantou, É um átomo a mais que se animou... Não sei por onde vou, Não sei para onde vou Sei que não vou por aí!

    LINDO, Sr.Presidente.

    ResponderEliminar
  11. Lucho,

    Pois é, esperam-te/vos prego a fundo até ao Dragão no próximo sábado, a ver se não chegam já com o resultado 3-0 a nosso favor, lá prós 22 minutos de jogo :D, mas entendo, mais altos valores se levantam, e quando assim é, «parabéns» por esse esforço adicional no apoio à camisola listada do FC Porto, esteja ela onde estiver... gosto muito de hóquei, aliás, é a minha primeira modalidade, logo a seguir ao futebol, mas admito, não troco o apito inicial d'um jogo de futebol do meu FC Porto, ainda para mais num clássico, agora que a «adrenalina» tomou outras proporções a partir dos resultados desta última jornada, por nenhum outro desporto... lamento, mas desejo-vos os maiores sucessos no apoio, enormes conquistas e um óptimo regresso a dar lume na A28, com muito juizinho, porque já diz o ditado, que mais vale perder 1 min na vida, do que... o resto já sabes.

    Nós, por nós, enquanto não chegam, faremos por aumentar os nossos décibeis vocais uns milésimos que seja, para compensar a vossa ausência ;)

    Quanto ao andebol, pois, se ganhamos aos calimeros (e merecidamente!!), deitamos tudo a perder nesta jornada, de nada valendo o passado recente... aliás, vou esperar para ver mais um pouco e depois aprofundar mais um pouco a minha opinião, no entanto, e como até falamos ao intervalo do FCP-Calimeros, enquantos pregávamos mais prego no caixão, não percebi de todo o porquê de jogar quase 25m seguidos com o mesmo 7, não fazendo qualquer substirtuição... os que defendiam, eram os mesmos que atacavam e vice-versa, mas isso, sou eu que percebo pouco da coisa... no entanto, até ao final, acabou tudo por correr bem!

    Agora, com este plantel, estar 12m sem marcar, bem, vai lá, vai... assim, não vamos longe!

    A rever no futuro... imediato!

    ResponderEliminar
  12. FC Porto » Dragões de Ouro

    Ricardo Moreira [Atleta de alta competição]
    "Significa muito para mim, sobretudo por ser um prémio deste grande clube"

    "Não contava receber este Dragão de Ouro", confessou Ricardo Moreira distinguido com o Dragão de Ouro para o atleta de alta competição do ano. "É verdade que fizemos uma grande época. Fomos campeões de ANDEBOL e não ganhávamos há algum tempo", comentou, antes de repartir louros pelos seus companheiros, que contribuíram para o título do FC Porto em andebol: "Tenho a noção que é um prémio individual, mas ele não é só meu, contempla a equipa toda". Mas no final, o orgulho pela distinção que vai marcar uma carreira falou mais alto: "É um facto que este Dragão de Ouro significa muito para mim, sobretudo por ser um prémio deste grande clube que é o FC Porto".



    José Alexandre silva [Técnico do ano]
    "Culminar de vários anos de trabalho"

    José Alexandre Silva, treinador de natação, viu reconhecida a sua dedicação ao clube com o Dragão de Ouro: "É o culminar de vários anos de trabalho, em que alcançámos o auge na época passada com a conquista de excelentes resultados, mas é acima de tudo uma honra enorme ter sido escolhido para receber este prémio, ainda para mais vindo deste clube".



    Sara Loureiro [Atleta amadora do ano]
    "Estou muito feliz não tenho palavras"

    Dos galardoados, Sara Loureiro foi das mais nervosas: "Estou muito feliz, orgulhosa, contente, não tenho palavras". A nadadora não disfarçou a forma inesperada como recebeu a notícia que ia ser distinguida. "Não estava à espera, quando me disseram fiquei surpreendida", reconheceu. Quantas braçadas foram necessárias para chegar aqui? "Não sei, mas muitas!"

    ResponderEliminar
  13. Grande jogo de basket em dia de eleições:

    FCPorto-Dinamo Moscovo

    Este domingo 17h no Dragãozinho.

