15 setembro, 2009

Ao colo do «tribunal» do Dragão Caixa...

Voltou a emoção ao Dragão Caixa com o 1º jogo oficial da época em curso que juntou o campeão FC Porto e um dos maiores candidatos ao título de andebol na nova temporada, o Sporting.

Cheguei ao Pavilhão e deparei com a bancada destinada à claque dos SD completamente deserta. Diferenças na forma de sentir o clube, por certo… ao meu lado, os meus amigos, Dragões até à medula, gente que como eu sente o FC Porto de forma especial, vibrando intensamente pelo clube, sem distinguir as modalidades. Ali, naquele sector, vive-se e respira-se FC PORTO!!!

Do nosso blog, juntaram-se a mim, os companheiros de luta, bLuE bOy, Sevilha03, Mafaldinha e bem perto de nós, também se localizavam o Pedro Porto e o Tripeiro. Do Portal dos Dragões, lá estavam os guerreiros do costume, antilamp, SDValadares, JV, Pato, Daniel Rodriguez, Blackadder, guto, enid coleslaw, Pinto, Kanu, entre outros...



Curiosamente, no site do FC Porto, colocaram lá a galeria de fotos do jogo e desta vez com grande destaque para este fantástico grupo de Portistas. Duas dessas fotos fazem, muito justamente, parte deste post. Agora é só descobrir quem é quem? :)

FC Porto inicia campeonato com vitória diante do Sporting...

  • FC Porto, 24 - Sporting, 22

Na 1ª parte, o tal grupo de adeptos (onde me integro de corpo e alma) a que fiz referência no cabeçalho do post, foi mesmo a única voz do pavilhão a puxar pela equipa. «Campeões allez», foi logo o grito de entrada mal se iniciou a partida. Mas foi na 2ª parte que o apoio à nossa jovem equipa se revelou ainda mais decisivo, com um parcial de 6-0 (de 12-13 passamos a vencer por 18-13) a determinar praticamente o vencedor do jogo numa fase de grande empolgamento dos nossos jogadores (em grande Hugo Laurentino com 16 defesas e Wilson Davyes com 9 golos).

Nesse período, o «tribunal» do Dragãozinho não se poupou a esforços procurando desorientar alguns elementos fundamentais do Sporting, por isso enquanto uns procuravam meter-se com o Paulo Faria (então meu caro, foi mesmo azar apanhares o Porto logo na 1ª ronda, não foi?), outros passaram a 2ª parte a gritar “elogios” ao redes leonino, um tal de Humberto, que levou que contar, ontem da Cidade Invicta…

Na 2ª metade, alguns SD lá apareceram e puxaram pela equipa em alguns momentos, mas a postura, a forma como vivem o jogo, essa mete-me muita confusão, aliás, dá a ideia que pouco se importariam se o resultado fosse diferente. Mas só de observar o sofrimento das pessoas que estavam a meu lado, quando no último minuto, o Sporting com posse de bola, quase empata, só isso me leva a dizer que esta vitória, esta difícil e suada vitória, teve muito de nós, foi “ao nosso colo” que o campeão de andebol começou a época interna a ganhar. Não foi por acaso que no final do jogo, o Paulo Faria disse desejar que o Sporting tivesse na próxima jornada o mesmo apoio que o FC Porto teve ontem. E recordou até o facto de o Sporting, nos últimos 10 anos, nunca ter conseguido vencer o FC Porto em sua casa.

Além do redes Laurentino e dos 9 golos da melhor unidade Portista, Wilson Davyes, destaque-se o bom jogo de Nuno Grilo (4 golos), Tiago Rocha (3), Filipe Mota (3), Inácio Carmo (2), a excelente prestação defensiva de Álvaro Rodrigues e a garra do capitão, Ricardo Moreira, que sem efectuar um jogo ao seu nível (3 golos), nunca virou a cara à luta.



Presentes neste jogo, estiveram Carlos Resende, Manuel Arezes, Carlos Martingo (que tive o prazer de cumprimentar ao intervalo), Rui Mota, Reinaldo Teles e o nosso grande Presidente, Pinto da Costa. Queria ainda dizer que é com gestos simples que se definem os campeões. Obrigado ao capitão Ricardo Moreira pelo cumprimento especial que dedicou ao «tribunal» no início da partida. O seu polegar dirigido na nossa direcção, foi tão só uma forma de agradecer o nosso constante apoio. Ele sabe que estamos sempre lá!

Por último, dedico esta vitória o meu irmão. A pessoa que ele perdeu este fim de semana era de uma fibra enorme. Tal como ele.


Wilson Davyes

O nosso“Jackson Richardson”, partiu a loiça toda. A jogar a central, como gosta, Wilson Davyes (camisola 23), esteve imparável, apontando 9 golos (muitos de 1ª linha) e demonstrando uma garra fantástica. Nuno Grilo, Tiago Rocha e Hugo Laurentino também estiveram em muito bom nível, faltando apenas esperar pela recuperação de Dario Andrade (6 a 8 semanas para voltar ao activo) e que Spínola se integre melhor no conjunto de Obradovic (também elogiou com justiça o público que soube puxar pela equipa sempre que ela precisou).

Quando o Sporting recuperou da desvantagem de 5 golos e se colocou a perder por apenas um (23-22), a equipa azul e branca tremeu um pouco, e até Hugo Laurentino se precipitou ao lançar de forma infantil um escusado contra-ataque, mas a 30 segundos do fim, com Petric (que saudades deste grande jogador tricampeão pelo Porto em 2002-2004) a ter oportunidade de empatar, o nosso redes salvou a equipa, algo precipitada nos últimos minutos, e não defraudou o público garantindo a nossa vitória nesta 1ª ronda do novo campeonato de andebol. A um segundo do fim, o inevitável Wilson Davyes, fez o 24-22 e fechou o marcador a nosso favor.

Nesta jornada, FC Porto e SL Benfica, aproveitaram o factor casa e derrotaram os outros dois rivais, Sporting (24-22) e ABC Braga (27-25). Na próxima ronda, já no sábado, o FC Porto desloca-se aos Açores para defrontar o Sp.Horta (jogo às 21.30 horas dos Açores, menos uma que em Portugal Continental), enquanto o Sporting recebe o Benfica.

E o andebol do principal campeonato Português voltou à RTP2, neste FC Porto/Sporting CP que se jogou no Dragãozinho, um regresso que muito se saúda...

Um abraço do Lucho.

14 comentários:

  1. É fantástico ter portistas como tu ao meu lado no Dragão Caixa. Aquele sector será cada vez mais temível para os adversários.

    ResponderEliminar
  2. Jogo tremendo, com algumas desconcentrações quase fatais, mas que culminou na vitória. Grande Wilson Davyes, brilhante em todas as fases do jogo, e um Hugo Laurentino eficaz na 2ª metade, com defesas impressionantes.

    Jogo duro, mas que permite o início da competição com uma vitória sobre um reforçado Sporting.

    Estava ali uma claque de peso, caraças:)

    ResponderEliminar
  3. Deu para perceber que o espirito de equipa do andebol do FCP continua forte. Por cada golo conseguido se percebeu que a união entre todos os jogadores continua a nossa imagem de marca. E isso era o que queria encontrar. E claro, festejar a vitória, com muitos amigos, por perto.

    Delindro: Retribuo as tuas palavras.

    Paulo Pereira: De peso mesmo, em todos os sentidos:)

    ResponderEliminar
  4. O jogo foi muito emocionante e apesar de o Porto ter estado praticamente todo o tempo à frente no marcador podia ter deitado tudo a perder com algumas infantilidades no final. É bom notar que, e ao contrário do futebol, o Porto não tem nenhum estrangeiro no plantel e muitos dos jogadores são oriundos da sua formação. Acho que é este o caminho a seguir em todas as modalidades embora 1 estrangeiro de qualidade fosse bem vindo neste plantel a quem a falta de Eduardo Filipe vai ser muito notada.

    Destaques para Hugo Laurentino (o Tino começa a época como fez no ano anterior, isto é, em grande forma e a ser um dos esteios da equipa e a não dar hipóteses a Jerkovic) e também para Wilson Davies que marcou 9 golos, e alguns muito bons, apesar de ter mostrado alguma falta de calme para 1 central; precisa de pausar mais o jogo em alturas mais difíceis.

    ResponderEliminar
  5. Dragão 66: Análise acertada, meu caro.

    O Wilson jogou muito bem mas tem de aprender a pausar o jogo. Quanto ao Tino, voltou a brilhar mas eram escusadas duas reposições em contra-ataque precipitadas que originaram 2 perdas de bola.

    ResponderEliminar
  6. Quem é quem?

    Onde está o Blue? Quem terá chamado todos os nomes possíveis ao Humberto? Quem é o adepto que já festeja antes da bola ser rematada? E quem passou o jogo a embirrar com o paulo faria? :)

    É só pegar na lupa e analisar as fotos e os vídeos (o 1º realizado por elementos do nosso sector).

    ResponderEliminar
  7. www.fpa.pt

    ANDEBOL 1:
    F.C.Porto vence Sporting

    13/09/2009

    O F.C:Porto venceu esta tarde o Sporting por 24-22, no jogo de encerramento da ronda inaugural do Andebol 1 - campeonato nacional masculino.
    O F.C.Porto venceu o Sporting por 24-22, no jogo que encerrou a primeira jornada do Andebol 1 - campeonato nacional masculino. Ao intervalo, as duas equipas estavam empatadas a 1 golos, resultado que espelhava um pouco o equilíbrio que marcou os primeiros 30 minutos.
    O primeiro quarto-de-hora foi de grande equilíbrio, se bem que o F.C.Porto tivesse quase sempre na frente do marcador. A primeira ocasião em que o Sporting alterou esta situação ocorreu ao minuto 17, com um golo de Pedro Solha (7-8). Até ao intervalo manteve-se a toada de equilíbrio, que prendeu os mais de 1.200 espectadores que preencheram em bom número o Dragão Caixa.
    F.C.PORTO ENTRA BEM
    O F.C.Porto entrou melhor na segunda parte. Não logo nos minutos iniciais mas, a partir do minutos 33, iniciou um parcial de 5-0 que, em pouco menos de nove minutos, levou o marcador de 13-13 para 18-13.
    Até ao minuto 51 (22-17) o F.C.Porto manteve sempre algum conforto na vantagem mas teve de encarar muito bem a excelente reacção do Sporting que, a perder por 23-19, fez um parcial de 0-3 e aproximou-se até à desvantagem mínima (23-22). Nos minutos finais o F.C.Porto aproveitou melhor os erros do ataque do Sporting que desperdiçou duas bolas, sentenciando a partida.
    EM DIRECTO

    No final do jogo, P.Faria fez a seguine apreciaçao à partida.
    "Somos, a par do F.C.Porto, Benfica e ABC, um dos candidatos ao título. E assumimos isso. Viemos jogar fora, contra uma equipa muito forte, com um público muito apoiante e presente. Nestes jogos entre os candidatos, quem joga em casa tem obrigação de vencer. O Sporting é uma equipa jovem em termos colectivos. Hoje tivemos dois períodos que amrcaram a partida. Na primeira parte, houve uma altura que não conseguimos disparar o marcador para uma diferença de três ou quatro golos, quando o F.C.Porto já estava desorganizado, e na segunda parte tivemos um período menos bom. Há aqui jogadores que têm apenas três semanas de treino em conjunto, e onde disputámos oito jogos, mostraram um controlo emocional muito grande para, na casa do campeão nacional, conseguirem jogar a um bom nível, sem que o 'stress' os afectasse. Por isso fico satisfeito, embora triste pelo resultado. Há 10 anos que o Sporting não ganha no Porto, espero que não sejam 11 porque, se ficarmos ambos apurados para a segunda fase no mesmo grupo, ainda nos vamos voltar a defrontar aqui no Dragão Caixa e tentar acabar com essa malapata".

    Por seu turno, Ljubomir Obradovic, prevê que este tenha sido um dos muitos bons jogos a que vamos assistir este ano em Portugal.
    "Foi um jogo difícil para a entrada no campeonato, frente ao Sporting. O F.C.Porto começou este ano a construir uma equipa nova, já que do ano passado saíram cinco jogadores, quatro dos quais titulares, e por isso temos feito um trabalho sério. Ficamos contentes com a luta, com o apoio do público na altura certa, que agradeço, parabéns aos jogadores. Ficamos com mais confiança, cada 'derby' é difícil, mas é importante ganahr em casa. Esta époda, em Portugal, vamos assistir a bons jogos de andebol ...

    ResponderEliminar
  8. Pois, como já tinha dito ontem, eu tenho a fama, mas os outros têm, muito justamente diga-se, o proveito e o site sempre atento, prestou-lhes a justa homenagem, destacando a super-claque - no Andebol, Lucho e sus muchachos.
    Vitória importante, pois o Sporting tem o melhor plantel do campeonato e para além disso, tem um treinador nojento até dizer basta.
    Temos gente e como se vai constatando, quando temos equipas competitivas, o Dragãozinho faz a diferença.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. primeira nota: o andebol do FC Porto, para a época desportiva 2009/2010 que este fds se iniciou, está bem, está bom e recomenda-se! Esperam-nos grandes batalhas, mas esperam-se tb grandes conquistas. Sendo assim, Bamos então a eles que nem Dragões inflamados!

    segunda nota: é sempre bom, muito bom, para além de se "viver & respirar" FC Porto, estar rodeado de tantos e tantos Amigos, ainda que (alegres) anónimos e sem concessão a qualquer tipo de direitos de antena, mas que sempre (!) estão lá, nas boas, nas más, nas de pavilhão lotado, nas de pavilhão semi-vazio, mas que, quais "companheiros de duras e árduas batalhas", nunca em momento algum, regateiam os seus esforços no apoio inequivoco e incondicional ao FC Porto, seja no futebol, seja no andebol, seja no berlinde ou até mesmo nas caricas... parafraseando até um estandarte que muitas e muitas vezes se destaca na «curva» do FC Porto, "pelo Porto sempre... pelo Porto tudo"... mai'nada!

    terceira nota: depois de ter ouvido e lido, tantas e tantas loas ao «reforço» dos calimeros, se é aquilo que nos espera, então, posso estar descansado e dormir em paz, porque não me tiram o sono, nem um pouco. Paulo Faria, continua igual a si próprio, ou seja, sempre muito bem vestidinho, muito engomadinho, muito bem barbeado e bronzeado, mas com aspecto de noivo que acabou de chegar do altar e já bem a soltar preguedo de meia-noite daquilo que lhe espera dali pra diante... Bosko, o «vendido», mais parece um candidato à junta de freguesia que nem dorme a pensar no dia em que será convidado d'honra ao prograna "a côr do dinheiro"... Petric, cumpriu bem a missão que lhe foi destinada (pelo FC Porto), quando assinou pelos calimeros; por fim, o Humberto, o cepo do Humberto, que ano após ano, não passa d'um candidato a candidato a cepo-môr de tão pobrezinho que é a defender as redes d'uma baliza de andebol (na 1ª parte, ainda foi gozando na cara do Ricardo Moreira, com os seus falhanços, mas na 2ª parte, perante tal tiro ao meco, nem sabiam de que lado elas caiam, porque elas entravam de toda a maneira e feitio, ora devagar, ora devagarinho, ora em rosca, ora em gancho, ora olha práli que ela vai prácolá, ora vai lá buscar mais esta, etc etc. Bem, moral da história, estes calimeros, estão bons, muito bons e até se recomendam!

    quarta e última nota: neste domingo, os tais (enormes e fabulosos, mas só quando lhes apetece ou para ali estão virados) SD, ao lado deste «tribunal» da dúzia de anónimos, mais pareciam «meninos de coro» ;)

    ps - nem hablar, renovação «vitalicia» para esta rúbrica semanal, mas e porque se tornou vitalicia, não havendo mais lugar a novas renovações anuais, acabaram-se obviamente as exigidas «milhas» pa se assinar um papel de 7 linhas, quadriculado e agarrado em formato picotado a bloco de bolso de apontamentos :D

    ResponderEliminar
  10. Mas que algazarra que isso foi! :) Pena não ter estado lá!

    Vitória suada mas merecida! Temos tudo para fazer um excelente campeonato!

    Quanto às fotos, bom, o Blue parecia capaz de saltar para o campo! lol

    Saudações

    ResponderEliminar
  11. Eu estive lá bem por perto do sector onde este grupo de adeptos (onde estava o autor do post) se encontrava. Os meus parabéns a todos vós que de forma sensacional demonstram jornada a jornada o vosso amor pelo clube azul e branco.

    ResponderEliminar
  12. Parece que o azar não foi nosso... =)

    Vocês são danados!! Muahahahah

    Não sei,mas acho que o Blue Boy é aquele Dragão da primeira fila que tem "Bule Boy" escrito na camisola...é um palpite...
    O Lucho é aquele Dragão de camisola cinza e cachecol(com óculos).Ao seu lado esquerdo o Sevilha03,o tal que festeja antes da bola ser rematada(mas aqui é mesmo um palpite xD).
    Na tal foto do remate,está um Dragão ao lado direito do Lucho,será o Tripeiro?

    E mais não digo,porque não sei mesmo... xDD

    ResponderEliminar
  13. Acertaste no Blue, no Lucho e no Sevilha, ao meu lado na foto do golo antes do tempo :P é o sdvaladares e não o tripeiro:P

    ResponderEliminar