    ResponderEliminar
  14. Pois estou entre esses fanáticos que se desclocará à "aldeola" para trazer a supertaça diante dos infiéis :))

    O Sábado não correu bem, os resultados no futebol e no andebol não foram os esperados.

    Não estava à espera da derrota nos açores, apesar da melhoria do adversário em relação, por exemplo, ao ano passado. Que segunda parte tão má!! Há que ganhar agora ao Xico Andebol no próximo Sábado!

    FORÇA PORTO, SEMPRE CONTIGO!

    ResponderEliminar
  15. Oh que carago!
    O Varela está lesionado :s

    ResponderEliminar
  16. Lucho, sempre a abrir na grande causa que é o noso Clube.
    É de irredutíveis destes que precisamos numa altura difícil, num ano difícil onde a escumalha se prepara para o assalto ao poder de todas as maneiras. As manobras já áí estão à vista de todos mas amplamente branqueadas.
    Espero que o fim de semana nos faça sorrir de novo.

    ResponderEliminar
  17. Amigo Lucho :

    Como não estou totalmente por dentro da realidade do nosso andebol gostaria de saber se , esta época, achas que estamos ,
    ou não , mais fortes ?


    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  18. João Salvador Rocha22 setembro, 2009

    Com o nosso lucho, no dragaozinho, a puxar pelos nossos, meu caro Azul Dragao, estamos sempre fortes :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Mais uma crónica fantastica do Lucho!!

    Sábado negro... Não estava à espera desta derrota...

    Excelente noticia no basket.. Num domingo onde quase não há jogos..nada melhor que ir ver o FCP contra uma grande equipa europeia..

    ResponderEliminar
  20. Meus amigos pelo que já vi nesta época o F C PORTO em Andebol, ainda está abaixo das minhas expectativas, Mas ainda é cedo para tirar conclusões, só deu para vera primeira parte do jogo com Sporting e dá para ver que ainda á muitas arestas para limar!!!!
    Pelo que li também acho que uma equipa como o F C PORTO estar quase 12 minutos sem marcar um golo é muito mau , nem me lembro de tal coisa, e eu já vi muitos jogos de Andebol do F C PORTO nestes últimos anos.
    Quanto ao jogo com o Xico não vai ser fácil, eu já fui ver o Xico com o Madeira Sad e deu par ver que os miúdos do Xico são de raça dão tudo que tem ..... espero que o F C PORTO não julgue que vai ser fácil Cuidado com o central um tal de Rui, o miúdo é craque !!!
    Como não posso ir ver os jogos do F C PORTO em casa (reservado aos sócios ) tenho de esperar pelos jogos fora, no Sábado vou ver o Aguas santas com o Madeira Sad !!!!
    Já agora CUIDADO na A28 conduzir com muito cuidado e muita calma para ganhar 5 minutos na estrada é difícil mas para ter um acidente é fácil......
    Boa sorte para a equipa de Hóquei !!!!
    Lucho dá lá uns berros por mim ....

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  21. Dragão Penafiel:

    Estás enganado. Os jogos no dragãozinho tb têm bilhetes para não sócios, aliás no jogo com o sporting isso já se verificou. No play off da época anterior é q só vendiam a sócios.

    Abraço

    ResponderEliminar
  22. AZUL DRAGÃO:

    Neste momento não temos o nível do ano anterior, mas lá chegaremos com a integração dos bons (mas jovens) reforços e a recuperação do dario.

    ResponderEliminar
  23. Sendo assim Sábado ando mais 2 km e lá estou, mais o meu miúdo para Apoiar o F C PORTO x Xico

    Abraço

    ResponderEliminar
  24. Fazes muito bem, aproveitas, vais mais cedo e aprecias ainda todo aquele belo edifício q é o dragãozinho!

    ResponderEliminar
  25. O FC Porto derrotou ontem uma equipa Espanhola da div. principal do basquetebol espanhol.

    Xacobeo Blu-55-FCPORTO-62

    Stempin (13), Figueiredo (2), Terrell (5), Andrade (9) y Marçal (17), Gomes (4), Almeida (4), Soares (5), Coelho (3) y Rui Mota.

    ResponderEliminar
  26. Em nome do espectáculo
    P.C.M.

    Viana do Castelo recebe no próximo sábado (16h15) a Supertaça António Livramento. E é na primeira prova oficial da época, entre dois grandes rivais - FC Porto e Benfica -, que entram em vigor as novas regras. Entre as mais evidentes está o "power play" - sistema de inferioridade numérica semelhante ao do andebol -, as faltas de equipa ou o jogo passivo, e a ideia é afastar as acções violentas e privilegiar os jogadores tecnicistas. Nos torneios de pré-época, as equipas andaram em testes, enquanto os árbitros apenas tiveram uma acção de reciclagem. As dúvidas atacam treinadores e jogadores, e O JOGO foi ouvir os receios de alguns protagonistas: Franklim Pais, treinador octocampeão nacional, Luís Sénica, novo treinador do Benfica e homem que se integrou na comissão das novas regras, e Tó Neves, terceiro classificado em 2008/09 com a Oliveirense. A dualidade de critérios terá a partir de agora maior influência nos resultados e, com as provas europeias à porta, os treinadores temem interpretações diferentes. Em Espanha, por exemplo, os árbitros têm sido mais rigorosos. Há quem tenha defendido alterações graduais e quem, como Tó Neves, considere que "os árbitros não estão protegidos" nem totalmente preparados.

    Guardiães em desvantagem

    Sendo o guarda-redes um dos postos específicos mais importantes, as alterações nas grandes penalidades ganham relevo ao colocar o guarda-redes em desvantagem. O penálti é executado com remate directo após sinal gestual do árbitro. O guarda-redes é obrigado a estar apoiado nos dois patins, mantendo o stique agarrado numa das mãos e apoiado no solo, só podendo mover-se depois de a bola ser tocada jogador executante.



    Franklim Pais [FC Porto]
    "Receio a falta de critério"

    "O penálti retira vantagem ao guarda-redes, e o 'power play', para mim, é pacífico desde que bem interpretado. Sou um pouco contra as faltas de equipa, porque embora seja contra o agarrar, o rasteirar e os empurrões na tabela, o hóquei é um jogo de contacto físico. O jogo passivo é sujeito a diversas interpretações, e só um cronómetro, como no basquetebol, o poderia evitar. Receio assim a falta de critério."



    Principais alterações

    A linha de antijogo desaparece, porque o jogador vai poder recuar da linha atacante para a linha defensiva, desde que a bola não esteja na zona defensiva mais de cinco segundos.O livre directo passa a ser cobrado dois metros atrás da actual marca de penálti

    (7,40 m).


    O penálti, que parte da linha atrás da linha de grande área, é dado por sinais gestuais, desaparecendo o sinal sonoro, e o guarda-redes, que deixa de ter a percepção do momento em que a bola parte, apenas se


    Acabam os cartões amarelos, sendo que os azuis deixam a equipa em inferioridade numérica. Se, dentro desse período, a equipa sancionada sofrer um golo, pode repor a paridade, o mesmo sucedendo em caso de expulsão. Uma equipa nunca pode ter mais de dois jogadores suspensos.


    Um dirigente é punido sempre com cartão vermelho. O treinador só vê vermelho ao terceiro azul. Quando um cartão for exibido ao treinador ou outro representante, a sua equipa terá de fazer sair da pista um seu jogador, que ficará no banco de suplentes.


    Surge o conceito de "falta de equipa" (faltas sobre o adversário nas quais é observada a lei da vantagem): à décima falta, a equipa sofre um livre directo, após o qual, a cada falta, sofre novo livre directo.


    O atacante incorre em jogo passivo quando, mantendo a bola na sua posse e depois de transcorrido um período superior a cerca de 45 segundos, não efectua qualquer tentativa reconhecível de ataque ou de remate à baliza do adversário.

    ResponderEliminar
  27. Não dá para algemar o guarda-redes do F C PORTO ???? É que eu acho que ainda não vai ser desta que os gajos lá do sul vão ganhar alguma coisa ........

    Abraço

    ResponderEliminar
  28. Pois é Lucho o fim de semana desportivo não nos correu nada bem, mas com toda a certeza o próximo vai correr melhor!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar